sábado, março 09, 2013

REBECCA SOLNIT, RENOIR, WENDY BROWN, CORNEL WEST, BUBER, BARBARA FOLLETT, HELLER, DIONÝSIOS SOLOMÓS, ANGELOPOULOS & SONATA

 

A PAIXÃO & DORES DE RENOIR - Olhar atento sob sobrancelhas largas e claras: as porcelanas, as telas, os limoges, as iniciais lições musicais com Gounod, a decoração dos leques, o embelezamento de bandejas, os passeios demorados no Louvre, os bosques de Fontainebleau, as extensões campestres, a sensação nítida do prazer. Um drama aplaca a arte: o braço direito dominante perde o vigor, ora o esquerdo fez melhor e se propôs: “Desejo um vermelho que seja sonoro, que soe como uma campainha. Se não conseguir esta cor usarei mais vermelhos e outras cores até obtê-la. Não tenho regras nem métodos... Observo um nu; vejo miríades de tintas diminutas. Devo encontrar as que darão vida e sentido à carne em minhas telas...” e se divertia como quem chapinhava tinta para a diversão indescritível: tudo refletia a mínima chispa de vitalidade. Logo a guerra franco-prussiana, a desinteria e a depressão, ao longe a Comuna de Paris. Era a vez da palheta iridescente olvidando os assobios e gritos de zombaria, a repulsa de todos até dos amigos, valia mais o trêmulo jogo de luzes e pinceladas perceptíveis, o esplendor do colorido, os rosados intensos, os vermelhos de Borgonha, as rosas púrpuras, o manejo da luz na variedade da natureza. Expôs mulheres ardentes e exuberantes: “Não sou difícil de agradar. Sou capaz de seguir a primeira mulher desavergonhada que cruze meu caminho, contanto que sua pele não recuse a luz”. As cenas de gênero ao lado da Clarigot presente nas modelagens e que se tornou a desposada Aline mais tarde. A manutenção do ofício e as reflexões: “Nada pode se dar como certo; nada é estereotipado. Os cortes de uma laranja, as folhas de uma árvore, as pétalas de uma flor nunca são idênticas. Poder-se-ia dizer que a beleza tira seu encanto desta mesma diversidade”. Assim os nus de figuras ingênuas, as banhistas esplêndidas nas paisagens ensolaradas, a irradiante felicidade, a saúde voluptuosa. Ao contrário, aquele barbudo envelhecia com graça e dignidade, vitimado por irritações da pele e pelo reumatismo antigo e tolhido artrídico, carregado de dores musculares, ainda insistia: “A arte deve ser indescritível e inimitável...”. E ardia na cama: “A dor passa, mas o prazer, a criação da beleza fica”... Veja mais aqui e aqui.

 

DITOS & DESDITOS - Alguns homens nascem medíocres, alguns homens alcançam a mediocridade e alguns homens têm a mediocridade imposta a eles. Eu costumo dizer a estudantes talentosos que paciência é o que eles mais precisam; e que escrever é um trabalho duro. Não se torna mais fácil para os que conseguem êxito no ramo. À semelhança das medalhas olímpicas e troféus de ténis, significavam apenas que o possuidor fizera algo sem vantagem para ninguém mais eficientemente que qualquer outra pessoa. Pensamento do escritor estadunidense Joseph Heller (1923-1999).

 

ALGUÉM FALOU: Não há nada mais valioso do que tentar ser humano em um mundo cada vez mais desumanizado. Pensamento da professora e pesquisadora estadunidense Wendy Brown.

 

ASSUNTOS DE CORRIDA - [...] Nestes tempos difíceis, precisamos de tanta esperança e coragem quanto de visão e análise; devemos enfatizar o melhor um do outro, mesmo quando apontamos os efeitos cruéis de nossa divisão racial e as consequências perniciosas de nossa má distribuição de riqueza e poder. Simplesmente não podemos entrar no século XXI na garganta uns dos outros, mesmo quando reconhecemos as pesadas forças do racismo, patriarcado, desigualdade econômica, homofobia e abuso ecológico em nossos pescoços. Estamos em uma encruzilhada crucial na história desta nação - e ou nos mantemos juntos combatendo essas forças que nos dividem e degradam ou nos enforcamos separadamente. Temos inteligência, humor, imaginação, coragem, tolerância, amor, respeito e vontade de enfrentar o desafio? O tempo vai dizer. Nenhum de nós sozinho pode salvar a nação ou o mundo. Mas cada um de nós pode fazer uma diferença positiva se nos comprometermos a fazê-lo. [...] Claro, o objetivo de uma democracia constitucional é salvaguardar os direitos da minoria e evitar a tirania da maioria. [...] Meu objetivo não é fornecer desculpas para o comportamento dos negros ou absolvê-los de responsabilidade pessoal. Mas quando os novos conservadores negros enfatizam o comportamento e a responsabilidade dos negros de tal forma que as realidades culturais dos negros são ignoradas, eles estão jogando um jogo intelectual enganoso e perigoso com as vidas e fortunas das pessoas desfavorecidas. De fato, devemos criticar e condenar os atos imorais dos negros, mas devemos fazê-lo cientes das circunstâncias em que as pessoas nascem e vivem. Ao ignorar essas circunstâncias, os novos conservadores negros caem na armadilha de culpar os pobres negros por sua situação. É imperativo traçar um curso entre a Scylla do determinismo ambiental e o Charybdis de uma perspectiva de culpabilização das vítimas. [...]. Trechos extraídos da obra Race Matters (Vintage, 1994), do filósofo e ativista político Cornel West.

 

ESPERANÇA NO ESCURO - [...] Causa e efeito pressupõem que a história avança, mas a história não é um exército. É um caranguejo correndo de lado, um pingo de água mole desgastando a pedra, um terremoto quebrando séculos de tensão. Às vezes, uma pessoa inspira um movimento, ou suas palavras décadas depois; às vezes algumas pessoas apaixonadas mudam o mundo; às vezes eles iniciam um movimento de massa e milhões o fazem; às vezes, esses milhões são movidos pela mesma indignação ou pelo mesmo ideal, e a mudança chega até nós como uma mudança no clima. Tudo o que essas transformações têm em comum é que começam na imaginação, na esperança. Esperar é apostar. É apostar no futuro, nos seus desejos, na possibilidade de que o coração aberto e a incerteza são melhores do que a melancolia e a segurança. Esperar é perigoso, e no entanto, é o oposto do medo, pois viver é arriscar. Digo tudo isso porque a esperança não é como um bilhete de loteria que você pode sentar no sofá e agarrar, sentindo-se com sorte. Digo isso porque a esperança é um machado com o qual você arromba portas em uma emergência; porque a esperança deve empurrar-te porta afora, porque te custará tudo o que tens para afastar o futuro da guerra sem fim, da aniquilação dos tesouros da terra e do esmagamento dos pobres e marginais. Esperança significa apenas que outro mundo pode ser possível, não prometido, não garantido. A esperança pede ação…. [...]. Trecho extraído da obra Hope in the Dark (Haymarket, 2013), da escritora, historiadora e ativista estadunidense Rebecca Solnit.

 

A CASA SEM JANELAS - [...] Ela seria invisível para sempre para todos os mortais, salvo aqueles poucos que têm mente para acreditar, olhos para ver. Para estes ela está sempre presente, o espírito da Natureza - uma fada do prado, uma náiade dos lagos, uma ninfa da floresta. [...]. Trecho extraído da obra The House Without Windows (Alfred A. Knopf, 1927), da escritora estadunidense Barbara Newhall Follett (1914-1939), autora da frase: Meus sonhos estão passando por suas rajadas de morte. Eu pensei que eles estavam todos enterrados em segurança, mas às vezes eles se mexem em seus túmulos, fazendo meu coração doer. Não quero dizer nenhum sonho em particular, você entende, mas todo o rebanho radiante deles juntos - com suas asas de arco-íris, iridescentes, brilhantes, crescentes, gloriosas, sublimes. Eles estão morrendo diante dos dardos e flechas de aço de um mundo de Tempo e Dinheiro.

 

HINO À LIBERDADE - Conheço-te desde o fio \ da espada terrível, \ conheço-te desde o olhar \ que mede a terra com violência. \ Dos ossos \ dos gregos, os sagrados, \ e como que primeiro fortalecidos, \ regozije-se, oh regozije-se, Liberdade! \ Você vivia lá dentro \ amargurado, tímido, \ e ficava de boca aberta, \ "volte de novo", pra te contar.\ Já era tarde para esse dia chegar, \ e tudo estava em silêncio, \ porque eles foram ofuscados pelo horror \ e provocados pela escravidão.\ Infeliz! A única consolação \ que resta a você é contar as \ grandezas passadas \ e chorar ao contá-las.\ E o discurso liberal continua \ uma mão bate na outra \ em desespero,\ E você disse: "Quando, oh, quando eu tiro \ minha cabeça da boca?" \ E respondendo lá de cima \ gritastes, acorrentados, vozes.\ Então você olhou para cima, \ nublado pelas lágrimas, \ e suas roupas estavam pingando sangue, \ muito sangue grego.\ Com sangue em suas roupas, \ sei que você saiu secretamente \ para procurar \ as mãos fortes de outras pessoas.\ Pegaste o caminho como monja, \ ascendeste como monja; \ as portas não são fáceis \ se a necessidade as fecha.\ Outro chorou em seus seios, \ mas \ você não respirou; outro pediu ajuda \ e riu horrivelmente de você.\ Outros, meus queridos, em sua calamidade \ onde foram muito felizes, \ "correm para encontrar seus filhos, \ senhor", disseram os cruéis.\ O pé deixa para trás \ e pisa \ na pedra ou na grama \ que te lembra a tua glória.\ Humildemente inclina a \ cabeça caída, \ como um pobre que grita \ e a vida é um fardo para ele. \ Sim, mas agora ele se opõe \ com vigor a cada filho seu, \ que está constantemente buscando \ a vitória ou a morte. \ Dos ossos \ dos gregos, os sagrados, \ e como que primeiro fortalecidos, \ regozije-se, oh regozije-se, Liberdade! \ Assim que o céu viu sua pressa, \ que para que inimigos \ em sua mãe terra \ nutriam flores e frutos,\ Ele se acalmou e \ um grito saiu das profundezas, \ e a voz de Riga respondeu com um grito de guerra.\ Todos os seus lugares explodiram em \ cumprimentá-lo calorosamente, \ e as bocas gritaram \ tanto quanto o coração sentiu.\ Eles clamaram às estrelas \ do Jônico e das ilhas, \ e ergueram as mãos \ para mostrar alegria,\ Mesmo que \ cada um esteja tecnicamente acorrentado, \ e na testa \ esteja escrito: "Falsa Liberdade".\ A terra também está sinceramente feliz \ por Washington \ e também se lembra dos ferros \ que a prendiam.\ Da torre ele grita para ele, \ como se dissesse eu te saúdo, \ e o leão espanhol balança a crina. \ A besta da Inglaterra \ foi desencadeada e está arrastando seus rugidos de raiva ia direto para os confins da Rússia. \ Em seu movimento, ele mostra \ que seus membros são fortes; \ e em Aegeus a onda lança \ um olhar repentino. \ Abre-te das nuvens \ e do olho da Águia, \ que alimenta as suas asas e garras \ com as entranhas do italiano;\ e você está excitado, \ porque ele sempre te odeia, o quebrado está tentando \ te machucar, se puder. \ Caso contrário, você não pensa \ muito sobre onde você está indo primeiro, \ você não fala e não se move \ nas maldições onde você está insultando; \ como a rocha onde \ toda água impura sai \ a seus pés para derramar \ espuma facilmente extinguível; \ onde ele deixa granizo, \ granizo e chuva \ para atingir o grande e \ eterno pico. \ Ai dele, ai dele, \ quem quiser cair \ na sua faca e resistir. \ A besta que se volta para perder \ seus filhotes, \ é limitada, é jogada fora, \ tem sede de sangue humano; \ ele corre, ele corre por todas as florestas, \ pelos vales, pelas montanhas, \ e por onde chega, por onde passa, \ horror, morte, violência;\ Hérmia, morte e horror \ por onde também passaste; \ uma espada da bainha \ agora te convoca.\ Eis que diante de ti está \ o muro da miserável Tripolitsa; \ agora queres lançar-lhe uma estrela de terror. \ O olho magnânimo \ sempre mostra quem vence, \ mesmo que esteja cheio de carros \ e cheio de batalhas. \ Eles te atacam e gritam \ para que você veja que são muitos, \ você não ouve que eles estão intimidando \ inúmeros homens e crianças? \ Alguns olhos, algumas bocas \ permanecerão abertas para você. \ chorar pelos corpos \ que a desgraça encontrará!\ Eles descem, e \ a guerra se inflama; \ o rifle acende, brilha, \ brilha, a espada corta.\ Por que a batalha é curta? \ Pouco sangue por quê? \ Considero o inimigo sair \ e escalar o castelo.\ Metros! Inexperientes são os fugitivos, \ quando fogem têm medo; recebem \ feridas nas costas , para que possam ascender.\ Aí você expressa \ a inevitável decadência; \sim, ela chega até você; responda \ à escuridão da noite!\ Eles respondem e assim começa a batalha \ , onde de longe \ de costas para trás \houve uma luta terrível.\ Ouço o som dos rifles, \ ouço espadas se chocando, \ ouço madeira, ouço lâminas, \ ouço ranger de dentes.\ Ah, que noite foi aquela \ que a faz tremer só de pensar! \ Nenhum outro sono se torna \amargo sem a morte.\ Da cena o tempo, o lugar, \os gritos, o tumulto, \ a forma cruel \ da guerra, e as fumaças,\ e os trovões e a escuridão \ onde o fogo se encontrava \ representavam Hades \ que desmembrava os cães;\É um cartel. Inúmeros negros apareceram, nus, \ ilhas, velhos, jovens, \ bebês até de peito.\ Todo formigueiro preto, \ preto é a companhia funerária, \ como as roupas que cobrem \ as camas e os baús.\ Tantas, tantas pessoas amaldiçoadas \ estavam fugindo da terra, \ aquelas que foram injustamente massacradas \ pela ira turca.\ Tanto os \ nabos colhidos caem nos campos, \ quase todos esses lugares \ estão cobertos por eles.\Uma estrela cintila \ e gira junto, \ subindo o castelo \ com silêncio fúnebre. \ Assim eu pereço na planície, \ na densa floresta, \ quando ela envia uma \ pálida lua crescente,\ Se os ventos nos deixarem, \ os galhos \ sopram, secam, secam os negros, \ onde os galhos refletem.\ Com os olhos eles circulam \ onde o sangue é espesso, \ e no sangue eles dançam \ com rugidos roucos;\ e enquanto dançam, eles \ se aproximam dos gregos \ e tocam seus seios \ com as mãos frias.\ Esse toque nos leva \ ao âmago, \ de onde sai toda a tristeza \ e os fins parecem impiedosos.\ Então a dança da guerra aumenta assustadoramente, \ como a dispersão do vento \ na costa da solidão.\ Todos eles atacam por baixo; \ cada golpe que sai \ é um golpe mortal \ sem apoio. \ Todo corpo transpira, escorre, \ é como se a alma lutasse para ser atirada para longe \ do ódio que a queima.\ Os batimentos cardíacos trovejam \ em seus peitos lentamente, \ e as mãos onde eles \ mais cantarolam são rápidas.\ Para eles não há céu, \ nem mar, nem terra; \ para eles tudo está \ reunido lá.\ Tanta confusão e tontura \ que você se pergunta se não há uma pessoa viva \ de um lado e do outro.\ Ele olha para mãos desesperadas \ ceifando vidas! \ Mãos cortadas \ pés, cabeças caem no chão,\ e espadas e espadas \ com mentes dispersas \ e com crânios partidos, \ tão deliciosas.\ Ninguém presta atenção \ , não, na matança, \ eles sempre vão em frente. , chega, \chega; até quando os assassinatos? \ Quem deixa o lugar ali, \ exceto quando se deita? \ les não sentem o esforço \ e é como se fosse só o começo. \ Os cachorros foram diminuindo, \ e "Mas", eles gritaram, "Mas", \ e os lábios dos cristãos \ "fogo", eles gritaram, "fogo". \ Com coração de leão, eles continuaram, \ sempre gritando "fogo", \ e os soldados se dispersaram, \ sempre resmungando "Mas".\ Em todos os lugares, medo e terror \ gritos e suspiros; \ em todos os lugares eu chorei, em todos os tumultos, \ e em todos os lugares, alívio.\ Foram tantos! Agora a saraivada \ no ouvido não fala com eles. \ "Todos eles estavam lá" \ às quatro horas da manhã.\ Como um rio, o sangue se tornou \ e flui no espinheiro, \ e a grama inocente bebe \ sangue em vez do orvalho.\ O ar fresco do amanhecer, \ você não sopra agora mais do que \ os falsos crentes a estrela; \ sopra, sopra para a CRUZ! \ Dos ossos \ dos gregos, os sagrados, \ e como que primeiro fortalecidos, \ regozije-se, oh regozije-se, Liberdade!\ Aqui estão as planícies de Corinto, \ o sol não brilha só \ nos plátanos, não brilha \ nas vinhas, nas águas.\ No éter quieto, \ agora inocente, não ressoam \ os gritos da chama, o balido do cordeiro.\ Milhares de carruagens correm \ como uma onda na praia, \ mas os bravos velhos \ não votam no número. \ Ó trácios, levantem-se \ e voltem para nós; \ seus filhos verão \ o quanto eles se parecem com vocês.\ Todos eles têm medo disso \ e, avançando cegamente \ para Corinto, são excluídos \ e todos se perdem daqui.\ O anjo da destruição manda \ a fome e a morte, \ que em forma de esqueleto \ caminham na frente dos dois;\ e caindo na grama, os tristes resquícios da fuga e da perda \ morreram por toda parte. \ E você é imortal, você é uma tia, \ que pode fazer o que quiser. \ para a planície, Eleftheria, \ você caminha sangrenta. \ Na sombra de mãos dadas, \ na sombra também vejo \ virgens com dedos de lírio \ dançando. \ No baile, lindos olhos se voltam \ romanticamente, e cabelos pretos todo dourados \ ondulam ao amanhecer. \ Minha alma se alegra \ que a cabeça de cada \ mulher de seios doces prepare \ leite de coragem e liberdade. \ Não toco nas verduras, nas flores, \ nos vidros, canto \ canções liberais \ como Píndaro. \ Dos ossos \ dos gregos, os sagrados, \ e como que primeiro fortalecidos, \ regozije-se, oh regozije-se, Liberdade! \ Você foi a Messolongi \ no dia de Cristo, \ o dia em que os longos floresceram \ para o filho de Deus.\ A religião veio antes de você brilhando \com uma cruz, \ e o dedo se movendo \ de onde sobe para o céu, \ "nisto", ele gritou, "o chão fique \ reto, Eleftheria!". \ E beijando sua boca \ ele entra na igreja. \ Ela se senta no banco, \ e a névoa \ ao seu redor se espessa \ , espalhando o incenso.\ Ele exorta o salmo \ onde o ensinou; \ ele vê a iluminação \ dos santos lançada diante dele.\ Quem são aqueles que se aproximam \ com muitos passos \ e carros, carros se movem? \ Você pulou!\ Ah, a luz que te adorna, \ como o luar do sol, \ e brilha de longe, \ não é, não, da terra.\ Lampsin tem um \ lábio ardente, testa, olho; \ ilumine a mão, ilumine o pé \ e tudo ao seu redor é leve.\ Você ergue sua espada, \ dá três passos, \ cresce como uma torre \ e ataca no quarto. \ Com voz que convence, \ os oradores avançam: \ “Hoje, incrédulos, \ sim, nasceu o Redentor do mundo.\ Ele diz, ouça \"Eu sou Alfa, sou ótimo; \diga, onde \ todos vocês se esconderão se eu estiver com raiva?"\ Eu te banho com a chama de um dorminhoco, \ onde, se comparado a \ este, o buraco inferior onde te tenho, \ como orvalho quer ser encontrado.\ Ele devora, como um galho, \ lugares incomensuravelmente altos, \ países, montanhas pela raiz, \ animais e árvores e mortais.\ E tudo queima, \ e não se poupa um sopro, \ a não ser o vento que \ nos joga nas finas cinzas".\ Alguém queria perguntar \ sobre sua raiva, você é uma irmã? \ Quem é digno de conquistar \ ou de ser reconhecido? \ A terra sente a grandeza \ da tua mão, \ que tudo quer matar \ a semente mal cozida.\ As águas sentem e espumam \ , e os selvagens \ murmuram alto \ como uma fera voraz.\ Kakoriziki, você que vai para \ Achelous no riacho \ e luta com destreza \ da escaramuça\ evitar? A onda \ tornou-se toda ondulada; \ lá você encontrou a memória \ antes de encontrar a aniquilação.\ Ele blasfema, sibila, rosna \ a garganta de todos os inimigos, \ e a corrente faz cócegas \ nas blasfêmias da raiva.\ Uma multidão de cavalos está de \ quatro e, \ apavorados, guincham \ e pisam nos corpos.\ Que estende \ a mão ao companheiro, como para ajudá-lo; \ que lhe morde a carne \ até morrer. \ Cabeças desesperadas, \ olhos lançados, \ como as estrelas levantadas \ pela última vez.\ Quando a primeira corrente \ de água de Achelous sobe, \ o clamor, as palmas \ e os murmúrios do povo se extinguem.\ Para que eu possa ouvir \ o rugido do oceano profundo, \ e em suas ondas afogar \ todo esperma agárico!\ E onde Hagia Sophia está \ nas sete colinas, \ todos os corpos sem vida, \ esmagados pela rocha, nus,\ desintegrado, que a maldição de Deus os empurre, \ e de lá possa \ o irmão da Lua recolhê-los.\ Deixe cada pedra gerar uma memória, \ e deixe Religião e Liberdade \ com um passo lento ir \ entre eles e contar. \ Uma relíquia sobe \ estendida, crível, \ e outra desce de repente \ e não é vista, e mais\ e pior, \ o rio está bravo e cheio, \ sempre, sempre transborda, \ muito barulho e espuma.\ Oh, por que não tenho \ a voz de Moisés agora? \ Bem alto na hora \ em que os odiados foram extintos,\ Deus foi agradecido \ na fúria à frente, \ e as palavras foram repetidas por \ inúmeras pessoas.\ A irmã de Aaron, \ a profetisa Maria, ouve a harmonia \com um pandeiro \ e todas as meninas pulam \ de braços abertos, \ cantando, carregando flores, \ com os tambores também.\c Conheço-te desde o fio \ da espada terrível, \ conheço-te desde o olhar \ que mede a terra com violência.\ Nele, é bem sabido, \ você nunca é derrotado; \ porém, não, o mar \ também não lhe é estranho.\ Este elemento lança \ uma onda infinita sobre a terra, \ com a qual a envolve, \ e é uma imagem brilhante de você.\ Ele chocalha com rugidos \ que assustam a audição; \ todo bosque está em perigo \ e ele está procurando uma lagoa.\ Então a paz \ e o brilho do sol, \ e as cores crescentes \ do doce céu.\ Você nunca é derrotado, é bem sabido, \ em terra, \ mas não, \ o mar também não é um estranho para você.\ Os cordames passam sem parar, \ e os mastros em movimento, \ as velas totalmente infladas estão amontoadas como um longo. \ Você empurra com sua força, \ e não há muitos abraços, \ brigas, alguns você afasta, \ alguns você leva, alguns você queima.\ Com o desejo de manter \ dois grandes em seu escudo, \ e mortalmente você sacode \ um raio contra eles.\ Apodera-se, aumenta, enrubesce \ e faz trovejar, \ e tinge a pele \ com um corante cor de sangue.\ Todos os senhores da guerra estão se afogando \ e nenhum corpo é levantado; \ regozije-se, sombra do Patriarca, \ que te jogou lá.\ Os amigos e seus inimigos esconderam o Brilhante, \ e seus lábios tremeram \ enquanto eles se beijavam. \ Esses louros que você espalha \ agora não são mais pisados, \ e a mão que você  agora beija, ah, não abençoa mais.\ Todos choram; \ o líder da Igreja está morto; \ choram, choram; enforcado \ como se fosse um assassino! \ Sua boca está bem aberta, \ horas antes de ter provado \ o Santo Sangue, o Santo Corpo; \ parece que vai sair de novo \ a maldição que ele havia deixado, \pouco antes de ser injustiçado, \ contra quem não lutará \ e está apto a lutar. \ Eu o ouço, troveja, não para \ no mar, na terra, \ e rugindo, acende \ o relâmpago eterno. \ O coração bate com frequência. \ Agora o que eu vejo? Sério, a Deusa \ manda eu calar a boca \ com o dedo. \ Ele olha a Europa \ três vezes com ansiedade; \ depois fixa os olhos \ na Grécia e começa: \ "Meus guerreiros, as guerras \ são uma alegria para todos vocês, \ e sua geração não treme \ com os perigos à frente.\ Todo poder hostil é removido de você, \ mas aquele que \ arranca seus louros permanece invencível.\ Um, que quando \ eles estão quentes novamente como lobos, \ cansados da vitória, \ ah, isso tiraniza sua mente.\ A discórdia que pesa \ um cetro, a dor \ de cada um sorri, \ “toma”, dizendo: “e tu”.\ Este cetro que ele está mostrando a você \ em uma luz verdadeiramente bela; \ não o agarre, porque \ ele derrama algumas lágrimas tristes.\ Por uma boca invejosa, \ rapazes, não se diga \ que sua mão bate \ na cabeça de seu irmão.\ Que as nações estrangeiras não \ digam verdadeiramente em sua contemplação: \ "Se são odiados entre si, \ não merecem a liberdade."\ Deixe esse cuidado; \ todo o sangue que é derramado \ pela religião e pelo país \ tem a honra. \ Neste sangue, que você não anseia \ por país, por religião, \ eu juro a você, abrace \ como irmãos e irmãs.\ Quanta coisa falta, pense bem, \ quanta coisa ainda está por vir, \ sempre a vitória, se você se unir, \ sempre te seguirá.\ Ouvidos com coragem, \ tornam-se uma cruz \ e gritam juntos: \ "Reis, olhem aqui! \ O sinal que você adora \ é este, e é por isso que \ você olha para nós ensangüentados \ na dura luta.\ Os cachorros constantemente o xingam \, pisam nele \ , destroem seus filhos \ e zombam de sua fé.\ Pelo que foi semeado, \ perdeu-se o sangue cristão inocente, \ que clama do fundo \ da noite: vingar-se.\ Vocês não ouvem, vocês imagens \ de Deus, tal voz? \ Agora séculos se passaram \ e nenhum momento parou.\ Você não pode ouvir? Em todos os lugares \ desce como o de Abel; \ não é um sopro de ar \ assobiando pelos cabelos.\ O que você vai fazer? Você vai \ nos deixar ganhar \ a liberdade ou vai dissolvê-la \ por razões políticas? \ É por isso que vocês estudam \ a Cruz diante de vocês: \ Reis, venham, venham \ e batam aqui também! Poema do poeta romântico grego Dionýsios Solomós (1798—1857).

 

A ETERNIDADE E UM DIA – O premiado filme A Eternidade e um Dia (1998), dirigido por Theo Angelopoulos, conta a história de um consagrado escritor no último dia de liberdade, antes de ser internado no hospital. Ele encontra uma carta de sua mulher, Anna, falando de emoções vividas há trinta anos, e se dá conta do quanto se amaram. Revivendo este momento mágico, ele passa a ajudar um garoto albanês a cruzar a fronteira, e nesse trâmite encontra através das palavras a oportunidade de viver todas as emoções da vida em um só dia. O Poeta, figura de dimensões alegóricas no filme, é Dionysios Solomos, considerado o maior poeta romântico grego. Veja mais aqui.


MARTIN BUBER – [...] O homem aspira possuir Deus; ele aspira por uma continuidade da posse de Deus no espaço e no tempo. Ele não se contenta com a inefável confirmação do sentido, ele quer vê-la difundida como um continuo, sem interrupção espacio-temporal que lhe forneça uma segurança a sua vida, em cada ponto, em cada momento. Tão  intensa e sua sede de continuidade que o homem não se satisfaz com o ritmo vital da relação pura onde se alternam atualidade e latência, onde e nossa forca de relação que diminui, por isso, a presença, e não a presença originaria. Ele aspira a extensão temporal, a duração. Deus se torna um objeto de fé. Originariamente a fé completa, no tempo, os atos de relação e, gradualmente, ela os substitui. [...] Deus se torna deste modo, um objeto de culto. O culto, também completa, originariamente, os atos de relação, na medida em que insere a oração viva, o dizer-Tu imediato em um conjunto espacial de grande poder de ima- a graça, reflete sobre aquele que concede este dom e assim não atinge nem um nem outro. Na experiência da vocação. Deus e para ti a presença. Aquele que, em missão, percorre o caminho, tem Deus diante de si; quanto mais fiel o cumprimento da missão, mais intensa e constante a proximidade. Ele não pode, sem duvida, ocupar-se de Deus, mas pode entreter-se com ele. A reflexão ao contrario, faz de Deus um objeto. O seu movimento, que aparentemente o faz dirigir-se para o fundamento originário, não passa, na verdade, de um aspecto do movimento universal de afastamento. Do mesmo modo o movimento, que aparentemente realiza aquele que cumpre sua missão, ao afastar-se dele, pertence, na realidade, ao movimento universal de aproximação. Pois estes dois movimentos fundamentais, metacosmicos: a expansão para o próprio ser e a conversão para o vinculo, encontram sua mais alta forma humana, a verdadeira forma espiritual de seu confronto e de sua conciliação, de sua composição e separacao1 1 na historia do contato humano com Deus. Na conversão, o Verbo nasce sobre a cerra, na expansão, ele se transforma e se encerra na crisálida da religião, em uma nova conversão, ele renasce com asas renovadas. Aqui não reina o arbitrário; embora o movimento para o Isso vai, as vezes, tão longe a ponto de oprimir e ameaçar, sufocar o movimento de retorno ao Tu. As poderosas, revelações que as religiões invocam, se assemelham fundamentalmente as revelações silenciosas que se passam em todo tempo e lugar. As revelações poderosas que estão na origem das grandes comunidades, nos movimentos de transição das etapas da humanidade, nada mais são do que eterna revelação. A revelação, no entanto, não é derramada sobre o mundo através de seu destinatário, como se o fosse através de um funil; ela chega a ele, ela o toma em sua totalidade, em todo o seu modo de ser e se amalgama a ele. Também  o homem, que e a “boca", e exatamente a boca e não um porta-voz, não e um instrumento, mas um órgão que soa segundo suas próprias leis e soar e transformar. Ha todavia, uma diferença qualitativa entre as etapas da historia. Ha uma maturação do tempo, onde o elemento verdadeiro do espírito humano, oprimido e soterrado, amadurece para a disposição, sob tal pressão e em tal tensão que, ele só espera um toque daquele cujo contato produz o surgimento. A revelação, que ai se produz envolve na totalidade de sua constituição, ela o funde e imprime nele uma forma, uma nova forma de Deus no mundo. E assim pois, que, ao longo do caminho da Historia, através das transformações do elemento humano, são chamados a forma divina sempre novos domínios do mundo e do espírito. Esferas sempre novas tornam-se o lugar da teofania. O que aqui atua não e mais o poder próprio do homem, também não e a pura passagem de Deus, e uma mistura de divino e humano. Aquele a quem na revelação, foi confiada uma missão, leva em seus olhos uma imagem de Deus — por mais supra sensível que seja, ele leva nos olhos de seu espírito, nesta forca visual de seu espírito não e de modo algum, metafórico, mas plenamente real. O espírito, por sua vez, responde também através de uma visão, através de uma visão formadora. Embora nos, terrestres, não percebamos jamais Deus sem o mundo, mas só o mundo em Deus, ao percebermos, criamos eternamente a forma de Deus. A forma também e uma mistura de Tu e Isso; ela pode solidificar-se em um objeto de fé e de culto; porem em virtude da essência da relação que subsiste nela, ela se transforma sempre em presença. Deus e próximo de suas formas, enquanto o homem não se afasta delas. Na verdadeira prece, o culto e a fé se unem e se purificam para a relação viva. O fato de a verdadeira prece permanecer viva nas religiões e o sinal de sua verdadeira vida; enquanto vivem nela, elas permanecem vivas. A degeneração das religiões significa a degeneração da prece nelas. Na medida em que o poder de relação e cada vez mais encoberto pela objetividade, torna-se cada vez mais difícil de nelas pronunciar o Tu com o ser total e indiviso, e o homem, para poder fazê-lo, e finalmente sair de sua falsa segurança para a aventura do infinito, sair da comunidade reunida somente sob a cúpula do templo e não sob o firmamento para projetar-se para a ultima solidão. Atribuir este anseio ao subjetivismo e desconhece-lo profundamente; a vida diante da Face e a vida na atualidade única, o único “objectivum" verdadeiro; e o homem que se projeta para este fim quer, antes que o falso e ilusório objetivo tenha perturbado a sua verdade, refugiar-se naquele que e realmente. Enquanto, o subjetivismo absorve Deus na alma, o objetivismo faz dele um objeto; este e uma falsa segurança aquele uma falsa libertação; ambos são desvios do caminho da atualidade, ambos são tentativas de substituição da atualidade. Deus e próximo de suas formas, enquanto o homem não as afasta d’Ele. Porem, quando o movimento de expansão das religiões dificulta o movimento de conversão e afasta a forma de Deus, apaga a face da forma, seus lábios desfalecem, suas mãos caem, Deus não a conhece mais e a morada universal, construída em volta de seu altar, o cosmos humano cai em ruínas. Que o homem, diante de sua verdade destruída, não veja mais o que ai aconteceu e próprio do acontecimento. Aconteceu a decomposição da Palavra. A Palavra esta presente na revelação, ela age na vida da forma e seu valor esta no reino da forma morta. Tal e a ida e a vinda da Palavra eterna e eternamente presente na historia. As épocas nas quais a palavra esta presente, são aquelas onde se renova o contato do Eu e do mundo. As épocas onde reina a Palavra ativa são aquelas nas quais perdura o acordo entre o Eu e o Mundo. As épocas nas quais a Palavra se torna valida são aquelas nas quais se realizam a desatualização, a alienação entre o Eu e o Mundo, a fatalidade do devir — ate que sobrevenha o grande tremor e a suspensão do alento na obscuridade, e o silencio preparador. A estrada não e, porem, circular. Ela e o caminho. Em cada novo Eon, a fatalidade se torna mais opressora, a conversão mais assoladora. E a teofania se torna cada vez mais próxima, ela se aproxima sempre mais da esfera entre seres, se aproxima do reino que se oculta no meio de nos, no "entre”. A historia e uma aproximação misteriosa. Cada espiral do caminho nos conduz igualmente a uma perdição mais profunda e a uma conversão mais originaria. Porem o evento que do lado do mundo se chama conversão, do lado de Deus, se chama redenção. EU E TU – O livro Eu e tu, do filósofo e escritor judeu Martin Buber (1878-1965) traz reflexões que expressam seu pensamento religioso e que abrange vários campos, filosofia e sociologia, sionismo e hassidismo, exegese da literatura bíblica, traduções, ensaios, ao lado da influencia do misticismo alemão e de sua passagem pelo socialismo religioso. O autor defende a reconciliação entre atitudes científicas modernas e experiências religiosas e influenciou pensadores de várias corrente filosóficas, com a sua doutrina filosófica explorando a aplicação do método de eu e tu – que denomina princípio dialogal – aos problemas da comunidade e da educação. Utiliza o mesmo método para interpretação da Bíblia, concebendo o relacionamento entre Deus e Israel como o exemplo, em escala nacional, dessa relação dialogal. Para ele, Deus se manifesta ao homem e este se apropria da palavra Deus – o que significa um encontro existencial. A fé religiosa, segundo ele, é um diálogo entre o homem e Deus; essa formula eu-tu influenciou profundamente a teologia cristã contemporânea. Observa-se que a intersubjetividade compreende que o homem nasce com a capacidade de interrelacionamento com seu semelhante, ou seja, a relação entre sujeito e sujeito, ou ainda, sujeito e objeto, envolvendo diálogo, o encontro e a responsabilidade, entre dois sujeitos e a relação entre sujeito e objeto. Veja mais aqui, aquiaqui e aqui.

REFERÊNCIA
BUBER, Martin. Eu e tu. São Paulo: Moraes, 1974.
 

ELISABETH CARVALHO NASCIMENTO – A magistrada alagoana Elisabeth Carvalho Nascimento é desembargadora no Tribunal de Justiça de Alagoas e autora do livro “Da cor do passado”. Deste livro recolhemos os poemas selecionados aqui. FONTE: NASCIMENTO, Elisabeth Carvalho. Da cor do passado. Maceió: Catavento, 2007.


Música de Luiz Alberto Machado sobre poema de Elisabeth Carvalho Nascimento
Vozes: Valderez de Barros & Gabi.
Arranjos: Jarbinhas Rocha


Lembra o tropeço do minueto
que dançamos pela vez primeira?
Lembra o licor que restou
no primeiro sonho lugar comum?
Lembra o adágio sonolento
que parou na quinta nota difusa?
Lembra do adargueiro
que na falta de guerras
escudava o amor?
Lembra da tosca azenha de vovó
que girava moendo segredos?
E ficamos no ar
eternos ébrios
do amor que sequer começou.
© Luiz Alberto Machado. Direitos reservado dos autores.  Mais


CELIA MARA – A maravilhosa, divertidíssima, engajada, premiada e internacionalzada cantora, violonista e compositora mineira, Célia Mara, é uma dessas gratas surpresas musicais cuja grandiosidade a gente se depara e fica de queixo caído. Verdade, gente. Fiquei pasmo com tanta coisa boa disparada ao mesmo tempo. Pois bem, esta espetacular artista começou a cantar aos 6 anos de idade, estreando no palco com suas próprias musicas aos 16. Depois disso danou-se a fazer shows pelo meio do mundo - como diz Ascenso Ferreira: por Oropa, França e Bahia. Pois é, ela se mandou com o seu som pela Suiça, Russia, Alemanha, Italia, Austria e mundaréu aberto e sem porteira, sendo considerada pela Healer Selecta, do Reino Unido, como a melhor artista underground brasileira internacionalmente. E em 2000, ela foi escolhida como "Best World Music Artista", na Áustria Concerto Poll. É mole? Nada, tem muito mais. O excelente trabalho musical dela é um caldeirão com fusões e misturas que transitam pelo samba, macumba, funk, jazz, eletro-tango e o estopô calango. O seu primeiro cd independente foi o Hot Couturedo Samba,lançado em 1997. Depois lançou Bastardista, em 2005, misturando de forma fascinante uma odisséia lírica pelo samba, afoxé, tango, bossa nova, forró e reggae. O seu mais novo trabalho é Santa Rebeldia, outra estonteante expressão da maravilha musical desta artista, que pode ser conferido no sítio dela: http://www.celia-mara.net/.

ADRYANA BB – A cantora e compositora pernambucana Adryana BB começou no Recife a sua carreira em 1988, comemorando, assim, este ano, os seus 20 anos de estradas. Ela já participou de festivais, dividiu o palco com gente de peso da MPB, fez parcerias com Quinteto Violado, participou do cd de Zé Ramalho e cantou ao lado de Dona Selma do Coco, Lia de Itamaracá, Trio Nordestino e já foi acompanhada por Carlos Malta. Integrou o grupo Rio Maracatu. Já no Rio ela participou do bloco de maracatu “Cata-Cata Multicultural” e o “Rio Maracatu”. Em 2004 ela lançou seu primeiro cd, A Trilha. Depois criou o projeto Penambatuque, envolvendo ritmos que trazem a informação desse nome, incluindo musicas inéditas dela e de outros autores contemporâneos, como uma forma de incentivar a produção, preservação e divulgação dessa cultura através da música, das artes cênicas e plásticas, e, da dança. Esse projeto ela contou com a participação de Alceu Valença. Agora em 2008, ela está lançando o seu segundo cd, Do Barro ao Ouro, comemorando os seus 20 anos de carreira, ao mesmo tempo que coloca em cartaz o seu show "Adryana BB 20 anos", com o repertório totalmente inédito de autores como Geraldo Azevedo, João Lyra e Paulo Cesar Pinheiro, Geraldo Amaral e Carlos Fernando, Nando Cordel, inéditas de Adryana e parcerias com Gilvandro Filho, Cassio Cunha e Maurício Oliveira. Para ver mais detalhes do excelente trabalho da lindAdryana BB, é só acessar o sítio dela: http://www.adryanabb.com/

IVETE SOUZA – A paraense Ivete Souza – que começou a carreira no fim dos anos 80 - cita como suas influências musicais as cantoras Elis Regina, Leny Andrade, Nana Caymmi, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald e Billie Holliday. Depois de uma temporada de quatro anos na Europa, onde se apresentou em festivais de jazz e espetáculos de teatro e música, Ivete chegou a São Paulo em 1988. Logo participou de dois musicais folclóricos, Brasil de Corpo e Alma e Brasil de Ponta a Ponta. Estudou canto com a chilena Magdalena de Paula, de quem foi assistente por três anos, e fez curso de teatro, cinema e TV com Milton Neves e Mirian Muniz. Cantou em espaços alternativos, teatros e projetos musicais. Em 1994, partiu para sua primeira turnê internacional, nos Emirados Árabes, com o espetáculo Saudade do Brasil, e no ano seguinte fez temporada em Shirahama (Japão). De volta ao Brasil, no final de 1996, participou de uma coletânea com mais 12 cantoras, intitulada Vozes Paulistanas. Em 1999 lançou o primeiro disco solo, De Onde Vens, que conta com participação especial de Dori Caymmi, Claudette Soares e músicos como Itibere Zwarg, Théo de Barros, Proveta e outros. O CD foi lançado primeiro no Japão; depois em São Paulo, com direção dos atores Matheus Nachtergaele e Nilton Bicudo e direção musical de Paulinho Paraná. Em 2001, foi cantar em Forli (Itália) no restaurante O Cangaceiro e, em seguida, formou sua própria banda e se apresentou em Genova, Bologna e Firenze. Em 2005, representou o Brasil no 20º Festival de Manosque (França) e, atualmente,alterna sua carreira entre temporadas italianas e apresentações esporádicas no Brasil. Produção: PG Music Assessoria de imprensa: ELIANE VERBENA Tel: (11) 3079-4915 / 9373-0181 – verbena@verbena.com.br Confira mais no perfil do MySpace

SANDRA VIANNA – A performática cantora e produtora paulista nascida em Mogi das Cruzes, Sandra Vianna, fez faculdade de Jornalismo, quando iniciou a carreira de intérprete, cantando e fazendo performances teatrais em saraus e eventos coletivos. Ela foi premiada no V Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, de 2004, interpretando “JesusCristinho de Batom”, de autoria de Zé de Riba, uma das músicas do seu primeiro cd independente “Original”, em 2004, registrando sua trajetória de mais de dez anos de estrada. Para conhecer melhor o trabalho desta excelente artista, acesse o sítio de Sandra Vianna.



ELISETE – A cantora e compositora brasileira radicada em Israel, Elisete, desenvolve o seu trabalho musical independente e resultado do longo caminho percorrido. Ela escreve em hebraico sobre as suas experiências, tendo lançado os cds Luar e café, em 204, Gaagua (Saudade), em 2006 e Elisete – Remixes, em 2007, este último com canções remixadas dos seus dois últimos álbuns. Ela possui duas canções de sua autoria na trilha sonora do filme israelense “Há buah” (A bolha). Neste momento ela está trabalhando o seu mais novo disco acústico enquanto realiza shows por todo país. Confira o excelente trabalho dela acessando: www.elisete.com




Veja mais sobre:
A mulher na Idade Média, a música de Johann Joachim Quantz & Verena Fischer, a literatura de Naoki Higashida & Teolinda Gersão, Fritz Lang, a pintura de Georges Rouault & Siron Franco, Marie Dumesnil, Anne Baxter, Benita Prieto, Maisa Vibancos, A mulher & a escravidão aqui.

E mais:
Mahatma Gandhi, Michelangelo Antonioni & Vanessa Redgrave, Educação, Carlos Zéfiro, Phil Collins & Genesis, Jennifer R. Hale & Maria Luísa Mendonça aqui.
Marquinhos Cabral & Poetas do Brasil aqui.
Lev Vigotsky, Jean Piaget, Ausubel & Skinner aqui.
Responsabilidade ambiental aqui.
Teibei, a batida aqui.
Decameron, João Albrecht & Jiddu Saldanha aqui.
Riacho Salgadinho & a arte de Eliezer Setton, Zé Barros, Naldinho, Wilson Miranda & WebRadio Maceió aqui.
Hermilo Borba Filho & Sonia Van Dijck, Teoria da Literatura, Solange Palatinik, Constituição, Psicologia, Dialogicidade & Representações sociais aqui.
Nietzsche e a música, As raízes árabes na tradição poético-musical do sertão nordestino, História da Música de Otto Maria Carpeaux, O carnaval carioca através da música & a História da Música Popular de José Ramos Tinhorão aqui.
A vontade & a arte de Amanda Garruth, Deborah Rosa, Luciana Soler, Bete Sá, Vanessa Morais & Cantora Sol aqui.
O teatro de Augusto Boal aqui.
Poetas do Brasil: Carlos Gildemar Pontes, Sandra Fayad, Paulo Profeta, Gisele Lemos/Diana Balis, Luís Inácio Araújo, Helena Cristina Buarque & Rita Shimada Coelho aqui.
Afetividade & a arte de Lília Diniz, Lucinha Guerra, Thathi, Ezra Mattivi, Jualiana Sinimbu & Anna Ratto aqui.
Quadrinhos, a nona arte aqui.
O catecismo de Carlos Zéfiro aqui.
Doutor Zé Gulu aqui, aqui e aqui.
O lamentável expediente da guerra aqui.
Poetas do Brasil aqui, aqui e aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
A croniqueta de antemão aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA;
Leitora Tataritaritatá!!
Veja mais aqui, mais aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja os vídeos aqui & mais aqui e aqui.




JUDITH BUTLER, EDA AHI, EVA GARCÍA SÁENZ, DAMA DO TEATRO & EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA

  Imagem: Acervo ArtLAM . A música contemporânea possui uma ligação intrínseca com a música do passado; muitas vezes, um passado muito dis...