terça-feira, fevereiro 06, 2024

ISABELLE STENGERS, IDEA VILARIÑO, TERESA CÁRDENAS & FREVO

 

Imagem: Acervo ArtLAM.

Ao som dos frevos da Orquestra 100% Mulher, com a maestrina Carmen Pontes, e da Orquestra Só Mulheres, com a maestrina Lourdinha Nóbrega. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

IN MEDIA RES, ET CÉTERA... - Pronde fui, meio caminho andado e o centro losangular. O trâmite restringe-se a despovoado períneo: entre precipícios e intransponíveis colinas. Farta predaria pela íngreme odisseia solitária e aquela sensação de que não é bem assim que se faz, quantas coincidências – o corpo todo dói com alarme de imprevisível temporal. O que fiz até agora não rendeu nem durou, quem adivinharia. Foi tanto que em quinze dias perdi duas semanas: por trás de toda cortesia há sempre tantos presságios. Uma voz de mulher ecoa ao meu ouvido esquerdo dilatado. Na verdade, uma dupla voz que sussurra Elizabeth Bishop: Durante toda a minha vida vivi e me comportei como um maçarico correndo pelas bordas de diferentes países e continentes em busca de algo... Os carros blindados dos sonhos foram planejados para nos permitir fazer tantas coisas perigosas...Ademais, ando bastante envaidecido com o que dizem de mim os que me querem ver pelas costas. Similitudes de quem nunca foi convidado nem teve um lugar à mesa, qualquer canto aboletado depois de muito escorregar por cascas de banana atiradas propositalmente no trajeto. Uma coisa posso dizer: sou daqueles em que a queda sobe à cabeça, um expert – há anos fracasso da noite pro dia! Muito tenho resistido até o dia em que deixe de bancar o idiota! Ouço Laura Ingalls Wilder: Não há grande perda sem algum pequeno ganho... As verdadeiras coisas não mudaram. O melhor ainda é ser honesto e verdadeiro; aproveitar o máximo do que temos; ser feliz com os prazeres mais simples; e ter coragem quando as coisas derem errado... Cá comigo penso: quem se responsabilizaria pelas desgraças do passado se o futuro pertence a Deus, ora! O desastre sempre é precedido pela impressão de que tudo vai muito bem, tudo certo. Sei que qualquer um pode passar pro outro lado quando quiser, não me dou ao luxo. Amy Lowell que o diga: A vida é um riacho no qual espalhamos, pétala por pétala, a flor do nosso coração... E a sua simpatia afagou meu coração. Era como se me premiasse com ilécebra inelutável – o seu afetuoso olhar, sua fragrante presença, suas mãos dispostas carinhosamente sobre meu ombro envolvido por seu eflúvio ventral. Eu me sentia jogado, como se precisasse recolher minhas anotações espalhadas pelo chão: experiência de gostos que se perderam, coisas de antes e após, lacunas irreparáveis, o troco caído do bolso, guardanapo esquecido a levitar pelo vento que vinha do mictório, uma casca de romã e abotoaduras sobre o sentimento das gravatas que nunca usei, panapanás afugentando sonhos, um epitáfio qualquer e a necessidade de passar a limpo todo rascunho impreciso pelas luzes da cidade. Era como indagação pelo que fiz para ser recompensado: “Amanhã os pássaros cantarão”... O que fiz por merecer já não faz o menor sentido. Para cada acontecimento há infinitas versões. E a verdade quase não resiste à mínima insinuação, todos preferem o boato. Todo mundo quer o que não é da conta deles. Então, um fato é certo: os do contra sempre ganham. E é por isso que alguém só sobrevive por causa da completa ineficiência do outro. Do contrário já estaríamos todos liquidados. E o último a sair que pense com as pernas. Voo na noite alta. Até mais ver.

 

DOIS POEMAS

Imagem: Acervo ArtLAM.

O AMOR - Um pássaro me canta\ e eu lhe canto\ me gorjeia ao ouvido\ e lhe gorjeio\ me fere e eu o sangro\ me destroça\ o quebro\ me desfaz\ o rompo\ me ajuda o\ levanto\ pleno todo de paz\ todo de guerra\ todo de ódio de amor\ e solto\ geme sua voz e gemo\ ri e rio\ e me olha e o olho\ me diz e eu lhe digo\ e me ama e o amo\ – não se trata de amor\ damos a vida-\ e me pede e lhe peço\ e me vence e o venço\ e me acaba e o acabo.

DIGO QUE NÃO MORREU - Digo que não morreu\ eu não o creio\ – não o deixaram ser visto pelo irmão\ e tantas outras coisas –\ e além disso\ como ia morrer o Che\ quando restava\ tanta tarefa por fazer\ quando tinha \ que percorrer a América Latina\ formoso como um raio\ incendiando-a\ como um raio de amor\ destruindo e criando\ destruindo e criando, como em Cuba. Como ia\ morrer, o Che? \ Como ia morrer? Mas essa foto atroz\ aquela bota\ como partia a alma aquela bota\ a suja e norte-americana bota\ mostrando a ferida com desprezo. Não tenho que acreditar.\ Houve\ tantas contradições\ – não o deixaram ser visto pelo irmão –\ e o deram por morto tantas vezes.\ -Como ia morrer, o Che.\ Ele muito menos\ se ia deixar cercar nesse vale\ ia sair em um descampado\ ia se deixar\ estar ali\ a deixar\ que lhe estraçalhe as pernas a metralhadora. Eu não vou\ acreditar\ ainda que chore Cuba\ ainda que haja luto\ em toda a América Latina. Não tenho que acreditar. Um dia\ um belo dia se dirá… está no Brasil\ ou se levantará na Colômbia ou Venezuela\ a ajudar \ a ajudar-nos\ e nesse dia\ uma onda de amor americano\ moverá o continente\ levantará o Che da América. Não creio que morreu\ não posso crê-lo\ e não vou crê-lo\ ainda que o afirme o próprio Fidel Castro. Mas amigos\ irmãos\ não esquecer\ não esquecer nunca o rosto desprezado\ o coração mais sujo que essa bota\ nem a mão vendida\ lembrar-se do rosto e da mão\ lembrar-se do nome\ até que chegue o dia\ e quando chegue\ quando soe a hora\ lembrar-se do nome e do rosto\ desse tenente Prado.

Poemas escritora e crítica literária uruguaia Idea Vilariño (1920-2009). Veja mais aqui.

 

MEMÓRIA, IDENTIDADE, RESISTÊNCIA... – Vivia em um internato esportivo de que não gostava, e só no fim de semana voltava para casa com minha mãe. Eu precisava de um mundo para me refugiar, e os livros para adolescentes não tinham nada a ver comigo. Eu não estava neles. Os personagens que me contavam suas histórias tinham olhos azuis, cabelos loiros que flutuavam ao vento, choravam e desmaiavam, coravam. Lembro-me de que não entendia o que significava corar. Foi difícil me identificar com esses livros. Eles limitavam minha imaginação, então fugi para outros livros. Nenhum guia ou recomendações. Eu lia qualquer exemplar que caísse em minhas mãos. Minha mãe me comprava muitos magazines de humor e revistas. Também gostava muito de poesias e livros intensos, com imagens grandiosas e longos diálogos. No entanto, um dia percebi que nem nos livros para jovens leitores nem nos para adultos havia alguém como eu. Procurei e procurei e não encontrei, então senti que algo não estava certo. Muitos anos depois, quando comecei a escrever, esse era meu objetivo, meu desafio: escrever sobre aqueles que não aparecem em livros infantis e juvenis, os personagens negros. E junto com eles, abordar questões que também não foram abordadas, como o racismo, a violência contra a mulher, o abandono de idosos, a reivindicação de figuras históricas africanas, a emigração, o abuso sexual de meninas, a menstruação, a religião afro-cubana, o tráfico de escravos… São questões que sempre me preocuparam, algumas delas eu vivi na infância. E eu tive que aprender a lidar com tudo sozinha. Escrevo, entre muitas coisas, para ajudar, para acompanhar as negras de hoje. Para que muitos se sintam representados e acompanhados... Trechos extraídos da entrevista Memória, identidade e resistência na literatura latino-americana (Mafuá, n. 38, 2022), concedida pela escritora cubana Teresa Cárdenas para a jornalista Rayanne Soares da Paz, que no texto Afrocubana: identidade e memória através da escrita (Tag, 2021), expressa que: [...] A boa literatura sempre transforma mentes, espírito, a maneira de ver a vida. Um bom livro pode ensinar, orientar, moldar leitores. Todos nós podemos ser educados, instruídos pelos livros. E minha literatura tem essa missão. Embora eu escreva para todas as pessoas, em primeiro lugar quero que as crianças e a juventude negra se sintam representadas por meio de minhas histórias. [...]. Já na sua obra Cartas para a Minha Mãe (Pallas, 2010), ela expressa que: [...] diz que é bom apurar a raça. Que o melhor que pode acontecer com a gente é casar com um branco. Ela quer trabalhar como empregada na casa de uma família branca. E embora titia proteste, dizendo que isso é coisa do passado, ela insiste que não sabe fazer outra coisa. [...] todos me chamam de beiçuda nessa casa onde eu não queria morar. [...] Ela trabalha para a família branca de que falei. Cozinha, lava, passa e tudo mais que aparece para fazer na casa deles. Se mata de tanto trabalhar, mas não reclama. Pelo contrário, fala maravilhas deles, embora lhe paguem um tiquinho de nada. [...] É uma forma de ganhar a comida que elas me dão. É o que titia diz. Mas acho que é a mesma coisa que se trabalhasse para ‘os senhores’. [...] o Deus dos negros se chamava Olofi, mas é o mesmo Deus dos brancos, só que cada um coloca nele a cor e o nome que tiver vontade. E disse que Deus fez os homens de todas as cores porque ele é como as crianças, que não gostam de coisas iguais, que as deixam entediadas. [...] um céu em que as avós sejam boas e distribuam doces entre seus netos. Onde ninguém maltrate as crianças, nem as obrigue a fazer coisas que não gostam. Um céu onde ninguém me chame de beiçuda nem de feia e onde eu não me sinta sozinha. [...] a coluna me dói toda. Vovó me espancou como se fazia com os escravos. [...] Eu acho que um escritor pode escrever sobre qualquer assunto para crianças e jovens, se ele os trata de jeito certo. É necessário abordar diferentes temas, também os espinhosos, na literatura escrita para essas idades. Não parece um pouco hipócrita que se espantem quando aparecem situações difíceis em um livro, enquanto na vida real as crianças experimentam atrocidades diariamente, diante dos olhos do mundo e ninguém se escandaliza, e o que é pior, não fazem nada? [...].

 

OUTRA CIÊNCIA É POSSÍVEL - [...] Os cidadãos esperam da ciência soluções para todos os tipos de problemas sociais: desemprego, reservas de petróleo esgotadas, poluição, cancro… o caminho que leva às respostas a estas questões não é tão direto como uma visão programática da investigação nos faria acreditar […] Trecho extraído do Another Science is Possible: A Manifesto for Slow Science (Polity, 2018), da filósofa e historiadora belga Isabelle Stengers, que na obra Order Out of Chaos: Man's New Dialogue with Nature (Verso, 2018), assinala que: [...] A ciência faz parte da luta darwiniana pela vida. Isso nos ajuda a organizar nossa experiência. Isso nos leva à economia de pensamento. As leis matemáticas nada mais são do que convenções úteis para resumir os resultados de possíveis experimentos. [...]. Já no artigo Experimenting with refrains: subjectivity and the challenge of esc aping modern dualism (Palgrave, 2008) ela expressa que: […] Recuperar é uma aventura, tanto empírica como pragmática, porque não significa principalmente recuperar o que foi confiscado, mas sim aprender o que é preciso para habitar novamente o que foi devastado. [...] Não podemos pensar sem abstrações: elas nos fazem pensar, atraem nossos sentimentos e afetos. Mas o nosso dever é cuidar das nossas abstrações, nunca nos curvarmos diante do que nos fazem – especialmente quando exigem que aceitemos heroicamente os sacrifícios que implicam, os dilemas e contradições insuperáveis em que nos prendem. [...] Veja mais aqui.

 

FREVO: A CHOREOLOGICAL PERFORMANCE

[...] acredito que, no contexto da improvisação da dança frevo, as práticas criativas operam quase exclusivamente no nível das estratégias e não envolvem mudanças nas regras da dança. A distinção entre regras e estratégias também é útil para esclarecer que a discussão sobre a improvisação da dança frevo, aqui apresentada, tem se concentrado exclusivamente na identificação das regras gerais da dança. [...].

Trecho extraído da obra Frevo: a choreological performance (Richard Veiga, 2017), da jornalista, historiadora, pesquisadora e professora Maria Goretti Rocha de Oliveira. Veja mais aqui e aqui.

 

UM OFERECIMENTO: SANTOS MELO LICITAÇÕES

Fone/Zap: +55 (81)98023263. Veja mais aqui e aqui.

&

Tem mais:

Curso: Arte supera timidez aqui.

Poemagens & outras versagens aqui.

Diário TTTTT aqui.

Cantarau Tataritaritatá aqui.

Teatro Infantil: O lobisomem Zonzo aqui.

&

Faça seu TCC sem traumas – consultas e curso aqui.

 



FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...