A arte
da escultora e artista interdisciplinar Denise
Milan, que também é ativista nas
áreas de educação ambiental e artística, realizando a sua relação
com o mundo da arte através da dança, música e poesia, além de foto-colagens e
outros meios. Já expôs em instituições brasileiras e em cidades, tais como,
Chapingo, Chicago, Hakone, Hannover, Londres, Nova York, Osaka, Paris, Taiwan e
Washington.
INESQUECÍVEL LA GOULUE – Exaltação à dançarina francesa Louise Joséphine Weber (1866-1929) – Quem
era aquela, não se sabia. O nome, muito menos. Uma novata na paisagem, uma beleza
singular de trapezista circense que vinha da Alsácia e se ocupava como ajudante
de lavadeira. Logo ganhou um apelido: Gulosa. E aos dezesseis anos, suas formas
encantaram aqueles que seguiam pro Moulin Rouge. Estava descoberta pelos
olhares e logo se fez musa de Toulouse
e expunha os seios, o glúteo e sua beleza despudorada em nu frontal, aquela
sensualidade grosseira que acendia a libido na brincadeira do fetiche. De chofre
foi contemplada como a figura do cartaz forrado nos muros parisienses. Logo o
salão viu-se cheio de curiosos exaltados. Encantados com seus caracóis rebeldes,
ela alçou voo dos palcos para as capas das revistas: a insaciável desavergonhada
levantava as saias na ponta dos pés para se tornar a vedete na predileção de
todos. Enriqueceu e ficou famosa, montou seu próprio palco no Foire da Place du
Trône para danças do ventre e outras sensuais e exóticas. O artista apaixonado lhe
fez painéis para a recepção do público, era o auge! A vitalidade exuberante fez
com que a estrela de Montmartre provasse da decadência: era uma florista pelas
ruas, ou lutadora nos salões, domadora de animais, mulher-canhão, até cair na
graça de um mágico e casar-se para trabalhar num circo. Ao ser atacada por um
puma, viu de perto a morte que se aproximava com a guerra. Vão-se o marido e o filho,
perdas dolorosas e irreparáveis que a levaram ao álcool e à depressão. Recuperando-se
aos poucos, tornou-se Madame Louise e vivia de vender cigarros e fósforos,
cercada de cães e gatos doentes e rejeitados. Um ou outro a reconhecia, um autógrafo
aqui, uma indiferença ali. © Luiz Alberto
Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.
DITOS & DESDITOS - Na nossa miserável época importa sobretudo despertar o entusiasmo.
Quantas pessoas leram realmente Homero? E no entanto, todo mundo fala dele.
Assim nasceu a lenda Homero. E uma tal lenda tem o poder de construir um
valioso incentivo. Entusiasmo é o que mais falta nos faz, a nós e à juventude...
Contra isso nada posso. O pintor não escolhe. Há formas que se lhe impõem, vêm
às vezes de uma hereditariedade cuja origem é mais velha do que a vida animal.
É um grande mistério e terrivelmente irritante. Provavelmente eu sou no fundo um pintor sem estilo. Muitas vezes o
estilo é algo que obriga o artista à mesma forma de ver, à mesma técnica, às
mesmas maneiras de formular, ano após ano, por vezes durante uma vida inteira.
Reconhecemo-lo imediatamente, mas é sempre o mesmo fato ou o mesmo corte. Há,
no entanto, grandes pintores que têm um estilo. Eu próprio sou demasiado
irrequieto, vagabundo demais. Está-me a ver aqui e, no entanto, já mudei, já
estou noutro local. Nunca me fixo e por isso não tenho um estilo. A arte não se
desenvolveu a partir de si própria, mas as ideias dos homens mudam, e com elas
a sua forma de expressão. Não há duvidas que essas mentiras são necessárias ao
nosso eu espiritual, pois com o seu auxílio construímos uma concepção estética
da vida. Pensamento do pintor, escultor, ceramista, cenógrafo,
poeta e dramaturgo espanhol Pablo Picasso (1881-1973). Veja mais aqui.
ALGUÉM
FALOU: Todo artista é
louco em relação à vida cotidiana. Pensamento da artista
polonesa Elsa von Freytag-Loringhoven (1874-1927). Veja mais
aqui.
A ARTE & O ARTISTA – [...] A meu
ver, o que nos prende tão poderosamente só pode ser a intenção do artista, até onde ele conseguiu expressá-la em sua
obra e fazer-nos compreendê-la. Entendo que isso não pode ser simplesmente uma
questão de compreensão intelectual;
o que ele visa é despertar em nós a mesma atitude emocional, a mesma
constelação mental que nele produziu o ímpeto de criar. Mas por que a intenção
do artista não poderia ser comunicada e compreendida em palavras, como qualquer outro fato da vida mental? Talvez, no
que concerne às grandes obras de arte, isso nunca seja possível sem a aplicação
da psicanálise. [...] Para
descobrir sua intenção, contudo, tenho primeiro de descobrir o significado e o
conteúdo do que se acha representado em sua obra; devo, em outras palavras, ser
capaz de interpretá-la. É
possível, portanto, que uma obra de arte desse tipo necessite de interpretação
e que somente depois de tê-la interpretado poderei vir a saber por que fui tão
fortemente afetado. [...]. Trecho extraído da obra O Moisés de
Michelangelo. Obras Completas de
Sigmund Freud. Vol. XIII (Imago, 1996), do psicanalista Sigmund Freud (1856-1939). Veja mais
aqui.
O JARDIM DOS ESQUECIDOS – [...] Amor...
eu depositava tanta fé nele. Verdade...eu continuava a acreditar que ela saia
dos lábios da pessoa que mais amamos e em quem mais confiamos. Confiança... está
intimamente ligada ao amor e a verdade. Onde termina um e começa o outro? Como
saber que o amor é o mais cego? [...] Trecho de Flowers in the Attic (Figurati, 2014),
primeiro volume de Dollanganger - A
saga dos Foxworth, da escritora estadunidense Virgínia C. Andrews (Cleo
Virginia Andrews – 1923-1986). Dela ainda é possível encontrar o
seguinte pensamento: A minha era uma vida
solitária, preenchida principalmente com livros e sonhos.
DOIS POEMAS - MARSELHESA
- Não vou mais elogiar outra senhora / nem acariciar seu nome em qualquer forma
de verso / desde que te vi lá pela primeira vez / no universo daquela cidade
estranha e invisível. Lembro-me que a noite desbotou como guache / e nos
portões das casas agachando o medo / quando de repente na multidão eu peguei
seu rosto / e então entendi que a hora é aqui. LOVE ON AUTE - Era uma manhã
dourada de verão no sibilar dos hexâmetros circulares. / O carro estava andando
em uma estrada lisa, deixando poeira para trás. / O contador quebrado mostrava
160 quilômetros. / Campos de cereais amarelos macios voaram. / Florestas voaram
ao nosso redor, e montes e pântanos, / Algum prado, algum rio, alguma aldeia
escondida nas árvores. / Coloquei minha mão em volta de você para que você não
caísse. / O vento arrancou meu boné da minha cabeça e o carregou pelos campos.
/ A senhora riu alegremente com um relâmpago tremolando, / Sua risada,
salpicada de risos, riu em um dia dourado de verão / E na sombra discreta de
uma rotunda feita de espigas de centeio com ogiriand / Nossos lábios se
encontraram novamente, cheios de novas contrações ... / Talvez você quisesse
gritar? O mundo enlouqueceu com o vinho... / O vento violento batia nas
bochechas, o vento era de tirar o fôlego. / O carro estava indo a um ritmo
louco de 160 verst por hora. / Campos, aglomerados de árvores e copas de palha
voaram perto de nós. Poemas do poeta polonês Bruno Jasieński (1901–1938),
pseudônimo de Wiktor Bruno Zysman.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR - A
hierarquia alimentar: Ao se propor hábitos
alimentares saudáveis, é preciso, conforme Philippi et al (1999) a adoção de
uma pirâmide alimentar que é o
mais moderno Guia de Alimentação, aprovado, pela Organização Mundial da Saúde,
recomendando o consumo de uma variedade de alimentos, o equilíbrio dos
alimentos que devem ser consumidos com atividade física, escolha de uma dieta
pobre em gordura, gordura saturada e colesterol; escolha de uma dieta rica em
produtos de grãos, vegetais e frutas, moderada em açúcares, em sal e sódio. Ou
seja, para os autores mencionados, esta pirâmide propõe uma hierarquia
alimentar que vai desde os carboidratos complexos, fonte de energia recolhida
de cereais, pães, raízes e tubérculos; reunião de grupos ricos em vitaminas,
minerais e fibras, como hortaliças e frutas; os alimentos-fontes de proteína,
como leite e produtos lácteos, carnes e ovos, leguminosas; até os alimentos que
devem ser consumidos em menor proporção por serem calóricos e, em excesso, são
prejudiciais à saúde, tais como óleos e gorduras, açúcares e doces. Tudo,
conforme assinalam os autores epigrafados, observando-se os conceitos da
alimentação equilibrada que requer variedade, moderação e proporcionalidade,
além da determinação da pirâmide especial para as crianças em seus diversos
níveis. Neste sentido, Para Philippi et al (2003), a pirâmide alimentar deve ser sempre avaliada e adaptada
em função dos objetivos aos quais se destina e da população a ser atingida,
respeitando-se a disponibilidade de alimentos regionais e os hábitos
alimentares, pois assim ela pode se tornar um guia prático de orientação
nutricional; promovendo uma vida mais saudável e adequada. Composição da
pirâmide alimentar: Conforme Philippi et al
(1999), na base da pirâmide são encontrados os carboidratos
complexos, fonte de energia (cereais, pães, raízes e tubérculos). Esse grupo
contribui com 50% a 60% das calorias de carboidratos da dieta da população.
Devem ser consumidos em quase todas as refeições, pois são os principais
fornecedores de energia do organismo. Também fornecem ferro e vitaminas do
complexo B, protegem contra a fadiga muscular, melhoram o humor e reduzem
problemas de constipação intestinal. Pessoas sedentárias devem consumir
carboidratos em quantidades adequadas, pois o excesso acarreta acúmulo de
gordura. Alimentos deste grupo geralmente são ingeridos de 5 a 9 porções
diárias onde cada porção tem em média 150kcal. No segundo patamar estão os
grupos ricos em vitaminas, minerais e fibras (hortaliças e frutas), onde se
observa que a combinação desses alimentos fornece fibras e inúmeras vitaminas e
minerais, incluindo Beta-caroteno e vitamina C. São tidos como alimentos
funcionais, pois contribuem na prevenção de constipação intestinal,
osteoporose, aterosclerose, hipertensão e câncer. Devem ser ingeridos em grandes
quantidades, durante todo o dia. São ótimas opções no complemento de lanches,
sobremesas e sucos. Alimentos do grupo dos vegetais geralmente são ingeridos de
4 a 5 porções diárias sendo que uma porção tem em média 15 kcal. Já o grupo das
frutas geralmente é ingerido de 3 a 5 porções diárias e em cada porção contém
em média 35 kcal. No terceiro nível estão os grupos de alimentos-fontes de
proteína (leite e produtos lácteos, carnes e ovos, leguminosas), apresentando
alimentos que são fontes de proteínas, responsáveis pela construção muscular e
pelo crescimento das crianças. São muito ricos em ferro, zinco, magnésio e
vitaminas do complexo B. Devem ser consumidos nas principais refeições, com
moderação, pois as carnes contêm gorduras saturadas que aumentam significativamente
as calorias da dieta. Os peixes são fontes de proteínas e nutrientes, são ricos
em ácidos graxos ômega três, que previnem contra doenças cardiovasculares,
hipertensão, aterosclerose e câncer. São responsáveis por 15% a 20% da ingestão
calórica diária. Alimentos do grupo das leguminosas são ingeridos em 1 porção
sendo que esta contém em média 55 kcal .Já os alimentos do grupo das carnes e
ovos são ingeridos em 1 a 2 porções diárias. Sendo que cada porção contém em
média 190kcal, Os laticínios como leites desnatados, iogurtes, queijos com
baixo teor de gordura, são fontes de proteínas e principalmente de cálcio e
riboflavina, componentes da construção óssea. Os alimentos deste grupo
são ingeridos em 3 porções onde cada uma contém em média 120kcal. No topo da pirâmide
estão os alimentos que devem ser consumidos em menor proporção, pois são
extremamente calóricos e, em excesso, prejudiciais à saúde (óleos e gorduras,
açúcares e doces). Observa-se que os alimentos desse grupo devem ser consumidos
moderadamente, pois não contribuem nutricionalmente e seu excesso pode causar
doenças cardiovasculares e aumento de peso. Porém as gorduras têm papel
importante no organismo, como transporte de vitaminas, produção hormonal,
produção de energia e manutenção da temperatura corporal. Devem ser
responsáveis por 20% a 30% da ingestão calórica diária. A Pirâmide Nutricional
é ótimo ponto de referência para a boa alimentação! Seja coerente na escolha
dos alimentos e pratique atividades físicas diárias. Alimentos do grupo de
gorduras e óleos são ingeridos de 1 a 2 porções onde cada uma delas tem em
média 73 kcal, e os alimentos do grupo dos açúcares são ingeridos de 1 a 2
porções diárias , onde cada uma contém em média 110 kcal. As recomendações para
uma alimentação equilibrada são: a variedade, a moderação e a
proporcionalidade. A pirâmide alimentar brasileira: A pirâmide brasileira,
conforme Carvalho et al (2008), possui 4 níveis com 8 grandes grupos de
produtos, de acordo com a sua participação relativa no total de calorias de uma
dieta saudável. Em conformidade com as determinações das Resoluções RDC
359/2003 e RDC 360/2003, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA,
a pirâmide alimentar brasileira está assim distribuída: Em primeiro lugar, na base
da pirâmide estão os alimentos que compõem o grupo das frutas
e hortaliças, que são ótimas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles,
antioxidantes que diminuem o efeito deletério do estresse oxidativo e dos
radicais livres. Também possuem boa quantidade de fibras. Em segundo lugar, o
grupo das carnes, que são alimentos compostos basicamente de proteína, muito
bem utilizada por nosso organismo para produção de tecidos, enzimas e compostos
do sistema de defesa. Além disso, são ricas em ferro e vitaminas B6
(pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingestão (nas quantidades
adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropiva e megaloblástica. Em
terceiro lugar, o grupo do leite e derivados, que são os maiores fornecedores
de cálcio, mineral envolvido na formação de ossos e dentes, na contração
muscular e na ação do sistema nervoso. Além disso, possuem uma boa quantidade
de proteína de boa qualidade. Por fim, o grupo dos açúcares e óleos, que são
pobres em relação ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias
vazias. Todos os grupos de alimentos enumerados na pirâmide alimentar
brasileira, conforme Carvalho et al (2008), são
importantes para suprir as necessidades de nutrientes dos indivíduos e manter
sua saúde, por isso, todos devem ser consumidos em suas quantidades adequadas.
Estas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Veja
mais aqui, aqui,
aqui,
aqui,
aqui,
aqui
e aqui.
REFERÊNCIAS
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Veja
mais sobre:
Alô, alô
Recife, tô chegando, Aníbal Machado, Chico Buarque, Pedra de Roseta,
Otto Maria Carpeaux, António Pedro, Maura de Senna Pereira, Teatro Grego, Todd
Solondz, Selma
Blair, Viva a diferença & o Brasil contra a corrupção aqui.
E mais:
Formação
docente na Educação Especial, Literatura de Cordel & Bienal do Livro de
Alagoas aqui.
O
professor & a Inclusão, Pedro Onofre, Simone Moura Mendes, Sandra Magalhães
Salgado, Justiça à Poesia & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Educação
& Cidadania, Cidinha Madeiro, Mácleim, Íbys Maceioh, Carlito Lima, Naldinho
Freire, Lucciana Fonseca, Fagner Dubrown, Aline Romariz & o Portal do Poeta
Brasileiro, Teco Seade, Demis Santana, Rogério Dias & Bienal do Livro de
Alagoas aqui.
Educação
Especial & Inclusão, Ronaldo Freire & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Inclusão
Escolar, Arriete Vilela, Demis Santana, Jorge Calheiros, Ricardo Cabús, Geraldo
Câmara, Maria Luísa Russo, Chico de Assis & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Leitura,
Aprendizagem & Prática Pedagógica, Maria Teresa Pereira & Proler,
Queridina & Macambira, Carolina Leopardi, Isvânia Marques, Jorge Calheiros
& Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Leitura,
Celso Sisto, Aline Romariz & Portal do Poeta Brasileiro, Simone Cavalcante,
Ricardo Cabús & Instituto Lumieiro, Gal Monteiro, Fátima Maia, Rogerio
Dias, Cida Lima & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Lêdo
Ivo, Brincar & Aprender, Cidadania & Direitos Políticos, Aline Romariz,
Simone Moura Mendes & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Educação,
Interdisciplinaridade & Transversalidade, Orientação Sexual, Turma da
Carochinha & Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Educação
& Temas Transversais, Maria Luísa Russo, Marcia Sarmento & Turma da
Carochinha, Bienal do Livro de Alagoas aqui.
Falando
de Sexo, Simone de Beauvoir, Eduardo Galeano, Erik Erikson, Wilhelm Reich,
Rudolf Peyer, Ana Maria Fonseca Zampieri, Jurema Furlani, & Zine
Tataritaritaritatá aqui.
Habermas,
República & Civilização Brasileira, Inclusão & Doro aqui.
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da Afetividade, Palavra Mínima & Fátima Maia aqui.
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Moore & Capitalism, a love story aqui.
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