sexta-feira, novembro 16, 2018

SARAMAGO, DIANA KRALL, ERNST FUCHS & MENINOS DE IPOJUCA


TODO DIA E O DIA TODO - Imagem do artista austríaco Ernst Fuchs (1930-2015). - O que é e o que é e o que não é como se fosse. Ter de suportar a qualquer hora e lugar, yanomamis e nós, da alvorada ao crepúsculo, do horizonte ao que não se sabe, até que a noite seja vencida outro dia e sempre. Em qualquer canto, a diferença e o outro que sou: a cada via muitas sensações, nem há como prever. A minha fala, a sua voz, todos os cantos: a harmonia entre os dessemelhantes, amálgamas e zis conjunções. O que mais se doa doi se não recebe, ter a doar sem espera e dar de si sem até ou que jamais se tenha. Seria sempre assim, o que dali viesse, do estranho ao reconhecível, sem considerar o que está posto. Do branco ao preto, matizes, o que da luz quantas cores. Ter de sustentar o mundo aos ombros, sonho que não valeu entre a teoria e a prática: fazer o que deve ser feito, conjugado verbo, além dos pronomes. Ter de aceitar a qualquer custo, sem a medida da dor, porque do mínimo ao polegar, tantas convenções, quantos quereres. Se tudo muda, o que se acerta do erro, o que se erra pra acertar, outros riscos: o que define por indeterminável, o que determina por indefinível. Ninguém merece e tudo ao dispor: do chão ao céu e o visinvisível para adivinhar. A minha mão e a sua, a nossa cor e a diversidade, invenção de vida entre o que se sonha para acordar. Meus olhos e os seus, em círculo, e o que não se vê em cada sentir, nada a guardar das proporções. A nossa fé e a idiossincrasia, dentro de si o que é porque real, o respeito e ter de respeitar dia a dia em qualquer lugar. O que é e o que é e o que não é como se fosse e não. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

DITOS & DESDITOS:
Eu sou contra a tolerância, porque ela não basta. Tolerar a existência do outro e permitir que ele seja diferente ainda é pouco. Quando se tolera, apenas se concede, e essa não é uma relação de igualdade, mas de superioridade de um sobre o outro. Sobre a intolerância já fizemos muitas reflexões. A intolerância é péssima, mas a tolerância não é tão boa quanto parece. Deveríamos criar uma relação entre as pessoas da qual estivessem excluídas a tolerância e a intolerância.
Contra a tolerância (El País, 1992 – Globo, 2003), do escritor, teatrólogo, jornalista e dramaturgo português José Saramago (1922-2010). Veja mais aqui.

A ARTE DE ERNST FUCHS
Imagem do artista austríaco Ernst Fuchs (1930-2015).

AGENDA:
Coral da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos de Ipojuca & muito mais na Agenda aqui.
&
Ipojuca & Vale do Una aqui
&
Eita, Zé Bestão!, Erich Fromm, Jorge Forbes, Millôr Fernandes, Chinua Achebe, Viv Rosser, Jaqueira, Senso Comum, Cultura & Repressão, Jean-Pierre Rameau, Lola Astanova, Celso Viáfora & Karina Buhr aqui.

RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje curta na Rádio Tataritaritatá a música da cantora e pianista canadense Diana Krall: Live Show, North Sea Jazz Festival, Rio de Janeiro e Live Concert & muito mais nos mais de 2 milhões & 800 mil acessos ao blog & nos 35 Anos de Arte Cidadã. Para conferir é só ligar o som e curtir. Veja mais aqui, aqui e aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...