quinta-feira, outubro 18, 2018

ORTEGA Y GASSET, NELSON FREIRE, VALÉRIA SOTO, POEMA DA VIDA, COLETIVO 13, CYANE PACHECO & DISCURSO DA PURA RAZÃO


CONVERSA DE ELEITORES – Imagem: arte da artista plástica e ilustradora Valéria Rey Soto - Opa, tudo bem? Hem? Tudo bem? O quê? Como é mesmo seu nome? Ah, Zé Fulano. Muito prazer, sou Zé Beltrano e sou sua salvação. Como? Você é parente do Zé Sicrano? Não. E do Zé Outrano? Também, não. Ah, pois pensei que vocês eram parentes, tão parecidos. Não, não tenho nada com esses seus pariceiros aí, sou Zé Fulano dos Fulanos da Silva. Sim, pois bem, estou aqui para lhe salvar. Como assim? Sou da Igreja da Salvação... Nunca ouvi falar! É uma igreja nova, criada pelo meu pastor que, um dia, quase morrendo afogado num açude cheio de piranhas assassinas, Jesus salvou-lo e determinou que ele salvasse a gente e o mundo todo. Hem? Num brinca. Verdade, o meu pastor é a pessoa mais séria que há no mundo. Tô vendo seus pés... Por ordem de Jesus, o meu pastou me salvou e me deu o poder de Jesus para salvar você também. Vôte! Estou aqui para providenciar o seu batizado. O quê? O seu batizado consiste em você votar nesse candidato aqui nesta eleição. Peraí, mermão, primeiro: sou batizado na igreja do padre Quiba... O padre Quiba também está pedindo votos para este candidato aqui, é um movimento ecumênico em nome deste abençoado de Jesus que governará em nome de Jesus! Eita, peraí, véi, calma aí com o andor, primeiro: que mesmo sendo batizado na igreja do padre Quiba, eu não vou lá desde esse dia e agora estou propenso a me ligar à igreja do Padre Bidião... Ah, isso é o inferno, um vitupério! Jesus mandou-me para salvá-lo! Por isso mesmo eu estou aqui para lhe salvar e é só votar neste candidato que você está praticamente batizado na minha igreja. Nunca vi tão fácil? É obra do senhor Jesus, a salvação da humanidade. Peraí, mostra aí a lata desse teu candidato... É este aqui, pode guardar, está aí com foto e número dele, vamos elegê-lo em nome de Jesus! Você tá doido, tá? Hem? Endoidou, foi? Por quê? Oxe, esse febrento aí é inimigo do povo e matador de gente que só, um coisa que se diz aí de nazis ou facis, coisa assim que nem sei dizer direito, mas sei que pedra ruim que botou pra arrochar nos nordestinos, quer botar pra foder nos gays, quer lascar os pretos nossos irmãos, quer empiorar a vida dos pobres, isso é um repratrás tão miserável que quem for na onda dele vai conhecer o capeta virado na peste! Que é que isso, irmão! Oxe, esse cabra aí é uma granada pronta pra explodir na mão, cheio das metralhadoras e pronto pra mandar pro saco qualquer um que ele ache que tá fazendo careta! Calma, irmão, não é nada isso. Como não? Um dia eu chamei de irmão um da tua laia e ele perguntou se eu era da igreja dele, eu disse que não, e ele disse na minha lata que eu não era irmão dele, que os irmãos dele são só os da igreja e agora, tu com essa cara de marmota, me chama de irmão? Nem lhe conheço e chega todo adiantado, pá daqui, pá dacolá e ainda quer que eu me batize com uma lasqueira dessas? Meu irmão, em nome de Jesus a sua salvação está encaminhada e eu sou o portador para salvá-lo. Olhaqui, véi, eu posso ser analfabeto, mas não sou doido nem burro pra comer capim, meu! Calma, irmão, se você não aceitar a salvação, irá pro inferno queimando pra sempre. Ah, é? Então, vai tomar no toba e vê se acha um prativai gangrenado de asa aí bem ineivado para sentar esse furico aí, meu! Que é que é isso? Vai te lascar, porra! Onde já se viu, ora! © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

DITOS & DESDITOS:
[...] O homem, cada homem, tem que decidir a cada instante o que vai fazer, o que vai ser no momento seguinte. Essa decisão é intransferível, ninguém pode substituir-me na faina de me decidir, de decidir minha vida. [...].
Trecho extraído das Obras completas – V.12 - Em torno a Galileo (Alianza, 1994), do filósofo e ativista político espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955), que em outro volume de suas obras, tratando sobre Los problemas nacionales y la juventude – V.1 (Alianza, 1990), considera que [...] Cada qual faz o que é capaz de fazer, mas sua capacidade depende completamente de sua preparação: isto nos obriga a manter desperta a consciência de nossa solidariedade com as forças e até com os vícios do passado [...], como também na obra La pedagogia social como programa político (Alianza, 1990), expressa que: [...] O problema da pedagogia não é educar o homem exterior, o anthropos, e sim o homem interior, o homem que pensa, sente e quer [...] O pensar é um monólogo e o monólogo não é originário, e sim a imitação de um diálogo, um diálogo de uma só dimensão [...] Socializar o homem é fazer do trabalho uma magnífica tarefa humana, pela cultura, onde a cultura abarca tudo, desde cavar a terra até compor versos [...]. Veja mais aqui e aqui.

A ARTE DE VALÉRIA REY SOTO
A arte da artista plástica e ilustradora Valéria Rey Soto.

POEMA DA VIDA
Art By LAM

COLETIVO 13 
Arte da artista visual Cyane Pacheco.

AGENDA
Peça teatral Discurso da Pura Razão – 26/10, 20h, Teatro Cinema Apolo – Palmares – PE & muito mais na Agenda aqui.
&
Serra do Quati, Capoeiras, Hermilo Borba Filho, Jessie Boucherett, Luiz Berto, Pintando na Praça & Paulo Profeta, Nelson Freire, Maria Bethânia, Felipe Coelho & Ceumar aqui.

RÁDIO TATARITARITATÁ:
Hoje curta na Rádio Tataritaritatá a música do pianista Nelson Freire interpretando Momoprecoce & Bachianas Brasileiras 4, de Heitor Villa-Lobos, Piano Concerto de Schumann & Concerto nº 2 de Chopin & muito mais nos mais de 2 milhões & 700 mil acessos ao blog & nos 35 Anos de Arte Cidadã. Para conferir é só ligar o som e curtir. Veja mais aqui, aqui e aqui.


ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...