DITOS & DESDITOS - [...] Os usos políticos de manipulação de imagem
não são recentes, nem exclusivos da Internet. [...] Apesar
da importância desse tema, a manipulação de imagens foge da discussão que se
faz aqui. Importa agora precisar as relações entre as mídias sociais e as ações
que culminaram na derrocada dos ditadores árabes do Egito e Tunísia e que estiveram
em pauta no início dos levantes contra Kadhafi, na Líbia. [...] Muito
se tem falado sobre se essas revoluções foram realmente feitas pelo Twitter e
pelo Facebook, ou se isso tudo é apenas marketing dessas empresas e teria
acontecido, de qualquer forma, por circunstâncias históricas. Nem uma coisa nem
outra. Foram revoluções híbridas. Produzidas pelas pessoas, em um contexto histórico
determinado, com os recursos do Facebook e do Twitter. Sem pessoas, obviamente,
não ocorreriam. Sem as redes sociais, tampouco. Ocupá-las, relativizando suas funcionalidades
meramente publicitárias, é hoje, por isso, questão política fundamental.
Trechos extraídos do artigo Espaços de subordinação e contestação nas redes sociais (Revista Usp/92, 2012), da midiartista e professora Giselle
Beiguelman.
ALGUÉM FALOU: Todo
mundo tem complexos sobre seu corpo ou sua capacidade e habilidades e sonhar
com um renascimento em algo diferente. Eu mesmo sempre tive esse desejo secreto
de me tornar algo completamente diferente e promulgar vingança em certas
coisas. Então eu faço isso através dos meus filmes. Meus desejos se tornam
realidade no filme porque não pode se tornar real na vida real...
Pensamento do cineasta japonês Takashi
Miike. Veja mais aqui, aqui e aqui.
DIÁRIO – [...] O nosso
cabaré 'Cabaret Voltaire' é um gesto ... Cada palavra dita e cantada aqui diz
pelo menos uma coisa: que esta época humilhante não conseguiu conquistar o
nosso respeito. [...] Estávamos todos
lá quando Janco chegou com suas máscaras, e todos imediatamente colocaram uma.
Então algo estranho aconteceu. Não apenas a máscara imediatamente exigia uma
fantasia; também exigia um gesto bastante definido e apaixonado, beirando a
loucura. Embora não o pudéssemos imaginar cinco minutos antes estávamos andando
por aí com movimentos bizarros, enfeitados e drapeados com objetos impossíveis,
cada um tentando superar o outro em inventividade... O que nos fascinava nas
máscaras é que elas representam não personagens e paixões humanas, mas ...
paixões que são maiores do que a vida. O horror do nosso tempo, o pano de fundo
paralisante dos eventos, torna-se visível. [...] Trechos extraídos do Flucht aus der Zeit - Anotação do diário
(1916), do escritor e filósofo alemão Hugo Ball (1886-1927), um dos
principais artistas do Dadaísmo e inventor da poesia fonética.
AUTOBIOGRAFIA - I - Todos os relógios são nuvens. / As
partes são maiores do que o todo. / Um filósofo está morrendo de fome em uma
pensão, enquanto chove lá fora. / Ele se considera apenas mais um sinal. / As
rosas de inverno são invisíveis. / O gelo tardio às vezes canta. / A e Não-A são iguais. / Meu cachorro não me conhece. / Os violinos,
como os sonhos, são suspeitos. / Eu venho de Kolophon, ou talvez de alguma
pequena ilha. / O estreito congelou e as pessoas estão andando - algumas
patinando - por ele. / Na praia crescente, um veado afogado. / Uma mulher com
uma mão, as coxas em volta do seu pescoço. / O mundo é tudo o que foi
deslocado. / Maçãs em uma barraca na esquina da Bahnhof, de amarelo claro a
vermelho escuro. / A memória não fala. / Falta de ar, acompanhada de zumbido. /
A gagueira do poeta e a do filósofo. / O eu é atribuído a outros. / Uma sala
para a qual, em todos os momentos, a lua permanece visível. / Café de
Leningrado: um homem sem o lado esquerdo do rosto. / Desaparecimento do sol do
céu acima de Odessa. / Descrição verdadeira desse sol. / Um filósofo está em
uma porta, discutindo a teoria das cores / com ele mesmo / a teoria do self
consigo mesmo, o conceito de número, eterno retorno, o pulso sideral / lógica
dos tipos, frases de Buridan, o lekton
. / Por que agora aquela fumaça do lago? / Palavra e coisas são iguais. / Muitas
vezes vi corvos brancos. / Que todos os planos são infinitos, por extensão. / Ela
pergunta: Existe um mapa desses portões? / Ela pergunta: este é chamado de
passagens ou aquele está a oeste? / Assim liberados, os anjos das trevas
conversam com os anjos da luz. / Eles não são anjos. / Algo mais. II – O Livro
da Companhia que / Eu coloco e não consigo pegar / O desaparecimento da
Transiberiana, / o Trem Azul e o Trem das Sombras / Seu corpo com sulcos como o
meu crânio / Duas crianças estão correndo pelo Cemitério do Leão / Cinco
viajantes estão cruzando a Ponte do Leão / Um filósofo em uma porta insiste / que
não há imagens / Em vez disso, ele sussurra: Mundos Possíveis / O problema
mente-corpo / O conto do cravo colorido / Esqueleto do cavalo mais velho do
mundo / O anel de O diminui / chiando em torno do buraco até sumir / A falsa
primavera está rindo da neve / e logo além de cada janela / Pinheiros imensos
com peso de neve / Um filósofo espalhado na neve / oferece sua Terceira
Meditação / como uma estrela necrótica. Ele sussurra: / o arco e flecha está em
declínio por toda parte, / fotografar a primeira perversão do nosso tempo / Alcance
o fundo leitoso desta lagoa / para saber a sensação do osso, / uma junta do
polegar do seu avô, / a clavícula materna, o familiar / arco da sobrancelha de
um irmão / Ele era seu gêmeo, sem dúvida, / falsificador do labirinto unicursal
/ Minha querida Tania, Quando eu conseguir uma boa posição no pátio / Eu estudo
seus rostos através da névoa / Cara Tania, não se aborreça, / por favor, nestas
digressões / Eles estão soldando os generais / de volta em seus pedestais. III - Sim, nasci na rua conhecida
como Glass - como Paper, Scissors or Rock. / Vários de meus ancestrais não
tinham mãos. / Vários de meus ancestrais usaram suas canetas / de maneiras
estranhas. / Uma criança de sete anos, orei para respirar. / Cada dia eu
passava pelo X espelhado / em gotas de chuva coaguladas em torno da poeira. / Nunca
me arrependi dessa situação. / Embora paciente como alquimista, não consegui
aprender inglês. / Vinte anos depois, queimei todos os meus móveis. / Da mesma
forma as vigas da minha casa / para alimentar a fornalha. / Uma vez comprei um
barco velho. / Abandonei o livro tirânico dos meus sonhos / e escreveu sobre
vestidos, joias, móveis e cardápios / oito ou dez vezes em um livro de sonhos.
/ Me faz sonhar quando tiro a poeira. / Nosso tempo é intermediário; melhor
ficar fora disso. / Envie um cartão de visita ocasional para a eternidade ou
algumas estrofes para os vivos / para que não suspeitem que sabemos que eles
não existem. / Assine-os Atenciosamente, Atenciosamente, Pensando em Você ou / Arrependimentos
mais profundos. / Rio Brown do lado de fora da minha janela, um velho barco
navegando na correnteza. / O que mais gosto é de ficar no meu apartamento. / Então
essa é a minha vida, sem anedotas. / Eu saio ocasionalmente para assistir a um
baile. / Caso contrário, as alegrias habituais, preocupações e luto interior. /
Ocasionalmente, em um barco velho, navego no rio / quando eu encontrar tempo. /
A água engole os dias. / Eu acho que talvez seja só isso / Tenho que dizer / exceto
que às vezes um coração irregular fala comigo. / Diz: Uma vela está consumindo
o alfabeto infantil. / Diz: atente para cada detalhe do passado futuro. / Na
noite passada, a lua foi dividida precisamente ao meio. / Hoje um vento
terrível. Poemas do poeta estadunidense Michael Palmer, ligado ao grupo da Language Poetry.