segunda-feira, fevereiro 09, 2015

CASTELS, KAREN HORNEY, CARMEN MIRANDA, FREVO, AMELINHA, EDSON CORDEIRO, MÔNICA WALDVOGEL & BRANCA TIROLLO


A SOCIEDADE EM REDE – Importante leitura para quem quiser ter uma compreensão da realidade atual e planetária, são os três volumes que compõem a obra A sociedade em rede (Paz e Terra, 2002), do sociólogo espanhol Manuel Castels, na qual o autor defende o conceito de capitalismo informacional e introduz o conceito de consumo coletivo concentrando-se no papel das novas tecnologias de informação e comunicação no mapeamento do cenário da reestruturação econômica. No primeiro volume dedicado ao tema da era da informação: economia, sociedade e cultura, o autor aborda temas como a rede e o ser, a revolução da tecnologia da informação, a nova economia do informacionalismo, da globalização e do funcionamento em rede, a nova economia, a empresa em rede na observação da cultura, as instituições e da economia informacional; a transformação do trabalho e do mercado de trabalho, a cultura da virtualidade real o espaço de fluxos, o limiar de eterno e tempo intemporal. No segundo volume, o poder da identidade, aborda assuntos como paraísos comunais, a outra face da terra, o verdejar do ser, o fim do patriarcalismo, um Estado destituído de poder, a política informacional e a crise da democracia, fechando o volume com a transformação social na sociedade em rede. No terceiro volume, dedicado ao tema o fim do milênio, aborda acerca da crise do estatismo e o colapso da União Soviética, o surgimento do Quarto Mundo, a conexão perversa e a economia global do crime, a globalização e o Estado, a unificação da Europa e a necessidade de depreender o nosso mundo. Veja mais aqui.

  
Imagem: mulher no frevo que hoje no Brasil é o Dia do Frevo e da Folia Tataritaritatá.

Ouvindo o excelente álbum de estreia (Sony, 1992) do não menos excelente cantor e compositor brasileiro Edson Cordeiro.

UM FREVO CHAMADO MULHER – A cantora e compositora cearense Amélia Cláudia Garcia Colares, ou simplesmente Amelinha, é detentora de uma voz singular, de um talento indiscutível e de uma trajetória artística invejável, comprovada com os seus inúmeros sucessos, desde o seu primeiro álbum Flor da Paisagem (1976) até o Janelas do Brasil (2011). O seu dvd Janelas do Brasil (2012) está um primor e com participações pra lá de especiais de Toquinho, Fagner e Zeca Baleiro. Em 2009, com a sua sempre gentil e simpática forma de ser, esta grande cantora me concedeu uma entrevista. Para conferir aqui.

OS PAIS E O RESPEITO AOS FILHOS – A psicóloga alemã Karen Horney (1885-1952) criadora da escola de psicanálise neofreudiana, desenvolveu estudos acerca das neuroses ao perceber que elas são resultado das relações interpessoais e de conflitos emocionais que começam na infância. A respeito disso, ela trata sobre O respeito aos filhos, expressando que: Quando você esperava seu filho, certamente tinha planos para ele. Nesses sonhos, conscientemente ou não, fazia de seu filho um prolongamento de si mesma, projetando tudo aquilo que gostaria de ter sido. Mas quem nasceu de você um outro individuo, cuja realidade nada tem haver com a sua, embora tenha se alimentado de seu sangue e tenha sido gerado de suas células. Ele terá características próprias, outros anseios, outro temperamento. Não é justo que você transfira para ele suas frustrações. Deixe que ele se desenvolva. Veja mais aqui e aqui.


OS PROIBIDOS DESEJOS DA FERA RACIONAL - A atriz, roteirista e escritora paulista Branca Tirollo, é membro da Academia de Letras do Brasil e autora de várias peças teatrais, de diversos projetos engajados, artísticos e sociais, do documentário Mil vidas em meu pensar, de inúmeros livros de contos e poesias, além de ter participado de várias antologias. Dela reunimos alguns dos seus poemas aqui.

TODO DIA É DIA DA MULHER
CARMEN MIRANDA
A primeira homenageada de hoje é a saudosa atriz e cantora luso-brasileira Carmen Miranda (1909-1955) que tanto enalteceu a nossa música!
MÔNICA WALDVOGEL
A segunda homenagem de hoje é a competente e lindíssima jornalista Mônica Waldvogel.
Veja mais aqui.

Veja mais sobre:
Cantarau, Thiago de Mello, Paul Verlaine, Tracy Chapman, Melanie Klein, Francisco de Goya, José Celso Martinez Corrêa, Vincent Van Gogh, Warren Beatty, Méry Laurent & Paulo Cesar Barros aqui.

E mais:
Sombras de Goya & Os poderosos de hoje aqui.
Poemas de Thiago de Mello aqui.
A poesia de Paul Verlaine, Denise Levertov, Wojciech Kilar, Paul Delaroche, Marcoliva & Lourdes Limeira aqui.
Big Shit Bôbras: a lástima da imitação do pior do ruim, Georg Trakl, Paul Auster, Sarah Kane, Gertrude Stein, Felix Mendelssohn, Gil Elvgren & Marion Cotillard aqui.
Desejo: a história da canção, A Paz & Ralph M. Lewis, Jacques Prévert, Milton Hatoum, Jonathan Larson, Eric Fischl, Monica Bellucci, Madhu Maretiori & Sônia Mello aqui.
A multa do fim do mundo, William Burroughs, Henfil, Ernest Chausson, Liliana Cavani, Hans Rudolf Giger, Paulo Dalgalarrondo, Charlotte Rampling & Auber Fioravante Junior aqui.
O pensamento de Theodor Adorno aqui.
A teoria da estruturação de Anthony Giddens & Iniciação à estética de Ariano Suassuna aqui.
Solidariedade aqui.
E se vem ou vai, eu voou, Jehane Saade, Paula Rego& Manuel Pereira da Silva aqui.
O poeta e a fera, Mariarosaria Stigliano & Leila Nogueira aqui.
Festa do dia 8 de dezembro, lavando a jega, Florbela Espanca, Camille Claudel, Alaíde Costa, Tatiana Grinberg, Militão dos Santos & Quando tudo se desapruma a farra é só pro desgoverno aqui.
O fulgor do amor, Érico Veríssimo, Jorge Drexler, Luciah Lopez & O amor premia o final de semana aqui.
A corrupção come no centro e a gente é quem paga o pato sempre, Darcy Ribeiro, Sebastião Salgado & Depois da farra a corda só arrebenta pra precipício dos que estão de fora aqui.
Há um ano, Ná Ozzetti, Fernando Rosa, Luciah Lopez & Quem não sabe ver é mais fácil de enrolar aqui.
Absolutismo aqui.
Lasciva da Ginofagia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.


CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.


HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...