quinta-feira, novembro 25, 2010

BACHELARD, LORD BYRON, SKARMETA, LIU YUANSHOU, VALDEREZ DE BARROS & MENINA AZUL

Art by Liu Yuanshou

VINTE E OITO DE NOVEMBRO: ANIVERSÁRIO DELA - Luiz Alberto Machado - Todo dia 28 de novembro a gente comemorava. Era aniversário dela e eu com um buquê de amor no coração para presenteá-la. Todo dia 28 de novembro a gente andava de mãos dadas pela praia da Pajuçara. A gente bailava com a atriz de Mácleim por Leureni, se embalava com a paz de Gil, as coisas da natureza de Toni ou sorria de Chaplin. A gente virava a noite amando além da conta, se engalfinhando pelas estrelas e se entregando pelo universo. Uma vez eu cantei pra ela os parabéns no Jacintinho e ela sorria como quem paria naquela hora a nossa criação. Outra vez a gente viu Petuta cantando japonês com o tio Zé Barros ao violão mangando dele e felicitando todos nós. Foi nesse dia que eu concluí todos os vers&prosas de amor por ela, meninazul, que vive comigo para todo o sempre. Veja mais Vers&prosa de amor para a meninazul.


DITOS & DESDITOS - Às vezes duvido se uma vida calma e tranquila teria sido conveniente para mim – e no entanto às vezes anseio por isso. Pensamento do poeta britânico Lord Byron (George Gordon Byron – 1788-1824). Veja mais aqui.

A CHAMA DE UMA VELA - Lembrando-se de um longínquo passado de trabalho, reimafinando as imagens tão numeroas mas também monótonas do trabalhador obstinado, lendo e meditando sob a lâmpada, fica-se preso a um vbiver como sendo o único personagem de em quadro. Um quarto de paredes delicadas e como que apertado sobre seu centro, concentrado em torno do meditante sentado diante da mesa iluminada pela lâmpada. Durante uma longa vida, o quadro recebeu mil variantes. Porem, guardasua unidade, sua vida central. É agora uma imagem constante em que se fundem as lembranças e as fantasias. O ser sonhando concentra-se aí para lembrar o ser que trabalhava. Que reconforto, que nostalgia lembrar-se dos quartos pequenos onde se trabalhava, onde se tinha energia para trabalhar bem. O verdadeiro espaço do trabalho solitáro é dentro de um quarto pequeno iluminado pela lâmpada. [...] O trabalhador sob a lâmpada é assim uma primeira gravura, válida para mim em mil lembranças, válida para todos, pelo menos é o que imagino. O desenho, tenho certeza, não precisa de legenda. Não se sabe o que o trabalhador sob a lâmpada pensa, mas sabe-se que pensa, que está só, a pensar. A primeira gravura traz a marca de uma solidão, a marca característica de um tipo de solidão. Como trabalharia melhor, como trabalharia bem se pudesse me reencontrar em uma ou outra de minhas “primeiras” gravuras! [...]. Trechos extraídos da obra A chama de uma vela (Bertrand Brasil, 1989), do filósofo, crítico literário e epistemólogo francês Gaston Bachelard (1884-1962). Veja mais aqui.

METÁFORAS - [...] - Metáforas! Que coisas são essas? O poeta pôs a mão sobre o ombro do rapaz. – Para te exolkicar de ummodo mais ou menos impreciso, metáforas são maneiras de dizer uma coisa comparando-a com outra. [...]. Trecho extraído da obra Ardente paciência (Brasiliense, 1987), livro que gerou O Carteiro e o Poeta, do escritor chileno Antonio Skarmeta. Veja mais aqui.

DÁ-ME - Dá-me a luz do teu olhar, / Que minh'alma ilumina...! / A melodia da tua voz, / Que aos meus ouvidos soa divina...! / Dá-me a paz do teu sorriso, / Que me contamina e acalma...! / O aconchego dos teus braços, / Onde me sinto segura e amada...! / Dá-me o sabor da tua boca, / Que adoça o meu viver...! / A suavidade das tuas carícias, / Que me incendeiam, me dão prazer...! / Dá-me o fogo da tua paixão, / Que acelera o meu coração...! / Do teu corpo quero o calor... / Dá-me o teu amor...! Poema da poeta Valderez de Barros que é formada em Educação Artística pelo CESMAC, com especialização em Música, e professora aposentada que foi incluída na antologia “Poesias de Alagoas”, organizada por Carlito Lima e Edilma Acioli, pelas Edições Bagaço/2007. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 Art by Liu Yuanshou



Veja mais sobre:
E o poema se fez domingo, André Gide, Margaret Atwood, Joaquín Rodrigo, Pedro Demo, Márlio Silveira Silva, Sara Marianovich, Tom Jobim & Vinicius de Morais, Leon Hirszman, Miguel Covarrubias & Christian Rohlfs aqui.

E mais:
Fecamepa aqui e aqui.
Sacadas & tuitadas aqui.
Leitura, escrita, aprendizagem & avaliação na educação aqui.
Coisas de Maceió: Coagro aqui.
Pequena história da formação social brasileira aqui.
Idealismo & educação aqui.
Psicanálise e educação aqui.
Vou pro cinema, Isaac Bashevis Singer, Natasha Bedingfield, Ferdinand Saussure, Dušan Makavejev, Javier Arizabalo, Pedro Bismarck, Susan Anspach, Annie Bidal & Ivo Korytowski aqui.
Vade-mécum – enquirídio: um preâmbulo para o amor aqui.
A cidade, a urbanização e as enchentes aqui.
Saúde na bunda aqui.
Close, Albert Einstein, Turíbio Santos & Silvio Barbato, Alcides Nogueira, Takeshi Kitano, Dahlia Thomas, Alain Bonnefoit, Neurociência, Enaura Quixabeira Rosa e Silva, Kayoko Kishimoto, Raul Longo, & Todo dia é dia da mulher aqui. 
Ânsia do prazer, Educação Sexual, Gustave Charpentier, Paulo Cesar Sandler, Beth Goular, Hironobu Sakaguchi, Ming-Na Wen, Jeremy A. Engleman, Existencialismo & Alienação na Literatura, Linguistica & Poética, Masturbação & auto-erotismo, Neuroanatomia, Voluntarismo & Ringue dos Bancos aqui.
O santo bode Frederiko aqui.
Doro Presidente aqui.
Igreja Bidiônica do Final dos Tempos aqui.
Moto perpétuo, Martin Buber, T. S. Eliot, Carl Nielsen, Mário Viana, Petr Kanka, Cecília Zilliacus, Kamila Stösslová, Zuzana Vejvodova, Hope 2050, Rick Nederlof, Francisco Zuniga, Teoria da forma literária, Psicologia na formação docente, Metodologia das ciências sociais & O Ponto G aqui.
Saúde no Brasil, HapVida-HapMorte & Derinha Rocha aqui.
Vers&prosa pra menina azul aqui.
Cantiga, Sócrates, Paul Dukas, Alceu Amoroso Lima, Leila Miccolis & Sociedade dos Poetas Vivos, Sergi Belbel, Mariana Paunova, Nagisa Oshima, Milena Olesinska,  Merello, Pesquisa em ciências sociais & Derinha Rocha aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.




HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...