terça-feira, fevereiro 17, 2015

BÉCQUER, MIHÁLY, PAULO MOURA, PEDRO ONOFRE, MARCOS REY, VIRNA TEIXEIRA, ABLNE & MUITO MAIS NO PROGRAMA TATARITARITATÁ!!!


LUA DE SANGUE SOBRE O VALE – A peça teatral Lua de sangue sobre o vale (1962), do advogado, escritor, jornalista, cineasta e administrador cultural alagoano, Pedro Onofre, foi incluída no segundo volume Teatro (IECPS, 1992), reunindo diversas peças do autor que foi fundador do Centro de Estudos Cinematográficos e do Teatro Cultura Nordeste. Contando com três atos, o primeiro da peça traz a seguinte descrição: A cena está dividida em dois ambientes diferentes. Do meio de palco, para a direita, representa uma sala de estar da casa grande de rico latifúndio agroindustrial, dedicado ao plantio e à usinagem da cana de açúcar. A outra metade do palco mostra o jardim que antecede a entrada principal da residência [...] Ao abrir a cortina, a cena está deserta. É noite. A sala de estar encontra-se às escuras. Uma luz tênue, contudo, ilumina as escadarias, no segundo patamar. Lá fora, no jardim, a luz do poste clareia o caramanchão. O céu mostra-se cheio de estrelas. A usina, ao longe, revela-se feericamente iluminada. Súbito, Marília, esposa do industrial e deputado Carlos Augusto de Albuquerque Lins, envolta num robe de seda, surge em cena, descendo, cautelosamente, as escadarias do segundo patamar. Olha para todas as direções. Pé ante pé, desaparece pela esquerda. No jardim, a porta principal da residência se abre e, por ela, Marilia reaparece. Um homem sai das sombras e se encaminha para a mulher. Esta transpõe o pórtico e chega ao meio do jardim, onde se encontra o estranho. Ele é Rodrigo Calazans, engenheiro e administrador da usina, com quem Marília ocultamente mantém relacionamento extraconjugal e um pacto criminoso. Veja mais aqui.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiLogo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá comemorando mais de 440 mil exibições do blog, com muita festa e a apresentação da querida Meimei Corrêa. E com as seguintes atrações na programação: Thelonious Monk, Paulo Moura & Raphael Rabello, Gilberto Gil, John Lennon, Milton Nascimento, Maria Rita, Ney Matogrosso, Beth Carvalho, Chico Buarque, Lenine, Elis Regina, Taiguara, Sônia Mello, Marcelo Jenici & Tulipa Ruiz, Wilson Monteiro, Mariza Sorriso, Elisete Retter, Monsyerrá Batista, Jan Cláudio, Tatiana Cobett, Jussanam, Santana o Cantador, Peninha, Dalida, Ed Sheeran, Roupa Nova, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Vince Gill, Norah Jones & muito mais! Veja mais aqui

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Ano Novo
Quando? Hoje, terça, 17 de fevereiro, a partir das 21hs (horário de Brasília)
Onde? No MCLAM - blog do Programa Domingo Romântico
Apresentação: Meimei Corrêa

Imagem do artista plástico Mihaly von Zick (1827-1906)

Ouvindo o álbum Mistura e Manda (Kuarup, 1983), do compositor e arranjador brasileiro Paulo Moura (1932-2010)


RIMAS ESPANHOLAS – O poeta espanhol Gustavo Adolfo Bécquer (1836-1870) teve sua poesia traduzida Márcia Sirotheau para a publicação Gárgula – Revista de Literatura (1997), incluída no portal da Poesía Ibero-America, do poeta brasileiro, Antonio Miranda. Dos seus versos destaco Rimas X: Os invisíveis átomos do ar / ao redor palpitam e se inflamam, / o céu desfaz-se em raios de ouro, / a terra se estremece alvoroçada, / ouço flutuando em ondas de harmonias / rumor de beijos e bater de asas, / minhas pálpebras se fecham ... Que sucede? / É o amor que passa! Veja mais aqui


UMA TARDE DE MAIO – A escritora, tradutora e neurologista Virna Teixeira publicou os livros Visita (2000) e Distância (2005), quando concedeu uma entrevista pro meu Guia de Poesia depois de ter sido destacada Poeta do Mês. Entre seus poemas, destaco Uma tarde, maio: cozinha / pedaços de manga / entre os dedos / a vida / polpa / doce e / gelada. Veja mais aqui.


ABLNE – Criada e sediada em Pernambuco, a ABLNE - Associação de Blogs Literários do Nordeste elegeu, nesta quarta-feira (28/janeiro) à tarde, em reunião realizada no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (Rua Imperador Pedro II, 290, Santo Antonio, Recife, PE), a sua primeira Diretoria e Conselho Deliberativo.  A eleição ocorreu, entre as 15 e 17 horas, com o registro da aprovação dos candidatos por meio de 10 votos virtuais e de 6 votos presenciais, aproximadamente 40% dos votos dos blogueiros literários associados.  Sem o registro de um voto contra ou nulo. Integram a Diretoria da ABLNE, eleita para o biênio 2015-2016,  estes blogueiros literários pernambucanos: Presidente – Juarez Correya; Vice-Presidente – Natanael Lima Junior; Secretário – Fábio Pacheco; Secretária (Suplente) – Giovanna Guterres; Tesoureiro – Frederico Spencer; Tesoureira (Suplente) – Maria de Lourdes Hortas. E, representando os seus Estados, estes são os blogueiros literários nordestinos que fazem parte do Conselho Deliberativo eleito: Luiz Alberto Machado (Alagoas), Alex Simões (Bahia), Valberto Cardoso (Paraíba), José Terra Correia e Ana Elizabete Barbosa (Pernambuco). Veja mais aqui.


A MUSA DO CAFÉ NA CAMA – O romance Café na cama (1960), do escritor, cineasta e roteirista brasileiro Edmundo Donato, mas conhecido como Marcos Rey (1925-1999), foi adaptado para o cinema em 1973, sob direção de Alberto Pieralisi, com o ator Rubens de Falco, o humorista Agildo Ribeiro e a estreante que se tornaria a musa do cinema, a atriz argentina Marta Moyano, que atua como Norma, uma garota de subúrbio que para subir na vida vai se prostituir. Veja mais aqui.

 


Veja mais sobre:
A mulher suméria aqui.

E mais:
Na Avenida Jatiúca, Maceió, Gilles Lipovetsky, Slavoj Žižek, Moema & Victor Meirelles, Quinteto Armorial, Michael Winterbottom, Anna Louise Friel, Felicien Rops & Juareiz Correya aqui.
Num brinca: a TPM de Vera, Stanley Lau, Johann Moritz Rugendas & Gladston Barroso aqui.
Neuroeducação aqui.
Paulo Freire: Pedagogia do Oprimido & da Autonomia aqui.
Psicopatologia, Vontade, Psicomotricidade & Direito Autoral aqui.
Erich Fromm & A dialética do concreto de Karel Kosik aqui.
Os amores de Edneimar, a viúva negra, Iara Rennó, Edward Yang & Elaine Jin, Norman Lindsay & Tudo quanto pode o sonho pode o amor provar aqui.
Se essa rua fosse minha, Adélia Prado, Chiquinha Gonzaga & Clara Sverner, Luciah Lopez & Quem sabe a vida o amor que nos faz vivo aqui.
Quem vê cara, não vê coração, Fany Solter, Valmir Singh, Jack Mitchell, Fabien Clesse & Entre tombos e topadas a gente leva a vida aqui.
Erotismo & pornografia: o tamanho da hipocrisia, Ferreira Gullar, Thomas Carlyle, Nadir Afonso, Maria Gadú, Edmund Joseph Sullivan & A alegria imensa para um, dois ou mais, todos aqui.
A ansiedade, a depressão & a medicalização, José Cândido de Carvalho, Maria Clodes Jaguaribe, Shirley Paes Leme, Aldemir Martins & Na festa das vitrines tudo é do umbigo & o bolso furado no âmago aqui.
Martin Buber, Pier Paolo Pasolin1, Abelardo & Heloísa, Julio Verne & Rick Wakeman, Gustave Courbert, Vangelis & Arriete Vilela aqui.
Lasciva da Ginofagia aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...