domingo, outubro 30, 2011

ORHAN PAMUK, CLARIBEL ALEGRÍA, DIDEROT, ARZNER, TAIROV, O PROFESSOR & A INCLUSÃO

 

A arte da artista multidisciplinar, performer, cineasta, autor e artista conceitual polonesa Iwona Lemke Konart, autora das experiências cinematográficas Os limites das possibilidades humanas (1984) e da exposição Women's art (1980)

, e do seu trabalho na área de livros artísticos, uma série de complexas relações intermédias entre desenho, arte performática, fotografia e filme, colocando questões mais universais sobre a condição da humanidade contemporânea e, em particular, questões sobre a agência das mulheres, sua relação com o mundo, sua relação com sua própria fisicalidade, imaginação e imagem.


  

A DANÇA DA SERPENTE – Quando ela chegou era Marie Louise e nem havia Fullesburg no meu coração. Capricorniana altiva, embalou meus sonhos e sexo como se nada mais houvesse na vida. Ao se tornar Loïe dançou nua com seda iluminada na minha serpente e dela se fez multicoloridas luzes para realizar em mim Les Féeries Fantastiques e as proezas performáticas escancaradas a me abarcar por inteiro, todo seu, rodopiando ventre, pernas e braços sob os véus de seus lábios como um iridescente caracol espiralando-se sobre meus limites e dimensões. E mais bailou para que a acolhesse calorosa tempestade a se contorcer em redemoinho na aurora do gozo de fogo, porque eu era o seu Folies Bergère preferido aos seus tempestuosos crepúsculos vermelhos. E me trouxe Isadora com seus seios floridos para que eu provasse de tudo e dela se fizesse borbulhante e hipnótica serpentine dance esvoaçante para nunca mais me afastar do fascínio de sua emanação. Hoje Hinsdale é festa e ela depois do Quinze ans de ma vie, feita Ma vie et la danse - Autobiographie suivie de écrits sur la danse, adormeceu apoteótica escultura de luz no meio do meu coração como se ali fosse o Père-Lachaise. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui, aqui e aqui.

Hommage a Loie Fuller - Large Nude Woman in Pink, art by Louis Fabien.

 

DITOS & DESDITOSNão lamento os homens, os homens refazem-se; não lamento o ouro destes tesouros, os tesouros voltam a encher-se; mas quem restituirá a estes povos os anos que vão passando? O que hoje é para nós um paradoxo, será para a posteridade uma verdade demonstrada. Pensamento do filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), que em seu Peensées Détachées sur la peinture, la sculpture, l’architecture et la poésie pour servir de suite aux salons - Oeuvres complètes de Diderot (Garnier Frères, 1876), sapecou outras: Todos dizem que o gosto é anterior a todas as regras; poucos sabem o porquê. O gosto, o bom gosto é tão velho quanto o mundo, o homem e a virtude; os séculos apenas o aperfeiçoaram. Veja mais aqui.

 

ALGUÉM FALOU: O figurino é a segunda pele do ator. Expressão do dramaturgo russo Alexander Tairov (1885-1950), que foi o criador do Teatro Sintético, incorporando balé, ópera, circo, música e elementos dramáticos. Ao relatar um incidente onde um espectador atirou contra o ator que desempenhou o papel de Iago no Otelo de Shakespeare, expressou: Um teatro pro-O pagão depois de uma revolução é como a mostarda depois de ter comido. Veja mais aqui e aqui.

 

OUTRA SOBRE O TAL DO CINEMA - Eu gostaria que a indústria cinematográfica estivesse mais ciente do que está fazendo para influenciar as pessoas para o bem e para o mal. Não há dúvida de que somos afetados por nosso meio ambiente. Pensamento da cineasta estadunidense Dorothy Arzner (1897-1979), que atuou durante a era do cinema mudo, tornando-se a única mulher diretora de cinema trabalhando nos anos 1930 e uma das poucas a estabelecer uma reputação na indústria cinematográfica nesta época. Ela foi a primeira a se tornar membro do Sindicato dos Diretores Americano e, também, uma das primeiras a dirigir um filme, em 1927, com Fashions for Women. Também ela foi a única a fazer passagem do cinema mudo pra o cinema falado, tendo sido motorista de ambulância, datilógrafa, cortadora, cursou medicina e abandonou a faculdade pelo cinema, tornando-se montadora, editora, roteirista e, posteriormente, diretora, para inventar o microfone tratando sempre sobre emancipação financeira da mulher. Lésbica assumida, usava roupas masculinas e se envolveu com atrizes como Marilyn Morgan, Billie Burke, Lucille Ball, Loïe Fuller, entre outras. Entre seus filmes mais famosos estão Christopher Strong (1933), Paramount on Parade (1930) e Sarah and Son (1930). Veja mais aqui e aqui.

 

NEVE - [...] Depois que Ka e Ïpek fizeram amor, ficaram na cama abraçados; por algum tempo, nenhum dos dois se mexeu. O mundo estava envolto em silêncio. A felicidade de Ka era tão grande que o abraço parecia durar um tempo muito longo. Só isso pode explicar por que ele foi tomado de súbita impaciência e pulou da cama para ir olhar pela janela. Mais tarde, iria considerar aquele demorado momento de silêncio compartilhado como sua mais feliz recordação e se perguntaria por que interrompera tão bruscamente aquela felicidade inigualável, saindo dos braços de Ipek. A resposta é que ele se deixou dominar pelo pânico. Era como se alguma coisa estivesse prestes a acontecer do outro lado da janela, na rua coberta de neve, e ele precisasse estar lá antes que acontecesse. “Então do que estamos falando afinal?”, perguntou Necip. “O que Deus, em sua sabedoria, pretende quando me faz pensar tanto em Kadife?” Com um ar infantil que surpreendeu Ka, ele abriu os grandes olhos verdes, um dos quais iria ser estourado dentro de cinqüenta e um minutos. “Não sei”, disse Ka. “Sim, você sabe, só não quer me dizer.” “Eu não sei.” “Oh, um escritor devia ser capaz de falar sobre tudo o que é importante”, disse Necip teimosamente. “Se eu fosse um escritor, iria querer falar sobre todas as coisas sobre as quais as pessoas não falam. Você não pode me dizer tudo, só desta vez?” “Então pergunte.” “Há uma coisa que todos queremos na vida, não é?” “É verdade.” “Então, você pode me dizer o que é?” Ka sorriu e não disse nada. “Para mim, é bem simples”, disse Necip com orgulho. “Eu quero me casar com Kadife, viver em Istambul e me tornar o primeiro escritor islâmico de ficção científica. Eu sei que nenhuma dessas coisas é possível, mas mesmo assim as desejo. Se você não puder me dizer o que deseja, tudo bem, porque eu o entendo. No futuro serei como você. E meu instinto me diz o seguinte: quando você olha para mim, vê sua própria juventude, e é por isso que gosta de mim.” Um sorriso feliz e espero começou a aflorar em seus lábios, causando um certo desconforto em Ka. “Quer dizer que você seria como a pessoa que eu fui vinte anos atrás?”, perguntou ele. “Sim. Vai haver uma cena exatamente igual a esta no romance de ficção científica que um dia ou escrever. Desculpe-me, posso pôr a mão em sua testa?” Ka inclinou um pouco a cabeça para frente. Com a facilidade de um gesto costumeiro, Necip pôs a palma da mão na testa de Ka. “Agora vou lhe dizer o que você estava pensando vinte anos atrás”. [...]. Trechos extraídos da obra Neve (Cia. das Letras, 2006), do escritor e professor turco Orhan Pamuk, ganhador do Nobel de Literatura de 2006 e autor das obras: Meu Nome é Vermelho (Companhia das Letras, 2004), Istambul (Companhia das Letras, 2007), O Castelo Branco (Companhia das Letras, 2007), A Maleta do Meu Pai (Companhia das Letras, 2007), O Livro Negro (Companhia das Letras, 2008), entre outros. Veja mais aqui.

 

DOIS POEMAS - CARTA AO TEMPO: Estimado senhor: / Escrevo esta carta em meu aniversário. / Recebi seu presente. Não gostei. / Sempre e sempre o mesmo. / Quando criança, impaciente o esperava; / vestia-me de festa / e saía à rua a anunciá-lo. / Não seja tenaz. / Todavia o vejo / jogando xadrez com o avô. / No início eram esparsas suas visitas; / logo se tornaram cotidianas, / e a voz do céu / foi perdendo seu brilho. / E você insistia / e não respeitava a humildade / de seu doce caráter / e seus sapatos. / Depois me cortejava. / Era eu adolescente / e você com esse rosto que não muda. / Amigo de meu pai / para ganhar a mim. / Pobrezinho do avô! / Em seu leito de morte / você estava presente, / esperando o fim. / Um ar insuspeito / flutuava entre a mobília. / Pareciam mais brancas as paredes. / E havia alguém mais; / você fazia sinais. / Fechou os olhos do avô / e se deteve um instante a me contemplar. / Proíbo-lhe que volte. / Cada vez que o vejo / corre-me pela espinha um frio. / Não me persiga mais, / suplico-lhe. / Há anos que amo outro, / e já não me interessam suas oferendas. / Por que me espera sempre nas vitrines, / na boca do sonho, / sob o céu indeciso do domingo? / Conheça sua saudação cerrada. / Eu o vi outro dia com as crianças. / Reconheci seu traje: / o mesmo tweed de sempre / quando eu era estudante / e você amigo de meu pai: / seu ridículo traje de entretempo. / Não volte, / Repito. / Não se fique mais em meu jardim. / Assustará as crianças / e as folhas caem: / Eu vi. / De que serve tudo isso? / Se vai rir um pouco / com esse riso eterno / e seguirá vindo ao meu encontro. / Os meninos, / meu rosto, / as folhas, / tudo extraviado em suas pupilas. / Ganhará sem remédio. / Ao começar minha carta já sabia. DEIXA-ME ENTRAR: Deixa-me entrar em tua dor, / não romperei o silêncio. / Levarei rosas frescas que o perfumem / e meu amor como uma lamparina. / Para teu céu escuro / guardo fogo de estrelas, / pássaros fluorescentes / e reinos de nuvens brancas. / Deixa-me entrar; / esperarei até que me abras. / Estou sozinha na sombra / e o sopro do vento morde. Poema da escritora nicaraguense Claribel Alegría (1924-2018). Veja mais aqui.

 

O PROFESSOR & A INCLUSÃO
- O professor é o sujeito do processo de produção do conhecimento e uma referência para o aluno, tendo em vista o seu papel na construção do conhecimento, na formação de atitudes e valores do futuro cidadão que se forma dentro de uma sala de aula. Neste tocante, é importante que o docente esteja desenvolvendo o exercício constante de reflexão e o compartilhamento de idéias, sentimentos e ações, acompanhado do aprimoramento e atualização dos seus conhecimentos e formação, que seja capaz de se conceber como agente de mudanças do contexto social, com uma atuação comprometida com as condições da escola e com a qualidade de sua formação acadêmica, evitando os efeitos insatisfatórios das práticas docentes perante a complexidade e impulsionando a busca de novos saberes que, ao se cruzarem podem emitir sinais para a melhor compreensão da escola e da prática nela realizada. Nesta tarefa, o professor vai enfocando o processo de desenvolvimento com o objetivo próprio do processo de reconstrução e reconstituição da experiência, caminhando na direção da melhoria do processo permanente da eficiência individual. É preciso, então, entender que a prática do professor, embora individual, sempre estará carregada das condições político-sociais e institucionais, acompanhada sempre da compreensão do contexto, numa visão mais ampla e alargada que deve estar presente na reflexão sobre sua prática, além de seus esforços objetivando uma mudança de prática individual que se articule com a mudança de sua situação profissional. Assim, à medida que reflete sobre a sua ação, sobre sua prática, sua compreensão se amplia, ocorrendo com análises, críticas, reestruturação e incorporação de novos conhecimentos respaldando o significado e a escolha de ações posteriores, sempre com o questionamento intrínseco de se saber por que ensina, para que ensina, para quem e como ensina, ou sejam, o professor precisa refletir sobre os objetivos e as conseqüências do seu ensino desde a formação, robustecido das qualidades essenciais na capacidade de solidarizar-se com os educandos, a disposição de encarar dificuldades como desafios estimulantes, a confiança na capacidade de todos de aprender e ensinar, conhecendo os educandos, suas expectativas, cultura, características e problemas e suas necessidades de aprendizagem, buscando conhecer cada vez melhor os conteúdos a serem ensinados, atualizando-se constantemente. É preciso que professor tenha sempre em mente a necessidade de refletir permanentemente sobre sua prática, buscando os meios de aperfeiçoá-la, com uma especial sensibilidade para trabalhar com a diversidade, favorecendo a autonomia dos educandos, estimulando-os a avaliar constantemente seus progressos e suas carências, ajudando-os a tomar consciência de como a aprendizagem se realiza. Em sua prática, é preciso que se mantenha altivo e flexível na condução de discussões,  tornando-se relevante os aspectos de levantar problemas e questões desafiantes que levem o grupo discutir e trazer à tona às informações contidas na aula; recuperando conhecimentos, assuntos e temas já vistos em etapas anteriores, fazendo conexões entre informações e conceitos; estabelecendo relações com outras áreas de conhecimentos; contrapondo as hipóteses diferentes dos alunos, fazendo com que eles defendam seu ponto de vista e argumentem a favor dele utilizando textos e materiais que sirvam de fonte para intermediar a discussão; trazendo e comparando hipóteses iniciais apresentadas pelos alunos com as informações posteriormente pesquisadas e analisadas nos diversos materiais pesquisados;  apresentando e analisando o mesmo fenômeno ou fato a partir de diferentes interpretações ou pontos de vista; fazendo generalizações procurando articular diversas informações; problematizando para que os alunos possam apresentar novas hipóteses. Desta forma, introduzindo o caráter regional do ensino e o fortalecimento da cidadania, da solidariedade e do respeito ao outro, para que os alunos sintam-se cidadãos de seu próprio país e cidadãos do mundo, possibilitando que eles participem com as características como a cooperação, a interatividade e o respeito às diferenças que são aspectos que precisam ser priorizados em todas as instâncias e setores educacionais. Ademais, o professor precisa ter a consciência de que sua ação profissional competente trabalhando, vez que a formação de qualidade dos docentes deve ser vista em um amplo quadro de complementação às tradicionais disciplinas pedagógicas e que, inclui entre outros, um razoável conhecimento em variadas e diferenciadas atividades de aprendizagem. Isto quer dizer que é preciso que ele tenha conhecimentos razoáveis e que esteja preparado para interagir e dialogar junto com seus alunos com outras realidades fora do mundo da escola. Mais ainda que, em um mundo que muda rapidamente, o professor deve estar preparado para auxiliar seus alunos a analisarem situações complexas e inesperadas a desenvolverem suas criatividades; a utilizarem outros tipos de racionalidades, tais como a imaginação criadora, a sensibilidade táctil, visual e auditiva, dentre outras. O respeito às diferenças e o sentido de responsabilidade são outros aspectos básicos que o professor deve estar preparado para trabalhar com seus alunos, para aprenderem a ser, ambos, professor e alunos, cidadãos do país e do mundo, como um dos principais objetivos da educação atual. Essas competências não excluem a obrigação primordial do professor e do ensino que é a de promover uma sólida formação nas disciplinas básicas e uma boa cultura geral, encarando a si mesmo e seus alunos como uma equipe de trabalho com desafios novos e diferenciados a vencer e com responsabilidades individuais e coletivas a cumprir no respeito mútuo, na colaboração e no espírito interno de grupo. Assim, portanto, o professor assume a postura de um incansável pesquisador, que reinventa a cada dia, que aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para melhorar-se cada vez mais e que procura conhecer-se para definir seus caminhos a cada instante.  Com isso, precisa saber orientar os educandos sobre onde colher informação, como tratá-la e como utilizá-la, como um encaminhador de autopromoção e conselheiro da aprendizagem dos alunos, estimulando o trabalho individual e apoiando sempre o trabalho de grupos. Numa apropriada observação, Mercado (1999:91/3) traçou o perfil do professor e as exigências de sua formação, que deve levá-lo a ser: (...) Comprometido com as transformações sociais e políticas, com o projeto político-pedagógico assumido com e pela escola; competente, evidenciando uma sólida cultura geral que lhe possibilite uma prática interdisciplinar e contextualizada, dominando novas tecnologias educacionais; crítico que revele, através da sua postura, suas convicções, os seus valores, a sua epistemologia e a sua utopia, fruto de uma formação permanente; aberto à mudanças, ao novo, ao diálogo, à ação cooperativa e que contribua para que o conhecimento das aulas seja relevante para à vida teórica e prática dos estudantes; exigente e que promova um ensino exigente, realizando intervenções pertinentes, desestabilizamdo e desafiando os alunos para que desencadeie a sua ação reequilibradora; e interativo, que concorra para a autonomia intelectual e moral dos seus alunos trocando conhecimentos com profissionais da própria área e com os alunos, no ambiente escolar, construindo e produzindo conhecimento em equipe, promovendo a educação integral, de qualidade, possibilitando ao aluno, desenvolver-se em todas as dimensões: cognitiva, afetiva, social, moral, física, estética. E assim, articulado com uma proposta que se baseie em princípios educacionais construtivistas, pautada na cooperação, na autonomia intelectual e social, na aprendizagem ativa e na cooperação propiciando o desenvolvimento global de todos os alunos, bem como a capacitação e o aprimoramento profissional dos professores, que o professor desenvolverá importante papel na inclusão que implica no envolvimento, no fazer parte, no pertencer, de seus alunos. Ou seja, por inclusão, deve-se entender como ação que envolve quem estar excluído por falta de condições adequadas, significando trazer para dentro de um conjunto alguém que já faz parte dele. E como disse Fávero (2002), "a educação é um dos pilares para alcançarmos essa almejada sociedade inclusiva. É começando pelas crianças, com a conscientização delas sobre as diversidades que as necessidades especiais de alguns alunos passarão a ser vistas como devem ser, como algo natural, que faz parte da natureza humana". Isto de conformidade com a Resolução n.º 2, de 11 de setembro de 2001, do Conselho Nacional de Educação e Câmara de Educação Básica, que institui as diretrizes nacionais sobre a educação especial na educação básica. Esta inclusão ocorrendo, conforme D'Antino (1998:16) observa que: Pode-se dizer que a integração é um processo bilateral que pressupõe a participação e a ação compartilhada, ao mesmo tempo dividida e somada. É um movimento de conquista de espaço, interno e externo, tanto daquele que pertence ao chamado grupo minoritário quanto dos demais membros participantes da comunidade. Isto quer dizer que é necessário refletir sobre a integração da pessoa com deficiência mental implica necessariamente repensar o sentido atribuído à educação e em atualizar as concepções e dar significado aos propósitos educacionais, compreendendo a complexidade e a amplitude que envolvem o processo de construção de cada indivíduo, seja ou não deficiente. Carvalho (1999d:51) trata que: A educação inclusiva é anunciada como a forma mais recomendável de atendimento educacional para os alunos que apresentam, deficiência, altas habilidades e condutas típicas de síndrome. É identificada hoje, como o caminho eficiente para a construção da cidadania e da participação social em consonância com a perspectiva da educação para todos e com todos. A seu ver, os parâmetros curriculares nacionais constituem referências válidas para guiar a educação dos alunos com necessidades especiais e, também, para todos os demais alunos, tendo em vista que os seus pressupostos, objetivos e indicações consideram questões pedagógicas atuais, admitindo a pluralidade de concepções pedagógicas e do fazer educativo, de forma a atender à diversidade dos alunos na escola e às particularidades de sua cultura. Além disso, a vivência escolar tem demonstrado que a inclusão pode ser favorecida quando se observam as seguintes providências: preparação e dedicação dos professores; apoio especializado para os que necessitam; e a realização de adaptações curriculares e de acesso ao currículo, se pertinentes. (Carvalho, 1999d) Foi, portanto, a partir de tais questionamentos que, para melhor embasamento no presente estudo de pesquisa, foi realizado uma pesquisa de campo, na tentativa de investigar a real situação do professor que atua com PNE's nas escolas públicas de Alagoas, com o objetivo de contribuir para uma atuação mais adequada junto à sua clientela, identificando a problemática significativa apresentada pelos professores, face a necessidade de adaptação a esta realidade. Veja mais aquiaqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
REFERÊNCIAS
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YUS, Rafael. Temas transversais. Porto Alegre: Artmed, 1998

BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS
TATARITARITATÁ & JUSTIÇA À POESIA – Hoje, último dia da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, participei do lançamento da antologia Justiça à Poesia, reunindo poetas que são servidors do Tribunal Regional do Trabalho – TRT-AL. Veja mais aqui e aqui.


Entre os presentes, o poeta e dramaturgo alagoano Pedro Onofre

Veja mais Pedro Onofre aqui e aqui.

A poeta Simone Moura Mendes


A lindíssima poeta Sandra Magalhães Salgado 


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MARIA RAKHMANINOVA, ELENA DE ROO, TATIANA LEVY, ABELARDO DA HORA & ABYA YALA

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Triphase (2008), Empreintes (2010), Yôkaï (2012), Circles (2016), Fables of Shwedagon (2018)...