quarta-feira, agosto 13, 2014

LOIS WEBER, ROLLO MAY, SONIA MANZANO, BIGELOW, ARZNER, SHRIVER & A MULHER NA HISTÓRIA

 


LOIS, LUTA & GÊNIALIDADE... - A prodigiosa pianista Florence vivia rodeada pelas irmãs Bessie e Ethel, aos cuidados dos devotados cristãos de origem alemã, Tillie e o estofador George. Era aquela que se destinava a atuar como ativista evangelizadora para o grupo do seu Exército da Salvação. Cantava e pregava, cumpria para si a sua missão. Logo a geminiana Lois se sobressaiu da simplicidade pobretã, viajando como soprano e pianista, até que, em pleno palco, o pedal quebrou e um pavor de aparecer em público acelerou sua aposentadoria, uma parte de si se esvaíra. A motivação religiosa levou-a ao teatro: a missionária com o desejo de converter semelhantes. A superficialidade de pequenos papéis nas comédias curtas a desestimulavam e aborreciam. Chegou, então, a vez de se tornar heroína de melodrama, performances numa trupe, até casar-se e virar dona de casa, ocupando-se, entre outras coisas, em escrever roteiros e cenários para cinema, e participar como cantora em clipes musicais. Com o fim da temporada teatral, ela meteu-se com curtas e pequenas produções, dirigindo e editando, estrelando a sua empreitada que daria na controvertida e polêmica nudez do Hypocrites. No meio de toda celeuma, morre a sua filha ainda criança. Um escândalo: A verdade faz a política se olhar no espelho... E a censura inclemente: O ‘povo' sempre foi reacionário em suas ideias... Se apenas 'o povo' fosse consultado, ainda estaríamos na fase patriarcal... O seu gênio criativo levou-a a fundar seu próprio estúdio, envolvida com um casamento que se desgastava, os conflitos de geração e a reverberação no ar na figura de uma Nova Mulher, afora atuar na arrecadação de fundos para construção de hospitais durante a primeira guerra. E tomou pé: Um real diretor deve ser absoluto. E atuou, dirigiu, montou, fez figurinos e cenários, roteirizou e sacudiu a criatividade a todo vapor, produções às centenas. A visionária se agigantou: Eu cresci em uma indústria onde todos estavam tão ocupados aprendendo seu ramo particular do novo mercado que ninguém tinha tempo para perceber se uma mulher estava conseguindo conquistar espaço... e veio à tona a discussão da contracepção e do aborto em Where are my children? E a primeira adaptação do Macaco de Rice Burroughs, a luta da família pobre de The Blot e produções tantas, enfim, levaram-na a uma estrela na Calçada da Fama do Boulevard e a constatação: o verdadeiro artista está e sempre esteve à frente do seu tempo... A ousadia no braço gravemente quebrado, o colapso nervoso, o divórcio, a unidade dissolvida e a perda da autonomia com: um grupo estranho de homens que nunca trabalharam sob meu comando e que sofreram ressentimento e orgulho ferido por terem sido colocados sob a direção de uma mulher. As polêmicas e a desaceleração, as úlceras gástricas, o novo amor e o devastador casamento, a separação, a ruína, a solidão, a doença de Crohn e White Heat. As suas cinzas se dissolveram no ar... Veja mais abaixo, aqui, aqui e aqui.

 


DITOS & DESDITOS - Se a sua mensagem artística for verdadeira, o mundo cresce para ele... Todos e tudo têm um enredo. Espero e rezo pelo reconhecimento do cinema como arte... Muitas vezes sou criticada por tentar produzir e escrever peças que estão acima das cabeças do público, mas me ressinto disso como um insulto ao público em geral, que, acredito, também é capaz de interpretar belos pensamentos e compreender completamente as imagens em movimento, que conduzem os desejos de coisas melhores. Eu sabia, embora nunca tivesse pretendido que isso fosse visto dessa forma, que os instintos mais básicos inerentes ao homem levariam muitos a ver essa imagem. Centenas de milhares de pessoas viram Hipócritas, mas aqueles que seguiram com maus pensamentos para a satisfação de uma curiosidade luxuriosa que dominava suas mentes, encontraram um holofote subitamente voltado para sua própria consciência. Eu sei, eu vi. Ouvi a risada grosseira quando a Verdade Nua e Nua apareceu pela primeira vez na tela; mas então vi aqueles mesmos homens e mulheres estremecerem quando a verdade virou o seu espelho para eles, revelando ao mundo o pretendente, o leproso, o libertino. E, castigados, eles foram embora… Hipócritas não é um tapa em nenhuma igreja ou credo – é um tapa nos hipócritas, e sua eficácia é demonstrada pelo clamor… Pensamento da cineasta, roteirista e atriz estadunidense Lois Weber (1879-1939). Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU: Nunca me considerei estranha ou diferente de alguma forma... Eu apenas tinha um jeito, um jeito que era meu e somente meu. Um jeito que talvez fosse um pouco peculiar, mas gostei disso. Gostei do fato de as outras pessoas não serem estranhas da mesma forma... Senti que ser estranho me convinha... Minha estranheza tinha algo, pensei. Um estilo. Um estilo que me pertenceu. Aí virou um hábito e não pensei mais no meu estilo estranho, era assim que eu era e pronto. Pensamento da cineasta, atriz, roteirista, professora, profudora e artista belga Chantal Akerman (1950-2015). Veja mais aqui e aqui.

 

ALGUÉM MAIS FALOU - A jornada das mulheres, não importa o local – política, negócios, cinema – é uma longa jornada. Aqueles de nós que trabalham com artes sabem que representação não é endosso. Se assim fosse, nenhum artista seria capaz de pintar práticas desumanas, nenhum autor poderia escrever sobre elas e nenhum cineasta poderia mergulhar nos assuntos espinhosos do nosso tempo. Algo se torna pessoal quando se desvia da norma. Pensamento da premiada cineasta estadunidense Kathryn Bigelow. Veja mais aqui.

 

CINEMAQuando fui trabalhar em um estúdio, peguei meu orgulho e fiz uma bolinha linda com ele e joguei pela janela. Minha filosofia é que para ser diretor você não pode estar sujeito a ninguém, nem mesmo ao chefe do estúdio. Ameacei desistir cada vez que não conseguia o que queria, mas ninguém nunca me deixou ir embora. Gostaria que a indústria cinematográfica estivesse mais consciente do que está fazendo para influenciar as pessoas para o bem e para o mal. Não há dúvida de que somos afetados pelo nosso meio ambiente. Eu era avessa a qualquer comentário sobre ser uma diretora… porque queria me destacar como diretora e não permitir que as pessoas fizessem concessões ao fato de ser uma mulher. Pensamento da cineasta estadunidense Dorothy Arzner (1897-1979). Veja mais aqui e aqui.

 

CORAGEM DE CRIAR - [...] A intimidade requer coragem porque o risco é inevitável. Não podemos saber desde o início como o relacionamento nos afetará. Como uma mistura química, se um de nós mudar, ambos mudaremos. Cresceremos em autoatualização ou isso nos destruirá? A única coisa de que podemos ter certeza é que, se nos deixarmos envolver plenamente no relacionamento, para o bem ou para o mal, não sairemos ilesos. [...] A relação entre compromisso e dúvida não é de forma alguma antagônica. O compromisso é mais saudável quando não ocorre sem dúvida, mas apesar da dúvida. [...] A liberdade humana envolve a nossa capacidade de fazer uma pausa entre o estímulo e a resposta e, nessa pausa, escolher a resposta na qual desejamos exercer o nosso peso. A capacidade de nos criarmos, com base nesta liberdade, é inseparável da consciência ou autoconsciência. [...] Lembre-se de quantas vezes na história da humanidade o santo e o rebelde foram a mesma pessoa. [...] As pessoas criativas, a meu ver, distinguem-se pelo fato de poderem conviver com a ansiedade, embora possa ser pago um preço elevado em termos de insegurança, sensibilidade e indefesa pela dádiva da “loucura divina”, para tomar emprestada a termo usado pelos gregos clássicos. Eles não fogem do não-ser, mas, ao encontrá-lo e lutar com ele, forçam-no a produzir o ser. Eles batem no silêncio para ouvir uma música de resposta; eles perseguem a falta de sentido até que possam forçá-la a ter significado. [...]. Trechos extraídos da obra The Courage to Create (W W Norton & Co Inc, 1994), do psicólogo existencialista estadunidense Rollo May (19º9-1994), que também expressa: Para estar aberto à criatividade, é preciso ter capacidade para o uso construtivo da solidão. É preciso superar o medo de ficar sozinho... Todo ser humano deve ter um ponto em que se posiciona contra a cultura, onde diz: este sou eu e o maldito mundo pode ir para o inferno. Veja mais aqui e aqui.

 

PRECISAMOS CONVERSAR – [...] Só se pode submeter à angústia pessoas que tenham consciência. Só se pode punir pessoas que tenham esperanças frustrantes ou apegos severos; que se preocupam com o que você pensa deles. Na verdade, você só pode punir pessoas que já são um pouco boas. [...] Na época pensei que não poderia mais ficar horrorizado ou magoado. Suponho que seja um conceito comum, que você já tenha sido tão prejudicado que o próprio dano, em sua totalidade, o deixa seguro. [...] Você pode chamar isso de inocência ou de credulidade, mas Celia cometeu o erro mais comum dos de bom coração: presumiu que todos os outros eram iguais a ela. [...] É muito menos importante para mim ser querido hoje em dia do que ser compreendido. [...] As crianças vivem no mesmo mundo que nós. Enganar-nos pensando que podemos protegê-los disso não é apenas ingênuo, é uma vaidade. [...] Num país que não discrimina entre fama e infâmia, esta última apresenta-se como claramente mais alcançável. [...] Embora certamente evitar apegos por medo da perda seja evitar a vida. [...]. Trechos extraídos da obra We Need to Talk About Kevin (Serpent's Tail, 2010), da jornalista e escritora estadunidense Lionel Shriver (Margaret Ann Shriver), que ainda expressa: O segredo é que não existe segredo. A educação não é um processo constante de acumulação, mas uma competição entre aprendizagem e busca, como tentar freneticamente obter um pedaço mais rápido do que consegue escapar por uma abertura estreita – ou o quê.

 

DOIS POEMAS - ESCREVO - Eu escrevo aos poucos poesia é a gota que perfura meu crânio escrevo como posso e quando eu puder reunindo palavras que eu consegui salvar da voz que me ataca \ A voz que me ataca devora com os dentes minha glote de vidro minha língua bifurcada de pássaro e minha maçã \ Eva ainda cheirando ao paraíso escrevo subiu na minha cabeça para ver melhor para o homem que incendeia o horizonte com um cravo mergulhado em gasolina \ escrevo mantendo o equilíbrio em uma perna deitado na capa de um piano de cauda enquanto um gato lambe as chaves silenciosas do meu corpo \ escrevo como posso e quando eu puder sentado de joelhos balançando em meus braços uma pedra que suga do meu peito o fluxo lunar da nostalgia escrevo à meia luz tangos antigos de ontem um gato de porcelana simplesmente quebrou na tigela dormente das minhas mãos PELO SIMPLES ATRITO DAS PALAVRAS - Pelo simples atrito das palavras você atinge o êxtase. \ Nesta, minha primeira relação com o texto, \ Eu literalmente chafurdo na língua. \ Abro os lábios para dizer “essa boca é minha”, mas não sei se sou eu quem está falando por esta boca. \ Não importa que ninguém se lembre de mim neste último dia tão semelhante ao próximo. \ Algo que não é a rosa de outros dias flui entre as coxas, sangra para sempre entre os lábios a rosa que não volta. Poemas da escritora equatoriana Sonia Manzano, autora dos livros El nudo y el trino (1972), Casi siempre las tardes (1974), La gota en el cráneo (1976), La semana que no tiene jueves (1978), El ave que todo lo atropella (1980), Caja musical con bailarina incluida (1984), Carcoma con forma de paloma (1986), Álbum de reinas (1991), Último regreso a Edén (2005) e Espalda mordida por el humo (2014).

 

A MULHER NA HISTÓRIA – Ao longo dos últimos dez anos – na verdade, tudo começou quando publiquei o meu poema Crônica de amor por ela, em 1996 -, que venho desenvolvendo uma pesquisa acerca do papel da mulher na história da humanidade. No primeiro momento desses estudos, desenvolvi uma revisão da literatura a partir da construção histórica das relações de gênero, procurando os fundamentos para análise da opressão da mulher, definindo conceitualmente gênero, tratando acerca da desigualdade e da violência de gênero. A partir disso passei a analisar a questão dos direitos da mulher, suas lutas e conquistas ao longo dos tempos, a partir do seu papel na Antiguidade, passando pela Renascença ao Marxismo, tratando acerca da violência contra a mulher, incluindo a violência doméstica no Brasil, considerando o controle social e o Estado na sociedade de classe e no capitalismo. Num segundo momento procurei tratar acerca do papel da mulher no mercado de trabalho, efetuando uma abordagem histórica até o século XX, incluindo as perspectivas para o século XXI.
Justificou-se a realização desse estudo, tendo em vista a violência contra a mulher ser um tema atual que vem ao longo dos tempos se desenrolando e que envolve a sociedade como todo, independente do nível econômico e tendo sua ocorrência em todos os países do planeta, seja entre ricos ou pobres. Justifica-se mais em razão da adoção da igualdade e da dignidade humana nas previsões constitucionais vigentes, não se podendo mais admitir qualquer forma de agressão e de impunidade nas questões de violência contra mulher.
Objetivou efetuar uma análise acerca das causas, consequências e das formas de combate e de atuação do Estado e das políticas públicas no enfrentamento do problema da violência contra a mulher, analisando historicamente a trajetória da mulher diante da violência, observando a questão de gênero, o patriarcalismo e a luta feminista, identificando os fatores que contribuem para a violência contra a mulher e observando a definição das políticas públicas nesses casos.
Por metodologia o estudo foi desenvolvido com base na pesquisa de natureza descritiva, documental e bibliográfica, baseada na edição do corpo legislativo originário de leis e jurisprudências, bem como de livros, revistas, publicações especializadas impressas e online, no sentido de compreender toda dimensão da temática proposta.
Para tanto, tornou-se necessário discorrer ao longo do estudo realizado sobre a construção histórica das relações de gênero, considerando os fundamentos para análise da opressão da mulher, uma revisão da literatura acerca dos direitos da mulher com lutas e conquistas, até aferir as políticas públicas efetivadas à luz do amparo legal de combate à violência contra a mulher.
Observou-se, com isso, que a mulher é vítima de um sistema patriarcal, pautado na sua desvalorização e respondendo ao estado mandonista do universo masculino, em detrimento dos direitos da mulher. O enfrentamento da redoma patriarcal e a condução machista levam às insistentes lutas pelo reconhecimento dos direitos da mulher, a igualdade de gênero, o respeito pelo principio da dignidade humana e ao exercício da cidadania.
O Brasil, neste sentido, deu um passo importante quando da promulgação da Constituição Federal de 1988, instituindo o Estado Democrático de Direito, espaço para desenvolvimento de afirmação da mulher, respeitando-se seus direitos e condições igualitárias na sociedade. Nem mesmo as previsões constitucionais foram suficientes para coibir a violência contra a mulher, havendo necessidade da edição de uma série de instrumentos legais regulamentando as referidas previsões, a exemplo da criação das Delegacias de Defesa da Mulher, a criação do Conselho Nacional, bem como a promoção de medidas, ações e programas, como o Programa Nacional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Sexual, as Normas Técnicas do Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), culminando com a edição da Lei Maria da Penha que visa coibir a prática nefasta da violência contra a mulher. E em conformidade com os autores pesquisados, apesar desses programas, ações, planos e aparato legal, ainda assim, não conseguiu prevenir, coibir ou erradicar a violência contra a mulher.
É evidente que os problemas focados neste trabalho, hoje estão intimamente ligados à educação e à cultura brasileira, havendo necessidade de informação, difusão e ampliação a respeito dessas medidas tomadas, para que toda população brasileira tome conhecimento de sua existência. O Brasil ainda se mantém em cima de sociedade patriarcal e machista, com problemas diversos de todas as ordens possíveis, desde econômicos, sociais, culturais, políticos, ambientais e educacionais, que fazem com que o desrespeito e a infrigência contra a dignidade humana e a cidadania do brasileiro, sejam constantemente assolados na requerência de posturas e comportamentos efetivos por parte das autoridades e da sociedade em geral, visando coibir e erradicar por completo a violência contra a mulher. Veja mais aqui e aqui.

REFERÊNCIAS
ALAMBERT, Zuleika. Feminismo: o ponto de vista marxista. São Paulo: Nobel, 1986.
ALVES, Moreira Branca; PITANGUY, Jacqueline. O que é feminismo. São Paulo: Brasiliense,1991.
ARAÚJO, Emanuel. História das mulheres no Brasil: a arte da sedução: sexualidade feminina da Colônia. São Paulo: Contexto, 2004.
ARAÚJO, M. F. Casamento e sexualidade. A revisão dos mitos na perspectiva de gênero. Tese de doutorado programa de pós-gradução em psicologia social. Universidade de São Paulo, 1999.
AZERÊDO, Sandra. Preconceito contra a mulher: diferença, poemas e corpos. São Paulo: Cortez, 2007.
BARBIERI, Teresita. Sobre a categoria de gênero: uma introdução teórico-metodológia. Recife: SOS Corpo,1992.
BAUER, Carlos. Breve história da mulher no mundo ocidental. São Paulo: Pulsar, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2002.
_____. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005.
____. II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2008.
BRUMER, Anita. Mulher e desenvolvimento rural. In: Mulher família e desenvolvimento rural. Santa Maria RS: EdUFSM, 1996.
BRUSCHINI, Maria Cristina Aranha. Mulher, casa e trabalho: o cotidiano nas camadas médias paulistas. São Paulo: Vértice, 1990.
BRUSCHINI, M. C. e ROSEMBERG, Fulvia. Trabalhadoras do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CAMPANHOLE, Adriano; CAMPANHOLE, Hilton Lobo. Todas as constituições do Brasil. São Paulo: Atlas, 1976.
CARLOTO, Cássi Maria. O Conceito de gênero e sua importância para a análise das relações sociais. PUC, São Paulo.
CARVALHO. J. Antero de. Direitos trabalhistas da mulher. São Paulo: LTr, 1998.
CAVALCANTI, Stela Valéria de Farias. Violência doméstica: Análise da lei “Maria da Penha”, nº 11.340/06 3ª ed. Salvador: Jus Podivm, 2010.
CHAUÍ, Marilena. Participando do debate mulher e violência, perspectivas antropológicas da mulher. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
FERNANDES, Hebe Marinho Nogueira. A relação de emprego e o trabalho da mulher. Sáo Paulo: Synthesis, 1998.
FISCHER, Izaura R. A trabalhadora rural: conscientização na empresa agrícola moderna. Recife: UFRPE, 1997.
GRUPPI, Luciano. Tudo começou com Maquiavel. 14ª Edição. Porto Alegre: L&PM, 1996.
HAHNER, June E. A mulher brasileira e suas lutas sociais e políticas. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HIRATA, Helena. Trabalho feminino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
HOLANDA, Heloísa Buarque. Os estudos sobre mulher e literatura no Brasil: uma primeira avaliação. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992.
LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Outra face do feminismo. São Paulo: Ática, 1984.
LESSA, Sérgio. Para compreender a antologia de Lukács. 3ª Ed. Unijú, 2007.
______; TONET, Ivo. Introdução a filosofia de Marx – 1ª Ed. São Paulo: Expressão popular 2008, p. 128.
MACHADO, Ednéia. Políticas sociais I: concepções e história. In: GODOI, Sueli (Org.). Fundamentos básicos do trabalho profissional. Londrina: Unopar, 2008.
MAIA, Andreê Kartchevsky. Trabalho feminino. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MANDEL, Ernest. Introdução ao marxismo. Porto Alegre: Movimento, 1978.
MARX, Karl; ENGELS; Friedrich; LENIN, Vlaidmir. Sobre a mulher. São Paulo: Global, 1981.
MICHEL, Andreé. O feminismo uma abordagem histórico. Tradução de Angela Loureiro de Souza. Rio de Janeiro: Zahar,1979.
MORAES, Marcia. Ser humana: quando a mulher está em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MORAES, Maria Lygia de Quartim. Marxismo e feminismo no Brasil. Primeira versão. São Paulo: IFCH UNICAMP, 1996.
NADER, Maria Beatriz. Transformações do comportamento feminino em fins nos primeiros cinco anos do século XXI: violência e denúncia. Fazendo Gênero 8 – Corpo, Violência e Poder. Florianópolis – UFES, agosto de 2008.
PARODI, Ana Cecília. A responsabilidade civil nos relacionamentos afetivos pós-modernos. Campinas: Russel, 2007.
PENA, Maria Valéria Junho. Mulheres e trabalhadoras. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
PERROT, Michelle. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PREVESLAU, Clio. ALMEIDA, F. Rodrigues e ALMEIDA J. Anécio (org.) Mulher família e desenvolvimento rural. Santa Maria/RS: EdUFSM, 1996.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
______. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.
SAFFIOTI, Helena Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. São Paulo: Quatro Artes, 1969.
SANTOS, José Vicente Tavares. A violência como dispositivo de excesso de poder. Brasília: Sociedade e Estado, 1995.
SANTOS, Juarez Cirino dos. O combate à violência contra a Mulher: Uma realidade ainda incipiente. Direito Penal – Parte Geral. Curitiba: Lúmen Júris IICPC, 2006.
SIKORSKI, Daniela. Trabalho profissional. In: GODOI, Sueli (Org.). Fundamentos básicos do trabalho profissional. Londrina: Unopar, 2008.
SILVA, José Afonso. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2002.
SINA, Amália. Mulheres e trabalho: O desafio de conciliar diferentes papéis na sociedade. São Paulo: Saraiva, 2005.
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve historia do feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1993.
______; MELO, Monica. O que é violência contra a mulher. São Paulo: Brasiliense, 2001.
TOLEDO, Cecilia. Mulheres: o gênero nos une, a classe nos divide. São Paulo: Sunderman, 2008.
ZIMMERMANN, David. Violência: estudos sobre psicoterapia analítica de grupo. Porto Alegre: Artmed, 2001.


Veja mais sobre:
As mulheres soltam o verbo, o verso & o sexo porque todo dia é dia delas aqui.

E mais:
William Shakespeare, Émile Zola, Giovani Casanova, Federico Fellini, Emmylou Harris, Hans Christian Andersen, Harriet Hosmer, Max Ernst, Raínha Zenóbia & Os contos de Magreb aqui.
Literatura e História do Teatro aqui.
Pequena história da formação social brasileira, de Manoel Maurício de Albuquerque aqui.
A linguagem na Filosofia de Marilena Chauí aqui.
A poesia de Chico Buarque aqui.
Vigiar e punir de Michel Foucault aqui.
Norberto Bobbio e a teoria da norma jurídica aqui.
Como se faz um processo, de Francesco Carnelutti aqui.
As misérias do processo penal, de Francesco Carnelutti aqui.
Boca no trombone aqui.
Todo homem que maltrata uma mulher não merece jamais qualquer perdão aqui.
Teóphile Gautier, Ricardo Machado, Neurodesenvolvimento & transdisciplinaridade aqui.
James Baldwin, Naná Vasconcelos, Raul Villalba, Wanderlúcia Welerson Sott Meyer, Ronald Augusto, Monique Barcello & Lia Rosatto aqui.
A literatura de Antonio Miranda aqui.
Biziga de amor & Programa Tataritaritatá aqui.
O Teatro da Espontaneidade & Psicodrama aqui.
Walt Withman, Mariza Sorriso, Holística, Psicologia Social & Direito Administrativo aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...