segunda-feira, setembro 13, 2010

MIKHAIL LÉRMONTOV, BEATRIX POTTER, PAUL GALLICO, ÉMILE BOUTROUX, JUDITH LEYSTER & DORO PARA PRESIDENTE


 
A arte da pintora neerlandesa Judith Leyster (1609-1660).

DITOS & DESDITOSEu defendo que uma personalidade fortemente marcada pode influenciar os seus descendentes por gerações. Pensamento da escritora e ilustradora Beatrix Potter (1866-1943).

ALGUÉM FALOU: Taverna: lugar em que se vende loucura engarrafada. Pensamento do filósofo francês Émile Boutroux (1845-1921).

O GANSO DAS NEVES - [...] Esta não é uma história que segue calma e suavemente uma sequência, visto que ela foi coletada de muitas fontes e por meio de muitas pessoas. Inclusive, algumas destas vêm na forma de relatos fragmentados de homens que presenciaram cenas estranhas e violentas. [...]. Trecho do livro The snow goose (Random, 1997), do escritor estadunidense Paul Gallico (1897-1976).

UM SONHO - Num vale daguestano eu expirava, / chumbo no peito, inerte, ao meio-dia; / a chaga funda ainda fumegava, / meu sangue gota a gota se esvaía. / Jazia sobre a areia, abandonado, / penhascos me rodeavam, e um sol forte / queimava cada cimo alto e dourado, / bem como a mim, num sono já de morte. / Sonhava que na terra onde nascera / caía a noite e havia num festim, / com flores no cabelo e de maneira / jovial, moças falando sobre mim. / Mas, longe da alegria e da conversa, / sentava-se uma delas de ar tristonho / e a sua jovem alma estava imersa / na mágoa só Deus sabe de que sonho. / Num vale daguestano, ela sonhava / que, inerte, um corpo familiar jazia, / sua chaga enegrecera e ele sangrava / numa torrente cada vez mais fria. Poema do escritor romancista Mikhail Lérmontov (1814-1841).

Arte: Derinha Rocha.

Doro é um menino bom.

Tirante as trapalhadas que sempre perseguiram a sua vida e fizeram dele um dos bocós Fabo mais cheios de nós pelas costas, seria um inapelável santo. Como ninguém passa incólume pela vida, ser um candidato a presidente sem projeto nenhum, não será nunca nada demais. Principalmente nesses tempos de Aércios Waldicks, Bolsonaros, Malafaias, Cunhas & Partido Novo (que é o mais véio de todos!!!!), gatunildos e ladronaldos, nada que não embanane mais o nosso tresloucado processo eleitoral.

Para aparecer mais do que gosta, ele preparou a sua campanha fazendo uma previsão para todo mundo pro ano . Confira aqui.

Não satisfeito com esse despautério, inventou ele de participar do maior reality show da paróquia: o Big Shit Bôbras.

Foi quando conheceu o Padre Bidião e sua candidatura ganhou prestígio e força, principalmente por empunhar destemidamente a bandeira do Santo Bode Frederiko.

Foi daí que ele não baixou o facho e sapecou suas trelas no ar (vide: As trelas do Doro).

Deu fé que podia ir além que um palco além das ventas e danou-se a projetar suas decisões no primeiro dia do seu mandato. Um escarcéu. Foi com isso que ganhou a simpatia popular, não antes distribuir generosamente uma bebericagem a base da Teibei acompanhada do seu milagroso Mingau de Cachorro.

Agora se a campanha dele não vai de vento em popa, corre pelas beiradas e ele está certo que vai fazer um estrago dos grandes em todos os candidatos e será eleito com o apoio até dos que se engalfinham no topo das pesquisas.

- Será a maior barbada -, diz ele com a soberba dos vencedores.

Depois de tudo isso, confira o Brógui do Doro que ele abandonou desde 2006 porque ficou decepcionado com a condução política do país, mas que sendo mais um brasileiro que não desiste, ele vai à forra. Confira mais aqui e aqui.




Veja mais sobre:
Padre Bidião & as duas violências aqui.

E mais:
Isto é Brasilsilsilsilsilsil aqui, aqui, aqui e aqui.
A literatura de Rubem Fonseca aqui.
Das bundas & estudos bundológicos aqui.
A injustiça braba de todo dia aqui.
Musa Tataritaritatá aqui.
O flagelo: Na volta do disse-me-disse, cada um que proteja seus guardados aqui.
Big Shit Bôbras aqui.
A chupóloga papa-jerimum aqui.
A professora, Henrik Ibsen, Lenine, Marvin Minsky, Columbina, Jean-Jacques Beineix, Valentina Sauca, Carlos Leão, A sociedade da Mente & A lenda do mel aqui.
Educação no Brasil & Ensino Fundamental aqui.
Bolero, John Updike, Nelson Rodrigues, Trio Images, Frederico Barbosa, Roberto Calasso, Irma Álvarez, Norman Engel & Aecio Kauffmann aqui.
Por você aqui.
A trajetória da mulher, Manuel Bandeira, Abade Vogler, Bastos Tigre, Augusto Boal, Cristina Gallardo-Domas, Silveira Bueno, Heather Graham, Steve Hanks, Herbalismo & Califasia aqui.
Moto perpétuo aqui.
O uivo da loba aqui.
Literatura de Cordel: Quadrilha junina, de Francisco Diniz aqui.
Literatura de Cordel: Sidrião e Maristela ou A goiaba da discórdia, de José Honório aqui.
Velta, a heroína brasileira aqui.
Direitos Humanos aqui.
Erro Médico & Dano Estético aqui.
Empreendedorismo & empreendedor aqui.
Direito Ambiental aqui.
Humanismo & Educação Humanista aqui.
A Síndrome de Burnout & o professor, John Donne, Anita Malfatti, Paul Hindemith, Kama Sutra de Vātsyāyana, Judith Ermert, Walter Hugo Khouri, Alan Moore, Gerontodrama & O lado obscuro e tentador do sexo aqui.
Movimento sindical no Brasil aqui.
A poesia digesta de Glauco Mattoso aqui.
Função das agências reguladoras aqui.
Direitos Humanos Fundamentais aqui.
A responsabilidade do agente político aqui.
Educação no estruturalismo marxista aqui.
Meio ambiente: significação jurídica contemporânea aqui.
Direitos fundamentais e a Constituição Federal aqui.
Literatura de cordel: A mulher, de Oliveira de Panelas aqui.
O trabalho aqui.
Ética e Moral aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá & eleitora do Doro Presidente!
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.

HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...