quarta-feira, maio 03, 2017

NÉLIDA, MILTON SANTOS, AFRENOV, LIBERDADE DE IMPRENSA & A VIDA PLENA QUE SOU

A VIDA É PLENA E É O QUE SOU - Imagem: The sweetness of the Sun, art by Leonid Afremov. Amanheço com o esplendor aos olhos vivos que saíram da noite para o dia e tudo se revela em sua expressão. Vou do Leste com o seu alvorecer, íntegro filho de sua emanação e sou como o canto no voo dos pássaros em festa, o desabrochar das flores pras cores dos quintais e campos, o desaguar das correntes pras cachoeiras que me levam pros rios que são da fonte do sou, pra chuva que lava o chão pros córregos dos meus olhos emocionados com a plenitude de tudo e os seres da vida de todos os ninhos e a vida é plena e é o que sou. Contemplo ao meu redor toda a radiante chegada do seu verão e me sinto íntimo na realização de tudo porque sou do chão as pedras, frutos das árvores, os seres de todas as espécies e das águas que se vão de mim pros mares e oceanos, e a vida é plena e é o que sou. Sou do ar de todos os ventos e nuvens que vão de um lado a outro e voltam na brisa que me faz vivo a cada instante por todas as constelações e mundos na imensidão do que sou pra ser muito mais. Sou do fogo a luz que me ilumina do infinito e queima dentro de mim como chama acesa que sabe os raios e cometas e constelações que me incendeiam além de todas as manifestações da vida plena e é o que sou. Sou do Leste de todas as manhãs a alvorada de todos os dias, cônscio e grato por viver e seguir o trajeto matutino até o entardecer a levar até o Oeste a chama pro outro lado e sei que não fiquei sozinho na noite escura porque sou as estrelas que surgem no céu de todos os mundos e refletem em mim a luz para nascer um novo amanhã que sou e sei porque é eterno o fogo que brilha dentro de mim e a vida é plena e é o que sou. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui.

A NATUREZA DO ESPAÇO
A ordem global busca impor, a todos os lugares, uma única racionalidade. E os lugares respondem ao Mundo segundo os diversos modos de sua própria racionalidade. A ordem global serve-se de uma população esparsa de objetos regidos por essa lei única que os constitui em sistema. A ordem local é associada a uma população contígua de objetos, reunidos pelo território e como território, regidos pela interação. No primeiro caso, a solidariedade é produto da organização. No segundo caso, é a organização que é produto da solidariedade. A ordem global e a ordem local constituem duas situações geneticamente opostas, ainda que em cada uma se verifiquem aspectos da outra. A razão universal é organizacional, a razão local é orgânica. No primeiro caso, prima a informação que, aliás, é sinônimo de organização. No segundo caso, prima a comunicação. A ordem global funda as escalas superiores ou externas à escala do cotidiano. Seus parâmetros são a razão técnica e operacional, o cálculo de função, a linguagem matemática. A ordem local funda a escala do cotidiano, e seus parâmetros são a co-presença, a vizinhança, a intimidade, a emoção, a cooperação e a socialização com base na contiguidade. A ordem global é "desterritorializada", no sentido de que separa o centro da ação e a sede da ação. Seu "espaço", movediço e inconstante, é formado de pontos, cuja existência funcional é dependente de fatores externos. A ordem local, que "reterritorializa", é a do espaço banal, espaço irredutível (T. dos Santos, 1994, p. 75) porque reúne numa mesma lógica interna todos os seus elementos: homens, empresas, instituições, formas sociais e jurídicas e formas geográficas. O cotidiano imediato, localmente vivido, traço de união de todos esses dados, é a garantia da comunicação. Cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente.
Trecho extraído da obra A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção (EdUsp, 2006), , do geógrafo e professor Milton Santos (1926-2001). Veja mais aqui e aqui.

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O PRESUMÍVEL CORAÇÃO DA AMÉRICA
[...] A memória da mulher encontra-se na Bíblia. Ainda que não tivesse sido ela interlocutora de Deus. Esta memória encontrava-se igualmente nos livros que não escreveu. Uma memória que os narradores usurparam enquanto vedavam à mulher o registro poético de sua experiência [...]. Em algum lugar dessa mulher, e unicamente ali, alojaram-se para sempre os espinhos das intermináveis peregrinações humanas sobre a terra, sem os quais nenhuma obra de arte teria sido escrita. Portanto a mulher bem pode proclamar, em nome do legado que cedeu à humanidade, ser ela também a outra cara de Homero, de Shakespeare, de Cervantes. [...].
Trechos da obra O presumível coração da América (ABL/Topbooks, 2002), da premiadíssima escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon. Veja mais aqui e aqui.

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