terça-feira, dezembro 23, 2014

MARJANE SATRAPI, PIZARNIK, SARTRE & ZHANG RUOXU

 


UMA CANÇÃO PARA ALEJANDRA... – Alejandra era também Flora, uma bela taurina, poeta até o útero. A infância difícil de Bluma em Buenos Aires com seus pais imigrantes ucraniano-judeus: a irmã mais velha e a família estrangeira firmaram suas dores desde já. A sombra do nazismo e da segunda guerra obscurecia a sua infância com os temores dos pais. Os problemas com acne, asma, tartamudez, autopercepção física e a tendência ao sobrepeso prejudicavam sua autoestima com uma angústia perene. Descobriu a sexualidade para ser ora ousada e sensual, ora tímida e silenciosa. Tornou-se diferente: um caráter caótico e instável, rechaçava o apelido rompendo os laços familiares: abandonava a mãe e tudo que a lembrasse de Flora, Bluma, Blímele, envolvendo-se com filosofia, literatura e artes plásticas, aficionada pela poesia maldita. Tornava-se rebelde, excêntrica, subversiva – uma garota estranha na dependência de anfetaminas abundantes em seu armário. Anticonvencional dedicou-se ao existencialismo e se destacava triunfante com seus próprios escritos. A leitora agora escrevia a infância perdida e a morte: O temor ao futuro me prevê sigilosamente: o que será de mim?... Adotou o seu diário e nele o desapontamento materno e o protetorado de Bajarlía nos seus estudos, a personagem se assumindo órfã, estrangeira, onírica com toda atração pelo fim. Vieram então as sessões de terapia para salvar a autoestima da ansiedade e depressão. Foi para Paris, o refúgio na casa de familiares e lá expôs suas pinturas e desenhos, escreveu seus poemas e teve ocultada a sua sexualidade. Fantasiou casar-se com um outro poeta e não era: ele morria num acidente aéreo e os versos de Memoria. Publicou poemas, críticas literárias e traduziu Artaud, Michaux, Césaire e Bonnefoy. Dedicou-se aos estudos das religiões e escreveu no diário: – Sim, estou grávida. De repente, surge a ideia de não reagir com medo e chorar. Faça o que precisa ser feito com extrema confiança e lucidez. Esta é uma nova armadilha... E seu desgaste emocional e a frustração, a reclusão progressiva e a primeira tentativa de suicídio. Regressou à terra natal e publicou três dos seus mais importantes livros. O seu pai faleceu de um infarto: A morte do meu pai tornou minha morte mais real... Sumia a sua alegria nômade. Mudou-se com a namorada fotógrafa e ampliou a dependência de medicamentos. A sua poesia intensa se expressava como um diário hermético, escrita íntima, lúdica, visionária, poemários líricos. Vieram os prêmios de Guggenheim e da Fullbright, a sua voz no Escrito con un Nictógrafo de Carrera. Era ela com as perguntas recorrentes - do que seria culpada, por que o sofrimento eterno, o que a fez merecer tantos golpes duros e ruins: Temo que meus desejos de escrever não sejam mais do que meios para alcançar o fim desejado de sucesso, glória, fé em mim. Também podem ser desculpas, já que não estudo “a sério”, já que não vivo “a sério”. Pode ser também que, dada minha escassa facilidade de expressão oral, eu recorra ao papel para não me engasgar, para cuspir o fogo das minhas angústias... As crises depressivas e as tentativas de suicídio: Lá fora há sol / Eu me visto de cinzas... Internada não havia diagnóstico claro de sua doença mental, dois dos psicanalistas morreram e, o que restou, negou-se a tal. Apenas suas últimas palavras no meio de uma overdose de Seconal: Se não escrevo poemas não aceito viver... Veja mais abaixo e mais aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - A melancolia é, creio eu, um problema musical: uma dissonância, uma mudança de ritmo. Enquanto por fora tudo acontece com o ritmo vertiginoso de uma catarata, por dentro é o adágio exausto de gotas d'água caindo de vez em quando cansada. Por esta razão, o exterior, visto do melancólico interior, parece absurdo e irreal e constitui “a farsa que todos devemos representar”. Mas por um instante – por causa de uma música selvagem, ou de uma droga, ou do ato sexual levado ao seu clímax – o ritmo muito lento da alma melancólica não se eleva apenas ao do mundo exterior: ele o domina com um ritmo inefavelmente feliz. exorbitante, e a alma então vibra animada por novas energias delirantes... Porque ninguém tem mais sede de terra, de sangue e de sexualidade feroz do que as criaturas que habitam os espelhos frios... Pensamento da escritora argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972). Do seu livro Diarios (Lumen, 2013), o trecho: [...] Como é fácil calar-me, ser sereno e objetivo com aqueles que não me interessam verdadeiramente, a cujo amor ou amizade não aspiro. Então sou calma, cautelosa e perfeita dona de mim mesma. Mas com os poucos seres que me interessam... Aí fica a pergunta absurda: sou uma convulsão, um grito, um uivo de sangue. [...] Já das suas Obras completas (2000): [...] Nua. Fadiga do corpo transparente como uma árvore de vidro. Perto de você você ouve o rumor brutal de um desejo inextricável. Noite cegamente minha. Você está mais longe do que eu. Horror de verificar você nos gritos do meu poema. Seu nome é a doença das coisas à meia-noite. Eles me prometeram um silêncio. Seu rosto está mais perto de mim do que o meu. Memória fantasma. Como eu adoraria te matar... [...]. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Não importa aquilo que fizeram de você, importa, sim, aquilo que você faz daquilo que fizeram de ti... Pensamento do filósofo, escritor e crítico francês Jean-Paul Sartre (1905-1980). Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.

 

BORDADOS – [...] Falar pelas costas dos outros é o ventilador do coração. [...] Ser amante de um homem casado é ter o melhor papel. Você percebe? A camisa suja, a cueca nojenta, o passar roupa diário, o mau hálito, as crises de hemorróidas, a agitação, sem falar no mau humor e nas birras. Bem, tudo isso é para sua esposa. Quando um homem casado procura sua amante... ele está sempre branqueado e passado, seus dentes brilham, seu hálito é como perfume, ele está de bom humor, é cheio de conversa, está ali para se divertir com você. [...] Ninguém nasce corajoso, torna-se corajoso. [...] O amor é o oposto do bom senso [...] O orgulho dos homens está situado no escroto. [...]. Trechos extraídos da obra Embroideries (Pantheon, 2003), da escritora, quadrinista, ilustradora e cineasta franco-iraniana Marjane Satrapi. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

 

DOIS POEMASRESPONDENDO AO SONHO DE UMA NAMORADA - É cedo para passar pelo portão, então não desvie o olhar da torre. \ Experimente as roupas quentes e abra o espelho para ver a luz da primavera. \ As andorinhas espiam pela cortina e as abelhas vêm pintar as roupas. \ O amor impulsiona as flores de pêssego e ameixa, e o coração é enviado para a orquestra voar. \ A maquiagem sai e nos tratamos pela manhã, mas o vento e as flores nunca mais voltam. \ Onde quer que a alma onírica entre, o silêncio cobre a porta. UMA NOITE DE LUAR NO RIO - Na primavera o rio sobe tão alto quanto o mar, \ E com o nascer do rio a lua surge brilhante. \ Ela segue as ondas ondulantes por dez mil li, \ E onde o rio corre, ali transborda sua luz. \ O rio serpenteia ao redor da ilhota perfumada onde \ todas as flores desabrochando à sua luz parecem neve. \ Você não pode distinguir seus raios da geada no ar, \ Nem da areia branca da praia Farewell abaixo. \ Nenhuma poeira manchou a água misturada com o céu; \ Uma roda solitária como a lua brilha por toda parte. \ Quem à beira do rio viu pela primeira vez a lua surgir? \ Quando a lua viu pela primeira vez um homem à beira do rio? \ Ah, gerações vieram e desapareceram; \ De ano para ano as luas se parecem, velhas e novas. \ Não sabemos esta noite por quem ela lança seu raio, \ Mas ouça o rio dizer adeus à sua água. \ Longe, longe está navegando uma única nuvem branca; \ Em Farewell Beach, os pinheiros ficam verdes. \ Onde está o andarilho navegando em seu barco esta noite? \ Quem, definhando, nos trilhos iluminados pela lua aprenderia? \ Infelizmente! A lua paira sobre a torre; \ Deveria ter visto a penteadeira da feira.\ Ela levanta a cortina e a luz entra em seu caramanchão; \ Ela lava, mas não consegue lavar os raios da lua ali. \ Ela vê a lua, mas seu amado está fora de vista; \ Ela o seguiria para brilhar no rosto de seu amado. \ Mas os cisnes portadores de mensagens não podem voar para fora do luar, \ nem os peixes que enviam cartas podem saltar do seu lugar. \ Ontem à noite ele sonhou que as flores que caíam não permaneceriam. \ Infelizmente! Ele não pode ir para casa, embora metade da primavera já tenha passado. \ A fonte de água corrente desaparecerá; \ A lua que declina sobre o lago irá afundar em breve. \ A lua em declínio afunda-se numa névoa pesada; \ É um longo caminho entre os rios do sul e os mares do leste. \ Quantos podem voltar para casa ao luar e sentir falta? \ A lua minguante derrama anseio sobre as árvores ribeirinhas. Poema do poeta chinês do início da dinastia Tang, Zhang Ruoxu, que é mais conhecido por “A Moonlit Night on the Spring River” (Chun Jiang Hua Yue Ye), um dos poemas Tang mais exclusivos e influentes, que inspirou inúmeras obras de arte posteriores. O poema na primeira parte descreve o cenário do rio Yangtze iluminado pela lua na primavera; a segunda e a terceira lamentam a efemeridade da vida, bem como a tristeza dos viajantes e dos entes queridos que deixam para trás, marcando uma ruptura estilística com a poesia das Seis Dinastias anteriores e antecipa o conteúdo e o estilo da poesia High Tang, tornando-se “o poema de todos os poemas, o cume de todos os cumes”.

 

OUTRAS SACADAS

 

OS DRAGÕES DO ÉDEN – A obra Os dragões do Éden: especulações sobre a evolução da inteligência humana, de Carl Sagan, trata sobre o calendário cósmico XXIII, os genes e os cérebros, o cérebro e a carroça, a metáfora do éden, a evolução do homem, as abstrações das fe4ras, os contos do éden sombrio, os amantes e os loucos, a futura evolução do cérebro equipotente, afeto, informação extragenética e extra-somática, cérebro trino, neocórtex, alexia, primatas, craniotomia, filogenia e ontogenia, anaglifo, seleção natural, bits, sinapses, sistema de liberação, entre outros importantes assuntos.  REFERÊNCIAS: SAGAN, Carl. Os dragões do Éden: especulações sobre a evolução da inteligência humana. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. Veja mais aquiaquiaqui.

VIDA E EDUCAÇÃO – A obra Vida e educação, de John Dewey aborda temas como educação como reconstrução da experiência, a escola, a criança e o programa escolar, os dissídios teóricos, elementos fundamentais do processo educativo, o mundo infantil, o mundo escolar, soluções diversas, disciplina contra interesse, necessidade de uma conciliação, importância do problema, interpretação e direito, exageros da velha e da nova educação, as matérias de estudo, a ideia de desenvolvimento, aspecto lógico e psicológico da experiência, os dois aspectos de toda matéria ou ciência, o esquecimento desse duplo aspecto, consequências, falso arranjo psicológico das lições, interesse e esforço, a atividade integrada, atividade dissociada, interesse e esforço, erro da teoria do esforço, arguição contra a teoria corrente do interesse, exame das teorias, integração entre esforço e interesse, interesses diretos e indiretos, aspecto ativo ou propulsivo, objetivo e emocional, direto ou imediato, indireto ou mediato, critério para julgar o interesse transferido, meios e fins, apelo a interesses adventícios, relação da matéria com a atividade infantil, esforço, atividade mental e motivação, tipos de interesse educativo, papel do interesse na teoria da educação, entre outros assuntos. REFERÊNCIAS: DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Melhoramentos, 1973. Veja mais aqui, aqui e aqui.

A GESTALT TERAPIA – A obra Gestalt terapia explicada, do psicoterapeuta e psiquiatra Fritz Perls (1893-1970) propõe o conceito de que o desenvolvimento psicológico e biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente. Com essa obra, o autor critica a psicanálise com base em pesquisas sobre percepção e motivação. Nesse livro Perls lança uma importante discordância teórica com relação à psicanálise: a ideia de que a base da agressão e do sadismo está na fase oral e não na fase anal do desenvolvimento infantil. A obra trata ds fundamentos da gestalt terapia, o reconhecimento da conduta, o trabalho do terapeuta, percepções e descobrimentos, evasão, ansiedade, percepção, vazio, frustração, paralização e maneiras de seguir adiante, divisões e polaridades, projeções, a voz, os sonhos, a autoregulação organísmica, a realidade do aqui e agora, o organismo como totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e uma reflexão sobre o conceito de agressão, que é entendida como uma força biológica importante para o crescimento, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: PERLS, Fritz. Gestalt terapia explicada. São Paulo: Summus, 1976. Veja mais aqui, aqui,  aqui e aqui.

CÉREBRO E COMPUTADORES – A obra Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na informática e na educação, de Robinson Moreira Tenório, aborda temas como gênese da relação analógico-digital, noção de analogia, opostos em informática, dispositivos analógicos e digitais, calculo analógico e digital, conversão analógico-digital, a tensão, comunicação, codificação, informação, modelos, imagens, cognição, computadores, redes neurais, analogia, simulação, diagramas e gráficos, entre outros assuntos. REFERÊNCIA: TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógic0-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras, 2011. Veja mais aqui.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiTALENTOS PERNAMBUCANOS, ALAGOANOS E MINEIROS FAZEM A FESTA DE NATAL  - Logo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá Especial de Natal e comemorando os mais de 418 mil acessos do blog, apresentação da querida Meimei Corrêa e com as seguintes atrações na programação: Wagner Tiso, Simone, Yes, Milton Nascimento, Roupa Nova, Carlos Moura, Tunai, Tavito, Petrúcio Amorim, Sônia Mello, Ricardo Machado, Zé Linaldo, Millane Hora, Júlio Uçá, Luiz Wanderley, Wilson Monteiro, Ádila Becker, Paulynho Duarte, Mazinho, Marquinhos Cabral, Ozi dos Palmares, Tony Câmara, João Albrecht, Wilson Miranda & muito mais! Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Natal
Quando? Hoje, terça, 23 de dezembro, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM 
Apresentação: Meimei Corrêa



INTERVENÇÕES URBANAS NO CALÇADÃO DE TRÊS CORAÇÕES - Nesta terça-feira, 23 de dezembro, a partir das 17hs, Paulo César de Barros, Banda Decibéis, Gustavo Valin, Odair Lemes, a banda pop-rock Sapato Mudo e muitos outros poetas e grupos musicais, estarão no Calçadão 18, em Três Corações (MG), em grande festa para a população com seus talentos. Imperdível!  (Inf. Meimei Corrêa),


NUNCA COMPRE PRODUTOS CCE – Quem avisa amigo é: Cuidado Com o Engodo! Vem aí o segundo capítulo da novela Nunca compre produtos CCE e saiba tudo o que um consumidor não deve passar com o descaso de empresas que não respeitam o cidadão! A novela está longe de terminar. Nesse capítulo você saberá que moro numa rua que não existe (Vôte, será que eu existo mesmo ou to que nem Garabombo, o invisível?). Também: não coloque a bolinha de palhaço no nariz toda vez que lhe derem um código de postagem inválido. Procon e Justiça, armado de Código de Defesa do Consumidor, podem não funcionar na hora, mas servem pra você cobrar seus direitos. E muito mais, você não perde por esperar. Confira o primeiro capítulo aqui


EDUCAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS – O artigo 205 da Constituição Federal vigente, determina que: “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Essa previsão constitucional foi regulamentada com a edição da Lei 9394/96, definindo como deve ser desenvolvida a educação no Brasil. Afinal, o Estado cumpre a sua parte? E a escola e os pais? Se a gente apertar direitinho veremos que ninguém faz sua parte, razão pela qual a educação é essa tragédia (tanto na rede pública, como na rede privada que só se diferencia da outra pela limpeza e disciplina, mas a tragédia é a mesma). O que fazer? Faço uso das instruções sugeridas pela Universidade Rose-Croix Internacional (URCI): “A condição primordial em matéria de educação consiste em darmos aos nossos filhos o exemplo de comportamento que desejamos inculcar neles. Com efeito, nós somos o referencial cotidiano deles. Assim sendo, como esperar que eles sejam pontuais, ordeiros, corteses, prestativos, tolerantes, etc., se nós mesmos não o somos? Naturalmente, ninguém é perfeito e o papel do educador é difícil, mas devemos nos esforçar em ser o mais fiéis possíveis ao nosso ideal de educação [...] Lembremo-nos sempre de que nosso dever de adultos é o de educá-los no sentido de elevar sua consciência aos ideais espirituais e humanistas [...]”. Veja mais educação aqui.



O NOVO PARADIGMA CIENTÍFICO – Estudando sobre o paradigma holístico, deparei-me com o artigo O novo paradigma científico: a experiência da fenda dupla – fundamento da mecânica quântica, de Robert Bouleau, trata da afirmação de que estamos interconectados, considerando aquilo que percebemos, a teoria das cordas como o Santo Graal da física moderna, a partícula de Deus como origem de tudo, a mensagem da água como o poder do espírito sobre a matéria, assinalando pra gente que: “A mecânica quântica é a teoria física e matemática que descreve a estrutura e a evolução no tempo e no espaço dos fenômenos físicos em escala das partículas que constituem o átomo [...] que partículas estejam conectadas entre si de um extremo a outro do universo (teoria das cordas) revela a não-dualidade do mundo. [...] que os valores platônicos da protoconsciência, a bondade e a verdade, existem num nível fundamental da geometria espaço-tempo e influenciam nossas ações. Se estivermos abertos a este processo, esta influência nos conectará exaustivamente com o restante dos seres do universo [...] estamos todos conectados. [...] A teoria das cordas vibrantes reúne todas as equações numa só e demonstra dessa forma a interconectividade de tudo no universo”. Veja mais aqui e aqui.


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Aventureiros do Una, Maurice Merleau-Ponty, Carlos Heitor Cony, Castro Alves & Eugênia Câmara, Sergei Rachmaninoff & Yara Bernette, Amália Rodrigues, Jules Joseph Lefebvre, Wolfgang Petersen & Diane Kruger aqui.

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O pensamento de Karl Marx aqui, aqui e aqui.
Meu ensino de Jacques Lacan & Disco Friends aqui.
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O período naturalista do pensamento grego: Os Jônios & Anaxímenes aqui.
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Dos temores da infância aos arroubos juvenis, Estrella Bohadana, Nuno Ramos, Mariana Aydar & Leonid Afremov aqui.
O verbo no coração do silêncio, Ástor Piazzolla & Eduardo Isaac, Steve Hanks, Wassily Kandinsky & Eliane Potiguara aqui.
Pra quem só vê superfície, todo rio é sempre raso, Zygmunt Bauman, Maria Azova, Anna Ewa Miarczynska & Júlio Pomar aqui.
A vida solta no calor do coração, Teodora Dimitrova, Carlos Baez Barrueto, Claudia Rogge & Robert Delaunay aqui.
Os véus dos céus & o prazer do amor, Djavan, Luciah Lopez, Christine Jeffs & Kirsty Gunn aqui.
Escândalo do coroinha, Ferdinand Hodler, Aldine Müller, Helena Ramos & Zaira Bueno aqui.
Tolinho & Bestinha: quando tolinho bateu pino com o capeta granulado aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
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CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
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