quinta-feira, fevereiro 18, 2016

MEETING VENUS & A OBRA DE HERMES TRISMEGISTOS



MEETING VENUS – O filme Meeting Venus (Encontro com Vênus, 1991), do diretor húngaro István Szabó, conta a satírica montagem da ousada ópera Tannhäuser, de Richard Wagner, quando o seu condutor se vê diante das armadilhas de egos artísticos, o nacionalismo desenfreado, empresa interna, política sindical e financiamento precário. No filme um elenco sofisticadíssimo conta com a participação de atrizes como Glenn Close, Maria de Medeiros, Marián Labuda, Maité Nahyr, a cantora lírica Kiri Te Kanawa com a Philarmonia Orchestra de Londres, conduzida pelo maestro Marek Janowski, entre outras importantes participações. Veja mais aqui, aqui, aqui e aqui.


HERMES TRISMEGISTOS: CORPUS HERMETICUM – A obra Corpus Hermeticum e discurso de iniciação com a Tábua de Esmeralda, de Hermes Trismegistos, estabelecido e traduzido por Marcio Pugliesi e Norberto de Paula Lima, traz Poimandres, , de Hermes a Tat: discurso universal, discurso sagrado de Hermes, a cratera ou a mônada, que Deus é ao mesmo tempo inaparente e o mais aparente, o bem existe apenas em Deus e em nenhuma outra parte, o maior dos males entre os homens constitui a ignorância relativamente a Deus, nenhum dos seres perece e é erroneamente que se chamam as mutações de destruições e mortes, sobre a intelecção e a sensação (o belo-e-bom reside apenas em Deus e em nenhuma outra parte), a chave, de Nous a Hermes, sobre o intelecto comum, discurso secreto sobre a montanha relativo a regeneração e a regra do silêncio, de Deus criador, as definições, Asclépios ao rei Ammon, dos entraves acarretados à alma pelo que sucede ao corpo, discurso de iniciação ou Asclépios, rota da imortalidade, invocação e Tábua de Esmeralda. A OBRA SECRETA – O livro A obra secreta da filosofia de Hermes Trismegistos, de Jean D´Espanet, trata da filosofia natural restituída, a matéria e a forma são os princípios mais antigos das coisas, criação do Sol, a luz é a forma universal, a criação do homem, os três atos de formação da matéria primeira, circulação do úmidos nos mistos, os três segundos elementos, a obra secreta, exortação, as condições da obra, a matéria da pedra, a arte e a natureza, os metais perfeitos, o mercúrio filosófico, prática, os meios e os extremos, as digestões da pedra, as rodas e os círculos, o tríplice fogo, a proporção, os recipientes, o atanor e o elixir. Veja mais aqui.

REFERÊNCIAS
D´ESPAGNET, Jean. A obra secreta da filosofia de Hermes Trismegistos. São Paulo: L´Oren, 1976.
TRISMEGISTOS, Hermes. Corpus herméticum – Discurso de Iniciação, A Tábua de Esmeralda. São Paulo: Hemus, 1978.


Veja mais sobre:
Fernando Pessoa & Albert Einstein aqui.

E mais:
Isadora Duncan & Simone de Beauvoir aqui.
Hilda Hilst & Zygmunt Bauman aqui.
Renata Pallottini & Carl Rogers aqui.
Daniela Spielmann & Eric Kandel aqui.
Bertolt Brecht, Nise da Silveira, Egberto Gismonti, Galileu Galilei, Irena Sendler, Michelangelo Antonioni, Charles André van Loo & Anna Paquin aqui.
A folia do prazer na ginofagia aqui.
Fecamepa & a Independência do Brasil aqui.
Têmis, Walter Benjamim, Luís da Câmara Cascudo, Sandie Shaw, Patrícia Melo, Marie Dorval, José Roberto Torero, Julia Bond & Iracema Macedo aqui.
Nise da Silveira & Todo dia é dia da mulher aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Lasciva, poema de Luiz Alberto Machado, arte de Derinha Rocha
Série Ginofagia
Veja Fanpage aqui e mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.


JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...