quinta-feira, agosto 03, 2023

AMBER TAMBLYN. HOWARD ZINN, ALMUDENA GRANDES & SEMANA TUNGA

 

Imagem: Acervo ArtLAM.

Ao som dos álbuns Summertime (1981), Abolerado Blues (1983), Na Trilha do Cinema (1997), Uma Canção Pelo Ar... (2003), Angenor (2008), A Dama Indigna (2011), Soledade (2015) e Um Copo de Veneno (2020), da cantora e atriz Cida Moreira. Veja mais aqui.

 

REINO DAS PEDRAS NA LENDA DOS SONHOS – Onde estive quase nem sei ou nem me lembro. Uma ou outra paisagem por redenção - sobrava sucumbente, retornos persecutórios. Perdi-me mais de mil vezes, tão costumeira errância: o horizonte sugeria zis caminhos, era o que eu tinha para ir e voltar, recomeço entre perdições, quantos trajetos ainda por perseguir. Por onde fui estouvado desapareci: tortuosas vias do que se quisera não ter por destino. Mas, era. E foi por um fio: escapei de trapaças por escoadouros lodosos, por muitas passei: vagos instantes vivenciados, tatuados na pele, estigmas antes indeléveis agora não mais – salvo por um quase pequeno testamento: rio de lágrimas esquecidas pelo fogo nas veias, cabeça aos ventos. O que não tivera foi de muito e além, minguantes precisões que sumiam ao primeiro sorriso – e isso bastava para me levar no sonho dos voos de Santos Dumont: Quantas vezes as coisas me foram provadas impossíveis! Agora estou acostumado, espero. Mas, naquela época, isso me incomodava. Ainda assim, perseverei... Sabia: O Sol nasce para todos! A mim, apenas, invenção de asa. Sozinho tantas vezes, outras não muitas davam momentos em que me via envolvido, quem dera de novo e sempre, pelas mãos na dança de Angel Vianna. Era o prêmio na minha solidão e ela Ann Brashares: Hoje é o amanhã com o qual nos preocupamos ontem... Sabe qual é o segredo? É tão simples. Nós nos amamos. Somos legais um com o outro. Você sabe o quão raro isso é?... E mais aquiescia com o efêmero batom dos lábios dela felatriz nos meus, lambiam minha boca e eu vivia a sua vida: o Brasil era meu falo na sua vulva. E se nada mais restasse, bem queria, o coração pulsava poupando pesadelos no ermo da noite, atravessando a lenda dos sonhos no reino das pedras. Era o bastante, apesar de pouco: nela todas as formas viviam e dali o presente ensolarado era a maior dádiva ou dúvida, um triz valia a pena. E como: aprendi a valia do segundo. Até mais ver.

 

EPÍLOGO

Imagem: Acervo ArtLAM.

Parei de escrever sobre os mortos \ e bebi ao escrever sobre os mortos \ para passear pelo bairro da minha infância. \ Tudo é para alugar. Ou à venda, por dez \ vezes o valor que vale. \ Palmeiras são plantadas em frente a um mural \ de palmeiras sob a Ocean Park Bridge. \ Na pintura, os cavalos de metal de um carrossel estão se soltando \ e correndo pela praia. Por que eu não saí \ minhas iniciais no cimento \ na frente do apartamento dos meus pais nos anos oitenta? \ Nikki teve a ideia certa em 1979. \ Passo por uma quadra de basquete, onde homens jogam \ sob as pontas fluorescentes do cigarro da noite. \ Eu poderia ter sido qualquer uma de suas esposas, \ em casa, enchendo diferentes quartos em diferentes casas \ com úteros esperançosos. Concordando com a cor da tinta \ amostras com suas mães em mente. \ Aposto que suas esposas deixam seus gatos saírem \ para caçar à noite como premonições de futuros filhos. \ Eles vão se preocupar, olhar pela janela da frente, \ rezar para que o privilégio não traga más notícias para casa, \ como a cabeça murcha de uma garota negra em mandíbulas nascentes. \ Sem falar na coruja que está aqui há anos. eu o ouço \ quando estou tentando escrever sobre as mortes que admirei. \ Eu o ouço quando o eu vestido não reconhece mais \ o nu. Ouço-o enquanto escrevo e cago e durmo \ onde dormem as sete guitarras da minha mãe. \ Eu o ouço na casa de meus pais, \ suas paredes cobertas com meus muitos rostos, \ vestígios de décadas de complacência. \ Meu bairro de infância é um santuário para o meu sucesso, \ e eu sou um carro com uma bomba dentro, pronto \ para parar na frente dele e parar \ de fingir.

Poema da premiada poeta estadunidense Amber Tamblyn, co-fundadora do movimento Time’s Up.

 

HISTÓRIA DE UM POVO – [...] A memória dos oprimidos é algo que não pode ser tirado, e para essas pessoas, com tais memórias, a revolta está sempre um centímetro abaixo da superfície. [...] O grito do pobre nem sempre é justo, mas se você não o ouvir, nunca saberá o que é a justiça. [...]. Trechos extraídos da obra A People's History of the United States (Harper Perennial. 2015), do historiador, cientista politico, ativista e dramaturgo estadunidense Howard Zinn (1922-2010), autor do texto: Ser esperança em tempos difíceis não é apenas um romantismo tolo. Baseia-se no fato de que a história humana é uma história não apenas de crueldade, mas também de compaixão, sacrifício, coragem, bondade. O que escolhemos enfatizar nesta história complexa determinará nossas vidas. Se vemos apenas o pior, isso destrói nossa capacidade de fazer algo. Se nos lembrarmos daqueles tempos e lugares - e são tantos - onde as pessoas se comportaram magnificamente, isso nos dá energia para agir e, pelo menos, a possibilidade de enviar esse pião de um mundo em uma direção diferente. E se agirmos, por menor que seja, não teremos que esperar por algum grande futuro utópico. O futuro é uma sucessão infinita de presentes, e viver agora como pensamos que os seres humanos devem viver, desafiando tudo o que há de ruim ao nosso redor, é em si uma vitória maravilhosa... O seu pensamento pode ser expresso nas frases: O problema não é a desobediência, o problema é a obediência... Não há bandeira grande o suficiente para cobrir a vergonha de matar pessoas inocentes.

 

AS IDADES DE LULU - [...] A autopiedade é uma droga muito pesada. [...] Feliz é um adjetivo complicado, extraordinário demais. Se for repetido, perde valor, em vez de ganhá-lo. [...] A beleza é um monstro, uma divindade sangrenta que deve ser apaziguada com sacrifícios constantes. [...] Não há queda mais dura do que a queda de um orgulhoso, nem um estupor semelhante ao que experimenta um orgulhoso ao cair. Tampouco existe, ou pelo menos desconheço, estímulo tão feroz quanto aquele que cerra os dentes de uma arrogância rancorosa. [...] Fiquei sentado de joelhos. Ele colocou os braços em volta de mim e me beijou. O mero contato de sua língua reverberou por todo o meu corpo. Minhas costas estremeceram. Ele é a razão da minha vida, pensei. Era um pensamento antigo, banal, formulado centenas de vezes em sua ausência, violentamente rejeitado nos últimos tempos, por ser pobre, mesquinho e patético. [...] Apenas um instante depois, todas as coisas começaram a oscilar ao meu redor. Pablo se apossou de mim, seu sexo passou a fazer parte do meu corpo, a parte mais importante, a única que eu era capaz de apreciar, entrando em mim, cada vez um pouco mais fundo, abrindo e fechando-me em torno dele ao mesmo tempo. mim, senti sua pressão contra a minha nuca, como se minhas entranhas estivessem se desfazendo em seu rastro... [...]. Trechos extraídos da obra Las edades de Lulu (Planeta, 2015), da escritora espanhola Almudena Grandes Hernández (1960-2021). Veja mais aqui e aqui.

 

TUNGANDO A VIDA

Eu acredito na vida!

Entre os dias 07 e 11 de agosto, na Biblioteca Fenelon Barreto, em Palmares – PE, acontecerá a SEMANA TUNGA, com exposições, instalações, instaurações, oficinas, palestras e pocket show, toda programação em homenagem ao artista Tunga - Antônio José de Barros Carvalho e Mello Mourão (1952-2016). Uma realização do Neia - Gabinete de Arte, Amigos da Biblioteca e Tatataritaritatá (TTTTT) – Apoio: Instituto Tunga (RJ), Usina de Arte & Semed-Palmares. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 


FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...