A arte do pintor e ilustrador francês Paul-Emile Chabas (1860-1937)

PENSAMENTO DO DIA - Não há maior obstáculo para a alma, quando
ela quer conhecer a Deus, do que o tempo e o espaço. O tempo e o espaço, com
efeito, não passam de partes, enquanto Deus é a unidade. Para que a alma possa
conhecer a Deus, é preciso que ela o conheça além do tempo e do espaço, porque
Deus não é nem isto nem aquilo, como estas coisas diversas. Deus é Unidade.
Pensamento do teólogo, filósofo neoplatônico e místico Mestre Eckhart (1260-1320). Veja mais aqui.
ISTO SERÁ BRASIL? - [...]
Somos um país de imigração e continuarem
a ser refugio da humanidade por motivos geográficos e econômicos demasiadamente
sabidos. [...] é de entre as bacias
do Amazonas e do Prata que sairá a ‘quinta raça’, a ‘raça cósmica’, que
realizará a concórdia universal, porque será filha das dores e das esperanças
de toda a humanidade. Temos de construir essa grande nação, integrando na
Pátria comum todas as nossas expressões históricas, étnicas, sociais, religiosas
e política s. Pela força centrípeta do elemento tupi. [...] A descida dos tupis do planalto continental
no rumo do Atlântico foi uma fatalidade histórica pré-cabralina, que preparou o
ambiente para as entradas no sertão pelos aventureiros brancos desbravadores do
oceano. [...] Os tupis desceram para
ser absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. [...] Entretanto, é a única das raças que exerce
subjetivamente sobre todas as outras a ação destruidora de traços
caracterizantes; é a única que evita o florescimento de nacionalismos exóticos;
é a raça transformadora das raças, e isso porque não declara guerra, porque não
oferece a nenhuma das outras o elemento vitalizante da resistência. [...].
Trecho extraído da obra Nhengaçu
Verde-Amerelo. Vanguarda européia e modernismo brasileiro (Vozes, 1972), do
poeta, advogado e professor universitário de Teoria da Literatura e Literatura
Brasileira, Gilberto Mendonça Telles. Veja
mais aqui.
ROMANCE: REFLEXÕES LITERÁRIAS - [...] Todo romance
é um monstro, um desses monstros que o homem aceita, alenta, mantém ao seu
lado; mistura de heterogeneidades, grifo convertido em animal doméstico [...].
Toda narração alterna, imbricando-se inextricavelmente, uma linguagem poética,
simbólica, produto intuitivo em que a palavra, a frase, a pausa e o silêncio
transcendem a sua significação idiomática direta. [...]. Trecho extraído da
Obra crítica (Civilização Brasileira, 1998), do escritor argentino de
origem belga Julio Cortázar (1914-1984). Veja mais aqui.
CINCO POEMAS – SONETO: Meus
dias de rapaz, de adolescente, / Abrem a boca a bocejar, sombrios: / Deslizam
vagarosos, como os Rios, / Sucedem-se uns aos outros, igualmente. / Nunca
desperto de manhã, contente. / Pálido sempre com os lábios frios, / Ora,
desfiando os meus rosários pios... / Fora melhor dormir, eternamente! / Mas não
ter eu aspirações vivazes, / E não ter como têm os mais rapazes, / Olhos
boiados em sol, lábio vermelho! / Quero viver, eu sinto-o, mas não posso: / E
não sei, sendo assim enquanto moço, / O que serei, então, depois de velho. VOU
SOBRE O OCEANO: Vou sobre o Oceano (o luar, de doce, enleva!) / Por este mar de
Glória, em plena paz. / Terra da Pátria somem-se na treva, / Águas de Portugal
ficam, atrás. / Onde vou eu? Meu fado onde me leva? / António, onde vais tu,
doido rapaz? / Não sei. Mas o Vapor, quando se eleva, / Lembra o meu coração,
na ânsia em que jaz. / Ó Lusitânia que te vais à vela! / Adeus! que eu parto
(rezarei por ela) / Na minha Nau Catrineta, adeus! / Paquete, meu Paquete, anda
ligeiro, / Sobe depressa à gávea, Marinheiro, / E grita, França! pelo amor de
Deus! / Teu coração dentro do meu descansa, / Teu coração, desde que lá entro:
/ E tem tão bom dormir essa criança! / Deitou-se, ali caiu, ali ficou. / Dorme,
menino! dorme, dorme, dorme! / O que te importa o que no mundo vai? / Ao
acordares desse sono enorme, / Tu julgarás que se passou num ai. / Dorme,
criança! dorme sossegada / Teus sonhos brancos ainda por abrir: / Depois a
morte não te custa nada, / Porque a ela habituaste-te a dormir... / Dorme, meu
anjo! (a noite é tão comprida!) / Que doces sonhos tu não hás-de ter! / Depois,
com o hábito de os ter na vida, / Continuarás depois de falecer... / Dorme, meu
filho! Cheio de sossego, / Esquece-te de tudo e até de mim! / Depois... de
olhos fechados, és um cego, / Tu nada vês, meu filho! e antes assim... / Dorme
os teus sonhos, dorme, e não mos digas, / Dorme, filhinho, dorme «ó-ó...» / Dorme,
minha alma canta-te cantigas, / Que ela é velhinha como a tua avó! / Nenhuma
ama tem um pequenino / Tão bom, tão meigo; que feliz eu sou! / E tem tão bom
dormir esse menino... / Deitou-se, ali caiu, ali ficou. / Vou sobre o oceano (o
luar, de doce, enleva!) / Por este mar de glória, em plena paz. / Terras da
Pátria somem-se na treva / Águas de Portugal ficam, atrás. / Onde vou eu? Meu
fado onde me leva? / António, onde vais tu, doido rapaz? / Não sei. Mas o
vapor, quando se eleva, / Lembra o meu coração, na ânsia em que jaz. / Ó
Lusitânia que te vais à vela! / Adeus! que eu parto (rezarei por ela) / Na
minha Nau Catarineta, adeus! / Paquete, meu paquete, anda ligeiro, / Sobe
depressa à gávea, marinheiro, / E grita, França! pelo amor de Deus! ELEGIA: Ó
virgens que passais, ao sol poente, / Pelas estradas ermas, a cantar: / Eu
quero ouvir uma canção ardente / Que me recorde as afeições do lar. / Cantai-me,
n´essa voz omnipotente, / O sol que tomba, aureolando o mar, / A fartura da
seara reluzente, / O vinho, a graça, a formosura, o luar! / Cantai, cantai as
límpidas cantigas! / Das ruínas do meu lar desenterrai / Todas aquelas ilusões
antigas / Que eu vi morrer n- um sonho como um ai... / Ó suaves e frescas
raparigas, / Adormecei-me n´essa voz... Cantai! O MEU CONDADO: No campo azul da
alada fantasia / Edifiquei outr´ora, por meu mal, / Castelos de oiro, esmalte e
pedraria, / Torres de lápis-lázuli e coral. / N´uma extensão de léguas, não
havia / Quem possuísse outro domínio igual: / Tão belo, assim tão belo, parecia
/ O território de um senhor feudal... / Um dia (não sei quando, nem dei
d´onde), / Um vento agreste de indiferença e spleen / Lançou por terra, ao pó que tudo esconde, / O meu
condado — o meu condado, sim! / Porque eu já fui um poderoso conde, / N´aquela
idade em que se é conde assim... SÉ DE PEDRA: Não reparaste nunca? Pela aldeia,
/ Nos fios telegráficos da estrada, / Cantam as aves, desde que o sol nada, / E,
à noite, se faz sol a luz cheia... / No entanto, pelo arame que as tonteia, / Quanta
tortura vai, n´uma ânsia alada! / O ministro que joga uma cartada, / Alma que,
às vezes, d´além-mar anseia: / —Revolução — Inútil. — Cem feridos, / Setenta
mortos. — Beijo9-te! — Perdidos! / —Enfim, feliz! —! — Desesperado. — Vem! / E
as lindas aves, bem se importam elas! / Continuam cantando, tagarelas: / Assim,
António, deves ser também. Poemas do poeta português António Nobre (1867—1900).
O HOMEM, A MULHER E A NATUREZA – O livro O homem,
a mulher e a natureza, do filosofo e escritor britânico Alan W. Watts (1915-1973),aborda temas
como o homem a natureza, o urbanismo, o paganismo, a ciência e a natureza, a
arte do sentimento, o mundo como êxtase, o mundo sem sentido, o homem e a
mulher, espiritualidade, sexualidade, amor sagrado e profano, consumação, entre
outros interessantes assuntos. Fonte: WATTS, Alan W. O homem, a mulher e a
natureza. Rio de Janeiro: Record, 1958. Veja mais aqui.
LITERATURA E VIDA NACIONAL – A obra Literatura
e vida nacional, do filósofo, político e cientista político italiano Antonio Gramsci (1891-1937), aborda a
arte e a cultura, a arte na luta por uma nova civilização, a arte educativa,
critica literária, Croce, critérios de método, ser uma época, a expressão
linguística da palavra escrita e falada e as demais artes, a língua e as
linguagens, neolalismo, sinceridade ou espontaneidade e disciplina, literatura
funcional, o racionalismo na arquitetura, as renuncias descritivas na Divina
Comédia, o cego Tirésias, o teatro de Pirandello, o caráter não
nacional-popular da literatura italiana, o melodrama, Goldoni, conteudistas e
calígrafos, atitude do escritor em face do ambiente, romance e teatro popular,
Brescianismo, literatura de guerra, Giovani Papini, os futuristas, arte
católica, estudos da gramática, gramática histórica e gramática normativa, a
língua de Dante, direito natural e folclore, os cantos populares, teatro
inglês, teatro e cinema, Shakespeare, Oscar Wilde, os espetáculos no Teatro do
Povo, Plauto, Turgueniev, entre outros importantes assuntos. Leia mais sobre o
pensamento de Gramsci aqui. Fonte: GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida
nacional. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GESTÃO DO CONHECIMENTO – A obra Gestão
do conhecimento: o grande desafio empresarial, de José Claudio Cyrineu
Terra, trata de temas como a fábula sobre a criação e destruição do
conhecimento, a organização, economia e competitividade baseada no
conhecimento, criatividade, aprendizado e conhecimento tácito, relação com
resultados empresariais no Brasil, sete dimensões da gestão do conhecimento,
focos de ação relacionadas, impacto para a sociedade brasileira, estratégias,
cultura e valores organizacionais, compartilhamento de conhecimento, entre
outros. Fonte: TERRA, José Claudio. Gestão do conhecimento: o grande desafio
empresarial. São Paulo: Negócio, 2001. Veja mais aqui.
PSICOLOGIA E PESQUISA – O livro Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas, organizado por
Helena Scarparo, aborda temas como a pesquisa e produção do conhecimento,
autonomia e o uso do termo de consentimento em pesquisa, a pesquisa qualitativa
e delineamentos possíveis, questão da amostragem, analise multivariada de
dados, dimensões psicossociais da entrevista, utilização da metodologia dos
grupos focais na pesquisa psicológica, fenomenologia e método fenomenológico,
pesquisa histórica como ferramenta para conhecer a construção das ideias e as
praticas em psicologia, analise de conteúdo na leitura e interpretação do
discurso grupal, CAQDAS, programa QDA Miner e análise de textos de protestos,
entre outros assuntos. Fonte: SCARPARO, Helena (Org.). Psicologia e pesquisa:
perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, 2008. Veja mais aqui e aqui.
Veja
mais sobre:
As
trelas do Doro: vai tomar no quiba, porra! Aqui.
E mais:
Domingo
de criança etc & tal, Clarice
Lispector, Mozart, Olavo Bilac, Anna
Obiols, Jomar Magalhães, Claude Miller, Jean-Antoine Watteau, Audrey Tautou & Joe
Simon aqui.
Tanatologia
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Democracia
aqui.
A cidade
de Deus de Agostinho & Psicologia aplicada ao Turismo e Hotelaria aqui.
Tolinho
& Bestinha: Quando Boca-de-frô
engrossou o caldo para formar a tríade amalucada aqui.
CRÔNICA
DE AMOR POR ELA
Leitora
parabenizando o Tataritaritatá (Arte: [Ísis Nefelibata).
CANTARAU: VAMOS
APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.