sexta-feira, novembro 06, 2009

MOZART, CLELAND, MARIA JOÃO, IAVELBERG & TATARITARITATÁ NA BIENAL DO LIVRO DE ALAGOAS


APRENDI COM A VIDA - Sempre sonhei com um mundo melhor para todos nós. Contudo, aprendi uma lição: a ação ideal para construção de um mundo melhor começa em mim mesmo: eu tenho que repensar, refletir e rever a mim mesmo e me preparar para essa construção. Depois, atuar com essa nova ação dentro da minha própria casa, na minha rua, no meu bairro, na minha cidade. Foi isso que aprendi: a fazer a minha parte na construção de mundo melhor. Veja mais aqui.

Imagem: Mulher desnuda, do pintor alemão Lucian Freud (1922-2011).

Curtindo a coleção de 6 cds das Sonatas (Brilliant Classics, 2011), de Wolfgang Amadeus Mozart, na interpretação da pianista portuguesa Maria João Pires. Veja mais aqui.


FANNY HIIL – A obra Fanny Hill - Memórias de uma Mulher de Prazer (1748), do romancista inglês John Cleland (1709-1789), é considerado o prmeiro romance erótico da modernidade e tornou-se sinônimo da batalha contra a censura erótica. Veja mais aqui.

EM BUSCA DE IARA – O documentário Em Busca de Iara (2013), dirigido por Flávio Frederico, conta a história da psicóloga e guerrilheira brasileira Iara Iavelberg (1944-1971), companheira de Carlos Lamarca e integrante da luta armada contra a ditadura militar (1964–1985), realizado através da pesquisa de documentos, entrevistas e filmes de arquivo, o documentário reconstrói a vida de Iara e desmonta a versão oficial de sua morte, dada como suicídio. O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo prestou uma homenagem à antiga aluna e deu seu nome ao centro acadêmico, passando a ser chamado Centro Acadêmico Iara Iavelberg. Seu nome também batiza uma praça no bairro de Bangu, na cidade do Rio de Janeiro e outra no bairro de Pirituba, na cidade de São Paulo. Veja mais aqui.

TATARITARITATÁ NA BIENAL DO LIVRO Nesta sexta, dia 06, a partir das 19 hs, acontecerá no estande da Biblioteca Pública do Estado/Secult, na IV Biernal Interncional do Livro de Alagoas, o cantarau Tataritaritatá, que será re-apresentado no domingo, dia 8, a partir das 19hs no mesmo estande.


JORGE CALHEIROS – O cordelista alagoano Jorge Calheiros nasceu na cidade de Pilar, Estado de Alagoas, já escreveu um grande número de poemas e histórias, conhecido popularmente por muitos autores, sendo ele autor de 38 folhetos originais, entre eles o Matuto na Bienal.






RAILTON TEIXEIRA – o jovem cordelista e mochileiro Railton Teixeira é estudante de jornalismo e autor do cordel Doutor Rufino Beija-Flor e a revolta das mulheres de lá de fora. Ele tem se apresentado diariamente no estande da Biblioteca Pública do Estado/Secult na IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas.





Veja mais sobre:
A mulher da sombrinha, Paul Celan, Cláudio Santoro, Carmine Gallone, Suzy Smith, Elizabeth Savalla, Maria Félix, Pierre-Paul Prud'hon, Carmen Silvia Presotto & Vidráguas, Como sair da marginalidade & A lenda de Alamoa aqui.

E mais:
Ária da danação aqui.
Depressão aqui.
A arte de Lucinha Guerra aqui.
Possessão Insana aqui.
Violência contra a mulher aqui.
Ao redor da pira onde queima o amor aqui.
Freud & o caso Schereber aqui.
O direito de Rudolf von Ihering, Lenine, Ivo Tonet, Massaud Moisés, Marici Salomão, Renato Falcão, Ilana Kaplan, Melinda Culea, Thomas Lawrence, Fernanda Porto, Socialismo, Acróstico, Frase & Oração aqui.
Pedofilia aqui.
Autismo & educação inclusiva aqui.
Missiva do Esconjurado aqui.
A poesia de Mário Quintana aqui.
Afrânio Coutinho, Gianfrancesco Guarnieri, Ivo Tonet, David Lynch,  Richard Bach, t.A.T.u.- Yulia Volkova e Lena Katina, Daniel Huntington, Sissy Spacek, Sociedade Civil, Linguística & poética aqui.
O professor e a educação inclusiva aqui.
Anencefalia, aborto & bioética aqui.
Educação Especial, PNE & Inclusão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.




IMAGEM DO DIA
 Todo dia é dia de Maria Melilo.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja aqui, aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.

ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...