quinta-feira, julho 13, 2023

BEAH RICHARDS, LARA BOYD, ELINOR OSTROM, RAGNA NIELSEN, MOACIR SANTOS & MÚSICA NA ESCOLA

 Imagem: Acervo ArtLAM.

Ao som dos álbuns Luiza (RCA Victor, 1964), Saudade (Blue Note, 1974), Opus 3 nº 1 (Discovery, 1978) e Choros e Alegria (Adventure, 2005), do arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista Moacir Santos (1926-2006). Veja mais abaixo.

 

AUTOBIOGRAFIA RENEGADA – Simplesmente nasci e do nada que tinha não disse nenhuma sequer perguntaram. Escapei de muitas para hoje contar hestórias como se fosse Henri Michaux: De mãos vazias vou ao reino noturno \ ao barro final dissolver o ser, eu que vivi a eternidade de uma tarde... O que não possuia por juízo sobrava em ousadia: aprendia pelo modo mais difícil, entre mãos e joelhos estrepados pelos escorregões nas quinas de paralelepípedos. Furava o cerco e arames farpados, sem contar escalavraduras na pele. Atravessei noites medonhas e dias torpes a findar com o horror de todos os bichos e momentos chuvosos. O tempo de outrora era o polimento às lembranças perdidas, os amigos de antanho eram outros solidários das horas intransponíveis. Senti o ônus por ter ido catando benesses pra voltar. Do que previa exitoso, juntava os cacos crepusculares. Hoje resta nenhum desaforo na cara nem pra casa, afora obscuridade na boca quase emudecida e o que sou de inextricáveis trevas e memórias ressequidas pela insondável solidão, entre a perplexidade e o sortilégio. Vez ou outra contemplado pela magia dos encantos da ressurreta desnuda La Goule e eu a chamá-la desacordado de paixão para vê-la Louise nas noites interminaveis de espera. Vez em quando reaparecia furtiva a me levar num Pas de Deux onírico: embalava minhas fantasias a sussurrar como se fosse a escritora mauriciana Marie-Thérèse Humbert: …lugares tanto quanto fantasias, onde trajetórias humanas se entrelaçam aninhadas umas nas outras... Quase um espantalho na noite inominável, sigo a fio meadas esgarçadas e longínquos acenos nas miragens. Até mais ver.

 

DITOS & DESDITOS

Imagem: Acervo ArtLAM.

O bem comum se distingue do individual e do público... Parte do problema é saber educar as crianças sobre aves, biodiversidade e outras coisas quando elas vivem em grandes cidades... Os seres humanos têm uma estrutura motivacional mais complexa e mais capacidade de resolver dilemas sociais do que a teoria anterior da escolha racional. Projetar instituições para forçar (ou cutucar) indivíduos totalmente egoístas a alcançar melhores resultados tem sido o principal objetivo proposto por analistas de políticas para os governos realizarem durante grande parte do último meio século. Uma extensa pesquisa empírica me leva a argumentar que, em vez disso, um objetivo central da política pública deveria ser facilitar o desenvolvimento de instituições que trazem à tona o melhor dos seres humanos... Devemos continuar a usar modelos simples onde eles capturam o suficiente da estrutura e incentivos básicos subjacentes para prever resultados de maneira útil. Quando o mundo que estamos tentando explicar e melhorar, no entanto, não é bem descrito por um modelo simples, devemos continuar a melhorar nossas estruturas e teorias para poder entender a complexidade e não simplesmente rejeitá-la...

Pensamento da economista estadunidense Elinor Ostrom (1933-2012), a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Economia, em 2009.

 

A EDUCAÇÃO & A MÚSICA – Entre as artes a música é uma das formas que leva à educação e isto por conta da leitura da obra As bases psicológicas da educação musical (Bienne\Pró-Música, 1970), do educador e músico belga Edgar Willems (1890-1978) que expressou: [...] A educação, bem compreendida, não é apenas uma preparação para a vida; ela própria é uma manifestação permanente e harmoniosa da vida. Assim deveria ser com todos os estudos artísticos e, particularmente, com a educação musical, que recorre à maioria das principais faculdades do ser humano [...]. A partir dele tive acesso à obra O som e o Sentido: uma outra história das músicas (Companhia das Letras, 1989), de José Miguel Wisnick, na qual apreendi: [...] Os sons preenchem cada minuto do dia e as pessoas vivem imersas num mundo de vibrações sonoras, cujos apelos produzem nelas, efeitos diferenciados dos outros estímulos sensoriais. Isso se deve ao fato de que a música “fala ao mesmo tempo ao horizonte da sociedade e ao vértice subjetivo de cada um, sem se deixar reduzir às outras linguagens [...]. Não menos esclarecedora a leitura da publicação Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança (Fundação Peirópolis, 2003), da musicista, professora, educadora e pesquisadora Teca Alencar de Brito, expressando que: [...] Para a grande maioria das pessoas, incluindo os educadores e educadoras (especializados ou não), a música era (e é) entendida como “algo pronto”, cabendo a nós a tarefa máxima de interpretá-la. Ensinar música, a partir dessa óptica, significa ensinar a reproduzir e interpretar músicas, desconsiderando a possibilidade de experimentar, improvisar, inventar como ferramenta pedagógica de fundamental importância no processo de construção do conhecimento musical [...]. Até me deparar com o pensamento da professora e pesquisadora Marisa Fonterrada: brincar com sons, montar e desmontar sonoridades, descobrir, criar, organizar, juntar, separar, são fontes de prazer e apontam para uma nova maneira de compreender a vida através de critérios sonoros.

 

MÚSICA NA ESCOLA – A partir dessas leituras passei a pesquisa sobre o tema Música na Escola, encontrando de primeira a obra Reavaliações e buscas em musicalização (Loyola, 1990), da professora e pesquisadora Maura Penna, na qual encontrei suas reflexões: [...] existem diversas definições para música. Mas, de modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações [...] A música é um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, pois o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletida, já que quando for o exercício de sensibilidade para os sons, maior será a capacidade para o aluno desenvolver sua atenção e memória [...]. Não menos esclarecedora foi a expressão encontrada na obra Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva (Átomo, 2003), da musicoterapeuta Vera Bréscia, expressando que: [...] A música contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser um recurso facilitador na aprendizagem [...]. Por fim, a obra Música na Escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança (Paulinas, 2009), do músico alemão Hans Günther Bastian (1944-2011), mencionando que: [...] a música é um guia competente nos diversos acessos ao terceiro milênio, em que muita coisa se abre, mas apenas uma está clara, e é mais provável que o improvável aconteça do que o provável. Se dá, pois, uma oportunidade à música, para que se possa também ter uma oportunidade, pois a música está no fim? Não, no fim, está a música! [...]. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

DOIS POEMAS

Imagem: Acervo ArtLAM.

HOJE: Hoje \ O hoje é nosso, vamos vivê-lo \ E o amor é forte, vamos dar \ Uma música pode ajudar, vamos cantar \ E a paz é querida, vamos trazê-la \ O passado já foi, não o lamentemos \ Nosso trabalho está aqui, vamos fazer \ Nosso mundo está errado, vamos corrigi-lo \ A batalha dura, vamos lutar \ A estrada é difícil, vamos desbravá-la \ O futuro vasto, não o tema \ A fé está adormecida? \ Vamos acordá-la \ Hoje é nosso, vamos em frente.

LIBERDADE É VIVER: Eu movi mansões do sul, \ mas você moveu montanhas. \ Eu vi o coração do grande caçador branco, \ de dentro para fora, repetidas vezes. \ Enquanto você bombeava água no oceano. \ Quando falo de poesia \ com frequência, sou superficial e anseio \ por autenticidade. O tipo de amor \ que só uma mulher negra merece. \De debaixo do peito \ De conservas fecundas. \ Beah, você é a noite \ Beah, você é o útero \ Beah, você estava certo \ Em ser sempre você. \ Quando eu li você pela primeira vez, \ eu sabia que \ uma torre da rainha \ a espada de uma caneta. \ Corajoso, amplo, \ Escravo da Broadway, Casa, Democracia \Carvão, prensado, diamante \ Uma Mulher Forte. \ Você nunca foi uma \ empregada de oito linhas no meu filme. \ Você é a \ coisa mais próxima de uma mãe que jamais encontrarei, \ a voz colorida mais pura que ousaria rebobinar. \ Beah, você é a noite \ Beah, você é o útero \ Beah, você é a luta \ Pelo que precisamos \ ver.

Poemas da atriz, poeta e dramaturga estadunidense Beah Richards (1920-2000).

 

ALGUÉM DISSE A RESPEITO - O destino das mulheres é precisamente o mesmo dos homens: converter-se em seres humanos. Pensamento da pedagoga e feminista norueguesa Ragna Nielsen (Ragna Vilhelmine Ullmann – 1845-1924).

 

ALGUÉM MAIS FALOU: Seu cérebro é altamente ativo, mesmo quando você não está fazendo nada. Seu cérebro nunca está em silêncio... Toda vez que você aprende um novo fato ou habilidade, você muda seu cérebro. Isso se chama neuroplasticidade. A neuroplasticidade pode funcionar de maneira positiva e negativa. Isso pode ajudá-lo a aprender uma nova habilidade, mas também pode fazer com que você esqueça algo ou cause um vício... Conforme você envelhece, seu cérebro não apenas diminui. Cada um de nossos comportamentos pode mudar nosso cérebro, e isso acontece independentemente da idade. Na verdade, após um dano cerebral, é importante trabalhar para mudar seu cérebro para recuperação... O principal impulsionador da mudança em seu cérebro é o seu comportamento. Prática. Você tem que fazer o trabalho... Seu comportamento é o melhor impulsionador da mudança em seu cérebro. Não há atalho. Os comportamentos que você emprega em sua vida cotidiana são importantes porque estão constantemente mudando seu cérebro; além disso, uma mudança de longo prazo no cérebro requer prática e trabalho contínuos. Seu cérebro é moldado pelo que você faz E pelo que você não faz.. Conheça a si mesmo. Estude o que você aprende melhor e de uma forma que o ajude a aprender melhor. Não tente aprender de uma maneira específica porque lhe disseram que você deveria fazê-lo dessa maneira... Faça mais comportamentos que ajudem seu cérebro a se tornar mais saudável. Quebre os que não. Por exemplo, abandone a reclamação e faça o trabalho quando necessário. Pratique, pratique, pratique. Tudo o que você experimenta muda seu cérebro para melhor ou para pior, então, lembrando-se disso, saia e construa o cérebro que você deseja. Seu cérebro é incrível e está constantemente sendo moldado pelo mundo ao seu redor. Você pode mudar seu cérebro. Faça as coisas que o ajudam a construir o cérebro que você deseja... Pensamento da neurocientista e fisioterapeuta estadunidense Lara Boyd. Veja mais aqui.

 

MOACIR SANTOS

Depois de tanto procurar \ motivações, explicações \ depois de tanto palmilhar \ desvios e bifurcações \ da proa desta embarcação \ consigo interpretar, enfim, \ a carta de navegação \ que o mar traçou dentro de mim. \ A previsão sombria \ assim se dissipou \ aquela estrela-guia \ do céu me orientou \ milhões de milhas naveguei \ nem sempre ventos a favor \ o cais da paz interior. Poema Navegação, do compositor e maestro Moacir Santos (1926-2006), extraído do livro Moacir Santos: o Ouro Negro do Pajeú (Comunigraf, 2004), de Marilourdes Ferraz. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 


FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...