domingo, novembro 19, 2017

VALE DO UNA - PROJETO BACIA ARTÍSTICO-CRIATIVA DO UNA (BAC'UNA)

 
VALE DO UNA – O Vale do Una compreende municípios integrantes da Zona da Mata Sul de Pernambuco, hoje denominada de Microrregião da Mata Meridional Pernambucana, uma das cinco mesorregiões da Mata Pernambucana, e identificada pela composição dos municípios de Palmares, Escada e Sirinhaém. Fazem parte desse vale os municípios de Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu, bem como os municípios da microrregião Vitória de Santo Antão, tais como Chã da Alegria, Chã Grande, Gloria do Goitá, Pombos e Vitoria de Santo Antão, além daqueles que se encontram inseridos na Bacia do Rio Una que banha 42 municípios, entre os quais encontram-se inseridos Agrestina, Altinho, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jucati, Jupi, Jurema, Lagedo, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó e Venturosa. Veja mais aqui.

O RIO UNA – O rio Una é um curso de água que possui sua nascente situada no município de Capoeiras, na região agreste de Pernambuco, cujo topônimo significa preto ou escuro. Possui 255 quilometros e cai no Atlântico, em um local denominado Várzea do Una, no município de São José da Coroa Grande. A sua bacia assemelha-se a um grande losango recortado no sentido oeste-leste, limitando-se ao norte com as bacias dos rios Ipojuca e Sirinhaém e o grupo de bacias de pequenos rios litorâneos, ao sul com a bacia do rio Mundaú, de Alagoas, e outras bacias, a leste com o Oceano Atlântico, bacia do rio Sirinhaém e a oeste com as bacias dos rios Ipojuca e Ipanema. São tributáios do Una os rios Pirangi, Camevou, Verde, Preto, Parnaso e o riacho dos Cachorros. Outros afluentes do Una são o riacho Quati, Riachão, Mentirosas e Sapo, e os rios Jacuipe, Caraçu e Preto.

REFERÊNCIAS

 

ALVES, Felipe et al. Comparativo das precipitações dos eventos extremos de 2010 e 2017 ocorridos na bacia do rio Una em Pernambuco e estimativa dos efeitos de barragem de conteção de cheias. XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos: Ciência e tecnologia da água: inovação e oportunidades para o desenvolvimento sustentável. Florianópolis, 2017.

ANDRADE, Rubia; CUNHA, Maristela. Análise documental dos registros arqueológicos da bacia hidrográfica do Rio Una, Pernambuco. Revista Noctua, 1: 25-42, 2016.

BASTOS, Rafaella. Estrutura da comunidade fitoplanctônica e variáveis ambientais no estuário do Rio Una - Pernambuco. Recife: Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.

CARDOSO, Ariane Silva et al. Fitoplâncton como Bioindicador de Eventos Extremos na Bacia do Rio Una, Pernambuco, Brasil. Revista Brasileira de Geografia Física v.6, n.4, 2013.

DANTAS, Carlos Eduardo de Oliveira. Previsão e controle de inundações em meio urbano com suporte de informações espaciais de alta resolução. Recife,: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, 2012.

RIBEIRO NETO, Alfredo et al. Caracterização da formação de cheias na bacia do rio Una em Pernambuco: simulação hidrológica-hidrodinâmica. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, vol. 20 no.2 Porto Alegre abr./jun. 2015.

SILVA, Julio César Félix. Hidropolítica da Bacia do Rio Una: uma abordagem a partir das margens fluviais em São Bento do Una –PE. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, CFCH. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2015.

SILVA, Adriana Cassiano; SILVA, Osvaldo Girão. Analises dos padrões e estilos de canais a partir da paisagem geomorfológica fluvial na bacia do rio Una/PE.  Revista Cerrados, Montes Claros, v.14, n.2, p. 71-92, jul/dez-2016.

TAVARES, Bianca Silva. Qualidade de água na bacia hidrográfica do rio Una–Pernambuco. Recife: Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) –Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Engenharia Agrícola, Recife, 2014.

   

VALE DO UNA
RIO UNA
I
V
AGRESTINA
I
ÁGUA PRETA
I
CAETÉS
I
CALÇADO
CANHOTINHO
I
CARUARU
CATENDE
I
CHÃ DA ALEGRIA
CHÃ GRANDE
GLORIA DO GOITÁ
PALMARES
I
POMBOS
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO


Ligue o som para conferir & veja clipes/vídeos aqui.

 

JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...