quarta-feira, outubro 26, 2011

XINRAN, CAROL BENSIMON, PINTO DO MONTEIRO, ALGREN, OCTAVIO PAZ, LEITURA & APRENDIZAGEM

 

A arte da fotógrafa e artista visual polonesa Katarzyna Górna. Veja mais abaixo.

 


A VOZ DE DENTRO – Tributo à arte da cantora lírica peruana Yma Sumac (Zoila Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo 0 1922-2008) – Ela veio linda flor de Cajamarca para o meu coração caeté - o nome de quéchua nos seus lábios de princesa inca, como a Carmen Miranda bailando nos meus olhos, enquanto os seus me encaravam terno semblante de deusa cabelos negros sobre roupas sensuais e extravagantes. Ela me deu todos os animais da selva e era a música exótica da Natureza e Universo na sua voz de soprano colatura – cinco oitavas, do baixo-barítono a soprano ultra leggero, me contava segredos, Rainha da Noite na Flauta Mágica, e eu podia sonhar com ela nua ao meu lado. Mais eu quis Live in Russia, inteira Virgenes de Sol, a me dizer que El condor pasa e eu me crescido capaz de convidá-la em meus braços na canção Chuncho Yma. Ah, como eu a idolatrava The Voice, era minha alma para que me tivesse O Mio Babbino Caro, no meio de Claire de Lune. E me embalou com Voice of the Xtabay como se eu sonhasse noite adentro Flahooley e o que era do Inca Taqui me fez nela Mambo! E pude viver Legend of the Jivaro porque ela Fuego Del Ande das entranhas da Terra pelas minhas e fez o Recital puro Miracles, hipnótica, fabulosa, exótica, emocionante I Wonder on Stay Awake. Que seja tudo controverso, nada demais, minha descendente de Atahualpa, minha Queen of Exotica. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui, aqui e aqui.

A arte da fotógrafa e artista visual polonesa Katarzyna Górna.

 

DITOS & DESDITOSA vida é difícil no quintal, filho. Mas você não precisa fazer isso no quintal. Por centímetro, é uma coisa fácil. E o dinheiro não pode comprar tudo. Por exemplo: pobreza. Pensamento do escritor estadunidense Nelson Algren (1909-1981).

 

ALGUÉM FALOU: Basta que um homem acorrentado feche os olhos para fazer explodir o mundo. Pensamento do poeta, escritor e diplomata mexicano, Octavio Paz (1914-1998). Veja mais aqui e aqui.

 

AS BOAS MULHERES DA CHINA – [...] Como sou impaciente por natureza, às cinco horas da manhã seguinte fui até uma panificadora, pequena mas de boa reputação. Não tinha anunciado a visita, mas não esperava topar com nenhuma dificuldade. Na China os jornalistas são chamados de "reis sem coroa". Têm direito de livre acesso a quase todas as organizações do país. [...] Quando os hormônios de um homem estão à solta, ele jura amor eterno. Isso gerou resmas e resmas de poemas ao longo das eras: o amor profundo como o oceano ou seja lá o que for. Mas o homem que ama desse jeito só existe em histórias. O homem real alega que ainda não conheceu a mulher digna dessa emoção. E é um especialista em utilizar as fraquezas da mulher para dominá-la. Algumas palavras de amor ou elogio mantêm algumas mulheres felizes por muito tempo, mas é tudo uma ilusão. [...]. Trechos extraídos da obra As boas mulheres da China (Companhia das Letras, 2003), da escritora, jornalista e radialista chinesa Xinran, autora de obra como Enterro celestial (Cia da Letas, 2004), O que os chineses não comem (Cia das Letras, 2008), Testemunhas da China (Cia das Letras, 2009), As filhas sem nome (Cia das Letras, 2010) e Mensagem de uma mãe chinesa desconhecida (Cia das Letras, 2011). Veja mais aqui e aqui.

 

A DOR DA TORTURA - Cheguei em casa depois da minha segunda prisão e meu filho Aritanã Machado Dantas, então com nove anos, não estava lá. Me explicaram que a tia e a avó dele tinham passado para pegá-lo. Liguei para o meu sogro, o general aposentado Altino Rodrigues Dantas, informando que iria buscar meu filho. Fui aconselhada a ir buscá-lo no outro dia. Na manhã seguinte, informou que a pedido de sua mulher, Odete, tinha entrado com processo de destituição de pátrio poder contra mim e meu companheiro, Altino Rodrigues Dantas Júnior. Em 27 de dezembro de 1974, perdi a tutela do meu filho por uma sentença em primeira instância proferida pelo juiz Luciano Ferreira Leite. Estava no oitavo mês de gravidez do meu segundo filho, fruto de um novo relacionamento, e, em decorrência da forte emoção, perdi o bebê. Os advogados de acusação foram Paulo da Costa Manso, Murilo da Costa Manso e Cássio da Costa Carvalho. No meio judiciário, essa sentença foi considerada inédita na história do Direito. Era a primeira vez que por razões ideológicas, e não pelos dispositivos do código civil, se cancelava o pátrio poder sobre um menor. Essa luta durou dois anos. Meu filho ficou com os avós, e eu tinha restrições totais de encontrá-lo. O advogado da avó do meu filho dizia que ela não podia me deixar entrar em sua casa porque eu era uma terrorista. Durante seis meses, eu tinha autorização de ver meu filho da seguinte forma: eu subia com meu advogado até a porta do apartamento e ficávamos no hall; eu ficava sentada no chão, brincando com ele durante uma hora. É muito importante ressaltar o papel dos advogados nesse período. O escritório era do Iberê Bandeira de Melo e participaram de todo o processo os advogados Pedro Paulo Negrini e Marco Antônio Nahum. Depois de seis meses, conseguimos entrar no apartamento. Então, ficávamos na sala eu, os advogados e a avó do meu filho, porque meu sogro tinha se suicidado no meio desse processo. Consegui reaver a guarda do meu filho em 10 de setembro de 1976, numa sentença de segunda instância. Depoimento da consultora e analista de projetos, Lenira Machado Dantas, sobre sua prisão ocorrida em 3 de abril de 1974, em São Paulo. Veja mais aqui e aqui.

 

PÓ DE PAREDE - [...] Em volta era só pássaro e peixe, o cansaço de não acontecer nada. Cidade besta. Uma praça, uma igreja, nenhum semáforo, conversas repetidas. Quem consegue sair, vira herói e assunto. No domingo, as famílias vão para a rua e andam de uma ponta até outra e bem devagarzinho, que é pra cidade não acabar rápido demais. Passeiam na igreja. Passeiam na praça. [...] Terra agora que os homens, mais homens ainda e sob o comando do gordo, deixavam toda avermelhada, toda plana, pralguma coisa logo acontecer. [...] E de repente lá perto das casas começou uma gritaria de verdade. Lina escuta dizerem: pega pega pega.[...]. Trechos extraídos da obra Pó de parede (Não, 2010), da escritora e tradutora Carol Bensimon, autora também da obra Sinuca embaixo d'água (Cia das Letras, 2009);

 


POR QUE DEIXEI DE CANTAR - Recebi mais de um poema / Fazendo interrogação / Por que eu da profissão / Mudei de rumo e sistema / Resolverei um problema / De não poder tolerar / Muita gente a perguntar / Ansiosa pra saber / Em verso vou responder / Por que deixei de cantar. / Deixei porque a idade / já está muito avançada / A lembrança está cansada/ O som menos da metade / Perdi a facilidade / Que em moço possuía / Acabou-se a energia / Da máquina de fazer verso / Hoje eu vivo submerso / Num mar de melancolia. / Minha amiga e companheira / Eu embrulhei de molambo / Pego nela por um bambo / Para tirar-lhe a poeira / Hoje não tem mais quem queira / Ir num canto me escutar / Fazer verso e gaguejar / Topar no meio e no fim / Canto feio, pouco e ruim / Será melhor não cantar. / Não foi por uma pensão / Que o governo me deu / Por que o eu do meu eu / Não me dá mais produção / Cantor sem inspiração / Tem vontade e nada faz / Eu hoje sou um dos tais / Que ninguém quer assistir / Nem o povo quer ouvir / Nem eu também posso mais. / Ando gemendo e chorando / E vendo a hora cair / O povo de mim fugir / E a canalha mangando / E eu tremendo e tombando / Sem maleta e sem sacola / Hoje estou nesta bitola / Por não ter outro recurso / Carrego a bengala a pulso / Não posso andar com a viola. / Com a matéria abatida / Eu de muito longe venho / Com este espinhoso lenho / Tombando na minha vida / Tenho a lembrança esquecida / Uma rouquice ruim / A vida quase no fim / A cabeça meio torta / Quem for moço tome conta / Cantar não é mais pra mim. / Já pelo peso de oitenta / E uma das primaveras / Dezesseis lustros, oito eras, / E a carga me atormenta / O corpo não se sustenta / Quando anda cambaleia / Cantador de cara feia / Se eu for lhe assistir / Por isso deixei de ir / Para cantoria alheia. / Estes oitenta e um degraus / Que acabei de subir / Foi só para distinguir / Quais são os bons e os maus / Por cima de pedra e paus / Tive atos de bravura / Hoje só tenho amargura / Tormento dor e cansaço / Passando de passo a passo / Por cima da sepultura. / Existe uma corriola / De sujeito vagabundo / Que anda solta no mundo / Pelintra e muito gabola / Compra logo uma viola / Da frente toda enfeitada / Só canta coisa emprestada / Mentir, fazer propaganda / Dizendo por onde anda / Que topa toda parada. / E ver em certos meios / Gente cantando iê-iê-iê / Arranjar dois LP / Tudo com versos alheios / Eu estou de saco cheio / De não poder tolerar / A muita gente escutar / Dizer viva e bater palma / Isso me doeu na alma / Fez eu deixar de cantar. / Fiz viagem de avião / A pé, a burro, a cavalo / De navio, outras que falo / De automóvel e caminhão / Cantando em rico salão / Muito moço, gordo e forte / Passei rampa, curva e corte / Para findar num retiro / E dar o último suspiro / Na emboscada da morte. / Corrente, fivela, argola, / Picinez, óculos, anel, / Livro, revista, papel, / Arame, bordão, viola, / Mala, maleta, sacola, / Perfume, lenço, troféu, / Roupa, sapato, chapéu, / Eu não posso conduzir / Quando for para eu subir / Na santa escada do céu. / Nunca pensei num tesouro / Que estava pra mim guardado / Quando fui condecorado / Com uma viola de ouro / O riso tornou-se um choro / O armazém em bodega / A cara cheia de prega / Ando tombando e tremendo / E as matutas dizendo: / Menino o velho te pega. / Não posso atender pedido / Que a mim fez muita gente / Porque estou velho e doente / Fraco, cansado, abatido, / De mais a mais esquecido / Sem som, sem mentalidade, / Ficou somente a vontade / Mordendo como formiga / Nunca mais vou em cantiga / Pra não morrer de saudade. / Vaquejada, apartação, / futebol e carnaval, / Véspera de ano e Natal / De São Pedro e São João / Dança, novela e leilão / E farra em botequim / Passear em um jardim / De braço com a querida / Neste restinho de vida / Não chega mais para mim. / Por não poder mais beber / Com meus colegas de arte / Das festas não fazer parte / Perdi da vida o prazer / Estou vivendo sem viver / Na maior fragilidade / Pelo peso da idade / Prazer pra mim não existe / Vou viver num canto triste / Até a finalidade. Poema do poeta popular, compositor, cantador e improvisador Pinto do Monteiro (Severino Lourenço da Silva Pinto 1895-1990). Sobre a sua arte as publicações Pinto do Monteiro: versos colhidos (UFRPE, 1984), de Urbano Lima e Antonio Bezerra, Pinto do Monteiro: a viola de ouro (UFPB) de Inácio Loiola, Pinto Velho do Monteiro: o maior repentista do século (Cepe, 2002), Ivo Mascena Veras, Pinto Do Monteiro: O bardo do Cariri (Ideia, 2005) de Irani Medeiros, Pinto Velho do Monteiro - um cantador sem parelha (Liber, 2006), de Joselito Nunes, Poesia, peformance e memória de Severino Lourenço da Silva Pinto, o “Pinto do Monteiro”: um marco na história do repente nordestino (UFPB, 2009), de Maria Ivoneide da Silva. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 


LEITURA & APRENDIZAGEM
– A prática pedagógica tem sido requerida pelas exigências atuais que seja desenvolvida com competëncia e qualidade, objetivando a integração e a inclusão. O professor é o sujeito do processo de produção do conhecimento e uma referência para o aluno, tendo em vista o seu papel na construção do conhecimento, na formação de atitudes e valores do futuro cidadão que se forma dentro de uma sala de aula. Neste tocante, é importante que o docente esteja desenvolvendo o exercício constante de reflexão e o compartilhamento de idéias, sentimentos e ações, acompanhado do aprimoramento e atualização dos seus conhecimentos e formação, que seja capaz de se conceber como agente de mudanças do contexto social, com uma atuação comprometida com as condições da escola e com a qualidade de sua formação acadêmica, evitando os efeitos insatisfatórios das práticas docentes perante a complexidade e impulsionando a busca de novos saberes que, ao se cruzarem podem emitir sinais para a melhor compreensão da escola e da prática nela realizada. Nesta tarefa, o professor vai enfocando o processo de desenvolvimento com o objetivo próprio do processo de reconstrução e reconstituição da experiência, caminhando na direção da melhoria do processo permanente da eficiência individual. É preciso, então, entender que a prática do professor, embora individual, sempre estará carregada das condições político-sociais e institucionais, acompanhada sempre da compreensão do contexto, numa visão mais ampla e alargada que deve estar presente na reflexão sobre sua prática, além de seus esforços objetivando uma mudança de prática individual que se articule com a mudança de sua situação profissional. Assim, à medida que reflete sobre a sua ação, sobre sua prática, sua compreensão se amplia, ocorrendo com análises, críticas, reestruturação e incorporação de novos conhecimentos respaldando o significado e a escolha de ações posteriores, sempre com o questionamento intrínseco de se saber por que ensina, para que ensina, para quem e como ensina, ou seja, o professor precisa refletir sobre os objetivos e as conseqüências do seu ensino desde a formação, robustecido das qualidades essenciais na capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar, conhecendo os educandos, suas expectativas, cultura, características e problemas e suas necessidades de aprendizagem, buscando conhecer cada vez melhor os conteúdos a serem ensinados, atualizando-se constantemente. Mediante isso, é preciso que professor tenha sempre em mente a necessidade de refletir permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la, com uma especial sensibilidade para trabalhar com a diversidade, favorecendo a autonomia dos educandos, estimulando-os a avaliar constantemente seus progressos e suas carências, ajudando-os a tomar consciência de como a aprendizagem se realiza. Em sua prática, é preciso que se mantenha altivo e flexível na condução de discussões,  tornando-se relevante os aspectos de levantar problemas e questões desafiantes que levem o grupo discutir e trazer à tona às informações contidas na aula; recuperando conhecimentos, assuntos e temas já vistos em etapas anteriores, fazendo conexões entre informações e conceitos; estabelecendo relações com outras áreas de conhecimentos; contrapondo as hipóteses diferentes dos alunos, fazendo com que eles defendam seu ponto de vista e argumentem a favor dele utilizando textos e materiais que sirvam de fonte para intermediar a discussão; trazendo e comparando hipóteses iniciais apresentadas pelos alunos com as informações posteriormente pesquisadas e analisadas nos diversos materiais pesquisados;  apresentando e analisando o mesmo fenômeno ou fato a partir de diferentes interpretações ou pontos de vista; fazendo generalizações procurando articular diversas informações; problematizando para que os alunos possam apresentar novas hipóteses. Desta forma, introduzindo o caráter regional do ensino e o fortalecimento da cidadania, da solidariedade e do respeito ao outro, para que os alunos sintam-se cidadãos de seu próprio país e cidadãos do mundo, possibilitando que eles participem com as características como a cooperação, a interatividade e o respeito às diferenças que são aspectos que precisam ser priorizados em todas as instâncias e setores educacionais. Ademais, o professor precisa ter a consciência de que sua ação profissional competente trabalhando, vez que a formação de qualidade dos docentes deve ser vista em um amplo quadro de complementação às tradicionais disciplinas pedagógicas e que, inclui entre outros, um razoável conhecimento em variadas e diferenciadas atividades de aprendizagem. Isto quer dizer que é preciso que ele tenha conhecimentos razoáveis e que esteja preparado para interagir e dialogar junto com seus alunos com outras realidades fora do mundo da escola. Mais ainda que, em um mundo que muda rapidamente, o professor deve estar preparado para auxiliar seus alunos a analisarem situações complexas e inesperadas a desenvolverem suas criatividades; a utilizarem outros tipos de racionalidades, tais como a imaginação criadora, a sensibilidade táctil, visual e auditiva, dentre outras. O respeito às diferenças e o sentido de responsabilidade são outros aspectos básicos que o professor deve estar preparado para trabalhar com seus alunos, para aprenderem a ser, ambos, professor e alunos, cidadãos do país e do mundo, como um dos principais objetivos da educação atual. Essas competências não excluem a obrigação primordial do professor e do ensino que é a de promover uma sólida formação nas disciplinas básicas e uma boa cultura geral, encarando a si mesmo e seus alunos como uma equipe de trabalho com desafios novos e diferenciados a vencer e com responsabilidades individuais e coletivas a cumprir no respeito mútuo, na colaboração e no espírito interno de grupo. Assim, portanto, o professor assume a postura de um incansável pesquisador, que reinventa a cada dia, que aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para melhorar-se cada vez mais e que procura conhecer-se para definir seus caminhos a cada instante.  Com isso, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la, como um encaminhador de autopromoção e conselheiro da aprendizagem dos alunos, estimulando o trabalho individual e apoiando sempre o trabalho de grupos. Numa apropriada observação, Mercado (1999:91/3) traçou o perfil do professor e as exigências de sua formação, que deve levá-lo a ser: (...) Comprometido com as transformações sociais e políticas, com o projeto político-pedagógico assumido com e pela escola; competente, evidenciando uma sólida cultura geral que lhe possibilite uma prática interdisciplinar e contextualizada, dominando novas tecnologias educacionais; crítico que revele, através da sua postura, suas convicções, os seus valores, a sua epistemologia e a sua utopia, fruto de uma formação permanente; aberto à mudanças, ao novo, ao diálogo, à ação cooperativa e que contribua para que o conhecimento das aulas seja relevante para à vida teórica e prática dos estudantes; exigente e que promova um ensino exigente, realizando intervenções pertinentes, desestabilizamdo e desafiando os alunos para que desencadeie a sua ação reequilibradora; e interativo, que concorra para a autonomia intelectual e moral dos seus alunos trocando conhecimentos com profissionais da própria área e com os alunos, no ambiente escolar, construindo e produzindo conhecimento em equipe, promovendo a educação integral, de qualidade, possibilitando ao aluno, desenvolver-se em todas as dimensões: cognitiva, afetiva, social, moral, física, estética. E assim, articulado com uma proposta que se baseie em princípios educacionais construtivistas, pautada na cooperação, na autonomia intelectual e social, na aprendizagem ativa e na cooperação propiciando o desenvolvimento global de todos os alunos, bem como a capacitação e o aprimoramento profissional dos professores, que o professor desenvolverá importante papel na inclusão que implica no envolvimento, no fazer parte, no pertencer, de seus alunos. Ou seja, por inclusão, deve-se entender como ação que envolve quem estar excluído por falta de condições adequadas, significando trazer para dentro de um conjunto alguém que já faz parte dele.  O professor, principal agente do processo reeducador, deveria ou deve ser o mais aplicado, o mais qualificado, nas questões referentes à pedagogia da leitura e da escrita. Isso porque falar e escrever são duas habilidades complexas no âmbito das habilidades lingüísticas. Ler e escrever se complementam, mas não são habilidades que tem níveis homogêneos. Falar bem não é garantia de uma boa escritura. Escrever bem não garante uma boa leitura.  Expressar-se verbalmente, oral ou escrito, é habilidade que não nasce com o ser humano.  A escola é, no âmbito das instituições sociais, a escolhida pela sociedade para o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A fala, porém, deveria ser, para a escola, a habilidade inicial, básica, ponto de partida, para um trabalho mais acurado na formação lingüística das crianças.  A educação escolar, de qualidade, comprometida com um ensino produtivo, é um dever do Estado e das instituições de ensino, públicas ou privadas. Para tanto, observa-se que Mello (1998:36) prescreve que: "espera-se da escola, portanto, que contribua para a qualificação da cidadania, que vai além da reivindicação da igualdade formal, para exercer de forma responsável a defesa de seus interesses". Além disso, a educação se articulando com uma política de formação para os direitos humanos, inicialmente centrada no mero estudo e conhecimento dos direitos humanos, e em sua difusão, derivando posteriormente para uma necessidade de aprofundar na matéria. Mais ainda, na ampliação do debate de sua função para a igualdade, na necessidade de propor mudanças mais profundas, que partam da aceitação do próprio sexo, dos diferenciais raciais, das potencialidades e das limitações pessoais, do conhecimento do outro e a convivência enriquecedora de ambos, em condições reais de igualdade de oportunidades. Isso, enfim, levando a um processo que se destine ao desenvolvimento, inicialmente ligada ao âmbito da cooperação, que não se isole dos problemas mais diretamente e amplamente observados, na tentativa de compreender os conflitos se socorrendo de uma explicação global, o que demanda uma resposta cultural diferente, um novo comportamento de indivíduos e sociedades em relação a outras culturas, opondo-se a toda manifestação de discriminação e violência, em favor da justiça (Gadotti, 2000). Assim, a escola, neste sentido,  na observação de Gaddotti (2000:41) "(...) precisa atuar num cenário policultural numa época de globalização da economia e das comunicações, de acirramentos das contradições inter e intrapovos e nações, época do ressurgimento do racismo e de certo triunfo do individualismo" necessitando, portanto, de uma educação, uma ética e uma cultura da diversidade. Tal colocação chama a atenção para que nesse contexto global, duas dimensões, a seu ver,  devem ser destacadas, dentre as quais, a dimensão interdisciplinar, experimentando a vivência de uma realidade global que se inscreva nas experiências cotidianas do aluno, do professor e do povo, articulando o saber, o conhecimento, a vivência, a escola, a comunidade, o meio ambiente, que é o objetivo da interdisciplinaridade traduzida na prática por um trabalho escolar coletivo e solidário; e uma dimensão internacional, engajando as crianças e adolescentes para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes, preparando o cidadão para participar de uma sociedade planetária, sendo local, como ponto de partida, internacional e intercultural como ponto de chegada (Gadotti, 2000). Assim, a escola precisa fazer a síntese entre continuidade e ruptura em relação à cultura de massa, partindo para respeitar a identidade cultural das crianças e adolescentes populares (Gadotti, 2000). É nesta direção que se encaminha o processo educacional para exercício da cidadania, na aquisição de uma consciência de direitos e deveres consignados no processo democrático, construída como um  processo oriundo da prática social e política das classes. Neste sentido, Arroyo (1999:79) defende que "a luta pela cidadania, pelo legítimo, pelos direitos, é o espaço pedagógico onde se dá o verdadeiro processo de formação e constituição do cidadão. A educação não é uma precondição da democracia e da participação, mas é parte, fruto e expressão do processo de sua constituição". O que quer dizer que o conhecimento, a informação e uma visão mais ampla dos valores, são a base para a cidadania em sociedades plurais, cambiantes e cada vez mais complexas, nas quais a hegemonia do Estado, dos partidos ou de um setor social específico tende a ser substituída por uma pluralidade de instituições em equilíbrios instáveis, que envolvem permanente negociação dos conflitos para estabelecer consensos. (Mello: 1998). A necessidade de se voltar as atenções para a cidadania frente a era de competitividade atual que provoca uma luta desigual entre os indivíduos, via aprimoramento, competência e qualificação, traz à lume uma série de questionamentos necessários ao resgate do cidadão mediante as mudanças implementadas pela política da nova ordem expressa através da globalização, vez que os mercados precisam de indivíduos preparados que sejam capazes de desempenhar todo o tipo de atividades e tarefas que definam as novas formas de trabalho, pelo fato que, indivíduos com um nível mais alto de formação, são os que melhores se adaptam às exigências de um mercado de trabalho mutante. O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática voltada para a compreensão da realidade e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal inserida na coletividade e, consequentemente, com o seu meio. Isso se reflete de forma tal, no sentido de que o homem não pode mais pensar na vida ou no seu bem-estar, prescindindo de inerências fundamentais que estão peculiarmente interligadas ao seu convívio social, político, educacional, ambiental, dentre outras. E a educação tem sido fortalecida nessa busca de encontro entre a realidade e a consciência cidadã. Neste sentido, observa Bordenave & Pereira (1977:78) que: (...) a educação é um processo social indispensável à formação da mentalidade dos cidadãos de uma sociedade e, assim, inequivocamente, fundamental para a construção das estruturas cognitivas (no nível do indivíduo) e conceituais (no nível da produção social do conhecimento) que lastreiam o desenvolvimento de uma sociedade. Isto quer dizer que será necessário um redimensionamento na exploração das potencialidades produtivas individuais arregimentadas para uma consciência cidadã que qualifique o atual modelo e consagre a liberdade e a igualdade como meio de alcançar o fim educacional no desenvolvimento almejado. Assim, defende Ferreira (1993:221) que "a educação para a cidadania precisaria empenhar-se em expurgar de cada homem as crenças, as fantasias, as ilusões e, quem sabe, as paixões que em nada contribuem para o desenvolvimento de uma consciência crítica". Com isso, observa, então, que as pessoas precisam do conhecimento sistemático para chegar a ser cidadãos, tratando que a cidadania vai além da aquisição do conhecimento de conteúdos sistematizados, necessitando a racionalidade técnica, com o interesse de dominação, ligada aos princípios epistemológicos do positivismo, trabalhando com os pressupostos da predição e controle, com o pressuposto do consenso social; a hermenêutica, cujo interesse é a comunicação, filiada à perspectiva da fenomenologia, na qual o binômio intencionalidade/significação é o ponto fundamental; e a emancipatória, cujo interesse básico é a libertação do homem, e avança na crítica às relações sociais, nas quais se estabelecem os óbices à emancipação dos homens: as relações de poder, as normas e as significações elaboradas pelo próprio sistema. Assim, a cidadania aparece como o resultado da comunicação intersubjetiva, através da qual indivíduos livres concordam em construir e viver numa sociedade melhor (Ferreira, 1993; Giroux, 1986). Mediante isso, destaca-se que educar o homem para a cidadania, significa, então, prepará-lo para viver em sociedade de classe, seguindo padrões de uma política necessária à existência de um mínimo de consenso social. Neste sentido, apreende-se que o homem precisará estar sintonizado de forma equilibrada consigo e com o seu ser, enquanto indivíduo coletivo, agindo interativamente e sendo co-responsável por seus aspectos positivos e negativos advindos das metaformoses da atualidade. Ou seja, na preparação de uma escola inclusiva, Gadotti (2000:45) deve-se dirigir-se a "(...) uma concepção democrática da educação com base em experiências concretas de renovação do ensino", que trabalhe a aprendizagem, as aptidões, capacitação, produção e reprodução do conhecimento para o discernimento, o desenvolvimento profissional, a participação, enfim, para o alcance da cidadania, a exemplo do que menciona Arroyo (1999:79): (...)a luta pela cidadania, pelo legítimo, pelos direitos, é o espaço pedagógico onde se dá o verdadeiro processo de formação e constituição do cidadão. A educação não é uma precondição da demcoracia e da participação, mas é parte, fruto e expressão do processo de sua constituição. Tais pressupostos encaixam adequadamente na atual dinâmica social, quando, como observa Kuenzer (1998:34): Estabelecem-se novas relações entre trabalho, ciência e cultura, a partir das quais constitui-se historicamente um novo princípio educativo, ou seja, um novo projeto pedagógico por meio do qual a sociedade pretende formar os intelectuais/trabalhadores, os cidadãos/produtores para atender às novas demandas postas pela globalização da economia e pela reestruturação produtiva. E é a partir disso, que a escola, como um complexo organizacional, passa a abranger um universo fundamental para o posicionamento adequado do cidadão ao seu meio, participando e interagindo, e proporcionando uma emancipação democrática que vislumbre a eqüidade social. Com isso, o professor torna-se o sujeito do processo de produção do conhecimento e uma referência para o aluno, tendo em vista o seu papel na construção do conhecimento, na formação de atitudes e valores do futuro cidadão que se forma dentro de uma sala de aula. Neste tocante, é importante que o docente esteja desenvolvendo o exercício constante de reflexão e o compartilhamento de idéias, sentimentos e ações, acompanhado do aprimoramento e atualização dos seus conhecimentos e formação, que seja capaz de se conceber como agente de mudanças do contexto social, com uma atuação comprometida com as condições da escola e com a qualidade de sua formação acadêmica, evitando os efeitos insatisfatórios das práticas docentes perante a complexidade e impulsionando a busca de novos saberes que, ao se cruzarem podem emitir sinais para a melhor compreensão da escola e da prática nela realizada. Nesta tarefa, o professor vai enfocando o processo de desenvolvimento com o objetivo próprio do processo de reconstrução e reconstituição da experiência, caminhando na direção da melhoria do processo permanente da eficiência individual. É preciso, então, entender que a prática do professor, embora individual, sempre estará carregada das condições político-sociais e institucionais, acompanhada sempre da compreensão do contexto, numa visão mais ampla e alargada que deve estar presente na reflexão sobre sua prática, além de seus esforços objetivando uma mudança de prática individual que se articule com a mudança de sua situação profissional. Assim, à medida que reflete sobre a sua ação, sobre sua prática, sua compreensão se amplia, ocorrendo com análises, críticas, reestruturação e incorporação de novos conhecimentos respaldando o significado e a escolha de ações posteriores, sempre com o questionamento intrínseco de se saber por que ensina, para que ensina, para quem e como ensina, ou seja, o professor precisa refletir sobre os objetivos e as conseqüências do seu ensino desde a formação, robustecido das qualidades essenciais na capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar, conhecendo os educandos, suas expectativas, cultura, características e problemas e suas necessidades de aprendizagem, buscando conhecer cada vez melhor os conteúdos a serem ensinados, atualizando-se constantemente. Em sua prática, é preciso que o professor se mantenha altivo e flexível na condução de discussões, tornando-se relevante os aspectos de levantar problemas e questões desafiantes. Desta forma, introduzindo o caráter regional do ensino e o fortalecimento da cidadania, da solidariedade e do respeito ao outro, para que os alunos sintam-se cidadãos de seu próprio país e cidadãos do mundo, possibilitando que eles participem com as características como a cooperação, a interatividade e o respeito às diferenças que são aspectos que precisam ser priorizados em todas as instâncias e setores educacionais. Com isso, a prática docente necessita está preparada, devidamente capacitada para desempenhar o seu papel pedagógico articulado com a respectiva competëncia no uso dos instrumentos disponíveis pela tecnologia emergente. Neste sentido, Zabala, (2002) defende a idéia de que os educadores devem oferecer um ensino significativo e dinâmico para seus alunos, a partir de um prática interdiciplinar, pois, se a educação é o meio para promover e conduzir as pessoas a um maior e melhor conhecimento da vida, e para o desenvolvimento de maiores habilidades, no sentido de resolver problemas, não se pode acomodar e comungar com situações onde o aluno busca apenas a capacitação ou a formação para o trabalho, ou para a ascensão a níveis cada vez mais elevados de formação, sem interesse real por uma aprendizagem integrada acerca dos vários saberes escolares. De acordo com Zabala (2002:48), a emergência de inter-relação entre as disciplinas é fundamental, pois: (...) a situação atual da educação é de absoluta crise, e, esta crise ocorre devido existência de uma tensão entre a aplicação de conteúdos tradicionais, com peso social, e os novos conteúdos emergentes, que correspondem também às exigências das novas profissões, ou, daquelas que possuem maior prestígio na sociedade. Esta tensão parece traduzir-se na educação em uma desarmonia acerca dos critérios que devem ser utilizados para a seleção dos conteúdos de aprendizagem, e, relação entre as disciplinas acadêmicas. Tensão que talvez se agrava especialmente quando os professores precisam utilizar novas tecnologias, como o computador e a Internet, no processo de ensino e aprendizagem. Pois conforme Moraes (1997:122): Hoje não se trabalha apenas com textos, livros e teorias escritas no papel, mas também com modelos computacionais corrigidos e aperfeiçoados ao longo do processo. Esse fato, essa mudança técnica provocada pela informática, segundo Levy, desestabiliza o antigo equilíbrio de forças e formas de representação do conhecimento, fazendo com que novas estratégias e novos critérios sejam requeridos para a construção do conhecimento, um conhecimento por simulação, típico da cultura da informática. Enfim, talvez o enfoque globalizador de ensino e a aplicação dos métodos globalizados possam referendar novos caminhos para eliminar alguns obstáculos de aprendizagem que existiam no modelo tradicional de educação, entre eles, excluir a fragmentação entre os conteúdos curriculares, minimizar possíveis falta de motivação entre os alunos e dificuldades de comunicação entre os educadores (Moraes, 1997). É a partir disso que Zabala (2002:39) defende que: Em síntese, podemos dizer que, ao organizar os conteúdos de aprendizagem e ensino, podemos partir de modelos nos quais não existe nenhum tipo de relação entre os conteúdos das diferentes disciplinas (multidisciplinaridade); de modelos nos quais se estabelece algum tipo de relação entre duas ou mais disciplinas (interdisciplinaridade) e, inclusive, de modelos nos quais a aproximação ao objeto de estudo realiza-se prescindindo da estrutura por disciplina (metadisciplinaridade) e cujo desenvolvimento didático é abordado sob um enfoque globalizador. Neste caso, a multidisciplinaridade é um conceito que pode ser compreendido como aquele que considera organização do ensino e a prática pedagógica exercida na educação tradicional. Neste contexto a organização dos conteúdos ocorre de forma independente, ou seja, não há relação entre os conteúdos e as diferentes disciplinas (Zabala, 2002). Já a pluridisciplinaridade é um termo que aponta para relação entre disciplinas mais ou menos afins. Enquanto que a interdisciplinaridade pode ser compreendida como a relação entre duas ou mais disciplinas e que referenda a transferência de conceitos de uma disciplina para outra podendo ainda proporcionar a formação de um novo conjunto de conceitos, portanto, de um novo corpo disciplinar (Zabala, 2002). No caso da transdiciplinaridade esta é conceituada por Zabala, (2002:28-33) como o “grau máximo de relações entre disciplinas, de modo que chega a ser um integração global dentro de um sistema totalizador”. Ou seja, permite uma interpretação unificada do conteúdo trabalhado e explica a realidade sem fragmentá-la. E mais, de acordo com Zabala (2002: 28): “Nessa ação, para conhecer ou realizar alguma coisa, o estudante precisa utilizar e aprender uma série de fatos, conceitos, técnicas e habilidades que têm correspondência com matérias ou disciplinas convencionais, além de adquirir uma série de novas atitudes”. Finalmente, a metadisciplinaridade é compreendida como uma abordagem que não referenda nenhuma relação entre as disciplinas, ou conteúdos. Cada disciplina se desenvolve isoladamente das demais que compõem o currículo escolar. (Zabala, 2002). A partir destas colocações julga-se conveniente considerar que não se pode reduzir o ensino, ou as disciplinas, a um modelo reducionista de currículo e uso dos recursos tecnológicos, pois, embora hajam polêmicas acerca da relação existente entre as disciplinas escolares alguns pesquisadores contemplam as proposições do enfoque globalizado de ensino como o ideal para a educação contemporânea. Neste sentido Eyng (2002:66) assevera: Os pressupostos pedagógicos em atendimento às demandas do atual contexto, que considerem ainda as necessidades e expectativas individuais deverão viabilizar a pesquisa na prática pedagógica, a análise e compreensão interdisciplinar da realidade do processo coletivo de contrução do conhecimento. Mediante isso, entende-se que o professor deve estimular seus alunos a aprender a aprender, criando um espírito de busca permanente de novas descobertas. O compromisso do professor com os temas educacionais, num sentido muito mais amplo do que a simples transmissão de conhecimentos ou experiências profissionais, é uma questão sobre a qual o docente deveria estar constantemente em processo de reflexão. Educar, no entanto, é ato consciente e intencional que ultrapassa a etapa do instruir. Conforme Raniei (2000), um professor precisa aliar ao conhecimento específico de sua área o domínio da habilidade de educar. Somente o professor que busca conhecer intensamente o processo de ensino-aprendizagem poderá modificar e aperfeiçoar a sua prática, “seja do ponto de vista de suas etapas, seja das funções requeridas no ato de aprender” (Ranieri, 2000:38) Assim, para que o professor exerça sua cidadania num projeto de educação, torna-se necessário que ele seja um intelectual crítico capaz de apreender e trabalhar as diferenças visualizadas na sala de aula e, além disso, deve ser ético para mostrar efetivamente sua competência. A formação escolar é condição necessária, mas não suficiente, para garantir uma atuação comprometida com um projeto educacional em evolução. Mesmo tendo uma boa formação muitos professores acabam não se dedicando integralmente às atividades da sala de aula e que, por falta de melhores salários e outras condições operacionais, eles são atraídos para outros mercados de trabalho, principalmente os profissionais liberais. Outra questão que aparece no ensino é o da formação teórica e prática do professor. O problema da defasagem existente entre a preparação ou treinamento oferecido pelas escolas de formação profissional e a realidade da atividade prática futura é um ponto que tem aflorado nas discussões sobre a questão da capacitação para o trabalho. É importante que se tenha uma ligação da teoria com a prática naquilo que é apresentado ao aluno, para que este se sinta seguro em relação ao conteúdo de sua aprendizagem, o qual é imprescindível para sua formação profissional. Para que isso aconteça, no entanto, é necessário que o professor seja conhecedor dessa dialética: teoria e prática. O professor necessita de algumas características facilitadoras ao correto exercício do magistério que devem ser adquiridas, aperfeiçoadas, atualizadas e adaptadas. Algumas dessas características: comunicabilidade, comportamento ético, equilíbrio emocional, criatividade, boa expressão verbal, bom relacionamento interpessoal, comportamento funcional adequado, dentre outras. Apreende-se, portanto, que o professor como transmissor de conhecimento desaparece para dar lugar à figura do mediador. A negação da imagem do professor como mero repassador de informações, já presente em Dewey ou em Anísio Teixeira, é retomada no paradigma emergente, que parte do princípio de que na era da Internet, o professor não é a única e nem a mais importante fonte do conhecimento. O indivíduo é bombardeado de informações a todo o momento e através de diversas fontes. Cabe ao docente, mais do que transmitir o saber, articular em que o aluno reflita sobre suas relações, com o mundo e o conhecimento, assumindo o papel ativo no processo ensino-aprendizagem que, por sua vez, deverá abordar o indivíduo como um todo e não apenas como um talento a ser desenvolvido. O desafio está portanto na incorporação de novas tecnologias a novos processos de aprendizagem que oportunizem ao discente atividades que exijam não apenas o seu investimento intelectual, mas também emocional, sensitivo, intuitivo, estético etc, tentando não simplesmente desenvolver habilidades, mas o indivíduo em sua totalidade. Essa nova prática exige ambientes que extrapolem o espaço da sala de aula, ocupando de modo mais assíduo não apenas os laboratórios e os espaços sociais da escola, como também os disponíveis na comunidade, realizando atividades colaborativas em que as experiências sejam vivenciadas individualmente e em grupo, atividades que privilegiem a dinâmica de projetos, que invistam o aluno de responsabilidades reais, antes o seu aprendizado e o mundo que o cerca, atividades que sejam avaliadas, mais do que por uma avaliação de conteúdos, pela auto-realização que elas proporcionem (Dalmas, 1994; Queluz, 1996; Ranieri, 2000). Neste contexto, o aulismo passa a ser coisa do passado, abrindo caminho para a pedagogia do "estar no mundo". A sala de aula deixa de ser o templo de transmissão e da repetição do saber para sediar importantes momentos de socialização do aprendizado individual e de experiências em grupo, do diálogo e do confronto entre essas experiências e a teoria, da formulação de problemas e da busca de soluções. Com isso entende-se que os professores precisam estar alerta em relação à utilização dos recursos de mídia e hipermídia nas escolas, lembrando que o uso das tecnologias modernas de informática não podem desencadear por si só uma nova postura diante do processo ensino-aprendizagem. Assim, o professor hoje que quer mudar sua prática na sala de aula, evitando os problemas decorrentes de uma postura tradicional em relação ao ensino, encontra-se numa zona de transição de paradigmas. E o desenvolvimento da criatividade está intensamente presente quando se propõe uma nova idéia de ensinar e aprender. A preocupação docente com a relação teoria-prática e com a interdisciplinaridade, por exemplo, geralmente não ocorria no ensino tradicional, pois as disciplinas eram vistas como algo separado, como momentos diferentes de apropriação do conhecimento. Apropriar-se  do conhecimento através da reflexão e da discussão de problemas reais é freqüentemente indicado como característica do professor inovador. A qualidade da relação professor-aluno acrescida da preocupação com a relação teoria-prática são características dos professores que estimulam a participação, levando à construção de autonomia. As relações interpessoais rompem com a figura do processo centralizador e controlador. Um fator de extrema importância, que vem sendo muito apontado no paradigma emergente em educação, é que aprender envolve prazer. É importante a recuperação do prazer de estudar, de descobrir, de aprender. Um elemento bastante atual e que vem ganhando importância cada vez maior na sociedade do conhecimento é  a necessidade de que o professor assimile os avanços científicos de forma competente, dinâmica e articulada, fazendo aulas diferentes. Assim sendo, há que se observar de que forma se encontra o professor na sala de aula, ministrando os seus conteúdos e competëncias, avaliando se este se encontra ou não qualificado para desempenhar sua função, se este tem utilizado os recursos disponíveis e de que forma tem trabalhado no sentido de efetivar a inclusão educativa. Veja mais aqui, aqui, aquiaqui, aqui e aqui.
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BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS


TATARITARITATÁ: MARIA TERESA G. PEREIRA & LUIZ ALBERTO MACHADO – Durante a programação da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, tive a oportunidade de conhecer e conversar com a coordenadora nacional do Proler, Maria Teresa G. Pereira no estande da Secult/Biblioteca Pública. Na ocasião conversamos sobre a realidade da educação brasileira e a respeito da sua palestra “A biblioteca e a arte de contar histórias: um caminho para a sciedade leitora”.


V BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS: 26 OUT 2011 - Também estiveram comigo:

A dupla cordeslista paraibana Queridina (Marinalva Bezerra) e Macambira (Fernando Rocha)


A contadora de histórias Miriam e a cantora e compositora Carolina Leopardi


O cordelista Jorge Calheiros e a escritora Marluce Maria Costa Salvador de Oliveira


A escritora Isvânia Marques


O pessoal da Secult, Camila e Mitânia



A reunião de escritores no estande da Secult/Biblioteca Pública Estadual


ESTANDE DA SECULT/BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO – Estarei todos os dias até o dia 30 no estande da Secult/Biblioteca Pública do Estado, com exposição de todos os meus livros infantis, DVD e folheto de cordel, além da distribuição gratuita do zine Tataritaritatá. Espero você por lá. Veja mais desse evento no Brincarte.


Veja mais sobre:
A poética aristotélica, Erich Fromm, Georges Bataille, Eliete Negreiros, Rufino, Walter Hugo Khouri, Arthur Braginsky, Helena Ramos, El Tomi Müller, Fernando Fiorese & A primeira estética da arte dramática aqui.

E mais:
Cordel na Escola aqui.
Primeiro encontro: o vôo da língua no universo do gozo aqui.
Teoria Geral do Crime & Direito Penal aqui.
Responsabilidade civil, dano estético & erro médico aqui.
As trelas do Doro aqui.
Marcela, a musa primeira dama aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.

PATRICIA CHURCHLAND, VÉRONIQUE OVALDÉ, WIDAD BENMOUSSA & PERIFERIAS INDÍGENAS DE GIVA SILVA

  Imagem: Foto AcervoLAM . Ao som do show Transmutando pássaros (2020), da flautista Tayhná Oliveira .   Lua de Maceió ... - Não era ...