quarta-feira, fevereiro 17, 2016

BLIND BEAST &ANTONIO GRAMSCI



BLIND BEAST – O filme Blind beast (Cega obsessão, 1969), dirigido por Yasuzo Masumura, é baseado no romande de Edogawa Rampo, conta a história de um escultor cego que, juntamente com sua mãe, sequestram a mais bonita das modelos do Japão e a alojam em um ateliê rodeado de esculturas bizarras. Ao longo dos dias, o escultor, que tenta fazer a escultura perfeita a partir do toque ao corpo dela, acaba por se apaixonar pela modelo, criando um triângulo amoroso de amor e fúria e, fatalmente, acabando em tragédia. O destaque do filme vai para a atriz Mako Midori. Veja mais aqui.


LITERATURA E VIDA NACIONAL, DE ANTONIO GRAMSCI - [...] Um determinado momento histórico-social jamais é homogêneo, ao contrário, é rico em contradições. [...] Os escritores desta antologia, portanto, são novos não porque tenha da arte uma ideia diversa da dos escritores que lhes precederam. Ou, para tocar imediatamente no essencial, são novos porque acreditam na arte, ao passo que aqueles acreditavam em muitas outras coisas que nada tinham a ver com a arte. Esta novidade, por isso, pode permitir a forma tradicional e o antigo conteúdo, mas não pode permitir desvios da ideia essencial da arte. [...] Poesia não gera poesia; a partenogênese não existe, é necessária a intervenção do elemento masculino, do que é real, passional, prático, moral. Os mais altos críticos de poesia aconselham, neste caso, a não recorrer a receitas literárias, mas sim – como eles dizem – a refazer o homem. Refeito o homem, refrescado o espírito, surgida uma nova vida afetiva, dela surgirá – se surgir – uma nova poesia. Esta observação pode ser assimilada pelo materialismo histórico. A literatura não gera literatura, etc., isto é, as ideologias não geram ideologias, as superestruturas não geram superestruturas senão como herança de inércia e passividade: elas são geradas, não por partenogênese, mas pela intervenção do elemento masculino, a história, a atividade revolucionária que cria o novo homem, isto é, novas relações sociais. LITERATURA E VIDA NACIONAL – No livro Literatura e vida nacional, o filósofo, cientista político e comunista italiano, Antonio Gramsci (1891-1937), traz os Cadernos do Cárcere, abordando sobre arte e cultura, a arte e a luta por uma nova civilização, a arte educativa, critérios de crítica literária, Neolalismo, a língua e a linguagem, literatura funcional, o teatro de Pirandello, caráter não nacional-popular da literatura italiana, a literatura popular, conteúdo e forma, degenerescência artiítica, língua nacional e gramática, linguística, observações sobre o folclore e crônicas teatrais. Veja mais aqui, aqui e aqui.

REFERÊNCIA
GRAMSCI, Antonio. Literatura e vida nacional. Rio de Janeiro: Cibilização Brasileira, 1978.


Veja mais sobre:
A Uiara do Jaraguá aqui.

E mais:
Quebra de Xangô, Yulia Gorodinski, Relacionamentos Afetivos, Psicologia Jurídica & Criminologia aqui.
Deusa Vesta, Daniel Goleman & Foco, Crimes Tributários, Psicologia & Pesquisa aqui.
Gilles Deleuze & Félix Guattari, Peter Gabriel, Catarina Eufémia, Sam Mendes, Vicente Caruso, Mena Suvari, O Rádio & Radiodifusão, Psicopatologia & Memória, Sandra Fayad & Janne Eyre Melo Sarmento aqui.
Direito Ambiental aqui.
Tolinho & Bestinha: quando a lei do semideus é cachaça, tapa e gaia aqui.
Psicopatologia & Orientação, Psicologia Jurídica & Agências Reguladoras aqui.
A festa no céu do amor aqui.
A Utopia de Thomas More aqui.
Dois poemetos em prosa de amor pra ela aqui.
Psicopatologia & Atenção, Psicodrama & Crimes contra a administração pública aqui.
A contenda do amor aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Veja Fanpage aqui e mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui& maisaqui e aqui.






JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...