COMUNICAÇÃO
EM PROSA MODERNA, DE OTHON M. GARCIA – O livro
Comunicação em prosa moderna, de Othon M. Garcia, trata de assuntos como
estrutura sintática da frase, processos sintáticos, organização do período,
circunstâncias e relações entre as ideias, feição estilística da frase,
discursos direto e indireto, os sentidos das palavras, o concreto e o abstrato,
generalização e especificação, famílias de palavras e tipos de vocabulário,
dicionários, o parágrafo como unidade de composição, parágrafos de descrição e
de narração, eficácia e falácias, experiência e pesquisa, planejamento,
descrição, narração, dissertação, argumentação, redação técnica, relatório
administrativo, a experiência e a pesquisa, entre outros importantes temas.
REFERÊNCIA
GARCIA,
Othon. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: FGV, 2004.
A OBRA DE TOMÁS DE AQUINO: O ENTE E A
ESSÊNCIA – [...] deixamos claro como a essência se encontra
concretizada nas substâncias e nos acidentes, e de que maneira se encontra nas
subtâncias compostas e nas substâncias simples. Ficou claro também o modo como
as assim chamada intenções lógicas se encontram neles todos. Excetua-se o ser
primeiro, que reveste simplificidade infinita. N´Ele não cabe o conceito de
gênero ou de espécie, tampouco pode Ele ser definido, em razão da sua
simplicidade. Seja Ele a meta e ao remate desta nossa exposição. [...] Portanto, é necessário que todas as coisas,
cujo ser é diferente de sua natureza, tenham seu ser através de outro. E porque
tudo o que é por causa de outro se reduz àquilo que é per se, coo á causa
primeira, por isso é necessário que exista alghuma coisa que seja causa do ser
de todas as coisas, pelo fato de que esta seja somente ser. De outra maneira,
prosseguiríamos nas causas até o infinito. Portanto, fica claro que as
inteligências são forma e ser e que tenham o ser por um primeiro ser que é
somente ser. E este ser é a causa primeira, que é Deus. QUESTÕES DISCUTIDAS SOBRE A VERDADE –
Esta obra trata sobre o questionamento acerca do que é a verdade, contratese de
que pareceria que o verdadeiro não é a mesma coisa que ente, a verdade
encontra-se primariamente na inteligência ou nas coisas, a verdade reside
somente no intelecto sintetizante e analisante, haverá uma só verdade em
virtude da qual todas as coisas são verdadeiras, haverá alguma outra verdade
eterna além da verdade primeira, a verdade criada será imutável, a verdade se
predica em Deus da essência ou das pessoas, todas as verdades derivam da
verdade primeira, a verdade existirá nos sentidos, existirá alguma coisa falsa,
existirá falsidade nos sentidos, existirá falsidade na inteligência. SÚMULA CONTRA OS GENTIOS – A obra trata
sobre o oficio do sábio, o plano do autor, a possibilidade de descobrir a
verdade divina, é justo que as verdades divinas acessíveis à razão nos sejam
propostas como objetos de fé, é jisto que as verdades inacessíveis à razão
sejam propostas aos homens como objetos de fé, não constitui leviandade dar
assentimento ás coisas da fé mesmo quando ultrapassam a nossa razão, as
verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã,
comportamento da razão humana em face da verdade da fé, plano e método da obra.
COMPÊNDIO DE TEOLOGIA – A obra trata
acerca da salvação humana que consiste no conhecimento da verdade, a fé, Deus
uno e trino e as coisas por ele criadas, Deus existe, é imóvel, é eterno,
existe necessariamente por si mesmo, existe sempre, em Deus não há sucessão
temporal, é simples, é sua própria essência, coincide com o seu ser, não
constitui uma espécie enquadrada em um gênero, é impossível que Deus seja um
gênero de alguma coisa, Deus não constitui uma espécie predicável de uma
pluralidade de indivíduos, é necessariamente uno, é impossível que Deus seja corpo,
que seja uma forma do corpo ou uma força no corpo, é infinito na sua essência,
é infinito em seu poder, o ser infinito não implica imperfeição em Deus, possui
em grau eminente toda perfeição encontrável nas coisas, todas as perfeições
constituem uma só coisa, não há acidente algum, a multiciplicidade de nomes
atribuídos não contradiz a sua simplicidade, embora diversos os nomes
atribuídos não são sinônimos, pelas definições dos próprios nomes não é
possível definir o que existe em Deus, os nomes atribuídos e as outras coisas
não revestem sentido inteiramente unívoco nem equivoco, é necessariamente
dotado de inteligência e a intelecção não é potencia nem hábito mas ato, não
compreende através de elementos intermediários mas através da sua própria essência,
é sua própria intelecção, é necessariamente dotado de vontade, a vontade de
Deus coincide com a sua inteligência, entre outros assuntos. SUMA TEOLÓGICA - A obra aborda sobre
temas como dos nomes divinos, se os nomes se predicam primeiro das criaturas que
de Deus, se a denominação aquele que é é por execelencia o nome próprio de
Deus, da verdade, se a verdade e o bem se convertem, se o bem é racionalmente
anterior à verdade, se Deus é a verdade, da falsidade, da unidade e da
pluralidade em Deus, entre outros assuntos. TOMÁS DE AQUINO – O escritor, filosofo e teólogo italiano Tomás de
Aquino (1225-1274), foi um frade da Ordem dos Pregadores italianos e autor de
obras que tiveram forte influencia na teologia e na filosofia. Veja mais aqui e
aqui.
REFERÊNCIA
AQUINO, Tomás. Obras
selecionadas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
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