domingo, fevereiro 21, 2021

D’ANNUNZIO, VIVAN SUNDARAM, CASTELNUOVO-TEDESCO, FRANK BRUNNER & BELLA KAHUN

 

 

TRÍPTICO DQC: Abri os olhos e a vida às minhas mãos. – Ao som da Fantasia op. 145, do compositor italiano Mario Castelnuovo-Tedesco (1895-1968), na interpretação da violonista Antonina Ovchinnikova e da pianista Daria Kovaleva, no Wiener Musikakademie, 2015 – Da janela: minhas mãos no trajeto das estrelas, as estradas da imensidão. Um raio rasga o céu: é Apophis. E tudo estremece, enlouqueço. A fé que nunca tive, iconoclasta dou por feito: não há o que idolatrar, nem douro pílulas, a tragédia não tem fim. Olhos abertos, sou mamulengo – para onde os dedos vão um mundo se constrói: em cada um deles outros de mim mesmo e o que não tenho; em cada um deles a face oculta dos meus sonhos quase tosco avoengo. E se a aceleração de Yarkovsky o desviou, a desgraça é mais que evidente: o meu coração é o alvo e o mundo quase não mais se queimam tudo. Minha aflição é labareda no rio para afogar dendroclastas e afins. Ouço na minha agonia o poeta francês Raymond Queneau (1903-1976): O homem dissipa a sua angústia inventando ou adaptando desgraças imaginárias. A história é a ciência da infelicidade dos homens. O humor é uma tentativa para libertar os grandes sentimentos da sua parvoíce. Sorrio, mesmo que tardio. Ao ver-me atônito sequer me reconheceu, deu-me por titeriteiro aos distirambos como se não soubesse que estou na carroça do Juazeiro.

 


DOIS: Sou outro não-eu: fiz do outro o que sou – Imagem da artista indiana Vivan Sundaram. – Como não vi desde ontem o de sempre não sei o que virá. Sequer adivinho, nem tento. Apenas vi dois olhos e neles pude ao entendimento: sucumbência recorrente, piso falso, ermo para todo lado e nenhum trinco sequer para me segurar. Nesse trâmite Gabrielle D’Annunzio me diz: Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além. Devíamos sempre aprender a amar-nos é o único romance que dura a vida inteira. A paixão, tal como a arte, vive só para si: a arte para a arte, a proeza para a proeza, a coragem para a coragem, o amor para o amor, a embriaguez para a embriaguez, o prazer para o prazer. Quem disse que a vida é um sonho? A vida é um jogo. As grandes doenças da alma, bem como aquelas do corpo, renovam o homem e as convalescências espirituais não são menos agradáveis nem menos miraculosas do que as físicas. Se ainda não sei o que fazer assim tão sozinho, já era tempo, quase tarde demais: eu voo.

 


TRÊS: A cantora Kantocu dos Tasvirs – Imagem: arte do quadrinista estadunidense Frank Brunner. – Como ela nunca mais, aqueles dois olhos são meus, mesmo que o meu mundo tenha desabado pelas sombras do Karagöz. Ainda aos meus ouvidos o que ela cantava lá longe e desapareceu abrindo caminho com um som estridente, a se perder pelas silhuetas de todos os meus fantasmas soltos na escuridão. A mim sequer restava acrobata ilusionista Hokkabaz, errando a fonte de luz e a fonte dos desejos, atravessando as desditas de Hacivat com o desaparecimento do Hayali dos tasvirs. Se fosse ela Anaïs Nin: A vida se expande ou se encolhe de acordo com a nossa coragem. Você não encontra amor, encontra você. Tem um pouco a ver com o destino, a sorte, e o que está escrito nas estrelas. O amor nunca morre de morte natural. Morre porque não sabemos reabastecer sua fonte. Ele morre de cegueira e erros e traições. Morre de doença e feridas; morre de cansaço, de covinhas, de manchas. Quem dera fosse ela, não era, e eu assim tão só. Até mais ver.

 

BELLA KAHUN



Eu consegui criar gosto de verdade sobre essa coisa de criar uma identidade artística.

A arte da cantora Bella Kahun, que já lançou o álbum Crua (PE Squad, 2020), com singles que seguem uma trilha do R&B, MPB, jazz e bolero, dialogando com uma nova cena da música brasileira que transita entre o acústico, eletrônico, boêmio, global e regional. Veja mais aqui e aqui.

 



HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...