terça-feira, agosto 11, 2020

FERNANDO ARRABAL, LIZA LOU, KABENGUELE MUNANGA, ENID BLYTON & VILLARES


DIÁRIO DO GENOCÍDIO NO FECAMEPA – UMA: SABE AQUELA... DO APOCALIPSE JÁ! - Meu olhar vai além da minha rua estreita onde eu moro, extrapola meus limites e a cidade é repleta dos passos daqueles que precisam cavar o ganha-pão e que são muitos no paroxismo da fome e cruzam outros tantos famélicos do consumo com suas gargalhadas alheias à mortandade, como se uma festa sobre cadáveres para celebrarem as explosões de Beirute e as chamas de um posto em Volgogrado e as cinzas nuvens da erupção do Sinabung lá de Sumatra, só que tudo aqui e ao mesmo tempo. Ouço o alarido entre vozes que sussurram um Pai nosso que estais no banco, duzentos reais, por favor! Ave Maria cheia de grana, uma moeda de real ao menos! Jesus, manda um milagre aí, vai! Seja louvado! E nos templos do tórax dele saísse um implacável para queimar no inferno aqueles que se encontrassem lá fora da fé geral que é só deles! Ah, nada de mais, só ameaça do vírus rondando com as queimadas amazônicas e pantaneiras, passando boiada e lucros, como se a cena mostrasse quem pisasse pescoços, joelhos espremessem faces no asfalto, mãos ao alto e a desordem dos que mandam! Há quem grite no meio do pandemônio: Cidadão, não; beije meu anel que sou doutor e melhor que você! Quantos sonâmbulos desumanos! Alguém sobrevive aí? Não sei, só a normose fabricada na loucura racional econômica – alguém bate o olho, pelo menos? Não, estou submersos ao zoadeiro no pé do ouvido, até no baticum há quem diga: se eu não endoidar, eu morro! E atiram sua fuzilaria em todas as direções, chafurdam e se empulham com a indigência dos bestializados: aviltar não é nenhuma novidade com a liderança da estupidez porque tudo parou em ponto morto. Querem apenas qualquer coisa para se livrarem do tédio, como se comessem filé na latrina, e os outros que se danem comendo ratos, pouco importa. Cenário dantesco, há quem precise desanuviar, mesmo que tudo esteja destroçado, desunião geral. No pandemônio, Kabenguele Munanga me diz algo e quase nem consigo ouvir: É preciso unir as lutas, sem abrir mão das especificidades. Nosso racismo é um crime perfeito. Não sei aonde vamos, se é que sabemos parar, só a vertigem dos fatos.

DUAS DOS DITOS & DESDITOS: OUTRA VEZ ENTRE TANTAS OUTRAS – Não dá para raciocinar direito, tudo muito rápido. Estou como quem errasse o alvo sem nunca ter acertado mosca alguma, mesmo que me valha dos meus bons antecedentes, enquanto macróbio no orgulho de outras idades, outrora tão firmes, sempre encontrava uma saída e agora não mais, só a surpresa do torpor geral. Enid Blyton me avisa: Acho que as pessoas fazem seus próprios rostos, conforme crescem. Os olhos dela, a face dela linda e eu não sei, nos outros são muitos disfarces, máscaras sobrepostas, devem ter lá suas razões, talvez dissimulações para se defenderem dos seus próprios simulacros. Não sei, talvez eu nem saiba que a pedra filosofal fosse um caleidoscópio e, por um instante, eu tomasse pé da situação, mesmo que para isso fosse nada mais que meu próprio equívoco, não sei, estou aqui.

TRÊS RELANCES DA PEDRA FILOSOFAL, CENAS E ESTÁTUAS - Sou quase cenas de Fernando Arrabal e uma criança diante do assassinato do pai tivesse o exílio só porque me disseram e não ouvi direito que tinha que amar o meu país e me sacrificar por ele, e que me orgulhasse dos heróis fabricados pelo comando e respeitasse a ordem implantada para denunciar os traidores e odiar os inimigos e que eu não fosse tão inflexível a ponto de desobedecê-los nem desconsiderá-los. Mas eu sabia: Os fanatismos que mais devemos temer são aqueles que podem ser confundidos com tolerância. Sim, como você a minha Melilha é o meu desterro na França, também preciso evitar a loucura a qualquer preço: Portanto, devo praticar algumas formas falsas de loucura. E ter uma falsa vida e me enganar o quanto for possível, fazendo de conta, para na intimidade eu possa entrar em convulsão e cometer a arte de Liza Lou, ouvindo-a escondido: Você é atraído pelo grande volume de material, forma, cuidado e amor. Meu trabalho quase argumenta que o prazer de olhar faz parte do que é estar vivo. Sim, sei o que vejo e deixo que me vejam como se estivesse completamente enganado de tudo, a fazer de conta que vou com eles no redemoinho deles porque eu sou tal como e neles vida e sonho.

A ARTE DE VILLARES
A arte do escultor, pintor, desenhista e caricaturista Lauro de Vasconcelos Villares (1908-1987). Veja mais aqui.
 

FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...