É pra ela que a vida brilha tanto e eu faço o meu canto
pra lhe dar...
A FILHA DO BUCHO DE ZEDERINA –Que barriga é essa, Zederina? Sei não, mãe. Tem
coisa! Tem não, pai, menstruei esse mês já. A barriga cresce a cada, não tem
cara de lombriga não. Só cresce, mulher, essa menina tá embuchada. Tô não, pai.
Tá não, véio, ela tá de boi. Então que bucho é esse se não for pra parir, hem?
Sei não, pai. Eu sei, Jesus me contou num sonho: você tá prenha e será menina!
Deus-me-livre! Cruz-credo, véio. Como é que pode, se todo mês o sangreiro
desce? Pode escrever: vai ser menina! Então foi aquele valeiro safado! Ô
mãe!... Ela tá mentindo, quando ela some arriando os quartos toda fuviando pras
bandas daquele enrolão. Tô não, pai. Quero ver mesmo se tá boi, menina! Chegue,
venha ver, mãe, olhaqui. Como é que pode: isso é bucho duns sete meses, ora! O
sangue desce todo mês, pai. Vamos levar ela pro médico na cidade. Precisa não,
vou agora no atendimento lá do grupo. Vá lá, vá!
E aí doutor? A senhora está grávida de oito meses,
vai dar à luz mês que vem. Como é que pode? Vá pra enfermagem fazer o pré-natal
e se preparar pro parto, semana que vem quero vê-la aqui.
Embuchou, Zeferida? E apois, seu Zé, e nem sabia!
Ocente, se for menino tu me dá? Dou, mas pai disse que sonhou que era menina.
Então dê pro meu irmão que ele tá precisado. Será que seu Coca quer mesmo?
Quero sim, mas só se for menina. Acertado pra um ou pro outro.
Pronto, mãe, pai: uma notícia ruim e outra boa.
Conte logo a ruim! Tô prenha mesmo! Num disse. E a boa, se avie! Se for menino,
vai pro seu Zé; se for menina, pro seu Coca. Endoidou, foi? Nada pai, problema
resolvido.
Chama a parteira aí, véi! Aonde é que aqui tem
parteira, mulher? Chama a véia vizinha, homem! Já chegou só com o zoadeiro.
Vixe! Que foi? Tá laçada. E agora? Vai dar trabalho. Simbora, mulher, deixa de
conversa!
Pronto, a menina escapuliu! Então me dê que a mãe
dela tá doida e vai ganhar o olho da rua depois do resguardo! Me dê, mãe! Vá-se
pro meio do mundo com aquele valeiro safado, aqui você não fica nem mais um
segundo, só emprenhou pra desmoralizar a família! Foi não, pai! Suma daqui
senão lhe quebro no pau e jogo no meio do rio pra morrer longe afogada! Arrede,
filha, nunca mais quero ver a sua cara, deixa que a menina a gente cuida. Mas,
mãe.. Sai-te daqui, já!
Quarenta anos se passaram e estava sozinha até
ontem, meus avós morreram e nada mais restava. Não tive encontrado minha mãe,
não sei o que seria de mim. Pelo menos ela ronca ali inocente no sofá sem saber
nem que sou sua filha...
DITOS & DESDITOS - Os homens sabem muito sobre o mundo e pouco
sobre si mesmos. Coração e cérebro
pertencem um ao outro. O sentimento é sensível e o pensamento é sensível. Muitas
vezes, o acaso é mais sábio do que a nossa vontade. Devemos enfrentar nossos
monstros, domar os lobos, buscar e matar o Minotauro nos labirintos de nossas
almas, pois se não o fizermos, eles nos matarão. Por que tão poucas pessoas
entendem que o desprezo dos outros, a condenação de quem você ama, na verdade
fortalece o seu amor? Eu podia ler o desânimo com a minha escolha nos olhos de
todos ao meu redor. Pensamento da escritora holandesa Connie
Palmen.
ALGUÉM FALOU: Vais conhecer muitos idiotas na vida. Se
te magoarem, lembra-te que é porque são estúpidos. Assim, não vais reagir à sua
crueldade, porque não há nada pior do que ser amargo e vingativo. mantem sempre
a tua dignidade e sê verdadeira. De qualquer forma, é a covardia de gente como você que dá
chance a ditadores se instalarem! Pensamento
da escritora, roteirista e cineasta iraniana Marjane Satrapi. Veja mais aqui e aqui.
UMA PRINCESINHA - [...] Ela diz que não tem nada a ver com sua aparência ou com o
que você tem.Tem a ver
apenas com o que você pensa e o que você faz [...] Ela não se importava muito com
outras meninas, mas se tivesse muitos livros poderia se consolar. [...] Tudo é uma história - Você é uma história
-Eu sou uma história. [...] Eu sou
uma princesa.Todas as
garotas são.Mesmo que
vivam em minúsculos sótãos antigos.Mesmo que se vistam com trapos, mesmo que não sejam
bonitos, nem inteligentes, nem jovens.Elas ainda são princesas [...] Talvez aprender as coisas
rapidamente não seja tudo.Ser gentil vale muito para outras pessoas... Muitas
pessoas inteligentes fizeram mal e foram perversas. [...].
Trechos extraídos da obra A
Little Princessa
(HarperCollins, 1998), da escritora estadunidense Frances Hodgson Burnett (1849-1924). Veja mais aqui e aqui.
DOIS POEMAS
– POESIA:
Poesia,/ como você encontrou o seu caminho para mim? / Minha mãe não conhece
muito bem o albanês, / escreve suas cartas como Aragón, sem ponto nem vírgula; /
Em sua juventude, meu pai navegou sob outros céus. / No entanto, você chegou / andando
no paralelepípedo da minha pacata / cidade de pedra; / timidamente você bateu
na porta da casa de / três andares / no número 16. PAI: Uma noite ele entrou
bêbado, / sentado perto do fogo, jogou fora / o boné velho, tirou / o jornal do
bolso. / Nada dizia por que ele havia bebido. / Mamãe disse: "Uau, quem
sabe." / Alguém havia criticado / os versos do filho mais velho no jornal.
/ No bar cheio de barulho e fumaça / mostraram-lhe o recorte do jornal, / alguém
disse: "Foda-se a poesia do seu filho." / Ninguém jamais se / interessou
pelos versos do filho. / Naquela noite foi a primeira vez, / na fumaça espessa
do bar estreito. Poemas
do escritor albanês Naim Frashëri (1846-1900).
TODO DIA É DIA DA MULHER – Trata-se de uma campanha de
valorização e reconhecimento do papel desempenhado pela mulher na sociedade,
bem como de combate à violência contra a mulher, não se restringindo apenas ao dia 08 de março - Dia Internacional da Mulher -, muito menos ao 30 de abril - Dia Nacional da Mulher. Envolve, portanto, uma série de entrevistas e homenagens a todas as mulheres, sejam elas famosas celebridades, sejam elas anônimas ou profissionais do dia a dia igualmente meritórias de aplausos. Veja
mais detalhes aqui e aqui.
Nada merece mais a
nossa gratidão que o ventre materno, seja ela simples dona de casa alagoana ou
uma resignada do mosteiro de Argenteuil.
Decerto todos nós
passamos pelo canal de parturição, nós, vivos ou mortos, já viajamos nove meses
na aeronave do ventre, dependentes da ternura materna até termos a consciência
do oxigênio e da vida.
Nada seria
interessante se não fosse o poder da concepção que elas carregam no ventre,
seja ela secretária executiva de Natal ou trabalhadora de Orange.
Nada é mais admirável
que a fecundação quando tudo se faz de prazer atravessando a zona pelúcida para
gerar filhos da vida, adubados pelo carinho e a ternura da maternidade, seja de
uma simples balconista de Terezina ou aquela de Guaratinguetá de Di Cavalcanti.
Admirável é a sua
anatomia, o seu design belo de recipiente do amor e do prazer, seja ela gueixa
de Kioto, Aprés le l bain de Degas ou vendedoras de frutas da Martinica. Ou
mesmo a de Unamuno no banho, ou costureira do mercado de Abi Djan.
Que seja amada
como uma simples rendeira de Aracati, ou mestiça do Gabão; ou tuaregue do
Níger; ou ticoqueira da cana-de-açúcar.
Que seja amiga
mesmo como camponesa nordestina ou do milharal do Haiti. Ou mesmo uma
cachorrona sexy, maluca pauleira, fatal miss ou sedutora perversa.
Que seja malandra,
dócil ou abestada, ou quitandeiras do Recife, prostitutas de Brasília ou a
executante de alaúde de Caravaggio.
Sempre serão belas
mesmo que seja uma simples jovem turca, ou esquimó da Groenlândia ou, mesmo, a
Garota de Ipanema.
Sempre serão
exuberantes mesmo na simplicidade daquela das colinas de Chittagong em
Bangladesh ou aquela lavadeira de Portinari. Ou nativa birmanesa ou aquela
marabá de Rodolfo Amoedo. Ou mesmo a colhedora de chá do Ceilão ou uma linda
índia Kamayurá. Ou, ainda, Le bain au serail de Theodore Chasseriau.
Pode ser uma
humilde tecelã de seda em Bali ou operária de qualquer montadora de São
Bernardo do Campo. Ou a nômade Fars, ou humilde verdureira da feira de Caruaru.
Pode ser uma
dedicada vendedora de cosméticos de Aracaju ou Nu à contre jour de Bonnard. Ou
uma Diana de Lee Falk, ou a Danae de Rembrand.
Pode ser uma
teimosa da vida ou Fleurs de la prairie de Maillol ou humilde enfermeira de um
hospital de João Pessoa.
Pode ser uma
adolescente eterna sonhadora ou a estudante de Anita Malfati ou uma nativa das
ilhas Trobriand, ou a Vênus Anaduomene de Ingres ou As Artes de Van Gogh.
Que seja musa dos
escritores, poetas e compositores ou mesmo uma perdida nas veredas da vida, ou
Vairumati de Gaugin, Vênus de Brozino ou a que carda lã no Nepal.
Seja a Bovary de
Balzac ou a dedicada submersa entre marido e filhos. Ou a Nu de Modigliani ou
uma passageira de Olinda; seja a mãe de Almada Negreiros, ou de Gorki, ou
Valentina de Guiido Crepax.
Seja ela Velta, ou
Lôra Burra, a Vênus de Urbino de Ticiano ou Léda Atomique de Salvador Dali; ou
femme de frisant de Toulouse-Lautrec; ou uma da cadeira de David Lingare.
Mas também que
seja ela Safo, louca, aguerrida ou desgarrada. Que seja uma sumidade
intelectual ou muçulmana de Oman, mestiça de Cuenca, mulata do Rio de Janeiro
ou mesmo estabanada andrógina da noite na paulicéia desvairada.
Seja mesmo o que
for: a “Mulher” de Geraldinho Azevedo & Neila Tavares, ou mesmo “Todas
elas juntas num só ser” de Lenine & Carlos Rennó, ou tantas outras
grandes e anônimas mulheres deste planeta, aqui só gratidão. Obrigado por
existirem. Esta a minha homenagem, MULHER
TODO DIA É
DIA DA MULHER –
Participam da campanha Todo dia é dia da mulher famosas, anônimas, esportistas,
professoras, turistas, pesquisadoras, radialistas, profissionais liberais,
artistas, empresárias, jornalistas, autônomas, ilustres, ambulantes,
intelectuais, mães e jovens, para todas a nossa homenagem.Veja
mais detalhes aqui eaqui.
Dos dias, a mulher,
Albert Einstein, Viktor Frankl, Henri
Matisse, Gilberto Gil, Mark
Twain, Milos Forman, Rita
Guedes, Natalie Portman, Naoki
Urasawa, Kátia Velo & Alfredo Rossetti aqui.
Junichiro Tanizaki, Sandra Werneck, Louis
Jean Baptiste Igout, Asha Bhosle, Heloisa Maria, Márcio Baraldi, Lucy Lee, Vilmar Lopes, Raimundo Fontenele, Internet & Inclusão, A mundialização da
cultura & a Gestão
do Capital Humano aqui.
A deusa
Inanna & a mulher suméria, Poema em voz alta, Mallarmé, Paul Cézanne, Marquês de Sade, Pasolini, Karina Buhr, Maryam Namazie, Leroy
Transfield, Frederico Barbosa, Olivia
de Berardinis & Mozart Fernandes aqui.
DITOS &
DESDITOS - Uma
verdade científica não se impõe por convencer os que a ela se opõem e por
levá-los a verem com clareza, mas sim, antes, porque os opositores acabam
morrendo e surge uma nova geração que aceita a verdade nova. Pensamento do físico
alemão e ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1918, Max Planck
(1959-1947). Veja mais aqui.
ALGUÉM FALOU: Nosso cérebro é o
melhor brinquedo já criado: nele se encontram todos os segredos, inclusive os
da felicidade... Pensamento do ator e cineasta inglês Charlie Chaplin
(1889-1977). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.
DON JUAN - [...] Qualquer
caminho é apenas um caminho e não constitui insulto algum - para si mesmo ou
para os outros - abandoná-lo quando assim ordena o seu coração. [...] Olhe cada caminho com cuidado e atenção. Tente-o
tantas vezes quantas julgar necessárias. Então, faça a si mesmo e apenas a si
mesmo uma pergunta: possui esse caminho um coração? Em
caso afirmativo, o caminho é bom. Caso contrário, esse caminho não possui
importância alguma [...]. Trechos
extraídos da obra Las enseñanzas
de don Juan Matus - Una forma Yaqui de conocimiento (Fondo de Cultura Económica, 1974), do escritor e
antropólogo estadunidense Carlos Castañeda (1925-1998). Veja mais aqui e
aqui.
TRÊS POEMAS – ECOS: Nascida tardiamente e com
alma de mulher, não ouso esperar, / O frescor do ancião jaz, o poder / Da paixão
viril e moderna pousará Nos / lábios de minha Musa, nem posso lidar / (Quem
velado e encoberto pela feminilidade deve tatear) / Com o mundo guerreiros de
armas fortes e recitam / os perigos, feridas e triunfos da luta; / Vibrando a
lira de cordas completas em todo o seu alcance. / Mas se você alguma vez em
alguma caverna no fundo do lago / O'erbrow por rochas, uma voz selvagem
cortejou e ouviu, / Respondendo de uma vez do céu e da terra e da onda, / Emprestando
música élfica à sua palavra mais dura, / Não interprete mal esses ecos que
pertencem / A um apaixonado pela solidão e pela música. VÊNUS DO LOUVRE: No longo corredor ela brilha
como uma estrela, / A mãe do Amor nascida da espuma, paralisada na pedra, / Ainda
assim, imortal, respirando. / A mão brutal do tempo mutilou, mas não conseguiu
estragar. / Quando pela primeira vez a feiticeira encantada de longe / Deslumbrou
meus olhos, Eu não a vi sozinha, / Serenamente posicionada em seu trono adorado
pelo mundo, / Como quando ela guiou uma vez seu carro puxado por pombas, - / Mas
a seus pés um judeu pálido e mortal, / Seu adorador de vida, chorou adeus ao
amor. / Aqui Heine chorou! Aqui ainda ele chora de novo, / Nem nunca sua
sombra se erguerá ou se moverá, / Enquanto lamenta um coração ardente, um
cérebro-poeta, / Pelas dores da Hélade desaparecida e da dor hebraica. TRABALHAR:
No entanto, a vida não é uma visão nem uma oração, / mas um trabalho obstinado;
ela não pode fugir de sua tarefa. / Depois da primeira compaixão, ninguém
poupará / Sua porção e sua obra realizada, para pedir. / Ela implora por
descanso - ela virá em breve / Quando, descansando à beira da estrada, ela for
forte. / Não, pois a multidão apressada de transeuntes a / esmagará com seu
fluxo contínuo. / Muito deve ser feito antes que a breve luz morra; / Ela pode
não demorar, absorta no sonho vão. / Com mãos trêmulas não usadas e pés
vacilantes, / Ela cambaleia adiante, sua sorte designada a cumprir. / Mas
quando ela preenche seus dias com deveres cumpridos, / Estranho vigor vem, ela
recupera a saúde. / Novos objetivos, novos interesses surgem a cada novo sol, /
E a vida ainda vale para sua riqueza ilimitada./ Tudo o que parecia difícil e
cansativo agora se mostra pequeno, / E nada pode amedrontá-la - ela tem força
para tudo. Poemas da poeta estadunidense Emma
Lazarus (1887-1849). Veja mais aqui e aqui.
O GRITO DE MUNCH
Queremos
mais do que uma mera fotografia da natureza. Não queremos pintar quadros
bonitos que sejam pendurados nas paredes dos salões. Queremos criar, ou pelo
menos estabelecer as bases de uma arte que dê algo à humanidade. Um arte que
prenda e envolva. Uma arte criada do coração mais íntimo de alguém.
Arte e
pensamento do pintor e gravador norueguês Edvard
Munch (1863-1944). Veja mais aqui e aqui.
GESTALT-TERAPIA – O psiquiatra e psicoterapeuta Fritz Persl
(1893-1970), descreveu a Gestalt-terapia como uma terapia existencial, baseada
na filosofia existencial e utilizando-se de princípios em geral considerados
existencialistas e fenomenológicos. Ele associou-se à maioria dos
existencialistas insistindo que o mundo vivencial de um individuo faz de sua
situação única. Do mesmo modo, sustentava que o encontro do terapeuta com um
paciente constitui um encontro existencial entre duas pessoas, e não uma
variante do clássico relacionamento médico-paciente. Nesse contexto, o conceito
de intencionalidade é básico tanto para o existencialismo e a fenomenologia
quanto para o trabalho de Perls; a mente ou consciência é entendida como
inteção. Os sentidos dos atos psíquicos ou intenções devem ser alcançados em
seus próprios termos, fenomenologicamente, e em termos de sua própria intenção
particular. Dois temas importantes da maior parte do pensamento existencialista
são a experiência do nada e a preocupação com a morte e o medo. Também o método
fenomenológico de compreender através da descrição é básico no pensamento de
Perls, todas as ações implicam escolha, todos os critérios de escolha são eles
próprios selecionados. A confiança da fenomenológica na intuição para o
conhecimento das essências assemelha-se à confiança de Perls no que ele chama
de inteligência ou sabedoria do organismo. Entre os conceitos principais estão
o organismo como um todo, ênfase no aqui e agoraa preponderância do como sobre
o porquê e conscientização. No que concerne ao todo, além do holismo ao nível
intra-orgânico, Perls acentuou a importância do fato de considerar o individuo
como parte perene de um campo mais amplo que inclui o organismo e o meio,
sugerindo que as pistas para o ritmo de contato e afastamento são ditadas por
uma hierarquia de necessidades que são dominantes quando emergem como primeiro
plano ou figura contra o fundo da personalidade total. A ênfase no aqui e agora
em Perls possui ênfase na importância da autopercepção presente e imediata que
um individuo tem do seu meio. No que concerne à preponderância do como sobre o
porquê, dá-se pela ênfase na importância da compreensão da experiência de uma
maneira descritiva e não causal, na qual estrutura e função são idênticas.
Esses três principais conceitos são fundamentais para entendimento da
conscientização, que é o ponto central da abordagem terapêutica. O processo de crescimento
é um processo de expansão das áureas de autoconsciência; o fator mais
importante que inibe o crescimento psicológico é a fuga da conscientização. Em
vista disso, Perls acredita plenamente no que ela chama de sabedoria do
organismo, considerando o individuo maduro e saudável um individuo auto-apoiado
e auto-regulador no cultivo da autoconscientização como sendo dirigido para o
reconhecimento da natureza auto-reguladora do organismo humano. Nesse sentido,
o principio da hierarquia das necessidades está sempre operando na pessoa. Foi
aí que ele desenvolveu a noção de um continuum de consciência como um meio de
encorahar esta autoconscientização. Perls definia a saúde e a maturidade
psicológicas como sendo a capacidade de emergir do apoio e da regulação
ambientais para um auto-apoio e uma auto-regulação. Uma apreciação plena desta
hierarquia de necessidades só pode ser realizada através da conscientização que
envolve todo o organismo, uma vez que as necessidades são experienciadas por
cada parte do organismo e sua hierarquia é estabelecida por meio de sua
coordenação. Assim, o ritmo contato/fuga com o meio ambiente é o componente
principal do equilíbrio organismico. Para Perls existem quatro tipos de
explosões que o individuo pode experienciar ao emergia da camada da morte.
Existe a explosão em pesar, que envolve o trabalho com uma perda ou morte que
não tinha sido previamente assimilada. Existe a explosão em orgasmo em pessoas
sexualmente bloqueadas. Existe a explosão em raiva quando sua expressão foi
reprimida. E, por fim, existe a explosão no que Perls chama de joie de vivre –
alegria e riso, alegria de viver. Assim, Perls considera a fuga da
conscientização e a consequente rigidez da percepção e do comportamento como os
maiores obstáculos ao crescimento psicológico. A introjeção ou engolir tuido é
o mecanismo pelo qual os indivíduos incorporam padrões, atitudes e modos de
agir e pensar que não são deles próprios e que não assimilam ou digerem o
suficiente para torna-los seus. A projeção é um mecanismo neurótico que é o
oposto da introjeção, uma vez que é a tendência de responsabilizar os outros
pelo que se origina no self, envolvendo um repudio de seus próprios impulsos,
desejos e comportamento, colocando fora o que pertence ao self. Confluência é um
mecanismo neurótico no qual os indivbiduos não experienciam nenhum limite entre
eles mesmos e o meio ambiente, tornando possível um ritmo saudável de contato e
de fuga, visto que tanto o primeiro quanto o segundo pressupõem um outro,
impossibilitando a tolerância das diferenças entre as pessoas. A retroflexão é o mecanismo neurótico que
significa voltar-se de forma ríspida contra, indivíduos retroflexos voltam-se
contra si mesmo e, ao invés de dirigir suas energias para mudança e manipulação
de seu meio ambiente, dirigem essas energias para si próprios. Dividem-se e
tornam-se sujeito e objeto de todas suas ações, são o alvo do seu
comportamento. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.
ESCARAFUNCHANDO FRITZ – O livro Escarafunchando Fritz: dentro e fora da lata
de lixo (Summus, 1979), de Frederick Perls, é um livro autobiográfico no
qual, de maneira irreverente e bem humorada, o autor mostra seu repúdio aos
padrões estabelecidos, ao mecionar que: Desta
vez vou escrever sobre mim mesmo. Ou melhor, sempre que alguém escreve, escreve
sobre si mesmo – mais ou menos. É claro que se pode escrever sobre as assim
chamadas observações objetivas, ou sobre conceitos e teoria, mas, de uma
maneira ou de outra, o observador é sempre parte dessas observações. Ou, então
seleciona o que está observando. Ou obedece as exigências de um professor, e
neste caso seu envolvimento poderia ser muito reduzido, mas de certo modo
existe. [...]. E fechando o livro ele diz: [...] Escrevi a Lata de Lixo em três meses e depois disso – nada. Tão
depressa como veio, a necessidade de escrever secou.
EGO, FOME E AGRESSÃO – O livro Ego, fome e agressão: uma revisão da teoria
e do método de Freud (Summus, 2002), de Frederick Perls, aborda temas como
Holismo e Psicanálise, metabolismo mental, terapia da concentração, pensamento
diferencial, abordagem psicológica, o organismos e seu equilíbrio, realidade, a
resposta do organismo, defesa, bom e mau, neurose, reorganização organismica,
psicanalise clássica, tempo, passado e futuro, passado e presente, instinto de
fome, resistências, retrflexão e civilização, alimento mental, introjeção, o
complexo de fantoche, o ego como uma função do organismo, a cisão da
personalidade, resistências sensomotoras, projeção, o pseudometabolismo do
caráter paranoico, complexo de megalomania-rejeição, resistências emocionais,
técnica, concentração e neurastenia, concentração no ato de comer,
visualização, senso de realidade, silencio interior, primeira pessoa do
singular, desfazendo retroflexões, concentração corporal, a assimilação de
projeções, desfazendo uma negação, consciência constrangida de si mesmo, o
significado da insônia, gagueira, o estado de ansiedade, entre outros assuntos.
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a ruivinha sardenta, Yann Martel, Philippe Blasband, Cristina Braga, Tom
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Pra
saber viver não basta morrer, Leonardo
Boff, Luchino Visconti, Emerson &
Lake & Palmer, Núbia Marques, Felicitas, Pedro Cabral, Psicodrama
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Literatura
de Cordel: História da princesa da Pedra Fina, de João Martins de Athayde aqui.