sexta-feira, agosto 02, 2013

BOLAÑO ÁVALOS, LAURA ERBER, DUNKER, RENATO JANINE & LITERÓTICA.

O AMOR, O REINO DA SURPRESA - O beijo, primeiro degrau. Antes disso, à porta do cinema apareceu a menina azul e o filme que ela não viu. Um sábado cheio de pernas: primeiro encontro, conversa de almoço. Isso e aquilo. As palavras escapulindo, o mundo girando. Ela era só o olhar e um silêncio. Eu, um tagarela, depondo tudo, debulhando segredos. Ela permeável. O que eu disse? Sei lá, fiquei nu. Dali uma semana, era o primeiro beijo e o dia se iluminou. Era o reino da surpresa. E vingava a emoção. Nunca havia saboreado prazer tão imenso, intenso, inteiro, carregado. Tudo inteiramente maior na franzinice dela. Surpresa aos montes: o beijo, o toque, a pele, a entrega total. Tudo integralmente entregue, inteiramente possuído. Nunca houvera. Foi tudo como a minha fome de séculos se apossasse dos seus pés miúdos, engolisse suas pernas, mastigasse suas coxas, deglutisse seu ventre de carne saborosa e me empazinasse com seus seios de caldo mágico e dorso de cordilheiras deliciosas e ruminasse seu corpo de precipícios milenares e me apoderasse de sua alma nua de serva submissa que se deixava escrava completa ao meu bel prazer. E usei antropofagicamente do expediente de tê-la, retê-la, recolhê-la, recomê-la sucessivas vezes até ginofagicamente assentá-la, liquidá-la, enfincá-la e entronizá-la lânguida posse exaurida nos desejos do meu coração atordoado. © Luiz Alberto Machado. Direitos reservados. Veja Mais aquiaqui.

 


DITOS & DESDITOS - Aqueles que sofrem com o prejuízo dos ignorantes não conseguem regular e aprender com os próprios erros e com a apreciação dos erros dos outros. Isso pode causar muito constrangimento social, recriminação, decepção, insucesso e até o sentimento de injustiça, já que a pessoa acredita que possui dotes, aptidões e qualidades. No fundo, esse feito não é apenas cognitivo, mas é também um efeito de como a gente interpreta a nossa própria diferença em relação aos outros e ao fato de que, muitas vezes, essa diferença traz uma hierarquia. Pensamento do psicanalista e professor Christian Dunker, sobre o efeito Dunning-Kruger. Veja mais aqui, aqui e aqui.

 

ALGUÉM FALOU - O homem  sempre busca o prazer e se afasta do desprazer. O próprio sexo e o prazer podem melhor ser vividos quando é com rigor; o que aqui significa associar, na libertinagem, o sexo e o espírito... Pensamento do filósofo, cientista político, escritor e professor Renato Janine Ribeiro.

 

2666 –[...] A voz disse: cuidado, mas disse isso como se estivesse muito longe, no fundo de um barranco onde assomavam pedaços de pedras vulcânicas, riólitos, andesinas, veios de prata e veios de ouro, charcos petrificados cobertos de minúsculos ovinhos, enquanto no céu roxo como a pele de uma índia morta a pauladas sobrevoavam gaviões de rabo vermelho [...] As metáforas são a maneira de nos perdermos nas aparências ou de ficarmos imóveis no mar das aparências. Nesse sentido, uma metáfora é como um salva-vidas. E não se deve esquecer que há salva-vidas que boiam e salva-vidas que vão direto para o fundo. É bom nunca esquecer isso. [...] ter uma idéia do mundo, de certa maneira, é coisa fácil, todo o mundo tem, geralmente uma idéia circunscrita à sua aldeia, limitada ao torrão, às coisas tangíveis e medíocres que cada um tem diante dos olhos, e essa idéia do mundo, mesquinha, limitada, cheia de sebo familiar, costuma sobreviver e adquirir, com o passar do tempo, autoridade e eloqüência. [...] A leitura é prazer e alegria de estar vivo ou tristeza de estar vivo, e sobretudo é conhecimento de perguntas. […] É necessário haver muitos livros, muitos pinheiros enfeitiçantes, para que velem de olhares avessos o livro que realmente importa, a porra da gruta da nossa desgraça, a flor mágica do inverno! [...] experimentaram o que era estar num purgatório, uma longa espera inerme, uma espera cuja coluna vertebral era o desamparo, coisa muito latino-americana, aliás, uma sensação familiar, uma coisa que se você pensasse bem experimentava todos os dias, mas sem angústia, sem a sombra da morte sobrevoando o bairro como um bando de urubus e espessando tudo, subvertendo a rotina de tudo, pondo todas as coisas de pernas para o ar. [...]. Trechos extraídos da obra 2666 (Companhia das Letras, 2010), do escritor chileno Roberto Bolaño Ávalos (1953-2003). Veja mais aqui, aqui, aquiaqui.

 

DOIS POEMAS - AINDA NÃO ACONTECEU - apenas se estende \ no ar\ na intimidade visual do sol\ por trás de um céu silencioso\ também se dissolvem\ na sombra destes pensamentos\ quando um lábio começa a se abrir \ "a sombra é o sangue da luz"\ há luzes claras demais\ e conselhos nada obscuros\ a expansão lenta de uma nuvem\ inflexão mais tensa nas perguntas\ poeira \ em sinais cotidianos \ da destruição. PROSA RECOMEÇADA - nas pequenas estradas intensas\ o olho do motorista\ no real\ atento\ é inútil desenhar\ a silhueta dos perigos que circulam\ como nos filmes mudos\ há pessoas que caminham apressadas\ um olho simples que pisca entrecortando tempo\ sem deixar vestígios. Poemas da escritora e artista visual Laura Erber.

 

PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição de aniversário do programa Domingo Romântico, deste 04 de agosto, as comemorações de aniversário - 8 anos no ar - e mais de 3 mil membros no grupo do programa no Facebook com muitas atrações, confira: Milton Nascimento, Elba Ramalho, Antonio Adolfo, Edu Lobo, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fagner, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Maria Rita, Leila Pinheiro, Sandra Sá, Wanderléa, Claudio Nucci, Joana, Kiko Continentino, Tavito, Paula Santoro & Felipe Cerquize, Tavynho Bonfá & Tibério Gaspar, Liz Rosa, Fhátima Santos, Elaine Guedes, Daniela Alcarpe, João Pinheiro, Rosa Passos, Katya Chamma, Patty Ascher, Tatiana Rocha, Genésio Cavalcanti, Heitor Branquinho, Rosana Simpson, Danny Reis, Sonekka - Osmar Lazzarini, Carmen Queiroz, Thaís Fraga, Robson Gomes, Pedro Duart, Banda Império Social, Adryanna BB, Suzamar, Cris Delanno & uma homenagem especial pro mestre Dominguinhos & muito mais! Participe, comente, curta online & abrilhante a nossa festa neste 04 de agosto, na programação da Cidade FM 87,9, a partir das 10hs. Veja mais aqui.


SERVIÇO:
O que? Programa Domingo Romântico.
Quando? Neste domingo, 04 de agosto , a partir das 10hs.
Onde? Cidade FM 
Apresentação Meimei Corrêa.
Veja outras edições do Domingo Romântico 


Veja mais sobre:
No reino do Fecamepa nada pode dar certo aqui.

E mais:
Terça-feira no trâmite da solidão aqui.
Auto do Maracatu aqui.
Baile de Carnaval aqui.
Karen Horney, Manuel Castels, Edson Cordeiro, Carmen Miranda, Amelinha, Mônica Waldvogel, Frevo & Branca Tirollo aqui.
A literatura de Dostoiévski aqui.
Dois poemetos de amor demais pra ela aqui.
Doro invocado denuncia abuso em mais uma presepada aqui.
Zé Ripe entre amigos & pé de serra aqui.
A esfíngica amante aqui.
Literatura de Cordel: Melancia & Coco Mole aqui.
O ser humano e seus papéis construtivos e não-construtivos aqui.
A mútua colheita do amor aqui.
Padre Bidião & o papa Chico aqui.
Psicopatologia & Semiologia: sensação, percepção e consciência aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatpa!
Veja mais aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra:
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.



ALICIA PULEO, CRISTINA GÁLVEZ MARTOS, TATYANA TOLSTAYA & BARRO DE DONA NICE

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Britten Piano Concerto (1990), MacGregor on Broadway (1991), Outside in Pianist (1998), D...