sexta-feira, fevereiro 08, 2013

ATENDIMENTO TERRA NETWORKS



PRIMEIRO PROBLEMA – Há quase 12 anos sou o cliente CRMCZ 000000023 do Terra Networks S/A com pagamento mensal por boleto bancário vencível todo dia 20 de cada mês. Ocorre que, não sei-porquê-nem-pra-quê, há cerca de 8 meses atrás, o Terra achou de alterar assim, do nada, para o dia 10 o vencimento do meu boleto. Ué, eu não pedi pra mudar, ora! Quase fui pego de calças curtas, contudo, como sempre pago antes da data prevista, passei a efetuar meus pagamentos com a empresa por volta do dia 7, mesmo mandando alterar para o dia 20, como sempre foi. Isso porque depois de tudo isso, mesmo com a minha insistente condição de colocar no meu cadastro e para as atendentes do Terra o dia 20, mesmo assim, todo dia 15 eu recebo, desde esse dia, uma cobrança de duplicata em aberto. E olhe que todas são pagas antes da data, ou seja: cobrado mesmo tendo pago. Relevei.

AGORA A AVALANCHE DE PROBLEMAS - Tudo vinha normalmente quando em dezembro de 2012 eu quase me passo e no 14 daquele mês abri o boleto e fui pagar. Ufa! Mas não deu. O código de barras não batia. Insisti e o banco dizia a mesma coisa repetidamente: código de barras não confere. Acessei o site para buscar a 2ª via do boleto, não estava disponível. Foi aí que liguei pro 40035797, narrei o ocorrido, e depois de uma lenga-lenga chegamos ao final.

- Por que o senhor não paga pelo cartão de crédito? -, perguntou-me a atendente.

Aí expliquei que há quase 12 anos eu pagava pelo boleto bancário e preferia essa modalidade.

- Por que o senhor não pega débito em conta? -, insistiu ela. E mais uma vez argumentei que desejava a forma que eu havia escolhido desde o início da nossa relação.

- Por que o senhor não efetua um depósito identificado? -, novamente ela implicou comigo e novamente fiz que entendesse minha opção pelo boleto.

Depois de um blablablá ela emitiu uma segunda via vencível para o dia 18 de dezembro, aí pensei, agora nem é os 20 que eu quero, nem os 10 que a empresa quer, conforme o protocolo 614919047761. Ficou 18, então. Acessei minha caixa de mail, abri o novo código de barras, acessei o banco online e efetuei o pagamento. Conforme fui orientado, enviei o comprovante de pagamento pelo mesmo mail que recebi do ClienteTerra. Pronto, estava solucionado, pelo menos pra mim, né? Vamos lá.

Eis que no dia 26 de dezembro, minhas contas de mails lualma, luizalbertomachado e lalbertomachado, todas mantidas no Terra Networks, estavam bloqueadas, nem recebia, nem emitia mail. Fui ver, estava com o pagamento do dia 18/12/2012 em aberto. Ora, mas nem me avisaram? Aí liguei novamente pro 40035797 e novo teitei foi encetado pela atendente: Por que o senhor não paga com cartão de crédito? Por que não no débito automático? Por que o senhor não faz um depósito identificado? E fui respondendo calma e tranquilamente que a opção que eu queria era essa de boleto bancário e que eu já havia efetuado o pagamento, enviado o comprovante e que estava tudo certo desde o dia 14/12/2012. Além do mais, cortaram meus mails e nem avisaram, ora! Ela me perguntou quantos mails eu havia recebido informando o problema pelo Terra e eu lhe respondi taxativamente: nenhum. Ela então solicitou que eu reenviasse o comprovante pro ClienteTerra, ao que foi atendida, conforme protocolo 319719439496. Pronto, agora vai!

Aí já veio o boleto de janeiro de 2013, paguei e tudo beleza. Nada. No dia 18 de janeiro de 2013, novamente minhas contas de mail foram suspensas. Novo constrangimento, novos problemas, principalmente pra mim que vivo do trabalho da internet. Nossa, de novo! Por que? Adivinha? Exatamente, pagamento de 18/12/2012 em aberto. Aí liguei pro 40035797 e a atendente me falou que enviou trocentos mails e eu não respondia acerca do modo inadequado que eu enviei o mail. Como é? Num é que era verdade? Só pude constatar porque o Anti-Spam do Terra é tão bom que coloca os mails deles próprios lá. Como eu ia adivinhar? Tinha até mail meu mesmo enviado para mim que estava lá entre os spamers. Pode? Nunca tinha acessado a pasta de Anti-Spam! No máximo só mandava limpar, pois, se era spam selecionado pelo próprio Terra, então não vale a pena nem verificar, excluir tudo e mandar ver. Aí depois daqueles perguntinhas me aconselhando a pagar pelo cartão de crédito, ou débito automático, ou mesmo depósito identificado, tive que repetir mais uma vez que desejaria que a minha opção se mantivesse pela forma de pagamento escolhida. Assim foi, assim ficou e ela me orientou a enviar o comprovante de pagamento anexado no mail de resposta no formato jpeg ou pdf (sob o argumento de que eles não leem o mail, só conferem o anexo e pronto) e que enviasse pro Locpag do Terra que eu não seria mais importunado e tudo seria resolvido, conforme o protocolo 33332574940. Assim fiz, assim foi feito.

Pensa que resolveu? Eis que no último dia 06 de fevereiro de 2013 minhas contas de mail amanheceram suspensas novamente. Por que será? Acesso o site do Terra, não posso, estou com débito em aberto. Aí ligo pro 40035797 e falo com a atendente a qual me pediu para que eu reenviasse o mail enviado pro locpag agora para novamente ClienteTerra. Enviei. Liberaram o mail lualma, mas deixaram o luizalbertomachado e o lalbertomachado bloqueados.

Fui respirar porque havia perdido a manhã todinha com isso. Mas, quando foi de tarde, eu disse: vou resolver isso. Acessei novamente o site Terra pelo lualma (só ele funcionava porque os demais estavam bloqueados) e lá estava em aberto a famigerada duplicata de 18/12/2012, 51 dias em atraso. Aí disse pra mim: se amanhã minhas contas amanhecerem bloqueadas, eu cancelo meu serviço no Terra. Dito e feito. Às 14hs do dia 07/02/2013, todas as minhas contas estavam bloqueadas. Aí começou minha via crucis. Liguei pro 40035797 e solicitei o cancelamento das minhas contas no Terra. Imediatamente o mail lualma foi restabelecido, deixando os demais bloqueados. Ai a atendente me informou que meu cadastro era pessoa física, mas que eu tinha um Terra Empresarial e que eu tinha que ligar para 40035799 para resolver. Aí liguei pro numero mencionado, me atenderam, me deram um chá de cadeira de 14 minutos, fiquei só escutando o locutor dizendo isso e aquilo e nada, desculpe, senhor, estávamos conferindo. O senhor terá que ligar pro 40035797 porque seu contrato é pessoa física. Peraí, tão brincando comigo. Acessei o site e fui pro atendimento ao consumidor, tasquei no chat e perguntei se poderiam resolver meu problema, responderam: ligue pro 40035797. Mas eu não consigo falar com esse número, chama e ninguém atende. Responderam: ligue 40035799 e mais uma vez disse que ligava e não atendia. Responderam finalmente: aguarde um momento e ligue novamente. Passei a tarde toda ligando até que tive um estalo e acessei a ouvidoria. Aí mandei um mail pro ClienteTerra narrando o acontecido e manifestando minha insatisfação optando pelo cancelamento das minhas contas com a empresa Terra Networks. Como não havia retorno algum nem por telefone, nem por chat online, nem por mail, enviei o mesmo mail com o meu problema e solicitação pro OuvidoriaTerra. Até agora não recebi nem telefone, nem mail, nem nada. Fazer o que? No país do Fecamepa direito do consumidor é coisa pra se valer sempre!


RESPOSTA OUVIDORIA TERRA NETWORKS EM 18/02/2013:
Prezado Sr. Luiz,
Encaminhamos o comprovante de pagamento da fatura 18/12/2012 para o nosso Departamento Financeiro para que os mesmos façam a quitação da cobrança em questão.
Informamos que o serviço Terra BL Família R$ 54,95 foi cancelado em 07/02/2013, permanece ativo o serviço de E-mail Protegido R$ 11,91.
Caso mantenha o interesse em cancelar o serviço, siga o roteiro abaixo:
- Acesse o endereço http://central.terra.com.br
- Digite seu nome de usuário principal e senha nos respectivos campos e clique em "Ok";
- Na parte inferior da tela, clique em "Finalizar contrato".
- Digite o CPF/CNPJ do titular do cadastro Terra e, no segundo campo, o número que aparecerá na imagem logo abaixo. Clique em "Ok";
- Selecione, na tela seguinte, os serviços que deseja cancelar, clicando na caixa correspondente;
- Clique em "Ok", após verificar as informações da tela;
- A etapa seguinte leva em torno de um minuto para ser processada. Aguarde e após clique em "Ok" para continuar o cancelamento;
- Na tela seguinte você visualizará a confirmação de cancelamento on-line, podendo imprimi-la como comprovante. Para isso, clique em "Imprimir".

Atenciosamente,
Auristela Quadros
Equipe de Ouvidoria
Serviço de Atendimento Nacional
0800 777 5757 Fax (51) 3287-9087


PROCEDIMENTO DE CANCELAMENTO ADOTADO EM 18/02/2013
Cancelamento online
Alterações efetuadas com sucesso!
Data de Cancelamento: 18/02/2013
Você está em dia com o Terra
O contrato do plano e do(s) serviço(s) acima requeridos foram cancelados nesta data.
Lembramos que o período contábil que adotamos é do 21 ao dia 20 com vencimento no dia 10 ou 20 do mês seguinte, conforme seu contrato.
Sendo assim, dependendo da data em que o cancelamento está sendo realizado, ainda podem ocorrer duas cobranças.
(1) a cobrança referente ao período de faturamento terminado do último dia 20, terá vencimento no próximo vencimento do seu contrato, dia 10 ou 20;
(2) a cobrança proporcional dos dias transcorridos desde o último dia 21 até o dia de hoje. Essa cobrança será faturada no próximo dia 20 e a sua cobrança será emitida com data de vencimento para o dia 10 ou 20 do mês subsequente, de acordo com a data de vencimento do seu contrato.
Este é o seu comprovante de cancelamento. RECOMENDAMOS A IMPRESSÃO DESTE DOCUMENTO.





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