domingo, agosto 05, 2012

CHANTAL MOUFFE, DANIEL DENNETT, LAUREN WEISBERGER, SERGE PEY, LE GOFF & LITERÓTICA

A CHEGADA DELA INCENDIANDO A PAIXÃO - Nada melhor que a sua chegada no mormaço da tarde: carne fresca e trêmula de Luisa Micheletti suspirando desejo dentro do vestido. E eu enamorado pelo decote valho nada mais que menos de R$ 1,99 porque viro a sua criptonita e babo canibal pronto pro repasto delicioso que palpita e seduz entre as suas coxas no saiote que me fazem Goya no seu olhar Natalie Portman quando sou mais que Lobão na cobiça do seu remexido sensual de Vanessa da Mata. É aí que ela se rende, vendida, inheta de manha e cheia de munganga como quem desfila em trajes mínimos pela praia do Janga a me chamar de banguelo na rua, na chuva, na fazenda, ah! Cobiçada prenda que faz ao vivo o que sabe e eu a ela, dois bicudos, dou meu recado e topa tudo autografando a foto e eu D2 carburando na sua fogueira, pronto para incendiar o mundo e o universo. É aí que vou Gustave Courbet enquanto ela Catherine Deneuve nua Séverine no devaneio do meu coração Luis Buñuel me provocando pra que eu seja o motorboy mandando ver na lambreta, levando na maior toda a máquina indomável que nua, linda, implacável vai se insinuando e vou pastorando com jeito e jinga até não resistir sem qualquer empecilho. É quando ela mexe os cílios, desenfreada, finda emo com toda aura domada pela minha certeira ferveção que espragata os tomates, descasca banana, chupa laranja - minha língua vira solo de guitarra Kisser Sepultura reverberando nas entranhas como o meu mergulho na Ponta Verde do seu corpo. Ela ronrona, resmunga, fala feito hap e eu repente como o sol na pele lavando a alma e a jega na sua graça e sanha, porque sou vilão sem papas na língua nem escrúpulo nem nada, sou Nelinho mandando o canudo nela goleira vazada com prazer bola na caçapa, gol, sou goleada, sou passe certo na jogada, ela de voleio e eu gozando na jangada com minha tocha viva e ela sádica porque sou campeão e ganho a taça e o premio Nobel, porque tudo se arregaça, tudo é ignóbil e tudo me dá e tudo dou pra ela, sem piedade nem noção, porque tudo finda dela nua e dada numa gravura tatuada no meu coração. © Luiz Alberto Machado. Veja mais aqui, aquiaqui

 


DITOS & DESDITOS - Um adversário é um inimigo legítimo, um inimigo com quem temos em comum uma adesão partilhada aos princípios ético-políticos da democracia. Pensamento da cientista política pós-marxista belga Chantal Mouffe, autora de Democracia, cidadania e a questão do pluralismo (Política & Sociedade, 2003), do qual destaco o trecho: [...] Tal privilégio ao consenso é, na minha visão, prejudicial à democracia porque tende a silenciar vozes dissidentes, e é por isso que acredito que uma abordagem que revele a impossibilidade de estabelecer um consenso sem exclusão é de fundamental importância para a política democrática. Ao nos alertar contra a ilusão de que uma democracia plena poderia ser instaurada, ela nos força a manter viva a contestação democrática. Uma abordagem democrática “agonística” reconhece a natureza real das suas fronteiras e as formas de exclusão que elas englobam, ao invés de tentar disfarçá-las sob o véu da racionalidade e da moralidade. [...].

 

ALGUÉM FALOU: O que você pode imaginar depende do que você sabe. O segredo da felicidade é: Encontre algo mais importante do que você e dedique sua vida a isso. Pensamento do filósofo estadunidense Daniel Dennett, que desenvolve a filosofia da mente relacionada à ciência cognitiva e da biologia, representante do Novo Ateísmo, identificando o "teatro cartesiano" como sendo um local no cérebro onde se processa a consciência e que não existe, pois admitir isto seria concordar com uma noção de intencionalidade intrínseca. Para ele a consciência não se dá em uma área especifica do cérebro, como já dito, mas em uma sequência de inputs e outputs que formam uma cadeia por onde a informação se move. Ele é autor do livro A ideia perigosa de Darwin (Rocco, 1998).

 

DOCUMENTO – [...] O documento não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder. Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa. [...]. Trecho extraído da obra História e Memória (EdUNICAMP, 2003), do historiador francês Jacques Le Goff (1924-2014).

 

O OUTRO, LEMBRAR & FUTURO – [...] Pois se é justo se lembrar do futuro e da injunção de se lembrar, isto é, a injunção arcôntica de proteger e recolher o arquivo, não é menos justo lembrar dos outros, os outros outros, e os outros em si e que os outros povos pudessem dizer o mesmo de outra maneira. E que todo outro é totalmente outro. [...]. Trecho extraído da obra Mal de arquivo: Uma impressão freudiana (Relume Dumará, 2001), do filósofo francês Jacques Derrida (1930-2004). Veja mais aqui e aqui.

 

UM ANEL DA TIFFANY – [...] Concentre-se em si mesmo - faça o que quiser, quando quiser, sem ter que considerar a agenda de ninguém. [...] Algumas maçãs podres não é motivo para não visitar o pomar. [...]. Trechos extraídos da obra A Ring From Tiffany (Goldmann Verlag, 2009), da escritora estadunidense Lauren Weisberger, contando história de três amigas que decidem por um pacto para mudar de vida.

 

UM POEMA - Quando eu choro / sobre o mundo / me faz ver o punhado / de pássaros aleijados / que sustentam meu peito / Cavar um buraco / na matéria / através da ponte das / plantas e da linha pura / Permita-me morrer no / centro onde / as cores que suspendem / a luz se cruzam a noite / Delimitar uma buraco / que me solda / e me enche com o som / da coisa imóvel / Arme-me de ar para / ver o ar / Arme-me com fogo para / ver o fogo / Arme-me com terra para / ver a terra / Arme-me com água para ser / o olho da água / Ensina-me / aqueles que golpeiam a terra / e a balança que sustenta / meu pé descalço / Eu sou o norte do cérebro / eu sou o sul da perna / sou o centro / da mão e da língua / sou o leste-oeste / da árvore iminente / que brota na / morta / sou a direção / quinta da voz / Vamos ao país / do nosso bisavô / nas montanhas / onde moram / Black / Deer White / Deer e Blue Deer / Lá onde o peiote é / uma rosa / no topo do Leunar / chupando a formiga vertical. Poema do poeta francês Serge Pey. Veja mais aqui.


PROGRAMA DOMINGO ROMÂNTICO – O programa Domingo Romântico que vai ao ar todos os domingos, a partir das 10hs (horário de Brasilia), é comandado pela poeta e radialista Meimei Corrêa na Rádio Cidade, em Minas Gerais. Confira a programação deste domingo aqui. Na edição deste 05/08 do programa Domingo Romântico, uma produção da radialista e poeta Meimei Correa e apresentado por Luiz Alberto Machado, além de comemorar 2 mil membros parceiros no Grupo do Facebook, está com uma programação especial pra você, confira as atrações: Oskar Merikanto, Simon & Garfunkel, Airto Moreira & Flora Purim, Moacir Santos, Guy de Maupassant, José Cândido de Carvalho, Chico Buarque, Paulinho Nogueira, Carmen Miranda, Xisto Bahia, Louis Armstrong, Caetano Veloso, Adoniran Barbosa, Luis Gonzaga, Zelia Duncan, Diogo Nogueira & Verônica Ferriani, Gal Costa e Demonios da Garoa, Quinteto Violado, Rita Lee, Maria Bethania, Jorge Amado, Lenine, Cristina Motta, Falcão, Dominguinhos & Fagner, Yoná Magalhães, Paralamas do Sucesso, Fafá de Belém, Irene Ravache, Ney Matogrosso, Sonia Mello, Carlos Careqa, Banden Powell, Nathália Timberg, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Taiguara, Eliezer Setton, Vera Holtz, Jorge Vercilo, Altay Veloso, Lucinda Prado & Mano Men, Glaucia Nahsser, Mirianês Zabot, Elaine Kundera, Milane Hora & muito mais. Veja mais aqui.






Veja mais sobre:
Ginofagia aqui, aqui e aqui

E mais:
O presente na festa do amor aqui.
Primeiro encontro, a entrega quente no frio da noite aqui.
Primeiro encontro: o vôo da língua no universo do gozo aqui.
Ao redor da pira onde queima o amor aqui.
Por você aqui.
Moto perpétuo aqui.
O uivo da loba aqui.
Ária da danação aqui.
Possessão Insana aqui.
Vade-mécum – enquirídio: um preâmbulo para o amor aqui.
Eu & ela no Jeju Loveland aqui.
O flagelo: Na volta do disse-me-disse, cada um que proteja seus guardados aqui.
Big Shit Bôbras aqui.
A chupóloga papa-jerimum aqui.
Educação Ambiental aqui.
Aprender a aprender aqui.
Crença: pelo direito de viver e deixar viver aqui.
É pra ela: todo dia é dia da mulher aqui.
A professora, Henrik Ibsen, Lenine, Marvin Minsky, Columbina, Jean-Jacques Beineix, Valentina Sauca, Carlos Leão, A sociedade da Mente & A lenda do mel aqui.
Educação no Brasil & Ensino Fundamental aqui.
Bolero, John Updike, Nelson Rodrigues, Trio Images, Frederico Barbosa, Roberto Calasso, Irma Álvarez, Norman Engel & Aecio Kauffmann aqui.
Todo dia é dia da mulher aqui.
Fecamepa aqui e aqui.
Palestras: Psicologia, Direito & Educação aqui.
Livros Infantis do Nitolino aqui.
&
Agenda de Eventos aqui.

CRÔNICA DE AMOR POR ELA
Leitora comemorando a festa Tataritaritatá!
Art by Ísis Nefelibata
Veja aquiaqui e aqui.

CANTARAU: VAMOS APRUMAR A CONVERSA
Paz na Terra: 
Recital Musical Tataritaritatá - Fanpage.
Veja  aqui e aqui.



HIRONDINA JOSHUA, NNEDI OKORAFOR, ELLIOT ARONSON & MARACATU

  Imagem: Acervo ArtLAM . Ao som dos álbuns Refúgio (2000), Duas Madrugadas (2005), Eyin Okan (2011), Andata e Ritorno (2014), Retalho...