sexta-feira, outubro 31, 2008

GONZAGUINHA, BALANDIER, ELIZABETH EISENSTEIN, MENCKEN, PLUTARCO, GIMNOSOFISTA, MULHERADA & PEIDO


 
ETERNO GONZAGUINHA – Conheci a obra de Luiz Gonzaga Júnior (1945-1991), com o lançamento do seu primeiro álbum, de 1973 (EMI-Odeon), só no seu nome: gostei de cara das canções A felicidade bate a sua porta, Moleque e Sempre eu teu coração. Logo comprei o segundo, o de 1974 (EMI-Odeon), que emplacou os inesquecíveis Pois é, seu Zé, Rabiscos na areia e Galope que era tema de uma novela. O seguinte, Plano de voo (EMI-Odeon, 1975), com a inesquecível Mundo novo, vida nova; e a hilária Geraldinos e Arquibaldos. Depois o de 1976, Começaria tudo outra vez (EMI-Odeon, 1976), com a primeira na levada do jazz, Eu nem ligo; a canção Espere por mim, morena; e a abolerada faixa título. O álbum Moleque Gonzaguinha (EMI-Odeon, 1977), da primeira à última, fechando com Festa/Moleque, todo inesquecível. Veio Recado, de 1978, de chapa com a faixa título na maior, a participação de Milton Nascimento em O que foi feito devera, e Pessoa, com participação de Toninho Horta. Era a vez de Gonzaguinha da vida (EMI-Odeon, 1979), com hits proeminentes: Diga lá, meu coração; Não dá mais pra segurar (Explode coração); o samba Desenredo em parceria com Ivan Lins, contando uma versão hilária do descobrimento do Brasil e fechando, um pout pourri de Luiz Gonzaga. Em 1980, De volta ao começo, um álbum com grandes canções e participações: Milton Nascimento, Luiz Gonzaga, Frenéticas, Marília Medalha e MPB-4, afora os sucessos Ponto de interrogação, Grito de alerta e Sangrando. Em 1981, Coisa mais maior de grande – pessoa, com destaque para as canções Eu queria apenas que você soubesse e Redescobrir. Em 1982, Caminhos dos coração, destacando-se O que é, o que é, Maravida & Caminhos do coração. Em 1983, Alô, alô, Brasil, com canções como Feliz & Um homem também chora (Guerreiro menino). Em 1984, Grávido: com Lindo lago de amor abrindo um álbum fantástico. Em 1985, Olho de lince – trabalho de parto, destacando a canção Mamão com mel. Em 1987, Geral; em 1988, Corações marginais, com a esfuziante É; em 1990, Luizinho de Gonzagão Gonzaga Gonzaguinha; e em 1993, Cavaleiro solitário, reunindo seus sucessos num show ao vivo, isso afora outros discos ao vivo, como o Juntos (1991), com Gonzagão. Veja mais aqui, aqui & aqui.


DITOS & DESDITOS - O amor é a ilusão de que uma mulher é diferente das outras. Pensamento do jornalista, ensaista, satirista e crítico cultural estadunidense Henry Louis Mencken (1880-1956).

GIMNOSOFISTA – [...] Ele [Alexandre] capturou dez dos Gimnosofistas que tinham feito de tudo para fazer os Sabas se revoltarem causando grandes problemas para os macedônios. Estes filósofos tinham a fama de serem inteligentes e concisos ao responderem perguntas, e, portanto, Alexandre fez perguntas bastante difíceis a eles declarando que seria condenado à morte o primeiro que respondesse errôneamente a uma pergunta e assim sucessivamente; em seguida, ordenou a um deles, o mais velho de todos, para ser o juiz no concurso. A primeira pergunta era o que seria mais numeroso, os vivos ou os mortos, ao que um filósofo disse ser os vivos, já que os mortos já não existem mais. A segunda pergunta era o que produzia as maiores bestas, a terra ou os mares, ao que o segundo filósofo disse ser a terra, uma vez que os mares eram parte da terra. A terceira pergunta era qual seria o animal mais astuto, ao que o terceiro filósofo disse: "Aquele que até este momento o homem não descobriu." A quarta pergunta era por que eles induziram os Sabas a se revoltarem, ao que o quarto filósofo respondeu: "Porque eu queria que eles vivessem nobremente, ou então morressem nobremente". A quinta pergunta era o que era mais velho, o dia ou a noite, ao que o quinto filósofo respondeu: "O dia, por um dia"; e acrescentou sobre o fato do rei expressar espanto, que as questões difíceis devem ter respostas difíceis. Passando, então, para o sexto filósofo, Alexandre perguntou como um homem poderia ser mais amado; "Se", disse o filósofo, "ele é o mais poderoso e no entanto não inspira medo." Aos três restantes, a um deles foi perguntado como um homem poderia tornar-se um deus, ao que o sétimo filósofo respondeu: "Ao fazer algo que um homem não pode fazer"; aquele que foi perguntado qual era a mais forte, a vida ou a morte respondeu: "A vida, uma vez que ela suporta tantos males." E a última pergunta ao nono filósofo foi quanto tempo um homem deve viver, ao que ele respondeu: "Até que ele não considere a morte como melhor do que a vida." Assim, então, voltando-se para o décimo filósofo e juiz, Alexander ordenou-lhe dar a sua opinião. O juiz declarou que eles tinham respondido pessimamente, um pior que o outro. "Bem, então", disse Alexander, "deverás morrer primeiro por dar tal sentença." "Isso não pode ser, ó rei", disse o juiz, "a menos que tu disseste falsamente que condenaria à morte o primeiro deles quem respondesse pior. [...]. Trecho extraído da obra Alexandre e Cesar, vidas comparadas (Ediouro, 2002), do historiador, biógrafo, ensaísta e filósofo grego Plutarco de Queroneia (Lucius Mestrius Plutarchus - 45-120dC), acerca do encontro de Alexandre, o grande, com os sábios da Índia, os chamados Gimnosofistas (ou sábios nus). Estes também foram tratados por Diógenes Laércio que observou serem eles pregadores da justiça e consideravam ímpia a prática da cremação, porém achavam lícito o casamento com mãe ou filha, praticavam a adivinhação e prognosticavam o futuro, alegando que os próprios deuses lhes apareciam. Eles diziam ainda que o ar está repleto de formas que se propagam como o vapor e penetram nos olhos dos adivinhos de visão aguçada. Eles proibiam adornos pessoais e o uso de ouro, usavam roupas brancas, dormiam no chão e se alimentavam de vegetais e pão rústico; seus bastões são de junco e usavam para apanhar com sua ponta o pedaço de queijo que comiam. As suas doutrinas estavam assentadas na humildade, austeridade, desapego às riquezas e a relação com as questões metafísicas. Esses filósofos influenciaram as ideias de filósofos gregos como Pitágoras, Demócrito, Pirro e Plotino. Veja mais aqui.

A IMPRENSA E A HUMANIDADE - [...] Quando a atenção se concentra nos grupos já então alfabetizados, torna-se claro que sua composição social requer maior reflexão. Terá a imprensa inicialmente servido ao clero e ao patriciado, como uma “arte divina”?, ou deveríamos antes imaginá-la como “amiga do pobre”? Ela foi descrita dos dois modos pelos contemporâneos, e provavelmente teve as duas funções. [...] Ao admitirmos que a substituição do discurso oral pela varredura silenciosa das linhas e a substituição dos contatos face a face por interações mais impessoais tiveram provavelmente conseqüências importantes, teremos de aceitar a decorrência de que precisamos pensar de modo menos metafórico e abstrato, e mais histórica e concretamente, sobre as diversas modalidades que decorreram, e sobre o modo como diferentes grupos foram afetados. [...]. Trechos extraídos da obra A revolução da cultura impressa: os primórdios da Europa Moderna (Ática, 1998), da historiadora estadunidense Elizabeth Eisenstein (1923-2016).

O PODER EM CENA – [...] A ordem das sociedades diferencia, classifica, hierarquiza e traça os limites proibidos por interditos. Contém e condiciona os papéis e os modelos de conduta. Ela pode ser ‘embaralhada’, desprezada, simbolicamente invertida, se não derrubada. A astúcia suprema é converter estas ameaças em vantagem, em meio de fortalecimento; é preciso fazer papel de fogo, reconhecendo as leis de uma termodinâmica social que exprime a função da desordem no próprio seio da ordem [...]. Trecho extraído da obra O poder em cena (EdUnB, 1982), do etnólogo, antropólogo e sociólogo francês Georges Balandier (1920-2016).

PAPO VAI, PAPO VEM, A MULHERADA...


BELEZA NÃO É FUNDAMENTAL II - PAPO DE MULHER FEIA – Gentamiga, danou-se tudo! Depois que eu postei aquele papo de BELEZA É MESMO FUNDAMENTAL?, que a cambada achou de atochar uma tuia de mail a respeito. A coisa entupiu minha caixa de mails e era só recado assim: "Deus abençoe as mulheres bonitas, e as feias se sobrar tempo”. Ou: "Mulher feia e limão, só com cachaça". Ou ainda: “Mulher feia só serve para peidar em festa”. E alguns mais desabusados: “Eu ia acabar com elas, mas aí os meninos de 14 anos iam morrer na mão... . E acrescentaram nominações para as coitadas das barangas e trubufus, confira a quantidade de nome que tem mulher feia: catira, bazuca, cadanga dos inferno, bagulháo, saco malenchido, desgraça da humanidade, erro da humanidade, hemorróida de cu-de-velho, brinquedo do cão, coisa horrenda, bruxa, micóia, cocô de monstro, javali das trevas, cão chupando manga, çxldkdfmgjgndika, cocoranga, jaburanga, nhãozão, canhão, fubanga, bozenga, catita, sobra de aborto frito, abarroamento, escracho do arregaço, tilanga, guinú, facada no boga, rascunho do capeta, bota terror, azeitona, azmodeu, filhote de cruiz-credo, sombra do capeta, chupa-cabra, forma de fazer capeta, aborto de cadela vesga, trem de dar em doido, trombada de jumento com um trem, catiroba, caticoco, demonio das taquarera, lombriga solitária, bosta de pomba, chulé nas teta, trabuco, pinóia, machorra, fubanga, fumo goiano, ratazana, cambeta, mapa do inferno, mistura de merda com bagulho, Pokemon do diabo, eita, boba torrero! Que é que é isso?



O QUE A MULHER FAZ PRA FICAR BONITA? - O Doro sempre apronta das dele. Agora ele ganhou o opróbrio buliçoso das distintas representantes femininas. Eis que ele achou por bem de cascaviar nas catracas do quengo dele, o que é que a mulher faz pra ficar bonita. Eu disse logo pra ele: to fora, meu! E ele desaforado foi enumerando:
- Premêro, mulé pra ficá bunita se empiriquita toda, muda a cor dos óio, se emperuca e pinta o cabelo, dá um trato na lata e enche a cara de brebote, lambuza os beiços de batom vivo, bota sutiã menor que o tamanho dos peito, aperta o cós da saia pra ficá bem-feita, se depila toda, pinta as unha, rebola toda reboculosa, empina a popa da bunda, anda de salto alto na pontinha dos pés, bota manha na fala, se agatinha revirando as espiada, se faz de difice, fica cheia de nove hora, se arrocha toda, se profuma toda, se ajeita toda, fica frochosa da gente amocegá sua trilha, eita, bicha tinhosa da gota! Até que quano a gente se auto-endoidece-se e leva pra casa no maior festêro, vixe que truvunca! Aí no outro dia qunano a festa é só ressaca, quela desmonta o teretetei todo, a gente s´assusta de dizê: - Vôte, minha fia, de quá qui foi a boléia do tratô qui ocê caiu, hem?
Mas deixando as presepadas do Doro de lado, falando sério: há um concurso na vera promovido pela Vila Mulher. O concurso pergunta: “O que uma MULHER é capaz de fazer para ficar BONITA?” A melhor frase ganha um NOTEBOOK da marca Dell, na cor branca! E se alguma das amigas que você indicou ganhar, você também ganhará um prêmio super legal! Aí, minha, boa sorte e participe. É só acessar: Vila Mulher e concorrer.



UMA PEIDADA BOA FAZ BEM PRA PRESSÃO (E PRA SAÚDE TAMBÉM!!!!)
Verdade gente! O gás peidante pode ajudar a tratar pressão alta, é o que diz um estudo pra lá de seríssimo. Apois veja: O sulfeto de hidrogênio é conhecido por mau cheiro. Na verdade é um gás que liberado em flatulências e em 'bombas de cheiro' pode desempenhar o papel de regular a pressão sangüínea, segundo um estudo da John Hopkins University, publicado pela revista especializada Science. Na verdade, diz o estudo que as pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio – um gás tóxico gerado por bactérias que vivem no intestino humano – é que são responsáveis pelo mau cheiro de flatulências, mas que fazem bem pra saúde, fazem. E eles avalizam. Apois ta. É que o estudo mostra que este gás também é produzido por uma enzima encontrada em células que revestem as artérias sanguíneas, chamada CSE, e ele teria o papel de relaxar essas artérias e baixar a pressão.As conclusões, tiradas a partir de um estudo com camundongos, podem levar a novos tratamentos para a pressão alta. Experiência: No estudo, camundongos geneticamente modificados para ter deficiência da enzima CSE apresentaram níveis de sulfeto de hidrogênio quase nulos, em comparação com camundongos normais. As cobaias com deficiência da enzima apresentavam pressão sanguínea cerca de 20% mais alta do que os normais, resultados comparáveis à pressão alta em humanos. Quando os camundongos modificados receberam um remédio para relaxar as artérias – metacolina – não houve diferença, indicando que o gás é responsável pelo relaxamento. Já se sabe que outro gás, o óxido nítrico, está envolvido no controle da pressão sanguínea. Disse o pesquisador Solomon Snyder: "Agora que sabemos que o sulfeto de hidrogênio tem um papel no controle da pressão, pode ser possível criar terapias com remédios que aumentem sua produção como alternativa para os atuais métodos de tratamento de hipertensão". Bem que eu desconfiava que pressão alta era falta de peidar frouxo. Bem que eu desconfiava mesmo. Essa foi uma dica do amigo Marcus Aranha. Afinal, Tataritaritatá também cuida da sua saúde. Então peide, perca a vergonha e viva bem!
PS: Ah, você tá sabendo daquela da tocha humana? Hehehehehehehehe! Veja mais aqui.

PIADINHA PRA DESCONTRAIR: (colaboração do amigo Chagas Lourenço).
Dois clitóris se encontram:
- Me disseram que você sofre de frigidez...
O outro rapidamente responde:
- São as más línguas... E agora um recado pras mulher feia:





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Dignidade humana aqui, aqui e aqui.
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Pra saber viver não basta morrer, Leonardo Boff, Luchino Visconti, Emerson & Lake & Palmer, Núbia Marques, Felicitas, Pedro Cabral, Psicodrama & Teatro Espontâneo aqui.
Literatura de Cordel: História da princesa da Pedra Fina, de João Martins de Athayde aqui.
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Robimagaiver: pipoco da porra aqui.
Dhammapada, Maslow, Educação & Responsabilidade civil da propriedade aqui.
O romance e o Romantismo aqui.
A arte de Syla Syeg aqui.
Literatura de Cordel: Brasi caboco, de Zé da Luz aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA

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CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
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quinta-feira, outubro 30, 2008

VINICIUS DE MORAES, LECONTE DE LISLE, AUGUSTINA BESSA, NATHALIE SARRAUTE, GEORGIA O'KEEFFE, LANNA RODRIGUES & LITERÓRICA


 
A arte da artista estadunidense Georgia O'Keeffe (1887-1986).

LITERÓTICA: LUA CHEIA – O seu beijo arrepia minha alma quando lambe a minha lua cheia. OS SEIOS DELA - Provo o mel do seu seio. A lamber o anel do seu meneio e a vida gira em carrossel. CANGULA - Cangula fêmea, sua gula é um cinema, tão extrema, minha veia estrangula e no seu poema o meu verso ejacula! AH, ESSES LÁBIOS... - Ah esses lábios que me fazem morango orvalhado na gula dos seus desejos incendiários e se torna alvo perfeito pelo deleite de fruta madura na sede do meu corpo. Ah esses lábios são parcelas alquímicas no tesão que inflama a promessa de todas as delícias recônditas dos que desejam demais. Que molhados de gozo me carregam volúpia adentro dos sabores maciços mais apetitosos no mormaço de todas minhas lascívias de verão. São lábios bons de beijar pela reserva de mel que prova que não sou nada além da cobiça de ser sugado pela avareza dessas fatias de prazer na felação de todas as translúcidas luzes de se ser. São bons de chupar por serem salientes amálgamas que guardam a língua profana na festa dos meus bacos ressurgidos com sua porção mágica de me fazer homem de devaneios e subverte a banda lunar do meu vulcão ardente na orgíaca saliva que me lambuza todo na folia do sêmen que brota e renasce entre o batom da carne que beija o falo e sou sol mais que no meio-dia. Ah esses lábios querentes e requerentes de mim onde sou inteira nau adusta do dar-se em si até finar as horas na erupção de nossas vertigens em transe. TUA LÍNGUA - Tua língua toca minha alma, és o poço das galáxias longínquas, e vejo a lua linda, cheia, radiante no céu da tua boca eu já era a Torre Eiffel e em meu coração mais batia a vida. Eu te entumesço o rosto lambuzo teus lábios rubros enterro-te minha lâmina no mormaço da tua língua faminta cresço-me, enrijeço-me, teso pau madeira-de-lei acossado pela tua carícia ah! a tua gula pulsa minha veia nos meneios de veludo do teu toque com todos os truques para me capturar eu e meu míssil dominado. Rara e feita, me engole debruçada sobre o meu cajado como se fosse a melhor comida o pico do Aconcágua em transe buscando a ejaculação constante do meu Etna com teu faro que desembaínha meus grunhidos e levita só assim desfalecido me devolves a vitalidade. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.


DITOS & DESDITOS - O poeta parte no eterno renovamento. Mas seu destino é fugir sempre ao homem que ele traz em si. O poeta: Eu sonho a poesia dos gestos fisionômicos de um anjo! Pensamento do poeta, dramaturgo, jornalista, compositor e diplomata brasileiro Vinicius de Moraes (1913-1980). Veja mais aqui.

A MULHER - [...] A transformação da mulher dá-se por estar mais voltada para o papel que era do homem: ganhar dinheiro e ter a sua independência; está mais segura de um papel na sociedade, mais reivindicativa e não se sente obrigada a ser cortês. O homem era cortês para temperar o papel de mando que lhe cabia. Felizes os que sabem pensar sem serem muito reconhecidos. Se a pessoa se torna conhecida pelo seu pensamento esse pensamento começa a ser interpretado e cria-se uma desconfiança em relação a essa pessoa, e daí a tornar-se num inimigo público é fácil. Os jovens sentem-se inseguros e essa insegurança está constantemente a ser compensada por uma festividade, uma sociedade-espectáculo. Jovens e menos jovens são convidados a considerar o mundo como um lugar de diversão. E o mundo e a vida não são assim. [...]. Depoimento da escritora portuguesa Augustina Bessa Luis.

A MULHER & A LITERATURA – [...] Meu duplo é forçosamente assexuado. Se eu colocasse no feminino, equiva-leria a dizer que me sinto uma mulher. O que não me sinto. Não sou nada. Éum grave erro, sobretudo para as mulheres, falar de escrita feminina ou masculina. Há apenas escritas e pronto, e quanto mais são andrógenas, melhor. [...]. Depoimento da escritora e advogada francesa Nathalie Sarraute (1900-1999).

BEIJA-FLOR - O verde beija-flor, rei das colinas, / Vendo o rocio e o sol brilhante / Luzir no ninho, trança d'ervas finas, / Qual fresco raio vai-se pelo ar distante. / Rápido voa ao manancial vizinho, / Onde os bambus sussurram como o mar, / Onde o açoká rubro, em cheiros de carinho, / Abre, e eis no peito úmido a fuzilar. / Desce sobre a áurea flor a repousar, / E em rósea taça amor a inebriar, / E morre não sabendo se a pode esgotar! / Em teus lábios tão puros, minha amada, / Tal minha alma quisera terminar, / Só do primeiro beijo perfumada! Poema do poeta francês Leconte de Lisle (1818-1894). Veja mais aqui.


A arte da artista estadunidense Georgia O'Keeffe (1887-1986).


Foto: Jeff
A cantora e compositora carioca, Lanna Rodrigues, transita desde menina no mundo da música.

Cursou Direito que dividiu sua vida entre a arte e os estudos da lei, optando pela música, quando se matriculou na conceituada Escola de Musica Villa Lobos, onde estuda violão popular, tornando-se uma das melhores alunas no curso.

Ela já foi vencedora de vários festivais de música, conquistando diversos prêmios. Depois participou da Academia de Letras e Artes da Cidade de São João de Meriti, em agosto de 2006.

Foto: Caterine Vilardo.
Para conhecer o talento dessa linda e competente artista, acesse o site Lanna Rodrigues e comprove. Vale a pena!

Foto: Nalaia Lima.

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