quarta-feira, novembro 14, 2012

TOLSTÓI, PADRE BIDIÃO, PSICOLOGIA CULTURAL, HEROI, DIREITO & CINEMA


PADRE BIDIÃO INVOCADO:
O Padre Bidião amanheceu soltando os cachorros:

Quando engancho o cu no trinco da porta, ou fica o cu, ou vem a porta!

Esse é o padre, hehehehehehehehe!

Veja mais Padre Bidião.
Imagem: Woman on a blue divan, art by Janos-Mattis.


PADRE SÉRGIO – O livro Padre Sérgio (Cosaic & Naify, ), do escrito russo Liev Tolstoi (1828-1910), conta a vida mística do príncipe Stepan Kassátski, que abre mão de brilhante carreira militar e de um casamento promissor para se recolher a um monastério, tornando-se simplesmente padre Ségio. Da obra destaco o trecho: [...] O padre Sérgio vivia recluso havia seis . tinha agora quarenta e nove anos. Levava uma vida dura. Não devido aos pesados jejus e preces – isso não lhe era difícil -, mas a um conflito interior absolutamente inesperado. As fontes desse conflito eram duas: a dúvida e a concupiscência carnal. Ambas as inimigas surgiam sempre juntas. [...]. Veja mais aqui e aqui.

PSICOLOGIA CULTURAL – O livro Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida (Artmed, 2012), do professor da Clark University e editor-chefe do periódico Culture & Psychology, Jaan Valsiner, trata de temas como bases semióticas da psicologia cultural, a sociedade e comunidade & interdependência de teias sociais, self dialógico e dualidade na constrção de significados, comunidades mínimas e sua organização, grupos de parentesco e família, formas de casamento, totalidades culturais em movimento, manutenção e travessia de fronteiras no universo semiótico, o pensamento como processo cultural, campos semióticos em ação e na orientação afetiva do processo de internalização/externalização, metodologia para a psicologia cultura, sistêmica, qualitativa, ideográfica, entre outros assuntos. Veja mais aqui.

ALIMENTOS AVOENGOS – Para desenvolver um trabalho acadêmico sobre esta temático, exige-se uma abordagem histórica e fundamentação conceitual acerca dos aspectos jurídicos dos alimentos, a natureza jurídica e espécies de alimentos, a obrigação alimentar, a classificação e características dos alimentos, a prestação alimentícias e as condições do alimentado, a observância acerca da obrigação avoenga, notadamente acerca da alimentação dos netos pela ausência dos pais, a forma de intervenção avoenga e os limites dessa responsabilidade. Veja mais aqui.

HEROI – O filme Heroi (2002), dirigido pelo cineasta chinês Zhang Yimou, conta a história que se passa na China pré-imperial, quando guerreiros ameaçam o poder de Qin, soberano da província do norte, sendo então desafiados para uma batalha decisiva com o guerreiro Sem Nome. O destaque do filme fica por conta da atuação da atriz chineza Maggie Cheung. Veja mais aqui.


Veja mais sobre:
Segunda nova, Gilles Deleuze, Manuel Puig, Mário Quintana, Paulo Freire, Pérsio, Juan de Mena, Pupi Avati, Vanessa Incontrada, Fulvio Pennacchi, Walasse Ting & Sarinha Freitas aqui.

E mais:
Quando o amor é azul aqui.
Psicopatologia & Feira Coopercam aqui.
Sociedade dos poetas mortos aqui.
Três poemas devassos de amor por ela aqui.
Crônicas palmarenses: as presepadas de Marquinhos e Marcelo aqui.
Primeiro poema de amor pra ela aqui.
Crônicas palmarenses: Ginário de Palmares aqui.
Ximênia, a prinspa do Coité aqui.
Segundo poema de amor pra ela aqui.
Decameron de Boccaccio & 30 anos de arte cidadã aqui.
O Rádio & a Radiodifusão no Brasil aqui.
Efetividade no processo aqui.
Crônicas palmarenses: o começo das arteirices aqui.
Terceiro poema de amor pra ela aqui.
Quando o Brasil dá uma demonstração de que deve mesmo ser levado a sério aqui.
A croniqueta de antemão aqui.

Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
A belíssima atriz chinesa Maggie Cheung.
Veja aqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
 Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



FABIENNE BRUGÈRE, WARSAN SHIRE, FATOU DIOME, ANTÔNIO MADUREIRA, POEMA & POESIA NA ESCOLA!

    Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Sirens (Zone Records, 1994), Passionate Voice (2004), Rough and Steep (2006), The Ten Tho...