segunda-feira, janeiro 02, 2017

NIETZSCHE, SUZANNE VALADON, VAUGHAN WILLIAMS & FECAMEPA


DO QUE FOI PRO QUE É QUASE NADA - Primeiro a índia caeté, Iangaí, do Recife ao São Francisco, o reino alvoradinha. Depois o branco peró chegou no litoral impondo um deus que os protegia domesticando mameluco, para invadir a Mata Atlântica com sua alma assassina e ambição exploradora pelo agreste e sertão. Aos carões da força das armas e do dinheiro subjugaram tudo e trouxeram escravo o negro africano. Da metrópole todas as ordens pra colônia, os sabidos que prosperavam no gigante tratado por anão. Deu-se então a maior fodelança e nada mais que intrigas, traições, roubalheiras. Comprou-se caro o império de mentira até enraizar uma república de interesses escusos e chegar no século XX como o maior representante de bananas. Morenos engravatados assumiam currais longínquos em todas as localidades dos pontos cardeais, autoproclamando-se caciques dos destinos e salvadores dos seus bolsos e dos interesses públicos mais privados. A eles todo o poder sobre os fatos, a justiça, os recursos e a vida da mundiça servil de Maria-vai-com-as-outras. De fato, uma república de bananas e de pinóias que ostentava a sua democracia não cumprida e de fachada. Pilhérias pras manchetes, escândalos pras cucuias, conluios pra enganar os bestas. Não há quem identifique a bandeira de Castro Alves, muito menos o Fado Tropical ou as Querelas, porque sobram gatunildos e ladronácios pra fazer das ruas o esgoto geral. Do que foi pro que é, pense, é quase nada. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui

 Curtindo o álbum The Lark Ascending (Decca, 1985), do compositor inglês Vaughan Williams (1872-1958), com Academy of St. Martin in the Fields and Iona Brown and Sir Neville Marriner.

Veja mais sobre:
O Sol nasce para todos aqui.

E mais:
Dos dias, a mulher, Albert Einstein, Viktor Frankl, Henri Matisse, Gilberto Gil, Mark Twain, Milos Forman, Rita Guedes, Natalie Portman, Naoki Urasawa, Kátia Velo & Alfredo Rossetti aqui.
Cleópatra & Todo dia é dia da mulher aqui.
Gaia – Mãe Terra, Isaak Azimov, Caetano Veloso & Teresa Filósofa aqui.
Michel Foucault, A poesia dos deuses, Antropologia Jurídica, Educação Ambiental, Fecamepa & Psicologia Social aqui.
Os seios da mulher amada aqui.
Junichiro Tanizaki, Sandra Werneck, Louis Jean Baptiste Igout, Asha Bhosle, Heloisa Maria, Márcio Baraldi, Lucy Lee, Vilmar Lopes, Raimundo Fontenele, Internet & Inclusão, A mundialização da cultura & a Gestão do Capital Humano aqui.
A deusa Inanna & a mulher suméria, Poema em voz alta, Mallarmé, Paul Cézanne, Marquês de Sade, Pasolini, Karina Buhr, Maryam Namazie, Leroy Transfield, Frederico Barbosa, Olivia de Berardinis & Mozart Fernandes aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

DESTAQUE: CONSIDERAÇÕES EXTEMPORÂNEAS DE NIETZSCHE
[...] A espécie humana, porem, é uma coisa tenaz e persistente, e não quer após milênios, nem mesmo após centenas de milhares de anos, ser observada em seus passos – para diante e para trás -, isto é, não quer, de modo nenhum, ser observada como um todo por esse pontinho de átomo infinitamente pequeno, o individuo humano. [....].
Trecho da obra Considerações extemporâneas (Abril, 1978), ), do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Arte da pintora francesa Suzanne Valadon (1867-1938).
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...