sábado, março 09, 2013

ZÉ LINALDO & A PERNAMBUCANIDADE RENOVADA, DIREITO, ABUSO SEXUAL, PSICOLOGIA & SOCIOLOGIA




ZÉ LINALDO – o cantor e compositor palmarense Zé Linaldo, também conhecido como Linaldo Martins, é um daqueles sujeitos que a gente gosta pelo ser humano que é e pelo artista que se mostra.

Conheci este irmão conterrâneo quando ele batucava em bangôs, atabaques e tumbadoras e logo se juntou com Cikó Macedo, realizando uma das parcerias mais felizes que jamais acontecera pelas bandas pernambucanas. A dupla lançou um LP que foi um sucesso: Notícia extraordinária.

Não resistindo ao tempo, a dupla se desfez e Linaldo iniciou uma carreira solo com suas perfomances para lá de elogiáveis e demonstrando talento de compositor, violonista e percusionista dos mais promissores.

Tocamos juntos algumas vezes na noite, em shows e ensaios. Firmamos amizade e hoje sou mais seu admirador e fã que propriamente parceiro.

No Encontro dos Palmarenses de Maceió, tive a grata satisfação de reencontrar este amigirmão. Ele me trouxe o seu “Quilombo dos Poetas”, um cd contendo 11 músicas, de sua autoria, suas parcerias e de outros compositores como Ascenso Ferreira, Celso Adolfo e Paulo Maciel. Artista de uma pernambucanidade inconfundível e originalíssima, merece destaque a música título do cd, Quilombo dos Poetas, uma parceria dele com Manoca. Também merecem ser destacados outros parceiros do seu trabalho musical, como Antonio J. Ferreira, Josemar Gomes dos Anjos e Henrique Arruda.

Garanto que quem tiver acesso ao trabalho musical excepcional de Zé Linaldo, terá, com certeza, o prazer que eu tive de estar diante de um artista completo e uma das maiores promessas do cenário musical brasileiro. E assino embaixo o que meu conterrâneo escritor Luiz Berto disse dele no Jornal da Besta Fubana: “(...) Zé Linaldo é um dos músicos e compositores dos mais talentosos que já conheci na minha vida, além de ter uma belíssima voz, mas, infelizmente, desconhecido tanto de Pernambuco quanto do resto do Brasil. Desperdiçado e mal aproveitado naquela beira do rio Una. É celebridado apenas na região. Ele foi um dos músicos palmarenses que excursionaram Brasil a dentro com a peça de minha autoria, Peibufo, Etc. e Coisa e Tal, e ao qual eu devo muita homenagem pelo sucesso que o espetáculo obteve em tudo quanto é canto onde foi apresentado. Seu último disco, Quilombo dos Poetas, tem na contra-capa o logotipo de 20 firmas, isto mesmo: 20 empresas, desde casa funerária até farmácia, que apoiaram a produção, modesta mas com um conteúdo da bixiga lixa. Coisas de Palmares mesmo e que eu não tenho mais paciência pra falar sobre o assunto”.

Hoje ele firmou parceria com outro grande amigo meu: o poeta Genésio Cavalcanti. E juntos estão mandando ver na voz de Marquinhos Cabral.

Sucesso pra tu, irmão Linaldo!!!!

Veja mais: Crônicas Palmarenses




APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA – Para realizar um trabalho acadêmico acerca da temática proposta, faz-se necessário efetuar inicialmente uma abordagem história acerca da seguridade social, sua fundamentação teórica, tratar acerca dos crimes contra a seguridade social observando-se a legislação vigente, as previsões e os regimes previdenciários, para, finalmente, tratar acerca da apropriação indébita previdenciária, à luz da Lei 9.983/2000 e dos iIlícitos praticados por agentes do setor público e privado. Veja mais aqui.

CRIANÇAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL – O livro Crianças vítimas de abuso sexual (Summus, 1997), organizado por Marceline Gabel, trata a respeito do reino de Édipo, da importância dos abusos sexuais na França, sedução, culpa, segredo, as consequências a curto e médio prazo de crianças vítimas de abuso, os adolescentes, violências e abusos sexuais em instituições para crianças e adolescentes, agressores sexuais, psicopatologia dos autores de delitos sexuais contra crianças, a pericia psicológica das crianças vítimas de abusos sexuais, a hospitalização, terapia familiar e incesto, abordagem sistêmica do tratamento sociojudiciário da criança de abusos sexuais intrafamiliares, praticas profissionais para uma ação preventiva, problemas exemplares para a psiquiatrai da criança e do adolescente, entre outros assuntos. Veja mais aqui

PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA – O livro Psicologia e Sociologia: curso introdutório (Paulus, 2004), de Micele De Beni, Riberta Bommassar e Luigi Grossele, aborda temas como a descoberta da realidade do homem, a psicologia como ciência, escolas e teorias psicológicas, a pesquisa nas ciências humanas e sociais, a perspectiva evolutiva, etapas principais do desenvolvimento psicofísico, a construção da identidade, a linguagem, os processos cognitivos de base, a organização perceptiva, o processo de aprendizagem como construção do conhecimento, a memória como processo ativo, pensamento e inteligência, bases etológicas e gênese da cultura, organização social no reino animal, necessidades e motivações no homem, interação individuo-grupo-sociedade, os processos sociais, a formação das atitudes e das opiniões, os fenômenos do conformismo e do preconceito, campos de aplicação da psicologia, entre outros assuntos. Veja mais aqui

Veja mais sobre:
As duas mortes de dona Zezé, Jacques-Antoine-Hyppolyte, Jane Birkin, Rafael Hidalgo de Caviedes, Frances McDormand, Frank Miller, Violência contra a mulher, Diva Cunha, Regina Souza Vieira & Deize Messias aqui.

E mais:
Friedrich Schelling, Dante Alighieri, Lewis Carroll, Djavan, Rosa Parks, Paula Rego, Fernando Fábio Fiorese Furtado, Carrie-Anne Moss & Jaorish Gomes Telles aqui.
A primeira dama do golpe da temerança, Macerla Tedeschi aqui, aqui e aqui.
A filosofia idealista de Benedetto Croce aqui.
O pensamento de Tales de Mileto aqui.
O Budismo aqui.
Vardhamana & o Jainismo aqui.
Beda & a psicologia de Geroge Kelly aqui.
O Narrador de Walter Benjamim aqui.
A violência do mundo & a psicologia de Gordon Allport aqui.
Lukács, Psicologia Social & Filosofia do Direito aqui.
A poética de Aristóteles aqui.
O erotismo de Georges Bataille aqui.
Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda aqui.
Quadrinhos: a nona arte aqui.
A literatura de Gustave Flaubert aqui.
O Grande Circo Místico de Jorge de Lima aqui.
A poesia de João Cabral de Melo Neto aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja mais aqui e aqui.



ARIANO, LYA LUFT, WALLON, AS VEIAS DE GALEANO, FECAMEPA, JOÃO DE CASTRO, RIVAIL, POLÍTICAS EM DEBATE & MANOCA LEÃO

A VIDA NA JANELA – Imagem: conversando com alunos do Ginásio Municipal dos Palmares - Ainda ontem flores reluziam no jardim ornando muros...