CANTA, VIOLETA!!! - Canta,
Violeta, da barra do dia ao poente anoitecendo, canta a madrugada e o dia
amanhecendo, a Terra se encanta Gracias a la Vida! Ouço o canto de San
Carlos além de Ñuble, como se a infância inesquecível ficasse em Lautaro. Canta
Chillán e desperta depois que o pai morreu pra deixar a casa da mãe por
Santiago. Canta a separação dolorosa pro abrigo das filhas em Valparaíso. Canta
Qué pena siente el alma depois dos Campos campesinos. Canta a festa do Casamiento
de negros e viva Concepión no talento arpillerista. Canta quem sofre com o Corazón
maldito, quem segue perdido e ¿Qué he sacado con quererte?... Canta as
esculturas em arame e as Ultimas composiciones. Chora cantando Volver
a los 17 para seguir adiante Run Run se fue pa’l norte aos olhos de
La Reina na exibição de Miren cómo sonríen. Escreve La Carta e canta
das dores de quem vive cantante: Os famintos pedem pão; chumbo lhes dá a
polícia... Chora com todas as mães o Rin de Angelito, o peito doendo
a cantar Maldigo del alto cielo proutra canção comprometida Contra la
Guerra porque pelo jovem namorado não vale morrer. Mantém-se viva no canto e
em El libro mayor de Violeta Parra que se fue a los cielos... Gracias,
Violeta Parra (1917-1967). Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
DITOS & DESDITOS - Infelizmente continuo bastante pessimista sobre
o que qualquer movimento artístico saturado de guerras e destruição ambiental
pode trazer. Os artistas têm uma devoção ao despertar e à observação, através
dos seus escritos ou das suas obras. Mas os lobbies armamentistas asseguram que
as guerras sejam renovadas regularmente, de modo a consumir os prodigiosos
investimentos que são feitos. Em nenhum lugar você encontrará tanta
obsolescência planejada. aviões e bombas custam bilhões e são destruídos em
poucos segundos… Assim podemos projetar novos ainda mais caros e os povos
manipulados alegram-se com as armas que deveriam defendê-los. Os diplomatas
ainda demoram a encontrar uma solução pacífica. durante este tempo, milhares de
mortes mantêm o pânico… E não termina aí… os artistas devem protestar mesmo que
as suas palavras sejam pouco tidas em conta… mas não devemos desistir por tudo
isso… Pensamento da multiartista francesa
Catherine Belkhodja.
ALGUÉM FALOU: O que irá libertar
as mulheres, portanto, do controlo masculino é a eliminação total do sistema
dinheiro-trabalho, e não a obtenção da igualdade económica com os homens dentro
dele. Chamar um homem de animal é bajulá-lo; ele é uma máquina,
um vibrador ambulante. Costuma-se dizer que os homens usam as
mulheres. Usá-los para quê? Certamente não para prazer. Todo homem, no fundo, sabe
que é um pedaço de merda inútil. Pensamento da escritora feminista estadunidense Valerie
Solanas (1936-1988), autora da peça teatral Up Your Ass: Or from the Cradle
to the Boat or the Big Suck or Up from the Slime (1965). Veja mais aqui.
O FUTURO DA MENTE - […] O cérebro pesa
apenas um quilo e meio, mas é o objeto mais complexo do sistema solar. [...] Para quem
acredita, nenhuma explicação é necessária; para aqueles que não acreditam, nenhuma
explicação será suficiente. [...] Aprendemos mais sobre o cérebro nos
últimos quinze anos do que em toda a história humana anterior, e a mente, antes
considerada fora de alcance, está finalmente a assumir o centro das atenções.
[...] O talento atinge um alvo que ninguém mais consegue atingir. O gênio
atinge um alvo que ninguém mais consegue ver. [...] Algo tão supérfluo
como “brincar” também é uma característica essencial da nossa consciência. Se você perguntar às
crianças por que elas gostam de brincar, elas dirão: “Porque é divertido”. Mas isso suscita a
próxima pergunta: O que é divertido? Na verdade, quando as crianças brincam,
muitas vezes tentam reconstituir interações humanas complexas de forma
simplificada. A sociedade humana é extremamente
sofisticada, demasiado envolvida para o desenvolvimento dos cérebros das
crianças pequenas, por isso as crianças realizam simulações simplificadas da
sociedade adulta, jogando jogos como médico, polícia e ladrão, e escola. Cada jogo é um
modelo que permite às crianças experimentar um pequeno segmento do
comportamento adulto e depois executar simulações para o futuro. (Da mesma forma,
quando os adultos participam num jogo, como um jogo de póquer, o cérebro cria
constantemente um modelo das cartas que os vários jogadores possuem, e depois
projecta esse modelo para o futuro, usando dados anteriores sobre a
personalidade das pessoas, a capacidade de fazer bluff, etc. A chave para
jogos como xadrez, cartas e jogos de azar é a capacidade de simular o futuro.
Os animais, que vivem em grande parte no presente, não são tão bons em jogos
quanto os humanos, especialmente se envolverem planejamento. Os mamíferos
infantis se envolvem em uma forma de jogo, mas isso é mais para
exercício, para testar uns aos outros, para praticar batalhas futuras e para
estabelecer a hierarquia social futura, em vez de simular o futuro.) [...] Recentes
varreduras cerebrais esclareceram como o cérebro simula o futuro. Essas
simulações são feitas principalmente no córtex pré-frontal dorsolateral, o CEO
do cérebro, usando memórias do passado. Por um lado, as simulações do futuro
podem produzir resultados desejáveis e prazerosos, caso em que os centros de
prazer do cérebro se acendem (no núcleo accumbens e no hipotálamo). Por outro
lado, estes resultados também podem ter um lado negativo, de modo que o córtex
orbitofrontal entra em ação para nos alertar sobre possíveis dançarinos.
Existe, portanto, uma luta entre diferentes partes do cérebro em relação ao
futuro, que pode ter resultados desejáveis e indesejáveis. Em última análise, é
o córtex pré-frontal dorsolateral que faz a mediação entre eles e toma as
decisões finais. (Alguns neurologistas salientaram que esta luta se assemelha,
de uma forma grosseira, à dinâmica entre o ego, o id e o superego de Freud.) [...]
A fofoca é
essencial para a sobrevivência porque a mecânica complexa das interações
sociais está em constante mudança, por isso temos que dar sentido a este
terreno social em constante mudança. Esta é a consciência do Nível II em ação. Mas assim que
ouvimos uma fofoca, imediatamente fazemos simulações para determinar como isso
afetará nossa própria posição na comunidade, o que nos leva ao Nível III de
consciência. Na verdade, há milhares de anos, a fofoca
era a única maneira de obter informações vitais sobre a tribo. A própria vida
muitas vezes dependia de saber as últimas fofocas [...]. Trechos
extraídos da obra The Future of the Mind: The Scientific Quest to
Understand, Enhance, and Empower the Mind (Doubleday,
2014), do físico teórico estadunidense Michio Kaku, co-criador da
teoria de campos de corda.
BAÚ DO CASAMENTO - [...] E você, disse Emily
vigorosamente para seu reflexo no espelho, não é um fantasma, e é melhor não
ser tratado como tal. Nada de sapatos de mulher morta para você,
minha garota. Uma nova vida para você neste sol
glorioso. Amor, vida, diversão, liberdade... Todas as coisas que a pobre e azarada
Dolly perdeu tão cedo. [...]. Trecho extraído da
obra The Marriage Chest (Fawcett Crest, 1968),
da escritora neozelandesa Dorothy Eden (1912-1982), autora de
frases como: A ambição muitas vezes leva os homens a desempenharem os cargos
mais mesquinhos; então a escalada é realizada na mesma posição do rastejamento.
Veja mais aqui.
POEMAS DE WALT WHITMAN
UMA MULHER
ESPERA POR MIM
Uma mulher espera por mim, ela tudo contém, nada falta,
No entanto, tudo ficou faltando se o sexo faltou, ou se o orvalho do varão
certo estivesse faltando.
O sexo contém tudo, corpos, almas,
Significados, experiências, purezas, delicadezas, resultados, promulgações,
Canções, mandamentos, saúde, orgulho, o mistério da maternidade, o leite
seminal,
Todas as esperanças, benefícios, doações, todas as paixões, amores, belezas,
deleites da terra,
Todos os governos, juízes, deuses seguiram pessoas da terra,
Estes estão contidos no sexo como partes de si mesmo e justificativas de si
mesmo.
Sem pejo a mulher de quem eu gosto conhece e assegura a delícia do seu sexo,
Sem pejo a mulher de quem eu gosto conhece e assegura as suas.
Agora vou dispensar-me de mulheres frias,
Vou ficar com ela que espera por mim e com aquelas mulheres que são apaixonadas
e me satisfazem,
Vejo que me compreendem e não me negam,
Vejo que são dignas de mim, serei o marido vigoroso de tais mulheres.
Elas não são em nada menos do que eu,
Têm a face curtida por sóis luzentes e o sopro dos ventos,
A sua carne possui a velha divina maleabilidade e energia,
Sabem como nadar, remar, cavalgar, lutar, atirar, correr, golpear, recuar,
avançar, resistir, defenderem-se,
São irrevogáveis quanto a seus direitos - são calmas, claras, seguras de si
próprias.
Trago-as para perto de mim, vocês mulheres,
Não posso deixá-las ir, faria bem a vocês,
Estou para vocês e vocês estão para mim, não apenas para o nosso bem, mas para
o bem de outros,
Envoltos em vocês adormecem os maiores heróis e bardos,
Recusam-se a despertar ao toque de qualquer homem, a não ser eu.
Sou eu, mulheres, faço meu caminho,
Sou duro, amargo, grande, indissuadível, mas amo-as,
Eu não as faço sofrer além do necessário para vocês,
Eu verto a substância para encetar filhos e filhas aptos para estes EUA,
pressiono com o músculo rude e lento,
Eu me abraço efetivamente, não escuto súplicas,
Não ouso me afastar até que deposite o que, há muito, estava acumulado dentro
de mim.
Através de vocês faço escoar os reprimidos rios de mim mesmo,
Em vocês contenho mil lágrimas progressivas,
Sobre vocês eu enxerto os enxertos do mais amado de mim e da América,
Os pingos que destilo sobre vocês farão crescer moças impetuosas e atléticas,
novos artistas, músicos e cantores,
As crianças que eu gerar sobre vocês hão de gerar crianças por sua vez,
Hei de exigir homens e mulheres perfeitos do meu consumir amoroso,
Espero que eles se interpenetrem com outros, como eu e vocês nos
interpenetramos agora,
Vou contar os frutos das ejeções abundantes deles, assim como conto os frutos
das ejeções abundantes que eu agora dou,
Vou aguardar as colheitas de amor, desde o nascimento, vida, morte,
imortalidade, do que planto tão amorosamente agora.
CALAMUS (Parte 3)
Seja você quem for segurando-me na mão,
Sem uma coisa tudo será inútil,
Aviso em tempo, antes que me insista,
Eu não sou o que você supôs, mas muito diferente.
Quem é aquele que se tornaria meu seguidor?
Quem se assinaria candidato às minhas afeições? Você é ele?
O caminho é suspicaz - o resultado lento, incerto, talvez destrutivo;
Você teria que desistir de tudo o mais - eu sozinho esperaria ser seu Deus,
único e exclusivo,
Seu noviciado seria assim mesmo longo e exaustivo,
Toda a teoria passada da sua vida, e toda a conformidade às vidas ao seu redor,
teriam que ser abandonadas;
Portanto solte-me agora, antes de se dar ao trabalho - Tire as mãos dos meus
ombros,
Largue-me, e siga o seu caminho.
Ou senão, apenas de leve, nalgum bosque, para tentar,
Ou atrás de uma pedra, ao ar livre,
(Pois em qualquer aposento coberto de uma casa eu não me mostro - nem em
companhia. E em bibliotecas deito como um mudo, um parvo, ou não nascido, ou
morto)
Mas apenas talvez com você numa alta colina - primeiro vigiando para que
ninguém, por milhas em torno, se aproxime despercebido,
Ou talvez com você velejando no mar, ou na praia do mar, ou alguma ilha calma,
Aqui botar seus lábios nos meus eu lhe permito,
Com o beijo demorado dos camaradas, ou o beijo do novo marido,
Pois eu sou o novo marido, e eu sou o camarada.
Ou, se quiser, me enfiando sob a sua roupa,
Onde eu possa sentir as batidas do seu coração, ou descansar no seu quadril,
Carregar-me quando atravessar terra ou mar;
Pois assim, apenas tocando você, é o bastante - é o melhor,
E assim, tocando você, eu dormiria em silêncio e seria levado eternamente.
Mas se você enganar estas folhas, corre perigo,
Pois estas folhas, e eu, você não entenderá,
Elas vão lhe escapar de pronto, e ainda mais depois - eu certamente vou lhe
escapar,
Mesmo quando você ache que sem dúvida me pegou, cuidado!
Você já pode ver que eu lhe escapei.
Pois não é pelo que pus nele que escrevi este livro,
Nem é ao lê-lo que você irá adquiri-lo,
Nem aqueles que melhor me conhecem e admiram, e me elogiam com alarde,
Nem os candidatos ao meu amor, (a não ser no máximo pouquíssimos) serão
vitoriosos,
Nem meus poemas farão só o bem - farão o mal também, talvez mais,
Pois tudo é inútil sem o que você pode ter pensado muitas vezes mas não
atingido - o que eu insinuei,
Portanto larga-me, e segue o seu caminho.
SONG OF MYSELF (Parte 11)
Vinte e oito rapazes se banham perto da praia,
Vinte e oito rapazes e todos tão simpáticos;
Vinte e oito anos de vida feminil e todos tão solitários.
Ela é dona da fina casa na subida da margem,
Ela se esconde vistosa e ricamente trajada atrás da cortina da janela.
Qual dos rapazes que ela gosta mais?
Ah, o mais sem graça deles é lindo para ela.
Aonde vais, senhora? pois te vejo,
Saltas lá na água, contudo, estás estática em tua sala.
Dançando e rindo pela praia vinha o vigésimo-nono banhista,
Os demais não a viram, mas ela os viu e os amou.
As barbas dos rapazes cintilaram de umidade, ela escorria de seus longos
cabelos,
Filetes deslizaram por todos os corpos.
Uma invista mão também deslizou sobre seus corpos,
Desceu trêmulamente pelas têmporas e costelas.
Os rapazes flutuam de costas, suas barrigas brancas incham para o sol, eles não
indagam quem os agarra firme,
Eles não sabem quem ofega e declina num pendente e curvo arco,
Eles não pensam a quem encharcam com esguichos.
WALT WHITMAN - Nascido em
1819 em West Hills, Long Island, Walt Whitman foi precursor dos versos livres e
da abordagem de temas sociais, do erotismo, de temas polêmicos, da guerra, do
capitalismo, da escravidão, da liberdade sexual, da literatura popular. Não à
toa, é considerado o maior poeta norte-americano, senão do mundo. Em 1855, aos
35 anos, após a morte de seu pai, publicou a primeira edição do livro ‘Leaves
of Glass’, Folhas de Relva, uma coletânea de poemas que seria alterada constantemente
pelo autor e viraria a sua antologia principal – ao total foram oito reedições.
Thomas Eakins, pintor, amigo e diretor da Escola de artes da Pensilvânia,
colocou em telas os poemas de Whitman, acabou perdendo seu emprego, assim como
Whitman perdeu o seu na Capital. Eles compartilhavam uma visão real para seus
trabalhos. Ambos foram vítimas do preconceito por assumirem em suas obras a sua
sexualidade. Viveu de ajuda de amigos e admiradores, sobretudo os europeus, e
em 1884, comprou uma casa na mesma cidade. Morreu em 26 de Março de 1892. No
final do século passado, Whitman foi resgatado pelo movimento gay como patrono.
As suas poesias foram citadas no filme ‘Sociedade dos Poetas Mortos’, que
reacendeu o interesse do grande público pelo autor. Em 2004, a Big Apple
comemorou 150 anos da publicação de sua obra prima. Influenciou Oscar Wilde,
Van Gogh, Paulo Leminski e toda a história. Veja mais aqui, aqui , aqui e aqui.
HOLÍSTICA – O livro Introdução à visão holística, de Roberto Crema, trata de
temas como cosmovisão, paradigma e crise, o paradigma cartesiano-newtoniano, o
salto quântico da física moderna, física e mística, o ocidente e o oriente: uma
estonteante convergência, o novo paradigma holístico, a concepção sistêmica, os
mentores do pensamento moderno, o racionalismo científico e o império da
objetividade, a abordagem Bootstrap e o universo holográfico, o chifre do
unicórnio, as duas asas do pássaro, a holoepistemologia, a sistematologia de
Lupasco, uma epistamologia do espanto, a nova transdisciplinariade, a
Declaração de Veneza, a Carta de Brasília, entre outros assuntos. O NOVO PARADIGMA HOLÍSTICO – O livro O
novo paradigma holístico: ciência, filosofia, arte e mística, organizado por
Dênis M. S. Brandão e Roberto Crema, aborda assuntos a nova ciência, a ciência
simbólica: epistemologia e arquétipo, a abordagem holística, fundamentos
proprioceptivos de conceitos da física tradicional e moderna, a matemática, a
experiência da não-dualidade nas grandes tradições espirituais da humanidade,
hinduísmo, budismo, sufismo, uma leitura holística da Bíblia e do Alcorão,
sinergética e ioga, a tradição hesicaste espírito e método, a constituição
planetária, a nova lógica, entre outros temas. REFERÊNCIAS BRANDÃO, Dênis; CREMA, Roberto (Orgs). O novo paradigma
holístico: ciência, filosofia, arte e mística, São Paulo: Summus, 1991. CREMA,
Roberto. Introdução à visão holística: breve relato de viagem do velho ao novo
paradigma. São Paulo: Summus, 1989. Veja mais aqui e aqui.
O QUE É
PSICOLOGIA SOCIAL – O livro O que é
psicologia social, da filósofa e doutora em Psicologia, Silvia Tatiana Maurer
Lane aborda fundamentos conceituais do que é psicologia, como nos tornarmos
sociais, os outros, a identidade social, a consciência de si, como aprendemos o
mundo que nos cerca, a linguagem, a história via família e escola, trabalho e
classe social, o individuo na comunidade e a psicologia social no Brasil. Ela é
uma importante pesquisadora brasileira que nas últimas décadas tem contribuído
para as discussões acadêmicas sobre o assunto, colocando na mesa de discussões
sobre o tema a identidade, os papeis, as instituições e as representações
sociais, o discurso e a ideologia, a dominação, a reprodução ideológica, a
educação e o desenvolvimento da consciência social na convivência grupal e
comunitária, o diálogo entre a sociologia e a psicologia social por meio de uma
abordagem crítica acerca do desenvolvimento da psicologia social e suas
dificuldades no Brasil. REFERÊNCIAS LANE, Silvia. O que é psicologia
social. São Paulo: Brasiliense, 2006. Veja mais aqui.
DIREITO
ADMINISTRATIVO – Na sua amplitude temática, o
direito administrativo, como ciência ou como sistema de normas jurídicas, não se
refere exclusivamente à administração pública, nem se limita somente à
prestação de serviços públicos. É o Estado em atividade, o exercício da função
administrativa, a proteção jurisdicional contra o exercício duvidoso da função
administrativa, o controle dos atos de governo, a tutela dos direitos
individuais diante da ação estatal, o limite entre a liberdade privada e a
eficácia pública. As bases do direito administrativo contemporâneo assentam no
Estado social de direito e no princípio da legalidade, no intervencionismo
estatal e no princípio da legitimidade na satisfação do bem comum. Na sua
conceituação jurídica atual, positiva, realística e relacional, o direito
administrativo, ramo do direito público interno, é aquele complexo de
princípios e de normas que regulam a atividade administrativa, a organização do
Estado e dos serviços públicos, as relação da administração com os
administrados, a capacidade das pessoas administrativas, a competência no
exercício das funções públicas e dá proteção recursal às garantias outorgadas
aos cidadãos para a defesa dos seus direitos. O direito administrativo é o ramo
do direito que determina a organização, os poderes e os deveres das autoridades
administrativas, os requisitos legais que regem seu funcionamento e os recursos
disponíveis para aqueles que forem afetados desfavoravelmente pela ação
administrativa. DIREITO ADMINISTRATIVO – O livro Direito administrativo, de
Diogenes Gasparini, aborda tema como o direito, seus ramos e sub-ramos,
conceito de direito administrativo, os princípios informativos, interpretação,
fontes, codificação, relacionamentos, aspectos históricos, administração
pública, órgãos públicos, hierarquia administrativa, atividade administrativa,
atos administrativos, classificação dos atos administrativos, exteriorização e
espécies, procedimento, vinculação e discricionariedade, extinção, revogação,
invalidação, controle, poderes regulamentar e de polícia, agentes públicos,
poder5es, prerrogativas, uso e abuso de poder, deveres, classificação, cargos
públicos, provimento e acumulação, serviço público, execução dos serviços
públicos, descentralização, licitação, modalidades e fases da licitação,
contrato administrativo, intervenção do Estado na propriedade e no domínio
econômico, desapropriação, bens públicos, controle da administração publica,
processo administrativo e sindicância e responsabilidade civil do Estado. CURSO
DE DIREITO ADMINISTRATIVO – O livro Curso de direito administrativo, de Marçal
Justen Filho, trata da definição do direito administrativo, a atividade da
administração pública, regime jurídico de direito público, regime de direito
administrativo e a legalidade, a organização estrutural da administração
pública, atividade administrativa e procedimentalização, o ato administrativo, contrato
administrativo, tipos de atividade administrativa, limitação da autonomia
privada, a regulação econômico-social, serviço público, exploração direta de
atividade econômica pelo Estado, estrutura administrativa do Estado, os agentes
públicos, os bens públicos, o controle da atividade administrativa, a
responsabilidade do Estado e o decurso do tempo e a consolidação de situações. CURSO
DE DIREITO ADMINISTRATIVO – O livro Curso de direito administrativo, de Diogo
de Figueiredo Moreira Neto, aborda o Estado e a ordem jurídica, organização e
funções do Estado, o sistema federativo brasileiro, o direito administrativos,
servidores públicos, domínio público, polícia, o domínio privado e o Estado,
serviços públicos, controle da administração pública, ordenamento econômico e
social, fomento público, constituição da relação jurídica administrativa,
desconstituição, aperfeiçoamento e controle de juridicidade. REFERÊNCIAS: ARAUJO,
Edmir Neto. Curso de direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2009. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Administrativo. São Paulo:
Saraiva, 2001. BRAGA, Valeschka e Silva. Princípios da proporcionalidade & da razoabilidade. Curitiba: Juruá,
2008. CARLIN, Volnei. Manual de direito administrativo:
doutrina e jurisprudência. Florianópolis: Conceito, 2007. CARVALHO, Raquel.
Curso de direito administrativo. Salvador: Pódium, 2009. CARVALHO FILHO, José
dos Santos. Manual de direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2014. DI
PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. Direito administrativo.
São Paulo: Atlas, 2014. ______. Discricionariedade Administrativa na Constituição de 1988. São
Paulo: Atlas, 2012. FREIRE JÚNIOR, Américo Bedê. O controle judicial de políticas públicas. São Paulo: RT, 2005. FREITAS,
Juarez. O Controle dos atos
administrativo e os princípios fundamentais. São Paulo: Malheiros, 2009.
GASPARINI, Diógenes. Direito administrativo. São
Paulo: Saraiva, 2010. JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de direito administrativo.
São Paulo: Saraiva, 2008. LOPES, Marcelo. Controle jurisdicional dos atos
discricionários da Administração Pública. Brasília: FESMPDFT. 2009. MADEIRA,
José Maria Pinheiro. Administração Pública. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010 MEDAUER,
Odete. Direito administrativo moderno. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. MEIRELLES,
Hely Lopes. Direito Administrativo
Brasileiro. São Paulo:
Malheiros, 2013. MELLO, Celso Antonio Bandeira. Curso de direito
administrativo. São Paulo: Malheiros, 2010. ______. Discricionariedade e Controle Jurisdicional.
São Paulo: Malheiros, 2004. MOREIRA
NETO, Diogo de Figueiredo. Curso de direito administrativo. Rio de Janeiro:
Forense, 2009. MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Curso prático de direito
administrativo. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. PESTANA,
Marcio. Direito administrativo brasileiro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. QUEIROZ,
Marco. O princípio constitucional da legalidade administrativa e os limites do
controle de atividades-fim das agências reguladoras pelo Tribunal de Contas da
União. Natal: UFRN, 2010. Veja mais aqui.
MARIZA SORRISO – A cantora, compositora, atriz, poeta e
locutora carioca Mariza Sorriso é digna de ser homenageada pela nossa campanha
Todo dia é dia da mulher! Por seu talento artístico ela foi apadrinhada pelo
cantor e compositor Nelson Sargento, batismo mais que honroso. É economista
formada pela UCP (1983) e Técnica de Contabilidade (1978), mas é a arte que
predomina por sua versatilidade talentosa: já apresentou o programa E você, como vai? – na rádio Mare
Manguinhos/Fiocruz, levando a sua
alegria, também já atuou como atriz na peça O
Rei Chegou, de Suely Vaz Tosta (2008) e em 2011, lançou seu cd Rio de Todas as Cores. Em 2012 comemorou
25 anos de palco e, no ano seguinte, lançou seu livro Das raízes do coração (Editora Sapere, 2013), além de integrar a
antologia A essência dos sentidos (Editora
Paula Oz, 2013). Entre as sua poesias, destacamos Inocência:
Não
perdemos a inocência
Cada
vez que experimentamos
A
maldade do mundo.
Perdemos
a inocência
Quando
deixamos de confiar
No
amor
Do
próximo ser humano.
Veja mais sobre:
Os encantos de Valkyria Freya, Paulo Freire, Daniel Goleman, a
literatura de Pierre Michon,o teatro de Mario Viana,o cinema de Ferenc
Moldoványi, a música de Vânia Abreu, a pintura de Carolyn Weltman, a arte de
Alexis Texas, Merari Tavares, Saúde no Brasil, Fracasso Escolar & Professor
e aluno aqui.
E mais:
A poesia de Benhjamim Péret, Dolls &
Cátia Rodrigues aqui.
Paixão, a literatura de Francis Scott Fitzgerald & Djuna Barnes, o teatro de Sarah
Kane, o cinema de Ken Loach, a música de Regina Carter, a pintura de Pal
Fried & Carolyn Weltman & Jane Graverol, a fotografia de Wang Huaxiang,
Jurema Barreto de Souza, Gestão em Saúde, A relação entre professor & aluno
aqui.
A música de Kylie Minogue, a poesia de Cláudio
Manuel da Costa, o teatro de Michael Frayn,o cinema de Michel Gondry, a fotografia de Jeanine Toledo, a
pintura de Carl Larsson, Lucilene Machado, Kate Winslet, Hope 2050, aecamepa,
Administração Hospitalar & Síndrome de Burnout, Transtornos & Distúrbios
da Aprendizagem aqui.
O alvo do pódice, Cervantes, Márcia Tiburi, Giovanni
Sartori, a literatura de Rick Moody, o teatro de Mário Prata & Fernando
Rojas, o cinema de István Szabó, a música de Ferruccio
Busoni & Gertrud Schilde, a pintura de Omar Ortiz & Emerico Imre
Toth, Rachel Weisz, Ádila J. P. Cabral, A Trajetória da Mulher & O cérebro
na escola aqui.
Solfejo de uma ária amanhecida & a pintura de Max
Klinger aqui.
Cecília Meireles, Pablo Milanés.
Pedrinho Guareschi & O mistério da Consciência,
o cinema de Jean-Luc Godard, a
pintura de Johan Christian Dahl, Juliette Binoche e Myriem
Roussel, Costinha, O sufrágio feminino & Programa
Tataritaritatá aqui.
Leibniz, Manoel Bentevi, Alceu
Valença, Helena Cristina & Programa Tataritaritatá aqui.
Hermann Hesse, a poesia de Wislawa
Szymborska, a literatura de Evelyn Lau, a música de Christoph
Willibald Gluck & Daniella Alcarpe, a fotografia de Bárbara
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Franz Kafka, a pintura
de Anna Chromý, a música de Leoš
Janáček & Karyme Hass & Ibys Maceioh aqui.
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Casais Monteiro, Roberto Burle Marx, a
música de Astor Piazzola, a
poesia de Antonio Miranda, Adriana Garambone & Doro na Copa do Mundo aqui.
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Cocteau & Elizabteh Lee Miller, a
música de Márcia Novo & Felipe Cerquize aqui.
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Kahlo, Alberto Nepomuceno & Luciah Lopez aqui.
Marc Chagall, Gustav
Mahler, Artur Azevedo, Lampião & Bee Scott aqui.
Fritz Perls, Procópio
Ferreira, Moraes Moreira, Doro na Copa &
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Bandeira, Violeta Parra & Mercedes Sosa, Ana Botafogo & Blitz-krieg do
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Proust, Carl Orff, Mestre Vitalino, Jacob Abraham Camille Pissarro &
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Psicologia, Direito & Educação aqui.
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Musical Tataritaritatá - Fanpage.