segunda-feira, dezembro 19, 2022

ANNIE ERNAUX, ADELA CORTINA, ELEANOR PORTER & NATHALIA PROTAZIO

 

 

Ao som de Da Pacem (Harmonia Mundi France, 2006), do compositor estoniano Arvo Pärt, Estonian Philharmonic Chamber Choir, Paul Hillier With Christopher Bowers-Broadbent.

 

TRÍPTICO DQP: - Quandamanhece... - Onde eu moro uma metade é de manhã; a outra, de tarde. Só que no meio toda noite são solidões desligadas, o som baixinho: vivo o que posso e me resta de outras tardamanhãs. Quarentanos passaram e nada pra comemorar. Claro, não tenho onde cair morto. Ademais, até hoje não fiz nada que prestasse, tudo desperdiçado, nada não. Fui sempre no agora, apostei nisso e nenhuma liga. O que tenho, negativo de nada. O que fiz: se juntar tudo não dá uma única porqueira sequer pra remédio. Assando e comendo. Amanhã, Deus dará. Sempre assim. Nunca fui coitadinho, sou meu pior verdugo. Se não aprendi é porque me perdi nas linhas das mãos. Quem mandou, os tantos eus no meio do alter ego. Inútil topar no caminho com Deucalião que, acompanhado de Pirra, salvaram a humanidade. Será que valeu a pena, disseram ter feito apenas a sua parte. Os estúpidos são muitos e se multiplicam aos borbotões, proliferam como ratos. Restou-me o que dissera Eleanor Porter: Em tudo há alguma coisa de bom. A questão é descobrir onde está. O que a gente não conhece é sempre mais atraente do que aquilo que temos... Quem sabe, depois disso, não me torne exemplar. O que sei mesmo é que quarentanos depois só as memórias e besteiras que rondam desde não sei quando, tudo vive de manhã...

 


Quandentardece... Claraluz, caleidoscópio. Entre aspas: já fui menino e Nitolino ainda é. Toda vez que ele aparece sou outro. Rejuvenesço com ele e só quero me divertir. Acho que a vida foi feita pra diversão, a gente quando cresce complica tudo. Na verdade ele me ensina a ser melhor que sou. Quando entra em cena é ele mesmo e o que fui. O menino cresce, ele não: permanece menino. E eu erro dos ventos, das águas, das árvores. Às vezes levo a pior. Mas vou como quem pega um mote pra mode logo glosar. É como ouço Aqui dentro de Nathalia Protazio: Vivemos tempos difíceis pra se manter acreditando em qualquer coisa... Quando não sou intimado pela alagoana Maria das Dores Sena e boto a mão na massa pra peleja do repente: o verso é minha deixa e lá vou eu pelas trinta e duas estrofes, o que me falta fazer mais no meio da cantoria. E folgo porque chegaram as septilhas desaforadas da Susana Morais na peleja deusística com a Mariane Brigio. Aí levo minha loa pelos cinco mil alto-falantes: o meu grito é a minha cabala na réstia do Sol. Assim vou pelo mormaço da tarde, pelejando demais, brincadeira não! Fico na minha, ora, vou lá ter um troço! Quem tiver seus pantins que se ajeite...

 


Quandanoitece... É muita doidice. Viver no mundo da Lua não, envelopando raios no gelos das nuvens pelas ilhas de Kerguelen, ou mesmo nas paragens de Ittoqqortoormiit, como seu eu fosse pela enteléquia de Rabelais, cuja rainha nua dispõe tudo que eu quiser como se eu fosse aquele das façanhas de Apolinaire. Foi lá que vi a memória de menina de Annie Ernaux: Amo minha vida, gosto de ser cosmopolita, gostaria de visitar toda a terra e amar tudo... Sou dotada da vasta memória da vergonha, mais detalhada e implacável do que qualquer outra, um dom exclusivo da vergonha... O que sei de mesmo é que todos morreram: os que tinham dinheiro no banco ou dormiam embaixo da ponte; os espoletados da soberba ou quem não tinha nem conta dos sete palmos de chão; os que se achavam donos das ventas ou os mesmos que nem sabiam por onde espirrar; os que andavam com um rei na barriga ou os pelancudos famélicos divagantes... Pois é, quem ainda não foi um dia a vida leva, não tem outra, memento mori, diálogo da noite... Até mais ver.

 


Quando as crianças são ensinadas a se relacionar apenas com as pessoas certas, isso é anti-educativo porque a criança aprende que esta é a maneira de prosperar na vida. Isso não é educar pessoas ou cidadãos. Com essa formação, é normal que os pobres sejam deixados de lado, e os pobres não são apenas aqueles que não têm dinheiro, mas também aqueles que não têm nada para contribuir em nosso benefício... Os pais devem estar interessados em  que seus filhos aprendam, não em passar a qualquer preço. Assim, eles deixarão de ver o professor como um adversário. O que acontece é que o poder político costuma concordar com os pais porque são muitos eleitores.

Pensamento da filósofa espanhola Adela Cortina Ortz. Veja mais Educação & Livroterapia aqui e aqui.

 



HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...