quinta-feira, novembro 15, 2018

MARIANNE MOORE, ARRIGO BARNABÉ, MANUELA EICHNER, VULVAS LIVRES & BUNITIM CRUZ-CREDO


BUNITIM CRUZ-CREDO!!!! - Imagem da artista visual Manuela Eichner. - Após assumir o Posto de nº 2 no Universo, os compromissos planetários e intergalácticos do Padre Bidião tomaram proporções para lá de complicadíssimas. Foi preciso que o vigário universal tomasse a providência de confeccionar 10 clones para atender a demanda. Ocorre que 9 deles saíram tinindo do Setor de Qualidade, todos rezando da cartilha. Porém, um deles deu um treco troncho lá e queimou, esse o clone 0-10PB, mais conhecido entre nós por Bunitim Cruz-Credo, aquele que foi feito pra voar e não voa; pra fazer o certo, só faz errado; só mija fora do caco, caga raio e peida que é um colosso – a propósito, esse tal gosta de soltar umas ventosidades nababescas que provocam cataclismas inenarráveis. Dizem as más línguas que ele fugiu do recall para se empirulitar por treinamentos com abomináveis monstros achegados ao capeta e se enturmando com uns pedras ruins, uns caras da pesada mesmo, do tipo exterminadores e outras malsinadas figurinhas carimbadas do terror, causadores dos maiores flagelos à humanidade. Como ele de bobeira se tornou nos últimos tempos amigo íntimo do Coiso presidente e dumas trepeças tipo besta-fera, ele está por essas bandas e aonde chega inferniza tudo. Acontece que no meio das intimidades, ele achou de bater o pé numa coisinha de nada: é que ele quer por que quer um ministério no Brasil – isso tudo por culpa única e exclusiva do Trumpetudo dos USA que desmunhecou e não deu um ministério para ele pras bandas de lá. Azar o nosso. E sabe qual ministério? Ele só quer o da Seguridade Social: Saúde, Assistência e Previdência e isso porque quer promover a maior mortandade já vista na face da Terra. E se não derem, ele promete botar os podres todos pra fora! Calamidade à vista! Merda pro ventilador! Bem, como as negociações andam tensas e cheias golpes baixo, logo logo haverá reviravoltas que o Padre Bidião promete destrinchar: pegar esse clone defeituoso e mandá-lo pros cafundós dos quintos dos infernos, tostadinho da silva. Tomara. De notícia ruim a gente já anda bem pelo gogó, né não? © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui e aqui.

DITOS & DESDITOS:
Homem mirando o mar,
tirando a visão daqueles que têm tanto direito a ela quanto você tem,
é da natureza humana ficar no meio das coisas,
mas no meio desta você não pode ficar.
o mar nada tem a dar a não ser uma cova bem cavada.
Os abetos se erguem em procissão, cada qual com um pé de peru esmeralda no alto,
discretos como seus contornos, dizendo nada;
repressão, no entanto, não é a mais óbvia característica do mar;
o mar é um coletor, pronto para devolver um olhar rapace.
Outros fora você ostentaram este olhar –
cuja expressão não é mais um protesto; os peixes não mais o investigam
porque seus ossos não sobreviveram:
os homens lançam redes, inconscientes de que profanam uma cova,
e partem vogando velozes – as pás dos remos
movendo-se juntas que nem patas de aranhas-aquáticas, como se não existisse a morte.
Os franzidos das águas marcham em falange – belos sob as malhas de espuma,
e somem arfando enquanto o mar vai e vem bramindo entre as plantas marinhas;
os pássaros cruzam o ar num zás, soltando guinchos como dantes –
a concha da tartaruga açoita os pés das rochas, em movimento embaixo delas;
e o oceano, sob a pulsação de faróis e ruídos de bóias sonoras,
avança como sempre, como se não fosse o oceano no qual as coisas que caem estão fadadas a afundar –
no qual, se se viram e reviram, é sem vontade e sem consciência.
Uma cova, poema da poeta estadunidense Marianne Moore (1887-1972). Veja mais aqui.

A ARTE DE MANUELA EICHNER
A arte da artista visual Manuela Eichner.

AGENDA:
Vulvas Livres na Jambo Azul - 16 de novembro, das 21h às 3h, Rua Bispo Cardoso Ayres, 481 - Santo Amaro – Recife – PE & muito mais na Agenda aqui.
&
Livros pras crianças neste final de ano aqui.
&
Estrelas, ouro & todas as coisas, Gaston Bachelard, Edgar Morin, Fayga Ostrower, Ana Paula Tavares, Sirinhaém, Baden Powell de Aquino, Alina Ibragimova, Maria João Pires & Pi-Hsien Chen aqui.

RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje curta na Rádio Tataritaritatá a música do músico, compositor, radialista e ator Arrigo Barnabé: Clara Crocodilo, Suspeito, Gigante Negão & Ao Vivo & muito mais nos mais de 2 milhões & 800 mil acessos ao blog & nos 35 Anos de Arte Cidadã. Para conferir é só ligar o som e curtir. Veja mais aqui e aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...