terça-feira, janeiro 06, 2015

SCRIABIN, DORÉ, MR.BEAN, CÁSSIA KISS & MUITO MAIS NO PROGRAMA TATARITARITATÁ!!!!!!


PENSAMENTO DO DIA – “[...] Somos todos homens de desejo. Por causa do desejo, o homem transformou-se em Deus-homem e criou um mundo totalmente fragmentado, um mundo de ilusões com ambição, paixão, orgulho, arrogância, apego à matéria e vaidade. Ilusões essas que, desde sua criação, o escravizam e desviam de sua essência. [...] Tudo o que temos não nos completa, não nos satisfaz e não nos traz felicidade.[...] O desejo do homem interfere na amplitude do seu conhecimento porque ele sabe que quanto mais conhecimento, mais responsabilidade. E quem deseja ter mais responsabilidade?” (Denise Georg, O desejo do ser humano). Veja mais aqui.

PROGRAMA TATARITARITATÁ – O programa Tataritaritatá que vai ao ar todas terças, a partir das 21 (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação desta terça aquiLogo mais, a partir das 21hs, acontecerá mais uma edição do programa Tataritaritatá com muita festa e a apresentação da querida Meimei Corrêa. E com as seguintes atrações na programação: Max Bruch, Leo Gandelman, Luis Gonzaga, Luiz Vieira, Chico Buarque, Milton Nascimento Jorge Vercilo, Lenine, Sonia Melo, Jarbas Barros, Teatro Mágico, Cikó, Ozi dos Palmares, Lelo Praxedes, Mazinho, Jaorish Gomes Teles, Tavinho Limma, Marcus Coelho & Luiza Nobel, Ibys Maceioh, Ricardo Machado, Lou Rawls, Projeto Alma Brasileira, Azymuth, Tim Maia & muito mais! Veja mais aqui.

SERVIÇO:
O que? Programa Tataritaritatá Especial de Ano Novo
Quando? Hoje, terça, 06 de janeiro, a partir das 21hs
Onde? No MCLAM - blog do Programa Domingo Romântico
Apresentação: Meimei Corrêa
Imagem: Andrômeda, do pintor e ilustrador francês Gustave Doré (1832-1883)

Ouvindo: a Sonata para piano nº 1, em Fá Menor, Op. 6, do compositor e pianista russo Alexander Nikolayevich Scriabin (1872-1915), ao piano Vladimir Ashkenazy,


TAL E QUAL MR. BEAN – Quando acordo de manhã estou tão em paz que me sinto tal e qual o ator e comediante inglês Rowan Atkinson gozando do prestígio de sua popularidade. Qual nada, basta ouvir o noticiário ou me lembrar que tenho que resolver algo numa instituição pública ou privada de Maceió, que sinto que sou tratado como um palerma pior que o Mr. Bean. Destá! Tomando do simancol, não deixo barato, logo respiro fundo e me revisto da santa resiliência de todos os dias e mando ver na vida!


A UNIÃO DE MÁRCIA POESIA DE SÁ – No Recanto das Letras, Márcia Poesia de Sá reúne seus poemas, prosas e outros textos literários. No seu perfil, ela por ela mesma: Sou uma mistura de tinta e verso maremoto e calmaria, luz de lua ou sol de meio dia Que pinta em linhas suas fantasias escrevendo seus sentimentos, alguns verídicos outros inventados! Vou saboreando metáforas entre sorrisos e dores, e com uma assinatura ao fim do texto tento digerir esta sina. Destacamos o seu poema A União: A grandeza das pequenas margaridas / Que qual um imenso tapete de sóis / ilumina o dia dos passantes... / Fazendo raiar sorrisos / em breves instantes / mostrando / que a união faz a grandeza do ser... / e em sendo assim, apenas flor / torna-se tapete de amor... / a voar na imaginação / dos sonhos líricos. Veja mais dela aqui.

A ARTE DE ZÉ EDU CAMARGO Foi no Clube Caiubi de Compositores que tive a oportunidade de conhecer o talento de Zé Edu Camargo, ou simplesmente Zé Edu, que nada mais é que compositor e jornalista que atuou em diversos veículos de imprensa na capital paulista, como a Rádio Eldorado, as revistas "Náutica" e "Pesca & Companhia", além do "Guia Quatro Rodas", da Editora Abril. Em 2005 ele lançou o cd Dois em umas - ao vivo, e em 2010, Uns Muitos. Destaco aqui a música Notas, parceria dele com o também parceiro Sonekka – Osmar Lazzarini: Algumas notas podem pagar toda minha arte / Mesmo que você nunca vá notar / Aqueço os dedos pra esquecer /E bancar minha parte / Nas notas que tiro pra entreter / E essa gente vem me ver / Me ver tocar / Na ferida que dói e dá prazer / E essa gente vem querer /Vem cantar/ A canção que fiz por te perder. Também merece destaque a música Madrigal de Olinda, parceria dele com Fernando Franco: Sol de clarear, hora de ver, nascer das margaridas / E se prosear, à toa descer casarões, esquinas / Tanta pressa na vida / Da gente esquecida: / Viver é se dar / Me dou conta que ainda /Há outra saída / De frente pro mar / Luz de aclarar, vez de saber, destino é outro dia / E se desatar o nó de correr nessa voz bem-vinda / Novas cores nos olhos / Na boca palavra / Sabor de hortelã / Um veludo nos dedos / No ouvido segredos / Mal deita a manhã / Nas igrejas da alma, rezar pela vida, pedir bem por nós / Que essa tarde incendeia, e a gente, na areia, clareia de sol... Veja mais dele aqui.


OS VERSOS DE GABI ALVES – No Recanto das Letras, a jovem Gabi Alves reúne seus textos literários. Destacamos aqui o seu poema Tempestade: Noite fria e chuvosa, Relâmpagos a iluminar o céu, Uma sinfonia alucinante de trovões... Enfim, tudo é convite para uma noite quente de amor. E, também, o seu poema Vem: Vem, vem sem demora Deixe-me sentir O teu sabor, Vem saciar-me com O frescor de teus beijos, Vem envolver-me com O calor de teus abraços. Vem, vem Sem se importar com mais nada, Apenas vem E deixe-me ser tua. Veja mais dela aqui.


Homenagem pra sempre bela e charmosa atriz Cássia Kiss, feliz aniversário!


Veja mais sobre:
O Cravo e a Rosa, Clitemnestra – Oréstia & a trilogia de Orestes, Antônio Torres, Elis Regina, Bernardo Bertolucci & Maria Schneider, Clara Redig & Antônio Maria, Antoine-Jean Gros, Pierre-Narcisse Guérin & Programa Tataritaritatá aqui.

E mais:
Nietzsche & a Música, Luis Soles & as raízes árabes da tradição poético-musical do sertão nordestino, Otto Maria Carpeaux & a História da Música, José Ramos Tinhorão, Edigar de Alencar & O carnaval carioca através da música aqui.
Platão, Albert Sánchez Piñol, Aracaju, Toninho Horta, Amos Gitai, Cia. Cenica Nau de Ícaros, Paul Helleu, Ricardo Cabús, Helena Yaralova, Biritoaldo & Cidadania e Direitos Políticos aqui.
Paz & Alberto Enstein, Jiddu Krishnamurti, Alexander Scriabin & Paul Gauguin aqui.
Gaia – Mãe Terra, Isaac Asimov, Caetano Veloso, Teresa Filósofa & s Jean Baptiste de Boyer aqui.
Buda, Darcy Ribeiro, August Macke & Yes aqui.
Christian Bernard, Isaac Newton, Casimiro de Abreu, Keith Jarrett, Carlos Saura & Mia Maestro, Julio Hübner & A lenda da criação no gênese africano aqui.
Umberto Eco, Friedrich Dürrenmatt, Abelardo da Hora, Humberto Teixeira & Eliane Ferraz aqui.
Litisconsórcio, Tavito, Bruno Vinci & Teco Seade aqui.
Psicologia na Educação, Eek, Gato Zarolho & Palhaço Paranoide aqui.
Decameron, João Albrecht & Jiddu Saldanha aqui.
Riacho Salgadinho, Eliezer Setton, Zé Barros, Naldinho Freire, Wilson Miranda & Webrádio Maceió aqui.
Hermilo Borba Filho & Sônia van Dijck, Teoria da Literatura, Solange Palatnik, Constituição, Psicologia, Dialogicidade & Representações Sociais aqui.
A vontade, Amanda Garruth, Deborah Rosa, Luciana Soler, Bete Sá, Vanessa Morais & Cantora Sol aqui.
Afetividade, Lília Diniz, Lucinha Guerra, Thathi, Ezra Mattivi, Juliana Sinimbu & Anna Ratto aqui.
Dos destroços pra solidão criativa, Fabian Dobles, Rosa Passos, André De Dienes, Joan Fullerton & Clevane Pessoa de Araújo Lopes aqui.
É ela a soberania do mar na foz do meu rio, Naura Schneider, Marianna Leporace & Luciah Lopez aqui.
Cenário em ebulição: pra quem vai do lado de lá ou quem vem do lado cá & vice-versa, Hélène Bernard & As grandes iniciadas, Willem de Kooning, Arabella Steinbacher & Rubens Gerchman aqui.
Os dois mundos de quem vive de um lado só, Angelo Agostini, Juliette Herlin, Hannah Wilke, Fernando Botero, Nik Helbig, Doro, Robimagaiver & Zé Corninho aqui.
Reflexões de jornada à sombra da amendoeira, Albert Einstein, William Byrd, Jeff Kolker& Otgo aqui.
A miséria obscena da avareza & Zinaida Evgenievna Serebryakova aqui.
História da mulher: da antiguidade ao século XXI aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora Tataritaritatá!
Veja Fanpage aqui & mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...