TRIBUTO À POETATIVISTA JULIA WARD HOWE (1819-1910) – Já havia passado o tempo, ela sozinha falava das
lembranças das palestras que assistira, o estudo de muitas línguas e que
escrevia dramas e ensaios anônimos sobre Goethe, Schiller e Lamartine. As estultices
matrimonias a fez escrever peças teatrais como Leonora e outras, enquanto as
viagens incluíam missões e o Hino de Batalha da República. Já havia escrito anonimamente
o Maracujá e era abolicionista. Com Palavras para a hora era além de sufragista.
Tornou-se defensora das mulheres e não poupava de suas críticas o seu próprio
casamento e o lugar das mulheres na sociedade. A separação a fez tomar pé da
situação: estava quase falida: “O objetivo ideal da vida é aprender, ensinar,
servir, desfrutar”. Foi quando me mostrou os
poemas antigos e novos de Sunset Ridge e de quando escreveu seu "Apelo à feminilidade em todo o mundo", este que
ficou conhecido como a Proclamação do Dia das Mães: mulheres que deviam se unir
em favor da paz. Com as Letras posteriores me disse: “Eu vou ficar com a
minha resolução de escrever sempre o que eu acho que não importa quem ofende”.
Com as viagens Do Carvalho à Oliveira vieram depois a Moderna Sociedade, a biografia
da Marchesa Ossoli – Margaret Fuller, O Trabalho da Mulher no seu país, E
questionou: A sociedade polida é polida? - um eufemismo para a alta
sociedade. Com as autobiográficas Reminiscências: “Na natureza das coisas, devo
em breve perder a visão dessa sensação de metamorfose constante cujos limites
vinculam nossa vida humana”. E me deixou O hermafrodita inconcluso no Pôr
do Sol, com seus muitos anos de luta aguerrida. Veja mais aqui e aqui.
DITOS & DESDITOS - A sensualidade máxima é alcançada quando você
está bem consciente de si mesmo e, ao mesmo tempo, não se leva muito a sério. Pensamento da atriz holandesa Rebecca Romijn.
ALGUÉM FALOU: As mulheres são mais sensuais do que sexualmente atraentes, enquanto o
oposto acontece com os homens. Pensamento da
atriz e cineasta sueca Mai Zetterling (1925—1994).
UMA VOZ DO
SUL POR UMA NEGRA – [...] Para mim, fé significa tratar a verdade como verdadeira. [...] Nosso Deus é poder; força, nosso padrão de excelência,
herdado de ancestrais bárbaros através de uma longa linhagem de progenitores
masculinos, a Lei Sálica não permitindo modificações femininas. [...] Desde que a ideia de ordem e subordinação sucumbiu à
força e brutalidade bárbara no século V, o mundo civilizado tem sido como uma
criança criada por seu pai. Ela precisou do grande coração de
mãe para ensiná-la a ser misericordiosa, amar a misericórdia, socorrer os
fracos e cuidar dos humildes [...] Quando pessoas de cor foram empregadas, muitas vezes foi
como máquinas ou como manequins. Não tem havido disposição,
geralmente, para obter o ideal do homem negro ou para deixar sua
individualidade trabalhar por sua própria gravidade. [...] Eu sou o guardião da minha irmã! Deve ser a resposta sincera de todo
homem e mulher da raça, e essa convicção deve purificar e exaltar os objetivos
pessoais estreitos, egoístas e mesquinhos da vida em um propósito nobre e
sagrado.
[...] Muitas vezes confundimos a honra
individual com o desenvolvimento da raça e, portanto, estamos prontos para
substituir belas realizações por bom senso e propósito sério. [...] O respeito pela mulher, o muito elogiado cavalheirismo da
Idade Média, significava o que temo que ainda signifique para alguns homens em
nossos dias - respeito pelos poucos eleitos entre os quais eles esperam se
relacionar.
[...]. Trechos
extraídos da obra A Voice from the
South by a Black Woman of the South (1892 - Oxford University Press, 1988), da escritora, educadora,
sociologa e ativista estadunidense Anna J. Cooper (1858-1964).
CANÇÃO DE
BOAS VINDAS - Aqui está sua mãe, aqui está seu pai. \ Bem-vindo a
ser sua carne e sangue. \ Por que você parece tão triste? \ Aqui está sua
comida, aqui está sua bebida. \ Também alguns pensamentos, se você quiser
pensar. \ Bem-vindo a tudo. \ Aqui está sua ardósia praticamente limpa. \ Bem-vindo,
embora seja um pouco tarde. \ Bem-vindo de qualquer maneira. \ Aqui está o seu
salário, aqui está o seu aluguel. \ O dinheiro é o quinto elemento da natureza.
\ Bem-vindo a cada centavo. \ Aqui está seu enxame e sua enorme colméia. \ Bem-vindo
ao local com cerca de cinco \ bilhões como você vivo. \ Bem-vindo à lista
telefónica com o seu nome. \ Os dígitos são o objetivo secreto da democracia. \
Bem-vindo à sua reivindicação à fama. \ Aqui está o seu casamento e aqui está o
divórcio. \ Essa é a ordem que você não pode inverter. \ Bem-vindo a ele; o
seu, \ Aqui está sua lâmina, aqui está seu pulso. \ Bem-vindo ao jogar seu
próprio terrorista; \ chame de seu Oriente Médio. \ Aqui está seu espelho, seu
brilho dental. \ Aqui está um polvo em seu sonho. \ Por que você tenta gritar? \
Aqui está sua espiga de milho, seu aparelho de TV. \ Seu candidato sofrendo um
transtorno. \ Bem-vindo ao que ele disse. \ Aqui está a sua varanda, veja os
carros passarem. \ Aqui está o olho culpado do seu cachorro cagando. \ Bem-vindo
ao seu álibi. \ Aqui estão suas cigarras, depois um chapim, \ a lágrima seca do
bulbo em seu chá de limão. \ Bem-vindo ao infinito. \ Aqui estão suas pílulas
na bandeja de plástico, \ seu decepcionante e nítido raio-X. \ Você é bem-vindo
para orar. \ Aqui está o seu cemitério, um vale bem cuidado. \ Bem-vindo a uma
voz que diz “Amém”. \ O fim da corda, velho. \ Aqui está a sua vontade, e aqui
estão alguns \ tomadores. Aqui está um banco vazio. \ Aqui está a vida depois
de você. \ E aqui estão suas estrelas que parecem ainda interessadas \ em
brilhar como se você nunca tivesse existido. \ Eles podem ter razão, velho. \ Aqui
está sua vida após a morte, sem deixar vestígios \ de você, especialmente do seu
rosto. \ Bem-vindo e chame de espaço. \ Bem-vindo onde não se pode respirar. \ Assim,
o espaço se assemelha ao que está por baixo, \e Saturno segura a coroa. Poema
do poeta russo Joseph Brodsky (1940-1996). Veja mais aqui.
PSICOLOGIA
INDIVIDUAL – Alfred Adler desenvolveu a sua teoria
analisando seus pacientes: avaliando o que eles verbalizavam e o seu
comportamento durante as sessões de terapia, numa abordagem mais relaxada e
informal, usando o humor. A psicologia individual de Adler se concentra na
singularidade de cada pessoa, negando a universalidade dos motivos e metas
biológicas e que as pessoas não vitimadas pelos instintos e conflitos e
condenadas por forças biológicas, nem pelas experiências da infância. A
personalidade é moldada pelo ambiente e pelas interações sociais. O consciente
é o centro da personalidade: estamos ativamente envolvidos na criação do nosso
self no direcionamento do nosso futuro. As pessoas são mais motivadas pelo
interesse social do que pelas necessidades de poder e domínio. A teoria de
Adler é otimista ao defender que as pessoas não são motivadas por forças
inconscientes porque possui o livre-arbítrio de moldar as forças sociais que
influenciam e usá-las criativamente para construir um estilo de vida singular.
A experiência determina como as tendências herdadas serão realizadas. As
influencias da infância são importantes, principalmente a posição na ordem de
nascimento e a interação com os pais. Os portões de entrada da vida mental são
os métodos básicos de avaliação: são a posição na ordem do nascimento, as primeiras
lembranças e a análise dos sonhos. A INFÂNCIA DE ADLER – A infância de Adler
foi marcada por intensos esforços para compensar seus sentimentos de
inferioridade. Assim, tendo uma infância marcada pela doença, consciência de
morte e ciúme de seu irmão mais velho, uma vez que sofria de raquitismo e
impedido de brincar com outras crianças, Adler foi mimado pela mãe por causa
das doenças e destronado pela chagada do bebê. Gradativamente ele desenvolveu
um senso de autoestima e aceitação social, superando as franquezas do
sentimento de inferioridade para moldar o seu destino, mesmo tendo uma estatura
baixa e limitações físicas. Estudou Medicina, interessando-se por doenças
incuráveis que o levou a se especializar em neurologia e psiquiatria, quando
tornou-se discípulo de Freud até romper com a Psicanálise e a desenvolver a sua
própria teoria da personalidade mais voltada para o consciente e minimizando o
papel do inconsciente. Introduziu na sua pratica profissional procedimentos de
treinamento e orientação de grupos que foram precursoras das técnicas modernas
de terapia de grupo. O seu pensamento traduz a ideia de que a infância é
caracterizada pela falta de amor e segurança, quando os pais são indiferentes
ou hostis, devolvendo sentimentos de falta de valor ou arte de raiva e encaram
os outros com desconfiança. As crianças que são negligenciadas ou rejeitadas
pelos pais podem desenvolver um sentimento de menos valia. Os mimos na infância
podem levar a um estilo de vida mimado no qual a pessoa demonstra pouco ou
nenhum sentimento social pelos outros. Os quatro tipos de mimo são: excesso de
indulgência, que envolve uma gratificação persistente por parte dos pais em
relação aos desejos e necessidades das crianças, o que leva a sentimentos de
direito legitimo e a comportamentos manipuladores; o excesso de permissividade,
que significa permitir que a criança se comporte como bem quiser, sem
consideração pelos efeitos de seu comportamento sobre os outros, provocando a
quebra das regras sociais e infringindo o direito dos demais; excesso de
dominação, que significa que todas as decisões são tomadas apenas pelos pais,
levado à falta de confiança da criança e à tendência de se tornar dependente de
outros quando adultos; e superproteção, que significa prudência por parte dos
pais, excesso de avisos sobre os perigos potenciais no ambiente, levando a uma
ansiedade generalizada e à tendência de evitar situações sociais ou se esconder
delas. SENTIMENTO DE INFERIORIDADE – É o estado normal de todas as pessoas, a
fonte de toda a luta humana: estão sempre presentes como força motivadora no
comportamento. o crescimento individual é resultado da compensação, da
tentativa de superação da inferioridade real ou imaginária, impulsionado pela
necessidade de superar a sensação de inferioridade e lutar por níveis cada vez
mais altos de desenvolvimento. A compensação é a motivação para superar a
inferioridade, lutando por níveis mais altos de desenvolvimento. É um processo
que começa na infância porque as crianças são indefesas e totalmente dependentes
dos adultos. A meta da compensação é uma vontade ou um impulso para o poder, no
qual a agressão desempenha um papel importante. A inferioridade não é
determinada pela genética, mas em função do ambiente de desamparo e dependência
dos adultos: impossível escapar do sentimento de inferioridade, mas ele é
necessário para a motivação na luta para crescer. Os sentimentos de
inferioridade são a fonte da motivação e da luta, resultante das tentativas de
compensar esses sentimentos, que são universais e determinados pelo desamparo
da criança e da sua dependência dos adultos. COMPLEXO DE INFERIORIDADE – É a
incapacidade de superar o sentimento de inferioridade intensificado. É a
situação que surge quando uma pessoa não consegue compensar seu sentimento normal
de inferioridade. As três fontes do complexo de inferioridade estão na infância
e são: inferioridade orgânica, mimo excessivo e negligência. A inferioridade
orgânica: as partes do corpo ou órgãos do corpo moldam 7a personalidade por
meio do esforço da pessoa para compensar o defeito ou a fraqueza na infância.
Os esforços para superar a inferioridade orgânica podem resultar em
extraordinários feitos artísticos, atléticos e sociais, mas se não forem
bem-sucedidos poderão levar a um complexo de inferioridade. Mimar uma criança
suscita um complexo de inferioridade porque elas são o centro das atenções em
casa. Todos os seus desejos e necessidades são satisfeitos e pouco lhes é
negado. Desenvolve-se a ideia de que são as pessoas mais importantes em
qualquer situação e que os demais precisam sempre se submeter a elas. Quando
passam a não ser mais o foco das atenções, é um choque para o qual não estão
preparadas, sendo, pois, pessoas com pouco traquejo social, impacientes com os
outros. Nunca aprenderam a esperar pelo que querem nem a superar dificuldades,
achando que devem ter alguma deficiência que as está frustrando. Nesse complexo
as pessoas possuem uma opinião ruim sobre si mesmas, sentem-se incapazes de
lidar com as demandas da vida. COMPLEXO DE SUPERIORIDADE – É a situação que se
cria quando uma pessoa supercompe3nsa sensações de inferioridade normais.
Envolve uma supercompensação e uma opinião exagerada da capacidade e
realizações da pessoa, que pode se sentir internamente satisfeita e superior, e
não ter necessidade de demonstrar a sua superioridade com realizações, ou
sentir essa necessidade e se empenhar para se tornar extremamente bem-sucedida.
São pessoas que são dadas a se gabar, à vaidade, ao egocentrismo e a uma
tendência a denegrir os outros. A noção de luta pela superioridade: é a ânsia
pela perfeição ou inteireza que motiva cada uma das pessoas. É a meta inerente,
a busca de inteireza ou conclusão orientada para o futuro e traz o fato de que
é fundamental da vida, pois é o ideal objetivo a ser perseguido. O significado
de superioridade é o de um impulso para buscar a perfeição: busca-se a
superioridade num esforço para aperfeiçoar e tornar completo ou inteiro. A
motivação é vista como expectativas para o futuro, sob o argumento de que os
instintos e impulsos primordiais são insuficientes. Só a meta principal da
superioridade ou perfeição explica a personalidade e o comportamento. A luta
pela superioridade aumenta a tensão ao invés de diminuir e a busca pela
perfeição requer um grande dispêndio de energia e esforço; a luta pela
superioridade é manifestada tanto pelo individuo como pela sociedade. FINALISMO
DE FICÇÃO – É a ideia que existe uma meta imaginada ou potencial que rege o
comportamento humano. Para Adler, os seres humanos buscam constantemente a meta
ficcional e ideal de perfeição. As ideias ficcionais regem o comportamento
humano. O finalismo é a ideia de meta principal, um estado final de ser e uma
necessidade de caminha na direção dele. As metas são as potencialidades:
lutamos por ideais que existem em nós subjetivamente. A melhor formulação desse
ideal criada pelos seres humanos até agora foi o conceito de Deus: meta final
subjetiva ou guia do self ideal. ESTILO DE VIDA – É a estrutura ou padrão de
comportamentos e características de caráter peculiar pelo qual se busca a
perfeição. O estilo de vida torna-se a estrutura guia de todos os
comportamentos posteriores. As categorias de problemas universais: os que
envolvem o nosso comportamento para os outros; os ocupacionais e os amorosos. Entre
os estilos de vida básicos estão o dominador, o dependente, o esquivo e os
tipos socialmente úteis. O estilo de vida dominador: é aquele que apresenta uma
atitude dominadora com pouca consciência social e sem consideração pelos
outros. Quando chega a ser extremo torna-se sádico, delinquente ou psicopata. O
menos violento se torna alcoólatra, viciado em drogas ou suicida. Acreditam que
podem magoar os outros atacando a si mesmos. O estilo de vida dependente é o
mais comum e que espera ser satisfeito por outras pessoas e, portanto, se torna
dependente delas. O estilo de vida esquivo não tenta enfrentar os problemas da
vida, evitando dificuldades e, ao mesmo tempo, evitando qualquer possibilidade
de fracasso. Os estilos de vida dominador, dependente e esquivo não estão
preparados para lidar com os problemas da vida cotidiana, não conseguem
colaborar com outras pessoas e o choque entre o seu estilo de vida e o mundo
real resulta num comportamento anormal, que se manifesta na forma de neuroses e
psicoses, faltando-lhes o interesse social. O estilo de vida socialmente útil
colabora com os outros e age de acordo com as necessidades deles, sabe lidar
com os problemas dentro de uma estrutura bem desenvolvida de interesse social. INTERESSE
SOCIAL – É o potencial inato da pessoa em ajudar outra a atingir as metas
pessoais e sociais. O papel da mãe é fundamental no desenvolvimento do
interesse social: a mãe precisa ensinar à criança a colaboração, o
companheirismo e a coragem. A ausência desse interesse social podem tornar as
pessoas neuróticas e até criminosas, bem como trazer malefícios que vão desde a
guerra até o ódio racional e embriaguez em público. A Escala de Interesse
Social (SIS) é composta de pares de adjetivos, no qual os participantes da
pesquisa escolhem a palavra de cada par que melhor descreve um atributo que
eles gostariam de ter. O Índice de Interesse Social (SII) é um inventario no
qual os participantes da pesquisa julgam até que ponto as afirmações são uma
representação de si mesmas ou de suas características pessoais. As Escalas
Adlerianas Básicas de Sucesso Interpessoal (Versão A – BASIS-A) é um inventário
de sessenta e cinco itens planejado para avaliar o estilo de vida e o grau de
interesse social. As cinco dimensões de personalidade medidas são: ter
interesse social, acompanhar, assumir o comando, querer reconhecimento, ser
cauteloso. O interesse social pode ser bom para a saúde de modo geral e com
seus sentimentos relativos de pertencer, cooperar e com senso de contribuir ou
de receber apoio de uma rede social tem sido associado positivamente ao
bem-estar psíquico e mental. PODER CRIATIVO DO SELF – É a habilidade de criar
um estilo de vida apropriado. A ORDEM DO NASCIMENTO - A ordem do nascimento tem grande influencia
social na infância, influencia a partir da qual é criado o estilo de vida. O
primeiro filho ou primogênito encontra-se numa posição singular e invejável
porque, em geral, os pais felizes com o seu nascimento, dedicam-lhe tempo e
atenção consideráveis, o que os leva a ter uma existência feliz e segura até o
surgimento do segundo filho. Todos os primogênitos sentem o choque da mudança
da sua posição na família, mas os que foram excessivamente mimados sentem muito
mais. O segundo filho é aquele que causa revolta na vida do primogênito e se
encontra numa situação singular: nunca teve a posição de poder usufruída pelos
primogênitos, não tendo a sensação de destronamento e vivem a mudança de
experiência dos pais. Ele tem no irmão mais velho um determinador do ritmo,
sendo o seu modelo, ameaça ou fonte de competição. O filho caçula nunca
enfrenta o choque do destronamento e geralmente se tornam os queridinhos da
família. Eles se desenvolvem muito rapidamente e se forem excessivamente
mimados passam a char que não precisam aprender a fazer nada por conta própria,
razão pela qual podem preservar o desamparo da infância e na condição de não
habituadas a lutar e de serem cuidadas, passam a ter dificuldade em se ajustar
à idade adulta. O filho único é o centro da atenção, amadurecem cedo e
manifestam comportamentos e atitudes adultos. Tendem a enfrentar dificuldades
quando descobrem que não são o centro das atenções fora de casa, não aprendem a
compartilhar e a competir e se sentirão desapontados que suas habilidades não
lhe trouxerem reconhecimento e atenção suficientes. AS PRIMEIRAS LEMBRANÇAS –
Técnica de avaliação de personalidade no que se presume que as primeiras
lembranças, quer seja de eventos reais, quer seja de fantasia, revelam o
interesse básico da vida. São, portanto, os indicadores individuais mais
satisfatórios do estilo de vida. Assim, a personalidade é criada durante os
primeiros quatro ou cinco anos de vida. As primeiras lembranças revelam
aspectos importantes e influentes na personalidade. ANÁLISE DOS SONHOS – Os
sonhos envolvem os sentimentos sobre um problema atual e o que se planeja fazer
a respeito. Na fantasia dos sonhos acredita-se que se pode superar os
obstáculos mais difíceis da vida ou simplificar o problema mais complexo. Veja
mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
REFERÊNCIAS
ADLER, Alfred. A ciência da natureza humana.
Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 1957.
ATKINSON, Richard; HILGARD, Ernest; ATKINSON, Rita; BEM,
Daryl; HOEKSENA, Susan. Introdução à Psicologia. São Paulo: Cengage, 2011.
DAVIDOFF, Linda. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson
Makron Books, 2001.
FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da personalidade.
São Paulo: Harbra, 2002.
GAZZANIGA, Michael; HEATHERTON, Todd. Ciência
psicológica: mente, cérebro e comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORRIS, Charles; MAISTO, Alberto. Introdução à
psicologia. São Paulo: Pretence Hall, 2004.
MYERS, David. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
SCHULTZ, Duane; SCHULTZ, Sydney. Historia da psicologia
moderna. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
______. Teorias da personalidade. São Paulo:
Cengage Learning, 2014.
O POVO NA RUA, ABAIXO A INJUSTIÇA!!!!
Não são apenas 20 centavos ou quanto seja de aumento, nem tampouco a passagem
do transporte público que é um dos piores serviços públicos ofertados para
todos que aumentou! Porém, são 20 motivos dados para combater o manto sujo da
injustiça enquanto políticos mandam e desmandam nas tetas e tudo da Nação,
enquanto os gestores públicos se arrumam em detrimento de todos, enquanto a
polícia cumpre decisões judiciais injustas que institucionalizam a injustiça em
detrimento de todos, enquanto tudo corrói o direito em detrimento de todos para
satisfação de pouquíssimos que não estão nem aí pra quem pintou a zebra! E sob
o manto dessa injustiça estão a impunidade, a corrupção, a falta de educação e
saúde, a falta de transporte público digno, a falta de segurança e tudo que
todos os brasileiros em sua esmagadora maioria deseja: um Brasil melhor
paratodos!!!!
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