quarta-feira, outubro 17, 2012

A POBREZA




POBREZA – A pobreza é definida de diversas formas, desde o castigo divino até ser tida como resultante da desigualdade social. Vejamos algumas opiniões a respeito da pobreza:

RALPH WALDO EMERSON, ESCRITOR E FILÓSOFO  - A pobreza consiste em nos sentirmos pobres.

ANATOLE FRANCE, ESCRITOR E JORNALISTA - A pobreza é indispensável à riqueza, a riqueza é necessária à pobreza. Esses dois males engendram-se um ao outro e sustentam-se um ao outro. O que é preciso não é melhorar a condições dos pobres, mas acabar com ela.

ALFREDO BRUTO DA COSTA, SOCIÓLOGO PORTUGUÊS – A pobreza é uma situação de privação resultante de falta de recursos.

AMARTYA SEN, PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA – A pobreza é a privação das capacidades básicas de um indivíduo e não apenas como uma renda inferior a um patamar pré-estabelecido.

DEEPA NARAYAN, CONSELHEIRO DE DESENVOLVIMENTO INTERNACIONAL – Os pobres entendem que pobreza é renda baixa, falta de alimentos, propensão a doenças, pouco acesso a bens, discriminação, ausência de apoio institucional e de infraestrutura básica, entre outras. Na perspectiva multicultural da pobreza ela é entendida como a falta do que é necessário para o bem-estar material, especialmente alimentos, moradia, terra e outros ativos; é a falta de recursos múltiplos que leva à fome e à privação física. É fome, é falta de abrigo, é estar doente e não poder ir ao médico, é não poder ir à escola e não saber ler; é não ter emprego, é temer o futuro, é viver um dia de cada vez; é perder o seu filho para uma doença trazida pela água não tratada; é falta de poder, falta de representação e liberdade.

ARUN GANDHI, HERDEIRO DO LEGADO DE GANDHI - A pobreza é o pior tipo de violência.

ALDI HAGENAARS E KLASS DE VOS – A pobreza é ter menos do que um mínimo objetivamente definido (pobreza absoluta); a pobreza é ter menos do que outros na sociedade (pobreza relativa); a pobreza é sentir que não se tem o suficiente para seguir adiante (pobreza subjetiva).

PEDRO DEMO, SOCIÓLOGO – A pobreza é a exclusão, desassistência e expropriação da dignidade e dos direitos conferiros por lei e a condição ao qual aliena o individuo no sentido de transformá-lo em seu próprio inimigo íntimo. Ser pobre é o indivíduo que é privado de tudo e as oportunidades que lhes são negadas, são consideradas insuficientes, mal distribuídas e restritas.

ANGELA KAGEYAMA E RODOLFO HOFFMAN – A pobreza tem uma dupla natureza: de um lado, deve-se ao subdesenvolvimento regional e local, que impõe privações em condições básicas de existência, como luz elétrica, água encanada e instalações sanitárias, e dificuldade de acesso aos serviços de saúde e educação; de outro lado, a pobreza tem raízes nas características demográficas e nas limitações do capital humano e financeiro das famílias, que prejudicam a capacidade de elevar a renda familiar.

MARY ROBINSON – A pobreza é, por si só, uma violação de vários direitos humanos fundamentais.

MILLÔR FERNANDES, ESCRITOR E DRAMATURGO – A pobreza não é, necessariamente, vergonhosa. Há muito pobre sem vergonha.

A TEORIA DO PADRE BIDIÃO - A terra é um bolo! Se uma dúzia de sabidos come tudo, só sobra farelos pra maioria.

DOUTOR ZÉ GULU, O FILÓSOFO BIRITEIRO – Pobreza é cada um por si e ninguém por todos.

DORO, AQUELE QUE SE DIZ O FUTURO PRESIDENTE DO BRASIL – Pobreza é uma desgraça!

O POBRE ZÉ-CORNINHO – Pobreza é mundiça. 

Veja mais sobre a pobreza aqui e aqui



Veja mais sobre:
O natal de Popó, Joseph Conrad, Maria Clara Machado, Nino Rota, Virginia Woolf & a psicanálise, Lars von Trier, Catherine Deneuve, Björk, Étienne-Maurice Falconet, Viviane Mosé & William Etty aqui.

E mais:
A espera de Bia & Elas fazem poesia e sexo aqui.
Tributos, Direito Tributário & LAM na Educativa FM aqui.
Conteúdo, Didática, Educação & LAM na TV Gazeta de Alagoas aqui.
Vermelho da Amora & LAM na Rádio Difusora de Alagoas aqui.
Receitas & despesas públicas & LAM na Rádio Jovem Pan aqui.
Formação docente & Ensino Médio aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




HERMILO, JESSIE BOUCHERETT, LUIZ BERTO, PINTANDO NA PRAÇA & SERRA DO QUATI – CAPOEIRAS

SERRA DO QUATI, CAPOEIRAS - Imagem: Serra do Quati/Capoeiras/Raimundo Lourenço. - Nasci na beira do Una, andejo do dia singrando na vida. ...