sexta-feira, novembro 01, 2013

TRUDI CANAVAN, BARTHES, MÖRIKE, TAKAHASHI, ADELAIDE & DYLAN THOMAS

 

Se você ler, se diverte. Isso tem sido a base dos meus mangás. A vida não é apenas diversão, e isso serve pras crianças também. Mas garantir a diversão pelo menos durante o tempo de leitura, é o que eu chamo de mangá...

Pensamento da premiada mangaká japonesa Rumiko Takahashi.

 

A SOLIDÃO DE ADELAIDE – O Sol da manhã de Bloomsbury e os versos à flor da pele britânica adolescente impressos no Household Words e All the Year Round. Olhos vivos invejáveis nas paisagens de Bedford Square, herdados da poesia paterna e dos afagos da mãe. Aprendeu com as visitas de Elizabeth Haskell, a amizade familiar com Dickens, Leigh Hunt e Charles Lamb, as leituras de Wordsworth e William Hazlitt. No ventre a dor das mulheres desempregadas e sem-teto, dividida com a Bessie e a admiração de Fanny Kemble: "Papai é um poeta. Eu só escrevo versos". Ávida leitora desde então levaram-na ao Queen’s College para que conhecesse John Pyke Hullah, Charles Kingsley e Henry Morley. Seus manuscritos no álbum minúsculo, lá constava o Ministering Angels para o Heath's Book of Beauty. Escondia-se sob o pseudônimo de Mary Berwick com poemas estampados pelas celebrações mais altissonantes. Era dela a noite solitária de Londres, repleta de escritos feministas nas páginas das revistas para comporem o Legends and Lyrics. A vez do altruísmo sem precisão católica e com a Victoria Regia: uma empresa editorial explicitamente feminista. Era mais que humana apenas indignada com a pobreza e os marginalizados. Foi por isso que ganhou a predileção da Rainha Vitória, tornando-a a mais popular poeta cantada em hinos e canções levadas pelas senhoras de Langham Place, para fundação do English Woman’s Journal e da Sociedade para Promoção do Emprego das Mulheres. Quase realizada com A Chaplet of Verses. O noivo oculto e o espírito animador com seus sentimentos reprimidos, talvez Matilda Hays saiba, o terror mórbido da incompreensão alheia, pouco importa o que dizem ou pensam, as suas mãos podem contar com meu coração.

 


DITOS & DESDITOS - Nenhuma estrela se perde depois que a vemos. Sempre podemos ser o que poderíamos ter sido... Pensamento da poeta britânica Adelaide Anne Procter (1825-1864), autora do poema The Homeless Poor (O Pobre Sem-teto): Nesta mesma rua, a esta mesma hora, \ no ar amargo e chuva de neve, \ agachada em um umbral estava uma mãe, \ com seus filhos trêmulos a seus pés. \ Estava em silêncio — quem poderia ouvir sua súplica? \ Os homens e os animais estavam em seus abrigos — mas ela deve permanecer \ desabrigada na grande e impiedosa cidade, \ até a aurora do dia de inverno. Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Eu não preciso de nenhum amigo. Eu prefiro inimigos. Eles são uma companhia melhor e seus sentimentos em relação a você são sempre genuínos. Pensamento do poeta inglês Dylan Thomas (1914-1953). Veja mais aqui e aqui.

 

FRAGMENTO DE DISCURSO AMOROSO - [...] alguém que fala em si mesmo, amorosamente, em face do outro (o objeto amado), que não fala [...] nada tenho a dizer a você, senão que este nada é a você que o digo [...] A linguagem é uma pele: fricciono minha linguagem contra o outro. Como se eu tivesse palavras à guisa de dedos, ou dedos na ponta de minhas palavras. Minha linguagem treme de desejo. A comoção vem de um duplo contato: de um lado, toda uma atividade de discurso vem realçar discretamente, indiretamente, um significado único, que é “eu te desejo”, e libera-o, alimenta-o, ramifica-o, fá-lo explodir [...]. Falar amorosamente, é gastar infinitamente, sem crise; é praticar uma relação sem orgasmo. [...] A esse deus, ó Fedro, dedico este discurso... Não podemos dar linguagem (como fazê-la passar de uma mão para outra?), mas podemos dedicá-la – pois que o outro é um pequeno deus. O objeto dado é reabsorvido no dizer suntuoso, solene, da consagração, no gesto poético da dedicatória [...]; é o princípio mesmo do Hino. Não podendo dar nada, dedico a própria dedicatória, no que se absorve tudo o que tenho a dizer [...]. O canto é o suplemento precioso de uma mensagem vazia, inteiramente contida em seu endereçamento, pois o que dou cantando é ao mesmo tempo meu corpo (através da minha voz) e o mutismo com o qual você o golpeia. (O amor é mudo, diz Novalis; apenas a poesia o faz falar.) O canto nada quer dizer: é por isso que você entenderá por fim que o estou dando a você; tão inútil quanto o fiapo de lã, a pedrinha, oferecidos à mãe pela criança. [...] Entretanto, salvo o caso do Hino, que confunde o envio e o próprio texto, o que se segue à dedicatória (a saber, a própria obra) tem pouca relação com essa dedicatória. O objeto que dou não é mais tautológico [...] é interpretável; tem um sentido (sentidos) que ultrapassa de muito seu endereçamento; por mais que eu escreva seu nome em minha obra, é para “eles” que ela foi escrita (os outros, os leitores). É, pois, por uma fatalidade da própria escrita que não se pode dizer de um texto que ele é amoroso, mas apenas, a rigor, que foi feito “amorosamente”, como um bolo ou uma pantufa bordada. E mesmo: menos ainda que uma pantufa! Pois a pantufa foi feita para seu pé [...]. Mas a escrita, esta não dispõe desta complacência. [...]. Trechos extraídos da obra Fragmentos de um Discurso Amoroso (Martins Fontes, 2003), do escritor, sociólogo, filósofo, semiólogo e crítico literário francês, Roland Barthes (1915-1980). Veja mais aqui e aqui.

 

VOZES DOS DEUSES - [...] A sabedoria e o conhecimento estão em toda parte, mas a estupidez também [...] É melhor conhecer a dor rápida da verdade do que a dor contínua de uma falsa esperança há muito mantida. [...] Os mortais não precisavam de Deus para ordenar que matassem uns aos outros. Eles eram perfeitamente capazes de encontrar razões para fazê-lo sozinhos. [...] A injustiça sempre chama a atenção dos jovens, disse ela. Mas à medida que envelhecemos, descobrimos como é difícil mudar o mundo e aprendemos a desviar os olhos daquilo que não podemos consertar até não vermos mais injustiça em tudo. [...]. Trechos extraídos da obra Voice of the Gods (Harper Voyager, 2007), da escritora australiana Trudi Canavan. Veja mais aqui e aqui.

 

EM UMA ANDANÇA - Numa gentil cidadezinha entrei. \ Nas ruas, rubro poente, o poente punha cor. \ De uma janela aberta, eis – \ por entre flores ricamente em flor - \ quem vêm pairando sons de sino em ouro \ e uma voz que eu diria rouxinóis em coro \ fazendo as flores fremir, \ fazendo os ares bulir \ e em rubro mais intenso incendiarem-se as rosas. \ No assombro ali fiquei, cravado de prazer. \ De como me vi fora e os portais transpus \ já nem eu mesmo, juro, sei dizer. \ Ao, como o mundo, aqui, é pura luz! \ E como o céu purpúreo ondula em torvelinho \ e a cidade lá atrás se esfuma em ouro puro; \ o regato entre os alnos, como murmura e como \ murmura ao fundo o moinho! \ Sinto-me como ébrio, perdido do caminho - \ Ó musa, me tocaste o coração, bem sei, \ com um bafejo de amor. Poema do escritor alemão Eduard Friedrich Mörike (1804-1875).

 


COMUNICAÇÃO EM PROSA MODERNA, DE OTHON M. GARCIA –
O livro Comunicação em prosa moderna, de Othon M. Garcia, trata de assuntos como estrutura sintática da frase, processos sintáticos, organização do período, circunstâncias e relações entre as ideias, feição estilística da frase, discursos direto e indireto, os sentidos das palavras, o concreto e o abstrato, generalização e especificação, famílias de palavras e tipos de vocabulário, dicionários, o parágrafo como unidade de composição, parágrafos de descrição e de narração, eficácia e falácias, experiência e pesquisa, planejamento, descrição, narração, dissertação, argumentação, redação técnica, relatório administrativo, a experiência e a pesquisa, entre outros importantes temas.

REFERÊNCIA
GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

A OBRA DE TOMÁS DE AQUINO: O ENTE E A ESSÊNCIA – [...] deixamos claro como a essência se encontra concretizada nas substâncias e nos acidentes, e de que maneira se encontra nas subtâncias compostas e nas substâncias simples. Ficou claro também o modo como as assim chamada intenções lógicas se encontram neles todos. Excetua-se o ser primeiro, que reveste simplificidade infinita. N´Ele não cabe o conceito de gênero ou de espécie, tampouco pode Ele ser definido, em razão da sua simplicidade. Seja Ele a meta e ao remate desta nossa exposição. [...] Portanto, é necessário que todas as coisas, cujo ser é diferente de sua natureza, tenham seu ser através de outro. E porque tudo o que é por causa de outro se reduz àquilo que é per se, coo á causa primeira, por isso é necessário que exista alghuma coisa que seja causa do ser de todas as coisas, pelo fato de que esta seja somente ser. De outra maneira, prosseguiríamos nas causas até o infinito. Portanto, fica claro que as inteligências são forma e ser e que tenham o ser por um primeiro ser que é somente ser. E este ser é a causa primeira, que é Deus. QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE – Esta obra trata sobre o questionamento acerca do que é a verdade, contratese de que pareceria que o verdadeiro não é a mesma coisa que ente, a verdade encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas, a verdade reside somente no intelecto sintetizante e analisante, haverá uma só verdade em virtude da qual todas as coisas são verdadeiras, haverá alguma outra verdade eterna além da verdade primeira, a verdade criada será imutável, a verdade se predica em Deus da essência ou das pessoas, todas as verdades derivam da verdade primeira, a verdade existirá nos sentidos, existirá alguma coisa falsa, existirá falsidade nos sentidos, existirá falsidade na inteligência. SÚMULA CONTRA OS GENTIOS – A obra trata sobre o oficio do sábio, o plano do autor, a possibilidade de descobrir a verdade divina, é justo que as verdades divinas acessíveis à razão nos sejam propostas como objetos de fé, é jisto que as verdades inacessíveis à razão sejam propostas aos homens como objetos de fé, não constitui leviandade dar assentimento ás coisas da fé mesmo quando ultrapassam a nossa razão, as verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã, comportamento da razão humana em face da verdade da fé, plano e método da obra. COMPÊNDIO DE TEOLOGIA – A obra trata acerca da salvação humana que consiste no conhecimento da verdade, a fé, Deus uno e trino e as coisas por ele criadas, Deus existe, é imóvel, é eterno, existe necessariamente por si mesmo, existe sempre, em Deus não há sucessão temporal, é simples, é sua própria essência, coincide com o seu ser, não constitui uma espécie enquadrada em um gênero, é impossível que Deus seja um gênero de alguma coisa, Deus não constitui uma espécie predicável de uma pluralidade de indivíduos, é necessariamente uno, é impossível que Deus seja corpo, que seja uma forma do corpo ou uma força no corpo, é infinito na sua essência, é infinito em seu poder, o ser infinito não implica imperfeição em Deus, possui em grau eminente toda perfeição encontrável nas coisas, todas as perfeições constituem uma só coisa, não há acidente algum, a multiciplicidade de nomes atribuídos não contradiz a sua simplicidade, embora diversos os nomes atribuídos não são sinônimos, pelas definições dos próprios nomes não é possível definir o que existe em Deus, os nomes atribuídos e as outras coisas não revestem sentido inteiramente unívoco nem equivoco, é necessariamente dotado de inteligência e a intelecção não é potencia nem hábito mas ato, não compreende através de elementos intermediários mas através da sua própria essência, é sua própria intelecção, é necessariamente dotado de vontade, a vontade de Deus coincide com a sua inteligência, entre outros assuntos. SUMA TEOLÓGICA - A obra aborda sobre temas como dos nomes divinos, se os nomes se predicam primeiro das criaturas que de Deus, se a denominação aquele que é é por execelencia o nome próprio de Deus, da verdade, se a verdade e o bem se convertem, se o bem é racionalmente anterior à verdade, se Deus é a verdade, da falsidade, da unidade e da pluralidade em Deus, entre outros assuntos. TOMÁS DE AQUINO – O escritor, filosofo e teólogo italiano Tomás de Aquino (1225-1274), foi um frade da Ordem dos Pregadores italianos e autor de obras que tiveram forte influencia na teologia e na filosofia. Veja mais aqui e aqui.

REFERÊNCIA
AQUINO, Tomás. Obras selecionadas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.


Veja mais sobre:
Fernando Pessoa & Albert Einstein aqui.

E mais:
Isadora Duncan & Simone de Beauvoir aqui.
Hilda Hilst & Zygmunt Bauman aqui.
Renata Pallottini & Carl Rogers aqui.
Daniela Spielmann & Eric Kandel aqui.
Bertolt Brecht, Nise da Silveira, Egberto Gismonti, Galileu Galilei, Irena Sendler, Michelangelo Antonioni, Charles André van Loo & Anna Paquin aqui.
A folia do prazer na ginofagia aqui.
Fecamepa & a Independência do Brasil aqui.
Têmis, Walter Benjamim, Luís da Câmara Cascudo, Sandie Shaw, Patrícia Melo, Marie Dorval, José Roberto Torero, Julia Bond & Iracema Macedo aqui.
Nise da Silveira & Todo dia é dia da mulher aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatá
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui& maisaqui e aqui.



JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...