quarta-feira, fevereiro 24, 2016

PAULO FREIRE, GOLEMAN, VÂNIA ABREU, FERENC, MICHON, FREYA, SAÚDE, MERARI & MUITO MAIS!!!



OS ENCANTOS DE VALKYRIA FREYA (Imagem: Couples love lust and romance, by Carolyn Weltman) I - DUAS LUAS: Cego errante vou na rua. Sem saber adiante. Nem previa cambaleante, reincidente que me alumias, antes indecente e arfante, com tuas luzidias iridescentes duas luas. II - SEMINEM IN ORE: Ah, Calíope das horas mais profusas, tal musa dos lampejos mais ardentes. Vem reverente voz macia e me enternece como carece ter-me presa do seu beijo e eu porejo refém da sua língua buril, todo febril na tabuleta do meu corpo , eu fico torto com o seu golpe exato, o fino trato que desvela a fantasia, qual felonia é o seu repasto infrene, se faz perene e a me fazer feliz, Oh felatriz do meu gozo mais solene. III - DECÚBITO VENTRAL: És a paisagem da visão transcendental, uma paragem da mais bela natureza, toda espalmada em decúbito ventral e toda esguia a me expor toda pureza. És meu rincão, a minha posse mais real, a minha língua a percorrer tua extensão, o teu sabor de fruta boa do quintal traz o furor de provocar a polução. A poesia é tua assimetria corporal, faz-me trilhar teus interstícios à margem com o brio do contato interfemoral, eu sigo teus vãos a me dar toda passagem. Quando te tenho em decúbito ventral, o teu vulcão no Cáucaso apetitoso, faz-me do cóccix à vertebra cervical com indecências de verso indecoroso. E o meu dedo alisa a fresta labial, enquanto mordo o teu ombro sem temor, aprumo a clava num intercurso tão total para gozar a gula do teu esplendor. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja mais aqui.

 Imagem: Spooning - Couples In Love Greeting Card by Carolyn Weltman. Veja mais aqui.


Curtindo álbum Seio da Bahia (Velas, 1999), da cantora Vânia Abreu. Veja mais aqui.

EPÍGRAFEO diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeiotos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutantes. Trecho extraído Pedagogia do oprimido (Paz e Terra, 1983), do educador, pedagogista e filósofo Paulo Freire (1921-1997). Veja mais aqui e aqui.

FRACASSO ESCOLAR & PROFESSOR-ALUNO – O livro Fracasso escolar e interação professor-aluno (Wak, 2010), da pedagoga, linguísta e professora Ivanilde Moreira, trata sobre o fracasso escolar, alfabetização e letramento, conceito de interação, o contexto de 1992, os porquês do sucesso, entre outros assuntos. Veja aqui.

FOCO – O livro Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso (Objetiva, 2014), do psicólogo ph.D., Daniel Goleman, trata de assuntos como a habilidade sutil, a anatomia da atenção, o valor de uma mente à deriva, encontrando o equilíbrio, autoconsciência, o leme interno, vendo a nós mesmos como os outros nos veem, uma receita para o autocontrole, lendo os outros, a mulher que sabia demais, a tríade da empatia, sensibilidade social, prática inteligente, cegueira sistêmica, ameaças distantes, cérebros em games, parceiros de respiração, o líder bem focado, liderando para o futuro distante, entre outros assuntos. Veja mais aqui e aqui.

OBSERVATÓRIO ANAHP 2016 – A publicação anual Observatório 2016, da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), traz temas como a ética e a sustentabilidade da saúde no Brasil, o desafio da qualidade na saúde, sustentabilidade ambiental, gestão de pessoas, gestão econômico-financeira, protocolos institucionais, qualidade e segurança assistencial, gestão operacional, estrutura e produção anual dos hospitais, perfil clínico e epidemiológico, mercado de saúde suplementar, um novo índice de custos para o setor de assistência hospitalar, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

VIDAS MINUSCULAS – A obra Vidas minúsculas (Estação Liberdade, 2004), do escritor francês Pierre Michon, traz oito relatos de vidas quase anônimas, reunidas numa espécie de filiação espiritual, a partir de memorias familiares, com lembranças que são apenas motes de uma prosa erudita e minimalista. Da obra destaco o trecho: [...] Eu tive horror de minha indigência, de minhas luvas, de meu capuz de montanha, dos cordéis de pobre roendo o papelão das malas, de nossa falta de jeito na banalidade desastrosa; eu era um personagem de Céline saindo de férias. Joguei minha bicicleta numa valeta, as malas esparramadas se abriram, a literatura odiada despencou na lama [...]. Veja mais aqui.

VIDA & INTENSIDADE DO AMOR – Entre os poemas da premiada escritora Merari Tavares, autora de diversos livros publicados e que reúne vários de seus trabalhos no seu blog e no Recanto das Letras, destaco, inicialmente, Vida: Vida Amor, alegria, tristeza, Vida, Coragem, desânimo, aflição, Vida Decepção, luta, energia, Vida Aprendizado, dias bonitos, Vida Corações que batem, corações que param Vida Mistério, coisas que se misturam No cotidiano, como se fossem sonhos... Sonhos que se frustram, sonhos que se realizam Mas vida é isso: por tudo isso, É vida!!! Também o seu poema A intensidade de amor: Amor de mãe Amor de Pai Amor de filhos Amor de amigos Amor de avós Amor de tios Amor de primos Amor... Amor... Amor... São todos amores!!! Alguns mais fortes Outros mais imensos Uns mais intensos Mas todos, são amores Amores estes, caracterizados De quem os ama Não importando a intensificação, a forma Nada importa Amores, são amores!!! Veja mais aqui.



NATUREZA MORTA – O monólogo Natureza morta, do dramaturgo Mario Viana, é inspirado na tela homônima de Edvard Munch, contando a história de uma mulher que mata o amante e é surpreendida pelo pintor dinamarquês que, com o flagrante e como se estivesse posando para o artista, ela relata os motivos que a levaram ao crime. Veha mais aqui.

CHILDREN: KOSOVO 2000 – O filme Children: Kosovo 2000 (2001), dirigido pelo cineasta húngaro Ferenc Moldoványi, conta a história de crianças albanesas em Kosovo que confessam as dores mais profundase experimentaram em suas vidas curtas o testemunho das torturas e mortes dos seus pais, enterrando-os e revelando histórias de horrores aterrorizantes com seus pesadelos. Veja mais aqui.

IMAGEM DO DIA
Todo dia é dia da atriz estadunidense Alexis Texas.
 
CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Imagem: arte da artista plástica Carolyn Weltman.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá
Veja aqui.

TODO DIA É DIA DA MULHER
Imagem: arte de Luciah Lopez
Veja as homenageadas aqui.

JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...