PERFUME DE MULHER
PERFUME DE MULHER
Luiz Alberto Machado
É dela todo perfume que emana da vida.
E vem dela, ah, mulher nua, linda e cheia de graça, o bálsamo do sol no sexo pra gosto nenhum botar defeito ou achar pouco porque é a fragrância caudalosa na sedução da carne de todos os sabores mais apetitosos de todo paladar aguçado de fome.
Vem dela o sândalo do amor, mulher nua, linda e cheia de graça que aquece estirada com o nascedouro a dar passagem e faz de mim iluminado deus todo-poderoso a sentir o primeiro cheiro de rosa silvestre de suas entranhas ao embalo dos gemidos manhosos rente ao coração além do universo.
Vem dela a alfazema que me faz hóspede no movediço lençol alvacento da poesia, a me ofertar o baú de suas posses secretas com todas as maçanetas arrancadas, todos os trincos destrancados, todas as portas escancaradas para que extremamente amada e querida tanto quanto a minha própria vida possa em sua mágica dádiva seguir abrindo, fechando, prendendo, soltando, tudo disparando a nossa peleja prazerosa no fogo da felicidade.
Vem dela nua, linda e cheia de graça, todas as lanternas acesas do seu desejo vigoroso na sua secreta fogueira, de onde me nascem asas e vôo amparado pela égide de sua devotada oferenda.
É nela que vou como chama a sua boca, como querem seus braços, como desejam suas perversas coxas erguendo o véu e colhendo as horas no ar da tarde demasiada no mormaço do querer.
É nela que vou como um rei apaixonado com todos os versos fesceninos imersos no gozo, adestrando o seu impetuoso desejo até a bifurcação dos destinos da nossa dança perfumada, a me satisfazer com o cheiro gostoso da mulher amada.
© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.
VEJA MAIS:
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
TODO DIA É DIA DA MULHER
CIDADANIA & FREVO NAS ESCOLAS
Sexta-feira, Março 20, 2009
Quinta-feira, Março 19, 2009
BOB MOTTA: LITERATURA DE CORDEL

O PAPÉ DA RAPARIGA
Bob Motta
O amigo Dotô Cordêro,
dixe: Bob, cumpanhêro;
me istendendo a mão amiga.
Quero qui iscreva um poema,
e aqui, vô lhe dá o tema;
o papé da rapariga.
Sintonizei minha mente,
nela, prantei a simente,
do tema solicitado;
e dêsse tema porrêta,
findei fazendo a cuiêta,
de verso, p’ro magistrado.
Dotô, eu vô lhe dizê,
nuis meus verso, a vóirmicê,
cum tôda sinceridade;
qui rapariga, meu irmão,
é a mais véia profissão,
da históra da humanidade.
É um istudo profundo,
feito no início do mundo,
quando nóis nem ixistia;
bem antes de Roma Antiga,
o papé da rapariga,
todo mundo já sabia.
Trepá de noite e de dia,
era sua séivintía,
falá a verdade é preciso.
Trepando da quarta à têrça,
c’áis duas mão na cabeça,
mode num perdê o juízo.
O tempo foi se passando,
e o côipo dela virando,
uma simpres méicaduria;
a quaiqué um qui pagasse,
mêrmo qui ela num gostasse,
se intregava cum alegria.
Inté mêrmo hoje in dia,
se tem a mêrma mania,
mode tirá cuncrusão;
rapariga é coisa boa,
qui eu chamo, na minha lôa,
vendedôra de inlusão.
Êsse tipo de muié,
tombém é, no seu papé,
psicóga e cumpanhêra;
nuis moté da buiguizía,
ô quinta catiguria,
iscutando babosêra.
De côrno disconsolado,
qui num dá mais o recado,
qui cum ela vai se quêxá;
qui tem uma vontade loca,
de uví da sua bôca,
qui inda é macho prá lascá.
Mais tem vêiz qui a rapariga,
vira do criente, amiga,
faiz tão bem o papé dela;
qui ali mêrmo, na gandáia,
o sujeito se abêstáia,
e se apaixona purela.
E quando é ao cuntráro,
ali, no mêrmo cenáro,
o erotirmo vem à tona;
o cabra, amante travêsso,
rivira ela puro avêsso,
e aí ela se apaixona.
Ciúme de rapariga ?
Danô-se, deu a bixiga;
é iscandêlo, grito e murro.
Puxavante de cabelo,
é o maió dirmantêlo,
verdadêro cú de burro.
Leste a oeste, norte a sul,
ela vende o côipo nu,
posso inté fazê aposta;
qui num é só prá se vendê;
ela trepa pru prazê,
ela trepa pruquê gosta.
Quando adispôi qui inicia,
sua vida na putaria,
qui seu pudô leva a bréca;
nem à cêica se cumpara,
pois ela leva mais vara,
qui chiquêro de marréca.
Faiz feio ficá bunito,
lhe oferecendo o priquito,
dizendo qui êle é demais;
faiz o gordo irmagricê,
muribundo invivicê,
faiz véio virá rapaiz.
Do hôme, faiz o qui qué,
mostra a fôrça da muié,
e o pudê do seu tezão;
é mutivo de quêxume,
faiz véia sintí ciúme,
do seu véio sessentão.
Ôto papé importante,
eu lhe amostro nêsse instante,
numa quenga cumpetente;
juro nuis verso qui faço;
é fazê vêiz de paiáço,
alegrando o ambiente.
É sê, na sua manêra,
namorada, cumpanhêra,
sem cunvenção nem pudô;
fazê tôda istripulia,
qui o cabra tenha a alegria,
e a inlusão qui é amô.
É dá sua opinião,
p’ru criente no salão,
onde a gandáia se ispicha;
é pidí, dirmilinguida,
sua musga preferida,
na radiola de ficha.
É pidí licô de menta,
quando aiguém se apresenta,
lhe cunvidando prá mêsa;
é se imbunecá tôdinha,
paricendo uma rainha,
amostrando sua beleza.
Seu côipo é méicaduria,
de incontestáve valia,
prá quem tá triste e sózíin;
séive de porto siguro,
no quiláro ô no iscuro,
é acunchegante níin.
Tem seu papé de guerrêra,
lutadora, cumpanhêra,
e bem antes qui eu me acanhe;
acredite e faça fé,
qui essa incríve muié,
inda faiz papé de mãe.
Mais seu papé principá,
é, além de aliviá,
quem tivê cum o peito infêrmo;
lhe juro nuis versos meus,
amá sobre tudo a Deus,
e ao próximo cumo a si mêrmo...
N A T A L – R N - 2 0 0 9 Roberto Coutinho da Motta Pseudônimo Literário: Bob Motta Site: WWW.bobmottapoeta.com.br
VEJA MAIS:
TODO DIA É DIA DA MULHER
TODO DIA É DIA DA MULHER: CLÉLIA MARTINS

CLÉLIA MARTINS – Clélia é uma geminiana de 24 anos de idade, estudante com 3 filhos. Conheça ela melhor.
LAM - Clelia, vamos começar pelo lugar que você nasceu: o que você acha do lugar onde nasceu? É só uma lembrança ou tem importancia e faz com que você se orgulhe do lugar onde nasceu?
Bom eu nasci em Cacoal RO,tenho um certo orgulho sim de ter nascido neste lugar. Mas, para mim é apenas uma lembrança, saí de lá muito pequena, não pude ter uma vida lá. Então é uma boa lembrança em minha vida.

LAM - Qual a importância da familia para você? Seus pais acompanham e dialogam com você? E seus irmãos e parentes?
Para mim, a minha familia é uma dádiva de deus,adoro a minha família.
Meu pai sempre esteve presente em todos os momentos da minha vida, ele é muito companheiro. Minha mãe deus ha levou quando eu tinha apenas treze anos.
Hoje tenho só meu pai e meu irmão,a minha irmã deus tambem levou faz quatro anos.
Sempre fomos muito unidos.

LAM - O que você pretende ser e alcançar profissionalmente na vida? Vôcê tem algum objetivo na vida?
Eu pretendo ser técnico-informatica,meu objetivo é terminar os meus estudos,fazer alguns cursos e ser uma profissional bem sucedida e respeitada.
LAM - O que você espera da vida? Você espera um milagre ou está pronta para batalhar pelo que deseja e anseia?
Olha eu acredito em milagres sim, mas tudo nesta vida para se conquistar tem que ser com muita luta e muita batalha.
Por isso eu estou pronta para batalhar pelos meus sonhos.para alcançar os meus objetivos com certeza estou pronta para batalhar.

LAM - Quais as suas principais preferencias musicias, nutricionais, sociais e pessoais? O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Minhas musicas favoritas são as românticas, não tenho nenhuma dieta como de tudo um pouco, gosto de ajudar as pessoas, sou uma pessoa muito alegre de bem com a vida, nas minhas horas vagas eu gosto de ir fazer caminhada e correr um pouco, adoro correr.

LAM - Que experiência positiva você tem do seu período escolar? A escola contribuiu para a sua formação e tem preparado você para vida, para o trabalho e para o exercicio da sua cidadania?
Bom eu obtive muitos conhecimentos na escola durante minha infância, esse conhecimento tenho guardado comigo, pois são eles que me fazem ver o melhor dessa vida,que me ensinaram boa parte da minha educação no dia de hoje

LAM - O que você mais detesta na escola? Existe algo que deveria mudar na escola?
O que eu mais detesto na escola, é ver como os professores são desrespeitados por jovens que não se interessam por nada, vão para a escola ofender os professores. Deveria mudar as leis para com os professores, a lei deveria amparar mais os professores, que os alunos,assim eles os respeitariam.

LAM -. Como você seus amigos? O que voce espera deles? As pessoas valem a pena ser consideradas ou a vida é uma onda mesmo?
Eu amo os meus amigos,espero deles a sinceridade e a lealdade.
Vale muito a pena considerar as pessoas, pois o bem deve sempre prevalecer.
Somos filhos do mesmo criador, nosso deus.
Porque deus nos diz que devemos amarmos uns aos outros como a si mesmo,devemos considerar sim as pessoas.

LAM - O que você acha do Brasil? É o melhor país do mundo ou precisa dar um jeito nessa troçada toda?
Olha o Brasil é um país maravilhoso,adoro o meu país,mas eu acredito que com alguns ajustes o Brasil ficaria ainda melhor.
LAM - Qual a mensagem que já teve oportunidade de tomar conhecimento e gostaria de dividir com outras pessoas?
Viva a cada dia como se fosse o ultimo,pois o futuro a deus pertence.

VEJA MAIS:
TODO DIA É DIA DA MULHER
Sexta-feira, Março 13, 2009
NÊNIA DE ABRIL: UM CANTO CIDADÃO
Música de Luiz Alberto Machado sobre poema de Sérgio Campos - memória.
Sou um poeta obscuro.
Os meus companheiros são poetas obscuros.
Nosso país é o amor subterrâneo em sagração de interiores catedrais.
Porquanto seja nosso pranto anônimo, choramos nossos mortos sozinhos.
Nosso embalar ainda é canto inaudível nas praças e nas avenidas do povo.
Lambemos nossas feridas ignoradas e nossos cantos codificam perdas.
Mas se o país é triste somos tristes porque é de nós sofrer a aflição geral.
Somos cidadãos de um trágico país cuja desgraça ataca sempre e cedo.
Antes que os nossos filhos denunciem o luto secular de seus abris.
O que é melhor em nós desfaz-se em perda.
O que tocamos nos trai com seus punhais.
Perpetramos nosso sonho coletivo e o velamos, mas quando tangemos é tarde demais.
Enfim quando se vai o que é do povo
Aqui na terra se depõe perto de nós.
É quando os obscuros cantam suas nênias
Para embalar o amado enquanto morto.
Sou um poeta obscuro.
Meus companheiros são poetas obscuros.
Nosso país é o amor.
© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Música, voz e violão de Luiz Alberto Machado sobre poema de Sérgio Campos. Produção, edição & arte: Derinha Rocha.
VEJA MAIS:
TODO DIA É DIA DA MULHER
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
Terça-feira, Março 10, 2009
MUSA DA SEMANA: JAQUELINE

JAQUELINE ALVES PINTO – A linda jovem ariana e paulista Jaqueline tem apenas 21 anos de idade e é costureira em Ubá, Minas Gerais. Ela se diz uma pessoa alegre, sincera e que fala o que pensa.

LAM - Jaqueline, vamos começar pelo lugar que você nasceu: o que você acha do lugar onde nasceu? É só uma lembrança ou tem importancia e faz com que você se orgulhe do lugar onde nasceu?
Eu amo Mauá. Tenho poucas lembranças de lá, mas eu amo esse lugar chamado São Paulo.

LAM - Qual a importância da familia para você? Seus pais acompanham e dialogam com você? E seus irmãos e parentes?
Minha familia é tudo pra mim e em primeiro lugar.
Sim, muito tambem .
LAM - O que você pretende ser e alcançar profissionalmente na vida? Você tem algum objetivo na vida?
Gostaria muito de ser modelo ou dançarina, mas espero que um dia o papai do céu me dê essa oportunidade...
Meu objetvo? Vencer todos os obstáculos da vida...

LAM - O que você espera da vida? Você espera um milagre ou está pronta para batalhar pelo que deseja e anseia?
Da vida a gente espera tudo por que a vida é uma caixinha de surpresas.
Pra trabalhar eu estou disposta qualquer hora ....

LAM - Quais as suas principais preferências musicais, nutricionais, sociais e pessoais? O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Gosto de todo tipo de musica e gosto de tirar fotos. Eu amo tirar fotos...

LAM - Que experiência positiva você tem do seu período escolar? A escola contribuiu para a sua formação e tem preparado você para vida, para o trabalho e para o exercicio da sua cidadania?
Olha, eu parei de estudar parei na oitava serie, mas pretendo voltar a estudar...

LAM - O que você mais detesta na escola? Existe algo que deveria mudar na escola?
Como ja disse, não estudo, mas eu adorava quando eu estudava..

LAM - Como você ver seus amigos? O que voce espera deles? As pessoas valem a pena ser consideradas ou a vida é uma onda mesmo?
Meus amigos são as coisas que eu mais adoro, eu espero deles muito carinho.
Sim, acho que é muito importante a gente considerar alguem....

LAM - O que você acha do Brasil? É o melhor país do mundo ou precisa dar um jeito nessa troçada toda?
Eu amo o Brasil. É tudo pra mim, mas acho que tem muita coisa a ser mudada por que ainda tem coisa que precisa mudar mais. O Brasil é o melhor pais pra se morar...

LAM - Qual a mensagem que já teve oportunidade de tomar conhecimento e gostaria de dividir com outras pessoas?
A inveja é a arma do incompetente!

VEJA MAIS:
MUSA TATARITARITATÁ
TODO DIA É DIA DA MULHER
Segunda-feira, Março 09, 2009
TODO DIA É DIA DA MULHER: SANDRA SILVA

SANDRA DA SILVA: A GUERREIRA – A escorpiana paulista desempregada, Sandra da Silva, é uma viúva de 29 anos e mãe de 4 filhos que são a sua vida. Sua profissão, segunda ela própria, é autônoma e reside atualmente na cidade de Arapiraca, em Alagoas. Apesar disso tudo, ela mantém o sorriso brasileito estampado no rosto e com a esperança em dia.
LAM - Sandra, vamos começar pelo lugar que você nasceu: o que você acha do lugar onde nasceu? É só uma lembrança ou tem importancia e faz com que você se orgulhe do lugar onde nasceu?
Nasci em São Paulo. É um lugar maravilhoso, agitado, mas ficou só como uma lembrança onde um dia só quero ir visitar. Fica só como lembrança de onde nasci mesmo :).
LAM - Qual a importância da familia para você? Seus pais acompanham e dialogam com você? E seus irmãos e parentes?
Minha familia é tudo pra mim, estão sempre preocupados comigo, o que estou fazendo ou onde estou. Apesar da idade em que ja estou, amo meus pais, minhas irmãs, e principalmente meus filhos os mais importantes da minha vida, e por eles que estou aqui firme e forte :) .

LAM - O que você pretende ser e alcançar profissionalmente na vida? Você tem algum objetivo na vida?
Meu objetivo de vida é lutar pra educar meus filhos o máximo possivel nesse mundo em que estamos. Educar e fazer deles pessoas importantes na vida, não tenho profissão nem terminei meus estudos, mas não quero isso pra eles, tenho certeza que vou alcançar meu objetivo transformar meus filhos em profissionais, em adultos educados :).
LAM - O que você espera da vida? Você espera um milagre ou está pronta para batalhar pelo que deseja e anseia?
Milagres é bom crer, mas eu prefiro ficar com os pés no chão e lutar pelo que desejo e pelos meus sonhos :) .

LAM - Quais as suas principais preferencias musicias, nutricionais, sociais e pessoais? O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Adoro forró romântico, como de tudo um pouco, não sou muito chegada a regimes, adoro ler romances literários, tambem gosto muito dessa era da internet, minhas horas vagas são pra ler ou assistir filmes com meus filhos :)
LAM - Que experiência positiva você tem do seu período escolar?
Meu periodo escolar foi pouco mais valeu a pena sim, me preparou com a educação e com inteligência pra seguir no tipo de negocio em que eu trabalhava tenho certeza que me tornei uma cidadã decente graças a educação em que recebi :).

LAM - O que você mais detestou na escola? Existe algo que deveria mudar na escola?
O que eu detesto é ver que mesmo formada algumas professoras se tornam as mais mal educadas, já tive problemas sérios na época em que eu estudava e hoje vejo esses problemas acontecer com meus filhos.
Acho que o que deveria mudar é que professora é pra ensinar e não pra maltratar e nem xingar seus alunos.
Acho que o que é errado aqui em Alagoas é a mal formação das nossas professoras e com certeza vem a acontecer com os nossos filhos se agente deixar.
Tem um ditado que diz que a educação se aprende na escola e eu digo que educação hoje se aprende em casa com seus pais :) .
LAM - Como você vê seus amigos? O que voce espera deles? As pessoas valem a pena ser consideradas ou a vida é uma onda mesmo?
Ja tive a infeliz oportunidade de conhecer "amigos falsos" que fizeram de tudo pra me destruir, mas graças a Deus nada me aconteceu, não conseguiram, e hoje eu tenho a oportunidade de conhecer amigos de verdade onde esses sim estão do meu lado sempre em que preciso e sempre que estou bem.
Eu nao perdi a confiança, sei que existem sim pessoas que possam ser chamadas de "amigos " de verdade :) .

LAM - O que você acha do Brasil? É o melhor país do mundo ou precisa dar um jeito nessa troçada toda?
Temos muito o que mudar no nosso Brasil, mas eu ainda acho que ele é o melhor do mundo sim, existem países piores com certeza, é so a gente esperar aparecer alguem que possa nos ajudar a ajeitar o nosso Brasil ne? :) .

LAM - Qual a mensagem que você já teve a oportunidade de ter conhecimento e gostaria de dividir com outras pessoas ?
Não sei se posso considerar uma mensagem, mas eu tive a oportunidade de conviver com a perda e ela me ensinou muito.
Trabalhamos e conseguimos tudo que desejamos e do nada perdemos tudo, não digo coisas materiais, mas sim pessoas queridas. Mas eu aprendi que Deus nos tira algo que nos é importante por que ele tem outros objetivos para nós.
Paciencia. É assim que é a vida nascemos e morremos.
Temos que aprender a conviver com isso. Eu aprendi, é difícil, mas temos que conseguir :)
Obrigada por essa oportunidade e espero que eu faça valer a pena a expectativa que depositou em mim, beijinho no seu coração...

VEJA MAIS:
TODO DIA É DIA DA MULHER
ENTREVISTAS
Quarta-feira, Março 04, 2009
CORDEL NA ESCOLA
CORDEL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ROSALVO LOBO – Num trabalho desenvolvido pela professora Marcia Machado, na disciplina Projeto de Leitura da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, dirigida pela professora Maria Aparecida Lima Barros, no bairro da Jatiúca, em Maceió-AL, foi desenvolvida uma série de atividades com os alunos dos 6º ao 9º ano, sobre a Literatura de Cordel.
Como resultado dos estudos, a professora da matéria passou atividade par que os alunos criassem versos de cordel acerca da escola onde estudam.
Dessa atividade, o aluno José Michael, do 9º B, escreveu:
A escola Rosolvo Lobo
Foi erguida com amor e fé
Para que seus alunos um dia
Possam com alegria aplaudir de pé.
Nossa escola está passando
Por um processo coloquial
Que vem com alegria
Espantar todo mal,
No mundo em que vivemos
Não há muita educação
Mas sairemos do Rosalvo
Com diploma nas mãos.
Na tranqüila e calma Jatiuca
Rosalvo Lobo se encontra
Nos mostra com coragem
Que o mundo não desmonta
Vamos gente caminhando
Rumo à nossa educação
De mãos dadas, sempre unidos
Seremos ótimos cidadãos.
Ser aluno é ter respeito
Com o mestre que nos ensina
Em comunidade viveremos
Pois eles nos preparam para a vida.
Nosso povo alagoano
Tem muita decisão
Para vencer na vida
Tem que ter a educação
Minha escola é ótima
Na educação, várias
Tentaram ser como ela
Mais não tiveram bênçãos
Um bom aluno que estuda
Nunca viverá na dor
Só colherá rosas alegria
Esperança e muito amor.
A aluna Thamires Alexsandra, da turma 9ºB escreveu esses versos:
A minha escola querida
Que sempre estará viva
Que nunca fique ao esquecimento
E sim ao deslumbramento
Pois ela é importantíssima
Para a nossa vida
Com ela aprendemos coisas
Para o resto de nossas vidas
Aprendemos com ela
Com muita dedicação
Para quem é um ótimo aluno
Todos professores guardam no coração
Pra quem não é
É importante se dedicar
Pois como o nosso conhecimento
É importante com ele sempre está.
Estudar alunos
Para aprender tudo
A cada coisa que estudam
Sempre lembrar tudo
Outra coisa importante
É saber ler e a escrever
Pois como isso aluno
É interessante apresender
E que não esqueçam
Dos professores queridos
Ensinando com dedicação
Para a nossa educação.
O segredo da vida
Estar na se educação escolar
Par que sejamos pessoas de bem
É preciso estudar
Tudo que estudamos
É fundamental experimentar
A cada fase da vida
Não podemos desperdiçar
Vai escola querida
Vai buscar alunos
Que saibam valorizar
A melhor coisa da vida é estudar.
A aluna Priscila Lima, do 9ºB, assim se expressou:
Vamos lá meu amigo
nãopare de estudar
você vai ter um futuro melhor
e nãoter o que se preocupar
veja a escola
um lugar maravilhoso
deixe de preguiça
e não seja preguiçoso
Vá à escola
sem preocupação
seja um bom aluno
e preste atenção.
A aluna Isabela da Silva Santos, do 9ºB também mandou ver:
Na minha escola há cidadania
mais para isso permanecer lá
temos que ter uma grande harmonia
dentro da minha escolinha
a minha escola tem nação
e por que a sua não tem?
porque nós não temos uma boa condução
será que é isso ou não.
Resumindo minha escola
tem uma canção
que foi feita com
bastante oração.
A aluna Mariana Gomes, do 9ºB também sapecou:
Olhem meus colegas
prestem muita atenção
para deixar nossa escola limpa
não jogue lixo no chão
escutem meus amigos
escutem com atenlão
para passar de ano
temos que aprender a ser cidadão
quando terminar o ano
eu vou sentir muita saudade
de todos aqueles
que eu fiz amizade
A escola está muito velha
por isso que está reformando
para a escola ficar bonita
temos sempre que está observando
Quando venho pra escola
presto muita atenção
olho sempre para os carros
com muita dedicação
Na escola tenho liberdade
na escolha tenho igualdade
para valer os dois
temos que ter solidariedade
Na escola que eu estudo
temos que ter solidariedade
para sermos bem educados
precisamos ter amizade
A escola que eu estudo
está em construção
para termos um bom futuro
temos que ir com inspiração
Olhem minha gente
cudiado com seu futuro
para nós estudarmos
termos que ir com tudo.
A aluna Vanessa Guimarçaes, do 8ºB:
Olhe meus colegas
No que vou lhe falar
Para ser alguém na vida
Tem que estudar.
Olhe aqui alunos
Prestem muita atenção
Para vencer na vida
Estudem com dedicação
Caro amigo não brinque nesse ano
Pois no final vai se arrepender
E depois vai chorar pra valer
E no final não vai aprender
Caro aluno
Irei te aconselhar
Depois dos estudos
Você irá trabalhar
Caro aluno vamos cuidar da escola
Pois ela é bela
E se não cuidar
Ficaremos sem ela.
A escola é a
Nossa segunda casa
Iremos cuidar dela
Pra que fique bela.
A aluna Anny Gabrielle da Silva, escreveu:
Escola palavra da hora
Tudo na vida é escola
Nos ensina a crescer e aos
Poucos ensina agora.
O aluno Victor Borges, da turma 9ºB, trouxe:
Minha escola é muito bonita
Com ela limpa eu fico muito mais
Os alunos gostam dela
Com a gente ela fica demais
Nos gostamos dos professores
E os professores gostam da gente
A gente ama os livros
E os livros da gente
Livro da minha vida
Livro tu és minha paixão
Livro tens meu refugio
Do meu coração
Escola querida
Escola do meu coração
Escola da minha vida
Escola do meu mundão
Escola tu és tudo
Na minha vida
Escola tu és o caminho
Da minha vida
A aluna Maria José, da turma 8ºB. diz:
Alunos que estuda
Que presta muito atenção
É inteligente
E tem muita educação.
Por fim, os alunos Italo, Arslan, Ernande, Otaviano, Mário, Róbson, Marcio e Douglas, escreveram o cordel:
CIDADANIA
Essa história começa
Falando de um cidadão
Um cabra da peste
Chamado Sebastião
Esse homem cujo nome
Chamado Sebastião
Morava lá nas bandas
Muito quente do sertão
Vivia até então com
Sua família
Mas um dia tentou sair de lá
Com suas economias
Chegando na cidade
Sebastião não sabia
Que viveria a receber preconceitos
Pelo modo que vivia
Sebastião não arrumava trabalho
Por causa do seu baixo estudo
Então de pouco em pouco
Começou a perder tudo
Ao passando tempo
Tava acabando as economias
Ele logo percebeu e
Lhe bateu uma grande agonia
De tão agoniado
Entrou no mundo errado
Começou vender drogas
E terminou engaiolado
Ao ver o sol nascer quadrado
Ele ficou arrependido
Os policiais lhe chamaram de ladrão
E também de bandido
Ele cumpriu suas obrigações
E terminou sendo solto
Voltou para sua casa
E recomeçou tudo de novo
Arrependido do passado
Foi atrás da cidadania
E fez tudo direito
Como todos queriam
Chegando ao sertão
Ele queria estudar
Ficou emocionado
Um emprego arrumar
Ele fez o seu título
Se tornasse um cidadão
Ele se elegeu vereador
Do seu grande sertão
No seu grande sertão
Ele foi eleito
Conhecia muita gente
E queria ser prefeito
Ele era honesto
No seu pequeno município
Trabalhava para os pobres
E também para os ricos
Depois ficou no cargo
De governador do estado
Ele era um homem esperto
E também muito educado
Essa história falou
De um humilde cidadão
Que venceu os preconceitos
E a humilhação
Tentou mudar de cidade
Mas sem estudo
Começou de pouco em pouco
A perder tudo
Entrou na marginalidade
E se ferrou
E atrás das grades
Foi onde ele parou
Ele tentou mudar
E conseguiu
Tomou vergonha na cara
E desse mundo saiu
Nem todos que tentaram
Ser cidadão conseguiram
Mas todos que conseguiram
Ser cidadão tentaram
Como Sebastião.
Por causa desses resultados com os alunos, a professor Marcia Machado e a diretora Maria Aparecida Lima Barros, me convidaram para neste sábado, dia 7 de março, a partir das 14 horas, faça uma palestra acerca do tema “Literatura de Cordel: vamos aprumar a conversa & tataritaritatá!!”, no pátio da escola, para os alunos do educandário. SERVIÇO: Palestra de Luiz Alberto Machado – “Literatura de Cordel: vamos aprumar a conversa & tataritaritatá”. Dia 7 de março, sábado, a partir das 14 horas, no pátio da Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, no bairro da Jatiúca, em Maceió-AL, ocasião onde serão efetuadas exposições de cordéis e apresentação do folheto de cordel, Tataritaritatá.
VEJA MAIS:
TATARITARITATÁ
LITERATURA DE CORDEL
FECAMEPA
8 DE MARÇO – DIA DA MULHER
Domingo, Março 01, 2009
ISSO É BRASIL: TIRADAS DE JORNAL
Uma das broncas:

As tentativas de providências & soluções:

A realidade:

OUTRAS DICAS:
14 de Março, DIA NACIONAL DA POESIA –Lançamento de livros, recitais de poesia, show musical Recebemos poetas do planeta lOCAL - Praça Nacional da Poesia ( Piedade ) Salvador, Bahia, Brasil Contato - www.poetapedrocezar.com & poetasnapraça@hotmail.com
Veja mais:
FECAMEPA
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
BIG SHIT BÔBRASIL
As tentativas de providências & soluções:
A realidade:
OUTRAS DICAS:
14 de Março, DIA NACIONAL DA POESIA –Lançamento de livros, recitais de poesia, show musical Recebemos poetas do planeta lOCAL - Praça Nacional da Poesia ( Piedade ) Salvador, Bahia, Brasil Contato - www.poetapedrocezar.com & poetasnapraça@hotmail.com
Veja mais:
FECAMEPA
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
BIG SHIT BÔBRASIL
Assinar:
Postagens (Atom)