domingo, maio 18, 2014

ROSA MONTERO, REGINA GALINDO, AMBER BENSON, LUCRETIA MOTT & POBREZA


POBREZA – O tema da pobreza tem sido objeto de atenção cada vez mais intensa por parte dos governos, organizações internacionais e, consequentemente, institutos de estatística, tendo em vista que o fenômeno da pobreza sempre existiu, mas sua interpretação tem variado muito ao longo do tempo.
Tradicionalmente, a condição de pobreza era entendida como algo natural, inevitável e inerente a uma parte grande, se não a maior, da humanidade, mas só se tornava objeto de preocupação de governantes e estudiosos dos fenômenos da economia e das populações quando os pobres, de alguma forma, saiam ou eram uma ameaça à ordem constituída, a pobreza era uma questão moral, consequência da falta de ética de trabalho e sentido de responsabilidade dos pobres, ou o efeito inevitável do desenvolvimento da economia industrial e de mercado.
Inicialmente convém conceituar pobreza para que esta possa ser observada dentro da problemática social, tendo em vista que a pobreza passa pelo problema econômico, biológico, educacional, cultural, dentre outros. Assim sendo, tradicionalmente definida como falta de poder econômico, a pobreza também significa carência de assistência médica, nutrição adequada, educação e emprego. Pessoas que não se alimentam apropriadamente são incapazes de se educar, aprender habilidades profissionais e conseguir ou manter ocupação rentável.
O Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas enfatiza que cerca de 1,3 bilhão de pessoas, mais de um quinto da população mundial se sustentam com pouco mais de um dólar por dia e vivem, consequentemente, em pobreza absoluta; que aproximadamente 840 milhões de pessoas em todo mundo, em dados do início dos anos 2000, um em cada sete indivíduos sofrem de subnutrição; embora a produção mundial de alimentos seja significativa, os mais necessitados carecem de alimentação; quando os níveis de saúde e produtividade de uma nação declinam, esta torna-se vulnerável à instabilidade social, política e econômica. No entanto, é conveniente observar que as causas da pobreza não podem ser individuais, mas estruturais: a exploração do trabalho pelo capital, o poder das elites que parasitam o trabalho alheio saqueando recursos públicos, e a alienação das pessoas, criada pelo sistema de exploração, que impede que elas tenham consciência de seus próprios problemas e necessidades
A pobreza e a desigualdade, conforme Abranches (1985) e Codo (1996), são tão antigas quanto a humanidade, e sempre vieram acompanhadas de forte sentimentos morais. E conforme Oliveira (2000), para Malthus a causa principal da pobreza era a grande velocidade com que as pessoas se multiplicavam, em contraste com a pouca velocidade em que crescia a produção de alimentos. O problema se resolveria facilmente se os pobres controlassem seus impulsos sexuais e deixassem de ter tantos filhos. Ou melhor, a visão malthusiana da pobreza era extrema, e colidia com o valor da caridade, tão presente na tradição judaica, cristã e de outras religiões. Em todas as sociedades, sempre se reconheceu a virtude de ajudar aos pobres, ao mesmo tempo em que aceitava a inevitabilidade das diferenças sociais e da miséria humana.
A ideia de que as causas da pobreza e os caminhos para sua solução não dependem da vontade ou do caráter dos indivíduos, mas das relações entre as pessoas, sempre esteve presente nas formas mais radicais do cristianismo, e, na época moderna, nos escritos e movimentos políticos socialistas e comunistas. Para uns, a solução dependia ainda de uma regeneração moral, não mais dos pobres, mas dos ricos, cujo egoísmo e acaricia deveriam ser transformados em verdadeira caridade e sentimento de justiça.
Entende a teoria marxista de que a desigualdade e a pobreza são produzidas inevitavelmente pelas sociedades capitalistas. Assim, para os marxistas, esta crença no poder transformador das convicções e da força moral era o que caracterizava o "socialismo utópico", que deveria ceder lugar a um "socialismo científico", que entendesse a verdadeira natureza dos conflitos sociais, e os levasse à sua conclusão natural. A história da humanidade, dizia o Manifesto Comunista, era a história da luta de classes, e era através dela que os problemas da pobreza encontrariam sua solução. No entanto, com o capitalismo, as antigas classes estavam desaparecendo, restando apenas a burguesia e o proletariado, que se confrontariam na luta final pelo fim da pobreza e da desigualdade social.
As suas consequências, para Bauman (1999), leva ao entendimento de que a pobreza leva ao processo de degradação social que nega as condições mínimas de vida humana. A soma do resultado “fome-pobreza”, derivam outros fatores que “enfraquecem os laços sociais” e passam a destruir também, os laços afetivos e familiares. Todas as tentativas de mudança encontram barreiras e sua eficiência é momentânea, pois, este sofrimento da sociedade humana tem como precedente, amaras, que são facilmente retraçadas e mutáveis pela globalização e pelo sistema de produção capitalista.
É preciso entender que definir e medir a pobreza a calcular as porcentagens dos pobres de um país ou de uma região não é uma questão só de cifras e médias. Certos fatores geográficos, biológicos, sociais, entre outros, multiplicam ou reduzem o impacto exercido pelos rendimentos sobre cada individuo. Entre os mais desfavorecidos faltam em geral determinados elementos, como instrução, acesso à terra, saúde e longevidade, justiça, apoio familiar e comunitário, crédito e outros recursos produtivos, voz nas instituições e acesso a oportunidades.
Entendem Abranches (1985) e Codo (1996) que é possível se obter duas formas para a identificação da pobreza. A primeira é o método direto, consistido este em classificar na faixa de pobreza todas as pessoas cujo nível de consumo de certos bens e serviços, aqueles considerados essenciais à sobrevivência, está abaixo de um certo mínimo; a segunda forma é chamada de método da renda, onde consiste em se calcular o nível de renda associado à satisfação mínima das necessidades básicas, estabelecendo assim uma linha de pobreza. Isto quer dizer que todo o indivíduo com rendimentos abaixo desta linha é considerado pobre. Das duas formas a de mais aceitação seria a de método da renda, pois, através dela é possível quantificar a renda mínima necessária para a sobrevivência, e todo que estivessem abaixo desta seria considerado pobre.
A pobreza aparece como um sigma, daí que os sociólogos afirmam que a pobreza evoca uma condição humana humilhante. Distingue–se, pois, três níveis de pobreza, que formam ciclos concêntricos: o maior inclui todos os pobres, qualificados em relação ao seu baixo nível de renda; o segundo, menor, reagrupa os pobres que se beneficiam de certa alocação social, mas ao mesmo tempo são considerados como pessoas depravadas e mal formadas. O terceiro reúne os que recebem ocasionalmente uma alocação (CODO, 1996).
O estigma da degradação, de maneira tradicional, confunde a pobreza com a pratica de atos ilícitos. Retrocede–se à ideia medieval dos bons e maus pobres. Neste sentido, destacam–se, também os reflexos de condenação que surge do espetáculo da pobreza. Essas atitudes e representações são interiorizadas pelos próprios pobres. Uma vida fundada sobre a exclusão social, constitui a verdadeira definição da pobreza.
Enfim, há que se entender que a pobreza é um mundo complexo e a descoberta de todas as suas dimensões exige uma análise clara. Ou seja, ser pobre não significa apenas viver abaixo de uma linha imaginaria de pobreza, mas é ter um nível de rendimento insuficiente para desenvolver determinadas funções básicas, levando em conta as circunstâncias e requisitos sociais circundantes, sem esquecer a interconexão de muitos fatores.

É preciso respeitar melhor a vida
no amor que traz a paz que é tão bem-vinda.
Amar para se ter além do passional
e o coração valer o ser humano universal.

É preciso respeitar as diferenças
e não se equiparar ao que é hostil nas desavenças.
Lutar contra a mantença desigual
que forja o algoz na força do poder irracional.

Se entregar agora, todo dia e a noite inteira,
testemunhar assim as coisas verdadeiras.
Colher a lágrima do olhar mais desolado
para irrigar a sede do carinho devastado.

É preciso ter no olhar a flor da vida,
trazer a luz do sol nas mãos amanhecidas.
E perceber o amor no menor gesto natural
para valer o sonho mais presente mais real.

E afinal poder sorrir
como quem vai feliz viver,
a manter a crença e o seu proceder na paz.
Semear a vida no ideal de colher
o que virá depois
pra ser alegria imensa para um mais dois, mais!
Viver a vida pelo que foi e será, é e será!
(CRENÇA, Luiz Alberto Machado)

REFERÊNCIAS
ABRANCHES, S. Os Despossuídos, Crescimento e Pobreza no País do Milagre, Rio de Janeiro, Atlas, 1985
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 
BRASIL. Censo 2000. Brasília: IBGE, 2002
CODO, W. et al. Indivíduo, trabalho e sofrimento. Petrópolis: Vozes, 1996.
LIRA, Fernando José. Crise, privilégio e pobreza. Maceió: EDUFAL, 1997.
____. Realidade, desafios e possibilidades. Maceió: EDUFAL, 1998
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução á sociologia. São Paulo: Ática, 2000.
Veja mais sobre o tema aqui e aqui

 

DITOS & DESDITOSHá muito mais neste mundo do que as aparências externas. Nossa sociedade se deleita na ilusão da normalidade todos os dias e se esconde da verdade todas as noites... Pensamento da atriz, escritora, cineasta e produtora estadunidenser Amber Benson.

 

ALGUÉM FALOU: Chorar não é para mim. Em vez disso, deixo as lágrimas fluirem para as tristezas da multidão. Meu trabalho é feito como uma fruta madura, admito o encontro. A morte não tem nenhum terror, por isso é uma lei sábia da natureza. Estou pronta... Pensamento da ativista Quaker estadunidense Lucretia Mott (1793-1880), defensora antiescravagista e ativista dos direitos da mulher. Veja mais aqui.

 


EN LA VIDA PUTA – A comédia e drama En La Puta Vida (2001), da cineasta, roteirista e professora uruguaia Beatriz Flores Silva, conta a história de Elisa que sonha em abrir um salão de beleza em Montevideo. Um dia ela sai da casa de sua mãe com seus dois filhos e rompe com Garcia, seu chefe e amante, que a enfureceu por não querer se casar. Depois de algumas decepções ela se muda para Barcelona como imigrante ilegal e acaba trabalhando como prostituta. A história é baseada na obra El huevo de la serpiente da jornalista María Urruzola, tendo como destaque o papel desempenhado pela protagonista, a belíssica atriz argentina Mariana Belén Santángelo Goldman, que também estrelou os filmes El alquimista impaciente (2002) e Miente (2009).

 

NÃO MAIS VER-TE - [...] A verdadeira dor é indecifrável. Se você pode dizer que você está acongoja de suerte: isso significa que não é tão importante. Porque quando a dor cai sobre você sem paliativos, o primeiro que você arranca é a Palavra [...] Quanto mais perto você chega do essencial, menos você consegue nomeá-lo. [...] Todos nós precisamos de beleza para tornar a vida suportável. Fernando Pessoa expressou-o muito bem: “A literatura, tal como a arte em geral, é a demonstração de que a vida não basta”. Não é suficiente, não. É por isso que estou escrevendo este livro. É por isso que você está lendo [...] Amor é encontrar alguém com quem compartilhar suas estranhezas. [...] Somente sendo absolutamente livre você pode dançar bem, fazer amor bem e escrever bem. Todas elas atividades muito importantes. [...] A felicidade é minimalista. É simples e nua. É quase nada que é tudo. [...] Porque a característica essencial do que chamamos de loucura é a solidão, mas uma solidão monumental. Uma solidão tão grande que não cabe na palavra solidão e que nem imaginamos se não estivemos lá. É sentir que você se desconectou do mundo, que não vão conseguir te entender, que você não tem #Palavras para se expressar. É como falar uma língua que ninguém mais conhece. É ser um astronauta flutuando à deriva na vastidão negra e vazia do espaço sideral. É desse tamanho de solidão que estou falando. E acontece que na dor verdadeira, na dor de avalanche, acontece algo semelhante. Mesmo que o sentimento de desconexão não seja tão extremo, você também não consegue compartilhar ou explicar o seu sofrimento. A sabedoria popular já diz: Fulano enlouqueceu de dor. O luto agudo é uma alienação. Você cala a boca e se tranca. [...] Às vezes, os relacionamentos construídos com base na dor são mais persistentes do que aqueles construídos com base no amor. [...]. Trechos extraídos da obra La ridícula idea de no volver a verte (Seix Barral, 2013), da escritora e jornalista espanhola Rosa Montero. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

DOIS POEMAS - COMO UM POEMA - Às vezes, \ para sobreviver \ preciso deixar minha pele\ esqueça de respirar, \ exista em outro estado. \ Como uma árvore, talvez \ como a madeira, \ como um lápis \ como uma carta \ como uma palavra, \ como um poema. GARRAS ESTÃO FORA - Muitos de nós pensamos que tínhamos sobrevivido aqueles anos, \ mas não percebemos que eles haviam enterrado os cadáveres dentro de nós \ depois de tanto tempo, \ seus cabelos cresceram e se emaranharam em nossas gargantas, \ suas garras estão para fora. Poemas da performática artista guatemalteca Regina José Galindo. Veja mais aqui.

 


Veja mais sobre:
O cis, o efêmero & eu aqui.

E mais:
Cancioneiro da imigração de Anna Maria Kieffer & Ecologia Social de Murray Bookchin aqui.
A poesia de Sylvia Plath & a Filosofia da Miséria de Proudhon aqui.
Antonio Gramsci & Blinded Beast de Yasuzo Masumura & Mako Midori aqui.
Mabel Collins & Jiddu Krishnamurti aqui.
Christiane Torloni & a Clínica de Freud aqui.
Paulo Moura, Pedro Onofre, Gustavo Adolfo Bécquer, Marcos Rey, Mihaly von Zick, Marta Moyano, Virna Teixeira aqui.
A irmã da noite aqui.
A obra de Tomás de Aquino & Comunicação em prosa moderna de Othon M. Garcia aqui.
Essa menina é o amor aqui.
Uma gota de sangue de Demétrio Magnoli & mais de 300 mil no YouTube aqui.
A filosofia & Psicologia Integral de Ken Wilber & o Natal do Nitolino aqui.
Possessão do prazer aqui.
Roberto Damatta & o Seminário do Desejo de Lacan aqui.
A febre do desejo aqui.
A nova paixão do Biritoaldo: quando o cara erra a porta de entrada, a saída é que são elas aqui.
A ambição do prazer aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!!!!!
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.





HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...