Vladislav Nagornov.
Curtindo o álbum Opera Arias (Deutsche
Grammophon, 2003), da
soprano russa Anna Netrebko. Veja mais aqui.
do teólogo e filósofo holandês Erasmo
de Roterdã (1466-1536), significando o elefante desdenha o rato e a águia
não apanha moscas. É baseada no provérbio latino Aquila non capta muscas, com o significado de que as pessoas
importantes não cuidam de ninharias. Veja mais aqui.
A ALIENAÇÃO SOCIAL DO TRABALHO – No livro Novas veredas da psicologia social
(Educ, 2006), organizado por Silvia T. Maurer Lane e Bader Burihan Sawaia,
encontro o texto Avanços da psicologia social na América Latina, assinado pela professora e psicóloga Silvia Lane(1933-2006), com um trecho no qual ela
aborda a questão atinente à alienação social produzida pelo trabalho, a partir
das ideias propostas por Wanderley Codo: [...] a alienação produzida pelo trabalho traz na sua outra face a alienação
mental, ou seja, o sofrimento psicológico. O trabalho criativo o homem, o
trabalho repetitivo, rotineiro, sem sentido pessoal, o destrói
psicologicamente. Nessa direção, seria importante analisar os efeitos da
ideologia dominante que trata o trabalho como “um mal necessário”, como obrigação
que dignifica o homem, e o lazer como “não fazer nada”, como ócio, negando o
aspecto fundamental da atividade na constituição do psiquismo humano. [...]
a categoria atividade, demonstrando o seu
caráter fundamental na constituição do psiquismo – o homem, ao agir, ao
produzir algo, se produz como ser consciente e singular. Por outro lado, a
presença da emoção como uma mediação essencial para o movimento da consciência,
para desencadear atividades e na produção da identidade, vem apontando para a
importância dos conteúdos inconscientes. [...] Veja mais aqui e aqui.
AUREA MEDIOCRITAS – No livro Os pequenos burgueses, do
escritor do Realismo francês Honoré de Balzac (1799-1850), encontro o personagem Phellion
mencionar: [...] Acima da porta, colocara
uma tabuleta de mármore branco, na qual se liam em letras de ouro: Aurea
mediocritas. Sob o meridiano traçado num quadro dessa fachada, tinha feito
escrever: Umbra mea vita sit (que a sombra seja minha vida). A expressão
Aurea mediocritas é do livro As
odes, epodos e carme secular do poeta lírico e satírico romano Quinto Horácio Flaco (65-8aC), significando áurea mediocridade.
Diz o poeta que essa condição média, garantia de tranquilidade, é preferível à
riqueza e à lucidez exagerada, como um ideal da vida discreta. Veja mais aqui,
aqui e aqui.
La femme d'à côté (A Mulher
do Lado, 1981), do cineasta
francês François Truffaut
(1932-1984), conta a história que se passa numa cidade, na qual um clube de
tênis ocorre trágicos acontecimentos que aconteceram quando um homem que é
casado tem novos vizinhos e fica surpreso ao ver que a mulher do novo vizinho
já esteve envolvida com ele, há oito anos atrás. Ambos comportam-se como se não
conhecessem, mas, pouco depois, o caso deles recomeça. No meio de uma festa ele
perde o controle de uma situação muito embaraçosa e o passado é relembrado,
deixando toda a situação mais tensa. O destaque do filme vai para a atriz de
teatro e cinema francês Fanny Ardant. Veja mais aqui, aqui e aqui.
Como já dizia o Doro: Quando a crise esborra o bocal, é sinal que o pencó pegou e seja lá o que deus quiser!!!!
Veja o Fecamepa aqui.
IMAGEM DO DIA
Todo dia é dia da atriz de teatro e cinema francês Fanny
Ardant.
Veja mais Convite para a Crônica de amor por ela,
George Gershwin, Friedrich
Hölderlin, Zygmunt Bauman,
Sérgio Porto, Oswald de Andrade, Anaïs
Nin, Pedro Almodóvar, Parmigiano, Kiri Te Kanawa, Lucélia Santos, Penélope Cruz Sanchez, Sumi
Jo & Luciah Lopez aqui.
E mais também Ludwig
van Beethoven, Eric Richard Kandel, Hermeto Pascoal, Nina Kozoriz, Linda Lovelace & Amanda
Seyfried aqui
CRÔNICA
DE AMOR POR ELA
REMELEXO
O seu dorso impávido desliza
agudo peças insones águas do meu desejo arrebatado.
(LAM)
Nus, do pintor alemão Otto Lingner (1856-1917).