segunda-feira, junho 02, 2008

CANTIGA DO MAMOEIRO & OUTRAS LOAS TATARITARITATÁ!!!




PENSAMENTO DO DIA: EDUCANDO ASSIM, O MENINO VAI VIRAR UM BICHO RUIM!!!
Verdade!!! Os alunos aprendem na escola e desaprendem em casa. E vice-e-versa. Aprendem na rua e desaprendem na TV. E vice-e-versa-e-vive-e-versa. Na escola pública é só: não tem vaga no prédio caindo aos pedaços, revolta, mungangas, insegurança, incompetência, tapio que ganho muito e é tapiando que se ensina, mãos na cabeça, zoadeiro brabo, cada um por si e todos por ninguém com todas as incertezas. U-huuuu! Nas secretarias de educação (dos Estados ou municípios, onde der é o mesmo, viu?): muitas bordadeiras, fuxico, chatices, capítulos de novelas amiudados, desinteresse, vadiagem e mal-educação. Eita, praga! Perguntam: - O que você sabe fazer? Responde a doida por um emprego: Nada. Resultado, mandam logo pro Diário Oficial: - Então vá pra Secretaria de Educação. É assim. Tei bei. No Ministério da Educação: ar-condicionado, suntuosidade, má-vontade e muito neguinho da bunda quadrada querendo solucionar o problema do Brasil num gabinete. Pergunto: é assim a educação brasileira, é? É. Mesmo tendo no art. 205 da Constituição Federal que: “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Bonito, né? Mas onde é que é isso mesmo, hem? Que país é esse?



A CANTIGA DO MAMOEIRO
(Baseada em Mateus, 13:12Ao que tem, mais se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem, até o que tem lhe será tomado”).
Quem tem, tem. E sempre tem.
Quem não tem, somente sonha.
Quem não tem só bate bronha!
Pois quem tem mais é que vem.
Repito o que na Bíblia tem.
Pois, quem não tem só se ajeita,
Sem ter com quem, bate punheta!
E assim sonha sem vergonha.



CURIOSIDADE POPULAR: PRA QUE TANTA GENTE NO CONGRESSO NACIONAL, HEM?
Zé-corninho acordou injuriado e procurou o Doro.
- Doro, pruquê tem tanto senador?
- Hum.... por que? -, tartamudeou Doro intrigado com a indagação do apaideguado.
- Pruquê tem tanto deputado?
- Hum....
- Pruquê tem tanto vereador?
- Hum... prurisso mermo eu digo e apalavro – estufou todo tonitruante Doro -, que quano eu mim inleger prisidente, todos os caigos, eu disse “T-O-D-O-S” os caigos, de prisidente, senadô, deputado, vereadô, prefeitis, ministru, secretáro de governo e caigos de confiança serão só na base do voluntariado. Sacumé? De grátis, na força do querê. E só. Vai ser meu premero decreto dispois di inleito. Quero ver a gente num endireitá o país dele num ficá rico dessa veizi.

AFREDO NO MATO SEM CACHORRO
Afredo estava num mato sem cachorro. Ajeitou o anzol, sacudiu a vara e tome pescaria. Num é que caiu do céu a jumentuda capricorniana doida-de-pedra Zefa, um pirãozão da porra no seu prato raso? Vixe! O homem agoniou-se e deu de buscar auxilio nos mais experientes. Adivinhem quem? O Doro, lógico. Na maior mangação ele aconselhou na lata:
- Vosmicê, meu fio, tá embroncado mermo. Aquela mulé é um desacerto na vida de quaiqué cristão. E agora ocê ou vai se fudê de vez na lascadura da vida ou vai se acertá na casa de caixa-pregos-gaia-adentro. Dependi doce, somenti. Intonse aconsêio logo vancê a tumar chá de graviola pra peidá cheiroso. Isso pode amansá-la. Ou tome banho de endro para cheirá a malte de uísque, assim ela fica bicada com os óios-trocando e dando circuito nos tico-e-teco do quengo. Aí vancê pode botá ela pra ficá brincando de Micon na frente do espelho até percebê qui ocê é um esquisitão dum Thom Yorke e dê de empirulitar e se escafedê di veizi da sua vida, né? Aí, tome no cu pra ser feliz e boa noite.
 

Veja mais sobre:
Guiando pelos catombos, Elias Canetti, Adélia Prado, Pablo Picasso, Georges Bizet, Maria João Ganga, Lygia Clark, O princípio da Totalidade, Téspis & o nascimento do Teatro aqui.

E mais:
A poesia de Greta Benitez aqui.
Fecamepa & a corrupção ineivada aqui.
A administração & as organizações aqui.
Ascenso Ferreira: Oropa, França e Bahia & outros poemas aqui.
A poesia de Mariza Lourenço aqui.
As trelas do Doro: testamento de bocó aqui.
Proezas do Biritoaldo: Quando o cara num rega direito, o amanhã parece mais o aperto do dia de ontem aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
 Leitora comemorando a festa do Tataritaritatá!
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.
 

DRUMMOND, RIMBAUD, LEMINSKI, MARITAIN, GILVAN LEMOS, JACOB DHEIN, GENÉSIO CAVALCANTI, CARIJÓ & SÃO BENTO DO UNA

CARIJÓ, SÃO BENTO DO UNA – Imagem: Céu de São Bento do Una , de Renatinha @Renatalcaet – Carijó, meu amigo, minhas mãos limpas e esta mis...