quinta-feira, julho 25, 2019

ÍTALO CALVINO, CIBELE FORJAZ, ERWIN BLUMENFELD, CLEMENS SCHRAGE & CARTA PARA MIM MESMO & MAIS NINGUÉM


CARTA PARA MIM MESMO & MAIS NINGUÉM – Aos apaixonados, um amor de verdade; aos desapaixonados, não sei fazer de conta: umas gotas de sangue nas veias bastam; aos que não veem, o aprendizado do olhar; aos desamparados, a ternura do gesto; aos infelizes, sorrir nunca é demais; aos que choram, a vida os consolem; aos abandonados, o afago materno; aos desiludidos, a descoberta da esperança; aos fracassados, sejam agraciados pela solidariedade; aos que fraquejam, a conduta da Fênix; aos sem saída, o voo sobre o abismo; aos miseráveis, saciem sua fome; aos covardes, um dia criem coragem; aos indiferentes, curtam seus vislumbres; aos que desamam, não sofram tanto; aos que esperneiam, o que é de gosto arregala o peito; aos que se envenenam, encontrem seus antídotos; aos que matam, aprendam a viver; aos que vão embora, sigam seus caminhos; aos que perderam, logo achem; aos que reclamam, encontrem satisfação; aos que enganam, se livrem dos seus tormentos; aos desencontrados, aprumem seus eixos; aos ingratos, a outra face; aos desumanizados, a ciência dos direitos humanos;  aos egoístas, a coalização de Seattle; aos fundamentalistas de todos os credos e partidos, o respeito ao direito individual; aos que sucumbiram, uma mão amiga; aos excluídos, oportunidades no horizonte; aos inimigos, um peito de braços abertos; aos que me odeiam, o desejo de paz: ninguém tem culpa de ser menor que o próprio tamanho; e aos que ficam, até sempre. Para mim mesmo, o conforto do chão e um céu estrelado. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

DITOS & DESDITOS:
Falta uma matéria essencial na grade curricular em todos os níveis de graduação: a nobre e essencial arte de mentir (inclui distorções e omissões da verdade). Crianças e adultos precisam aprender a mentir bem e a identificar mentiras e falsificações. Ainda não sei qual seria o nome adequado para essa nova matéria. Faço uma sugestão [...] Nossos filhos precisam aprender a mentir, para assim também identificar mentiras. Voltando à mencionada falha na grade curricular: sugiro a introdução de matérias revolucionárias. Por exemplo: Sociologia. Ou Filosofia.
Trechos de texto do consultor alemão Clemens A. F. Schrage. Veja mais aqui.

O TEATRO DE CIBELE FORJAZ
Faço teatro pela fome e, não, pela fama. Acho que essa ideia dos grandes encenadores do século XX foi fundamental para transformar um teatro que era pautado no realismo para algo com traços mais autorais. Mas, hoje, no teatro do século XXI, o mérito da criação não pode ficar restrito a uma única pessoa. Cabe aos coletivos esse papel hoje, eles são o grande celeiro da pesquisa teatral.
A arte da diretora e iluminadora teatral, docente e pesquisadora em artes cênicas Cibele Forjaz. Veja mais aqui.

A FOTOGRAFIA DE erwin blumenfeld
A arte do fotografo estadunidense Erwin Blumenfeld (1897- 1969) com suas técnicas de distorção, exposição múltipla, fotomontagem e solarização. Veja mais aqui.

A OBRA DE ÍTALO CALVINO
Quem somos nós, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser completamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.
A obra do escritor italiano Ítalo Calvino (1923-1985) aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...